Autor Tópico: Dicas para tirar as fotos em um angulo certo  (Lida 3272 vezes)

arch86

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 06 de Março de 2012, 09:33:59
Olá, sou novo na fotografia e gostaria de dicas para que as minhas fotos não saissem em angulo torto. Segue alguns exemplos das fotos que eu tirei:








Reparem que as fotos estão em um angulo torto, como se fosse um angulo oval. Como que eu faço pra evitar isso? Minha camera é uma Panasonic Lumix LX5


fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2012, 09:54:26
Isso provavelmente é uma distorção da lente da camera!
Tenta no LR, lá tem uma opção para retirar a distorção em barril que é o nome correto.
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2012, 10:18:51
Ta com cara de distorção da lente mesmo, tenta usar uma distância focal maior, vi que ela vai até 19,2 mm, isso pode diminuir um pouco a distorção por ela ser Grande Angular em 5,1mm(distancia que vc tirou das fotos)
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


arch86

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2012, 19:53:49
Obrigado pelas respostas mas onde será que tem essa opção nas cameras da Panasonic?

E se a minha camera não tiver essa opção, qual seria a solução pra tirar uma foto boa mas em um angulo certo?(sem ser em forma de barril hehe)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2012, 21:03:58
(...)

E se a minha camera não tiver essa opção, qual seria a solução pra tirar uma foto boa mas em um angulo certo?(sem ser em forma de barril hehe)

Primeiro estude o que é perspectiva: https://en.wikipedia.org/wiki/Perspective_%28visual%29 e https://pt.wikipedia.org/wiki/Perspectiva_%28gr%C3%A1fica%29
Depois o que é aberração ótica: https://en.wikipedia.org/wiki/Optical_aberration#Curvature_of_the_field_of_the_image
Uma pesquisa no que é Plano do Sensor tb vai bem.

Daí, vá para o LR e conserte o que lhe incomoda, tendo feito o clique corretamente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Cristiano Oliveira

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 164
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2012, 21:07:24
Assinado para acompanhar.
Clicar é fácil, difícil é não deixar o momento escapar para sempre. Qualquer um aperta o botão, mas poucos eternizam momentos. É por isso que eu preciso aprender mais... E não me canso! E sigo em frente!


ALLSOARES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2012, 21:09:54
É uma distorção comum quando se usa lente grande angular. As lentes zoom costumam ser numa extremidade de seu range grande angular e em outra tele. Dica. Afaste-se do que esta fotografando e para conseguir o mesmo enquadramento terá que dar zoom, ou seja, a sua lente passará a trabalhar em modo tele, reduzindo esta distorção. Como você parece não ter muita experiência, você deve esta usando sua câmera em modo automático, logo cabe lhe dar algumas dicas adicionais. Quanto mais tele for a lente, no modo automático devida a uma possível característica técnica de seu modelo, mais fechado será o diafragma e mais escura ficará a foto. Para compensar, o modo automático da câmera tentará reduzir a velocidade para compensar esta perda de luz (partindo-se do princípio que você esteja usando ISO único). Logo será recomendável segurar a câmera o mais firme possível para evitar tremer ou colocar sobre algo para realizar a foto. visando estabilizá-la.


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #7 Online: 07 de Março de 2012, 10:27:27
Obrigado pelas respostas mas onde será que tem essa opção nas cameras da Panasonic?

E se a minha camera não tiver essa opção, qual seria a solução pra tirar uma foto boa mas em um angulo certo?(sem ser em forma de barril hehe)

Tens que ver que camera tu tem. Se tu tem uma compacta, acho que o que tu consegue eh reduzir o problema, mas nao sei se vai conseguir acabar com ele. Pra fotos sem esse tipo de efeito tu precisa sair da grande angular, de preferencia acima de 50mm, nao tenho certeza que qual vai te servir melhor, tu mesmo tem que ver. Se tua camera tiver apenas uma lente, e nao tiver a possibilidade de colocar a distancia focal em torno de 50mm, tu vai sempre ter um efeito desses.

Ajuda se tu dizer qual a camera que tu tem.


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2012, 10:37:34
Obrigado pelas respostas mas onde será que tem essa opção nas cameras da Panasonic?

E se a minha camera não tiver essa opção, qual seria a solução pra tirar uma foto boa mas em um angulo certo?(sem ser em forma de barril hehe)

É só você aumentar o zoom e tirar a foto mais de longe... ou corrigir a foto depois no Lightroom/photoshop/etc.


arch86

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 10 de Março de 2012, 13:06:27
Tens que ver que camera tu tem. Se tu tem uma compacta, acho que o que tu consegue eh reduzir o problema, mas nao sei se vai conseguir acabar com ele. Pra fotos sem esse tipo de efeito tu precisa sair da grande angular, de preferencia acima de 50mm, nao tenho certeza que qual vai te servir melhor, tu mesmo tem que ver. Se tua camera tiver apenas uma lente, e nao tiver a possibilidade de colocar a distancia focal em torno de 50mm, tu vai sempre ter um efeito desses.

Ajuda se tu dizer qual a camera que tu tem.

A minha camera é a Panasonic Lumix Lx5
http://panasonic.net/avc/lumix/compact/lx5/specifications.html


Agradeço a todos pela resposta mas tenho uma outra dúvida: Como que eu faço pra arrumar o efeito barril no Lightroom ou Photoshop?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 10 de Março de 2012, 22:55:10

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2012, 22:30:41
Certeza absoluta que é a distorção da lente.
Explicando de uma maneira bem "feijão com arroz" como melhorar essa distorção: coloque a camera no zoom máximo e afaste-se ao máximo do objeto até que o mesmo esteja dentro do enquadramento que voce precisa. Pode não tirar totalmente este problema mas. com certeza irá melhorar muito.

A foto do portão poderia ter parcialmente o seu problema resolvido, se voce estivesse tirado a foto num nível mais baixo do que se encontrava naquele momento.
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 22:34:00 por lodirita »