Autor Tópico: Lá vem a chuva de verão...  (Lida 4487 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 09 de Março de 2012, 21:40:00
:ponder: :ponder: :ponder:

sem querer se fazer de entendido, e aquele lance de ETTR (expose to the right)? andei lendo uns lances aí que me deixaram meio maluco...

Esse é o correto, fkuhne. Sua foto será bem menos ruidosa inclusive se fotometrar assim.
Mas neste caso era extremamente arriscado fazer isso já que minha câmera não é muito boa em altas luzes, "estoura" com mais facilidade do que a maioria das outras reflex... Em compensação ela consegue recuperar mais as áreas escuras. Olha essa tabelinha:

Camera (ISO 100)Shadow rangeHighlight range Usable range
Pentax K20D-5.8 EV 3.2 EV 9.0 EV
Canon EOS 450D-5.1 EV 3.6 EV 8.7 EV
Sony DSLR-A700 (ISO 200)-4.9 EV 3.9 EV8.8 EV

O problema que a recuperação de baixas luzes "trazem" mais ruído e aparecimento de banding...


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #31 Online: 09 de Março de 2012, 23:03:59
carácoles...  :eek: :eek:

tá linda Pedro...

 :hysterical:  :clap: :clap: :clap:


steodoro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Feminino
    • GPS Moto Turismo
Resposta #32 Online: 09 de Março de 2012, 23:12:20
Gostei!  :ok:

Lindas cores!  :)


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #33 Online: 09 de Março de 2012, 23:32:11
Esse é o correto, fkuhne. Sua foto será bem menos ruidosa inclusive se fotometrar assim.
Mas neste caso era extremamente arriscado fazer isso já que minha câmera não é muito boa em altas luzes, "estoura" com mais facilidade do que a maioria das outras reflex... Em compensação ela consegue recuperar mais as áreas escuras. Olha essa tabelinha:

Camera (ISO 100)Shadow rangeHighlight range Usable range
Pentax K20D-5.8 EV 3.2 EV 9.0 EV
Canon EOS 450D-5.1 EV 3.6 EV 8.7 EV
Sony DSLR-A700 (ISO 200)-4.9 EV 3.9 EV8.8 EV

O problema que a recuperação de baixas luzes "trazem" mais ruído e aparecimento de banding...

pois é justamente essas loucuras que eu "descobri" essa semana. ainda não experimentei na prática, mas fiquei bem curioso... até porque esse funcionamento parece ser feito "errado de propósito", hehe... enfim, pelo que li, não se usa sempre mesmo, até porque nem sempre é possivel sobre-expor a foto, por causa do tempo de exposição que fica uns 3 stops mais alto...

aqui tem um pouco da justificativa do porque aumentar o ganho nas áreas escuras causa mais ruído: http://www.luminous-landscape.com/tutorials/expose-right.shtml, especificamente na tabela que mostra quantos bits são usados pra cada stop.

mas já vi também pela internet que esse assunto é bem polêmico e tem gente que não aceita isso... enfim, só experimentando mesmo.... :ponder: :ponder: :ponder:

valeu pedrão.
« Última modificação: 09 de Março de 2012, 23:48:25 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


Washington

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 09 de Março de 2012, 23:39:35
Obrigado, Washington! Reparei no halo também, mas quis manter a textura do restante e não estava com paciência de fazer edições localizadas, então ficou desse jeito.
Confesso que com o plugin eu acabo testando mais e forçando um pouco mais o tratamento também, posso ter passado um pouco do ponto.

Na verdade eu não consegui nem compor. Estava na caçamba de uma caminhonete sacudindo mais do que uma britadeira, não conseguia colocar a câmera nem no olho. Coloquei a olho de peixe e caso necessário faria um crop (nesse caso teve só para cortar a caminhonete e alinhar um pouco). Deixei em ISO100 e fotometria por conta da câmera mesmo (setado em -0.7EV porque minha câmera consegue recuperar melhor as sombras)...
A câmera é uma Pentax K20D e a lente é a 10-17mm fisheye  :ok:

