Autor Tópico: Canon 270ex por R$200 vale a pena?  (Lida 2120 vezes)

lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Online: 05 de Março de 2012, 17:10:14
Surgiu a oportunidade de comprar um 270ex por R$200 (já com frete) de um conhecido.

O flash está novo, na caixa.

Eu não tenho condições de investir R$500 num 430ex usado e muito menos R$700 num novo. Se eu for comprar um 430ex, vou ter que esperar bem mais tempo.

Em comparação com o pop-up da minha T3, vou ter uma qualidade superior que justifique o investimento ou vai ficar mais ou menos a mesma coisa?

Em resumo: vale a pena por R$200?


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2012, 17:35:49
Cara eu não compraria, se não tem grana pra investir num flash canon melhor, dê uma olhada nos YN-467, tão por volta de 300 dilmas
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2012, 19:22:09
Qual vai ser o seu uso? dependendo do que pretende fazer com ele pode valer a pena sim... pra fotos de família, viagens, nada que precise de um uso mais profissional acho que rola. Com certeza será bem melhor que o pop-up, mas ainda deixa bem a desejar comparando com os flashs maiores. Pelo menos isso você tem consciência.

Sobre o preço não sei dizer se está realmente bom ou não...

Esses youngnuo estão até bem falados, mas nunca vi um de perto, e nunca pesquisei a respeito. Dependendo do uso que terá do flash EU acho que preferiria comprar um Canon mais fraco do que um paralelo que não conheço..

Quem tem desses outros flashs pode te dar uma orientação melhor.
« Última modificação: 05 de Março de 2012, 19:28:55 por Luciano.Queiroz »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2012, 21:03:01
Cara eu não compraria, se não tem grana pra investir num flash canon melhor, dê uma olhada nos YN-467, tão por volta de 300 dilmas

O YN-467 é exclusivo para Nikon. Para Canon, o equivalente é o YN-468 II.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2012, 21:22:18
O uso é amador. Eu não trabalho com fotografia. Minha profissão é outra (programador).

O mais próximo de "profissional" que chego é tirar umas fotos na parceria pra uns amigos. Não cobro nada, pois levo isso como estudo (se as fotos ficarem ruins, eles não pagaram nada e eu posso saber onde melhorar as fotos pra mim).

Seria pra isso e nada além. Eu até penso em um dia trabalhar com fotografia de maneira mais séria, mas certamente não será esse ano.

Eu vi esse YN-468, mas no MercadoLivre por R$300 só tem um com defeito e outro com vendedor sem nenhuma qualificação. Vendedores com boas qualificações vendem o YN-468 acima dos R$350...


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2012, 21:37:52
É eu tbm não conheço muito os YN, mas tem uma galera falando muito bem por aqui, mas eles geralmente compram pelo e-bay, não sabia dessa do 468... bom saber rsrs
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2012, 22:30:52
O uso é amador. Eu não trabalho com fotografia. Minha profissão é outra (programador).

O mais próximo de "profissional" que chego é tirar umas fotos na parceria pra uns amigos. Não cobro nada, pois levo isso como estudo (se as fotos ficarem ruins, eles não pagaram nada e eu posso saber onde melhorar as fotos pra mim).

Seria pra isso e nada além. Eu até penso em um dia trabalhar com fotografia de maneira mais séria, mas certamente não será esse ano.

Eu vi esse YN-468, mas no MercadoLivre por R$300 só tem um com defeito e outro com vendedor sem nenhuma qualificação. Vendedores com boas qualificações vendem o YN-468 acima dos R$350...

Na verdade existe uma versão TTL mais simples e barata, o YN-465, mas infelizmente não é compatível com os modelos T3 e T3i.

Mas você sempre pode comprar o 468 diretamente da China:
https://thephotogadget.com/en/content/yongnuo-yn-468ii-ettl-ii-flash-canon-incl-diffuser-cap

Demora um pouco, mas mesmo que pague imposto, chega aqui em torno de R$ 277, já considerado o IOF do cartão. Ainda pode incidir ICMS, mas depende do estado.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #7 Online: 05 de Março de 2012, 22:33:48
Na verdade existe uma versão TTL mais simples e barata, o YN-465, mas infelizmente não é compatível com os modelos T3 e T3i.

Mas você sempre pode comprar o 468 diretamente da China:
https://thephotogadget.com/en/content/yongnuo-yn-468ii-ettl-ii-flash-canon-incl-diffuser-cap

Demora um pouco, mas mesmo que pague imposto, chega aqui em torno de R$ 277, já considerado o IOF do cartão. Ainda pode incidir ICMS, mas depende do estado.

Sério que o YN-465 não é compatível com a T3? Putz... quase quase comprei um.

Pq ele não é compatível?


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2012, 23:09:50
PessoALL, a respeito dos YNs, posso falar com mais propriedade agora. Comprei o YN565EX depois dos reviews que li na web. Pois bem, levei o bicho para o "flash-drive" intenso. Fiz um book durante um dia inteiro, cerca de 670 fotos, sob o sol escaldante do Rio (39°) e posso afirmar: o YN565EX segura a onda tranquilo.

Prós: Leve, boa potência luminosa, entrada para battery pack, saída pc sync, funciona wireless (slave) tanto para Canon quanto Nikon simultaneamente, tempo de reciclagem melhor do que o 580EX II, pelo menos eu achei mais rápido e aviso sonoro de reciclagem da bateria e, acreditem, ótimo acabamento, sem detalhes negativos.

Contra: consome mais pilhas, percebi que ele aquece rápido, fotos em sequência ele não ilumina 100% no terceiro disparo, por exemplo, há uma perda grande de luz, é preciso aguardar uns 10 segundos mesmo que a luz indique que ele esteja pronto.

Estou com há cerca de 1 mês e estou gostando, inclusive utilizei como flash TTL na sapata para fotografar uma festa de aniversário. Algumas das últimas fotos que fiz com ele podem ser vistas no meu flickr: www.flickr.com/marvenic

[]'s
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2012, 23:34:30
Contra: consome mais pilhas, percebi que ele aquece rápido, fotos em sequência ele não ilumina 100% no terceiro disparo, por exemplo, há uma perda grande de luz, é preciso aguardar uns 10 segundos mesmo que a luz indique que ele esteja pronto.

Interessante seu feedback. A questão do aquecimento (das pilhas, suponho) é compreensível, já que por reciclar mais rápido ele exige uma corrente maior das pilhas. Quanto à perda de luz em disparos sequenciais, também já havia percebido, mas somente usando potências mais altas (1/4 e 1/2). Isto pode ser uma desvantagem ou uma vantagem, dependendo do ponto de vista.

Digamos que a potência esteja em 1/2, e você inicia uma sequência rápida de 3 disparos. Assim que o primeiro disparo é feito, o flash começa a recarregar o capacitor. Este ainda tem 50% da carga, portanto o segundo disparo também é feito sem problemas. Já no terceiro, a carga do capacitor (que começou lá no primeiro disparo) ainda não atingiu os 50% necessários para um disparo adequado. Aqui, duas coisas podem acontecer: um Canon te daria dois disparos perfeitos, mas negaria o terceiro, por considerar que não conseguiria assegurar a exposição correta da foto com a carga disponível no capacitor. Foto perdida. Já o YN "entrega o que tiver", dispara mesmo com a carga baixa (dentro de certos limites, é claro), o que em muitos casos possibilita a recuperação da foto na pós.

Particularmente, prefiro o modo de trabalho do YN, pois dá, pelo menos, a possibilidade de recuperação da foto.

Quanto a aguardar um longo período, achei estranho, pois o flash recicla em pouco mais de 2s após um disparo 1/1. Considerando que deve haver uma "folga" de carga no capacitor, uma recarga completa após uma sequência pode demorar um pouco mais, mas não muito. É claro que há outros fatores em jogo, como por exemplo baterias superaquecidas que já não conseguem fornecer a mesma corrente de descarga de quando estavam frias  :ok:
« Última modificação: 05 de Março de 2012, 23:37:46 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #10 Online: 05 de Março de 2012, 23:39:54
Interessante seu feedback. A questão do aquecimento (das pilhas, suponho) é compreensível, já que por reciclar mais rápido ele exige uma corrente maior das pilhas. Quanto à perda de luz em disparos sequenciais, também já havia percebido, mas somente usando potências mais altas (1/4 e 1/2). Isto pode ser uma desvantagem ou uma vantagem, dependendo do ponto de vista.