Normal eu tb exagero em algumas.....quase todas....rs as minhas pós aí depois de alguns dias sem ver a foto eu vejo que exagerei.....a não ser que esse fosse o objetivo...agora tu conseguiu essa nitidez em cima da caçamba....rs brother ta bom de braço hein. Jé me deparei com situações assim ne estrada e não saiu foi nada, tirei desse mesmo jeito que vc, só q foi no live view da T1i......saiu muito zuado, sem foco nenhum kkkk. nem na pós deu p arrumar alguma coisa....parabéns aew.
Canon T1i, Tamron 17-50mm 2.8, Canon 50mm 1.8 II, Canon 100-400L 480 EXII


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 09 de Março de 2012, 23:42:14
pois é justamente essas loucuras que eu "descobri" essa semana. ainda não experimentei na prática, mas fiquei bem curioso... até porque esse funcionamento parece ser feito "errado de propósito", hehe... enfim, pelo que li, não se usa sempre mesmo, até porque nem sempre é possivel sobre-expor a foto, por causa do tempo de exposição que fica uns 3 stops mais alto...

Se quiser pirar mais, leia sobre uniWB  :D
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=29059.0


Gostei!  :ok:

Lindas cores!  :)

Obrigado!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 09 de Março de 2012, 23:46:11
Normal eu tb exagero em algumas.....quase todas....rs as minhas pós aí depois de alguns dias sem ver a foto eu vejo que exagerei.....a não ser que esse fosse o objetivo...agora tu conseguiu essa nitidez em cima da caçamba....rs brother ta bom de braço hein. Jé me deparei com situações assim ne estrada e não saiu foi nada, tirei desse mesmo jeito que vc, só q foi no live view da T1i......saiu muito zuado, sem foco nenhum kkkk. nem na pós deu p arrumar alguma coisa....parabéns aew.

O problema é que o foco por live view é bem mais lento, por isso que não deve ter conseguido êxito... Eu deixei o diafragma da lente bem aberto para ganhar na velocidade e não tremer, mas pela quantidade de luz que tinha, eu poderia ter usado uma abertura menos para ter mais nitidez... Claro que nesse tamanho não faz diferença, mas para vizualizacão em 100% faria rs


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #37 Online: 09 de Março de 2012, 23:59:56
Se quiser pirar mais, leia sobre uniWB  :D
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=29059.0


não é nada muito difícil de enteder não. o que eu acho estranho é que parece que as câmeras não funcionam como deveriam... tenho certeza que eu, que não conheço a história toda, é que tô me confundindo...

vou ler mais a respeito desse UniWB e etc. valeu!
fkuhne.tumblr.com


Washington

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 10 de Março de 2012, 00:00:45
O problema é que o foco por live view é bem mais lento, por isso que não deve ter conseguido êxito... Eu deixei o diafragma da lente bem aberto para ganhar na velocidade e não tremer, mas pela quantidade de luz que tinha, eu poderia ter usado uma abertura menos para ter mais nitidez... Claro que nesse tamanho não faz diferença, mas para vizualizacão em 100% faria rs

é p live view era bem lento nessa época, ai veio o firmware novo e achei q melhorou, mas quase nunca uso ele. Tem razão qto a abertura.
Canon T1i, Tamron 17-50mm 2.8, Canon 50mm 1.8 II, Canon 100-400L 480 EXII


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 10 de Março de 2012, 00:08:49
não é nada muito difícil de enteder não. o que eu acho estranho é que parece que as câmeras não funcionam como deveriam... tenho certeza que eu, que não conheço a história toda, é que tô me confundindo...

vou ler mais a respeito desse UniWB e etc. valeu!

Acho legal extrair o máximo do que o equipamento pode oferecer, mas dá trabalho  :shock:
Já tentei usar o perfectRAW para converter os RAWs de uma compacta com CHDK, mas não é muito amigável ele. O RawTherapee tem uns algoritmos de demosaico mais interessantes também do que o ACR/LR e ele é bem mais utilizável, mas tem muitos bugs  :aua:


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #40 Online: 10 de Março de 2012, 10:48:45
Sensacional!!! :worship: :worship: :worship:
Prá falar a verdade, não ligo muito prá esses "detalhezinhos" de pós. Fico mais ligado na nitidez, composição, cores, etc...
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 10 de Março de 2012, 13:54:12
Sensacional!!! :worship: :worship: :worship:
Prá falar a verdade, não ligo muito prá esses "detalhezinhos" de pós. Fico mais ligado na nitidez, composição, cores, etc...

Obrigado, nakinha :D