Digamos que a potência esteja em 1/2, e você inicia uma sequência rápida de 3 disparos. Assim que o primeiro disparo é feito, o flash começa a recarregar o capacitor. Este ainda tem 50% da carga, portanto o segundo disparo também é feito sem problemas. Já no terceiro, a carga do capacitor (que começou lá no primeiro disparo) ainda não atingiu os 50% necessários para um disparo adequado. Aqui, duas coisas podem acontecer: um Canon te daria dois disparos perfeitos, mas negaria o terceiro, por considerar que não conseguiria assegurar a exposição correta da foto com a carga disponível no capacitor. Foto perdida. Já o YN "entrega o que tiver", dispara mesmo com a carga baixa, o que em muitos casos possibilita a recuperação da foto na pós.

Particularmente, prefiro o modo de trabalho do YN, pois dá, pelo menos, a possibilidade de recuperação da foto.

Quanto a aguardar um longo período, não creio que seja necessário, pois o flash recicla em pouco mais de 2s após um disparo 1/1. Considerando que deve haver uma "folga" de carga no capacitor, uma recarga completa após uma sequência pode demorar um pouco mais, mas não muito. É claro que há outros fatores em jogo, como por exemplo baterias superaquecidas que já não conseguem fornecer a mesma corrente de descarga de quando estavam frias  :ok:

Sem dúvida a questão da carga influencia, o que falei foi uma visão generalizada. Mas confesso que este flash superou minhas expectativas e derrunou meu preconceito com os chineses. O que ainda não posso avaliar é a vida útil dele, mas considerando que o preço de 1 YN é quase 1 terço do 580EX II, irei comprar outro tranquilamente e sem receios.

Vou experimentar ele nas mesmas condições, mas usando o battery pack para ver se o desempenho muda; o que acredito que vá mudar.
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Março de 2012, 23:40:58
Sério que o YN-465 não é compatível com a T3? Putz... quase quase comprei um.

Pq ele não é compatível?

Não há informações claras sobre o assunto, só relatos de funcionamento inconsistente. Por via das dúvidas, o recomendado é não usar este modelo com estas câmeras. Inclusive, na tabela de compatibilidade do site speedlights.net, ele está com "No" para elas.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Março de 2012, 23:55:05
Vou experimentar ele nas mesmas condições, mas usando o battery pack para ver se o desempenho muda; o que acredito que vá mudar.

Dizem que há um ganho substancial no tempo de reciclagem. Seria interessantíssimo se existisse um pack de lítio, pois os que já vi no mercado não são nada além de suportes externos para pilhas adicionais. Ajudam, mas estão longe de ser a solução mais eficiente para o problema :)
« Última modificação: 05 de Março de 2012, 23:55:36 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Março de 2012, 23:57:18
Eu tenho um 270ex que comprei para a minha superzoom que foi trocada recentemente por uma T2i. Ele é bem melhor que o flash embutido, mas é pra um uso não profissional, pois não tem nenhum tipo de configuração, a não ser as da própria câmera, o alance é mais limitado e ele só rebate pra cima. Por 200,00 acho que vale muito a pena se vc estiver ciente de que não esta comprando uma solução em flash, mas sim algo melhor dq vc tem hoje.
Daniel

Instagram: @danacqua


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #14 Online: 06 de Março de 2012, 00:20:42
Dizem que há um ganho substancial no tempo de reciclagem. Seria interessantíssimo se existisse um pack de lítio, pois os que já vi no mercado não são nada além de suportes externos para pilhas adicionais. Ajudam, mas estão longe de ser a solução mais eficiente para o problema :)

Realmente não tem, só encontro para pilhas.  :(
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.