Autor Tópico: DRSL versus superzoom/ultrazoom/bridge  (Lida 8208 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Online: 08 de Março de 2012, 11:59:36
http://img403.imageshack.us/img403/1590/dsc0236ap.jpg

EDITADO
Imagens postadas diretamente no forum, devem ter no máximo 800 pixels em seu lado maior.


Uploaded with ImageShack.us

Se a moderaçao achar melhor mudar o topico a sessao de tutoriais, sinta-se a vontade!!!!

Essa foto de cima ilustra 90% do q vou falar aqui. Vamos ao contexto dessa foto:

Pretendo me desfazer da minha D50+ nikkor 18-70mm AF-S DX. Um cara propos uma troca pela HX1 da sony com cartao de 8Gb e bag para superzoom. Concordamos q seria um produto pelo outro, sem voltas!!!! Infelizmente, ele desistiu da troca pq a D50 nao tem liveview, mas ficou bem interessado na minha D5100. Disse q ia pensar se levava a D5100, jah q ele tem q me voltar R$ 1000,00 de diferença. Levou a sua HX1 para a casa e foi amadurecer a ideia de pegar a D5100.

Ele ficou muito impressionado pela ergonomia, peso, empunhadura e construçao da D50, e eu, fiquei impressionado como a HX1 eh levinha e pequena, parecendo um brinquedo perto da D50.

Trocar uma DRSL por uma superzoom???!!!! Muitos puritanos das reflex podem estar pensando... Como tenho jah uma D5100 e uma D90, ambas da Nikon, iria me desfazer da minha D50 + 18-70mm.

Um amigo dono de uma HX1, comprou uma D5000 + 18-55mm. Ficou extremamente insatisfeito com sua nova camera, encostou a D5000 num canto e comprou uma HX100v. Estah satisfeitissimo!!!! Disse q a lente da D5000 era "fraquinha". Entendi como sendo pouco range ( zoom )...

Uma superzoom eh como um ipad 2: um produto fechado, sem opçao de upgrade, com seu sistema operacional, pronto para o uso, leve, portatil, cabe em qualquer mochila ou maleta, sempre ligado e pronto para o uso. Pode ser algo extremamente limitante para uns, mas muito pratico e util para uma grande maioria.

Uma DRSL eh como um notebook de games: permite trocar o HD magnetico por um SSD, acrescentar mais RAM, upgrade de processador, trocar a unidade optica por uma gravador de blu-discs e na compra, vc escolhe se tem bluetooth integrado, tamanho de HD, resoluçao e tecnologia de tela,...

Um ipad 2 pesa 600g e um notebook de games pesa facilmente 3,5kg, nao cabe em qualquer bolsa e precisa de uma tomada proxima se vc quiser jogar nele. Perceberam a diferença?

Uma camera para se aprender fotografia, pode ser uma superzoom ou DRSL ( reflex ). Uma superzoom nao tem a mesma sensibilidade a luz q o sensor DX ou FX das reflex, pede soda em ISO alto mas as reflex precisam das lentes certas e da tecnica fotografica correta para se tirar o maximo de cores, nitidez e contraste de uma cena. Tb nao sao todos q querem carregar uma bolsa com 2 ou 3 lentes e ir trocando de lente a toda hora!!!

Percebi q a opçao automatica das reflex eh bem fraquinha, ao contrario das superzoom q fazem bem seu trabalho de se auto-configurar para cada cena fotografada. Um leigo com uma Canon SX40 e outro leigo com uma 5DMark II na mao com uma 18-125mm vao ter resultados bem diferentes e um resultado bem melhor com aquele com a SX40 na mao, podem ter certeza!!!!! Tentei usar a minha D5100 nos seus 16 "modos cenas" e o resultado eh um desastre para meu nivel de exigencia atual. Amadores com suas superzoom em modo automatico tiram belissimas fotos de passaros, paisagens e de seus amigos.

Para se ter um resultado "super-top" com fotos de passaros, vc precisa ( no mundo nikon! ) de uma D7000 + 80-400mm VR ( com 600mm de range efetivo ) e um bom tripe ou monopé, pq nao tem quem aguente segurar  mais de 2kg na mao e andar pra cima e para baixo procurando aves. Sai uma brincadeira cara e cansativa, mas os exigentes estao dispostos a isso e os profissionais precisam de qualidade maxima de imagem em seus trabalhos e portfolios.

Uma superzoom eh um produto pronto e fechado, sem opçoes de upgrade, mas leve, barato, portatil e que atende a grande maioria dos amadores no ramo da fotografia. Uma Nikon D700 + 24-70mm 2.8 eh um conjunto q custa mais de R$ 10.000,00 no Brasil, pesa quase 2Kg e somente quem sabe eh que vai tirar retratos perfeitos de seus modelos. Por um 1.500,00, vc pega uma superzoom atual e faz o mesmo com uma qualidade bem satisfatoria, pesando entre 500 e 600g e economizando R$ 8.500,00. Um eh Toshiba Qosmio de 18,3' com core i7 e placa de video top, pesando 4,5kg. O outro eh o ipad 2 q tem excelentes jogos tb. Sacaram a analogia???

Voltando a foto no incio do post, a HX1 pesa 500g e conjunto D50 + 18-70mm pesa mais de 1kg ( tb vale para as 60D, 7D, D90 e D7000 ), sendo mais robusto, mais duravel, resistente ao clima mas por incrivel q pareça, bem mais limitado que a HX1, jah que a D50 tem soh  uma lente basica ( a 18-70mm ). Uma DRSL soh dá "o ar da graça" com varias lentes para as mais diversas situaçoes. Sai muito caro!!!!! Podem ter certeza... Sem falar q eh bem mais simples e eficiente gravar videos numa superzoom ( sensor pequeno, com grande profundidade de campo e zoom motorizado! ) q numa DRSL. A qualidade da imagem na DRSL eh superior, mas fazer zoom manual e deixar o q se deseja fora de foco nao eh nada legal...

Se quiserem APRENDER FOTOGRAFIA, aconselho uma DRSL. Se quiserem uma boa camera para registrar os bons momentos da vida, fazer boas filmagens, bater fotos daquele passarinho bonito que estah bem distante, sem muito peso, sem trocas de lentes, sem configuraçoes dificeis e o principal, sem gastar muito, sua camera eh uma superzoom!!
« Última modificação: 08 de Março de 2012, 12:19:29 por Helena Bsb »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


adjan

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Março de 2012, 12:50:16
Muito interessante seu depoimento , nunca segurei uma DRSL, tenho muita curiosidade mais estou muito feliz com a minha panasonic fz150, mesmo com suas limitações consigo ótimos resultados mesmo sendo um amador, e ainda ela oferece a oportunidade de usar recursos encontrados nas DRSL.
Meu sonho é um dia as empresas resolverem usar sensores maiores e de melhores qualidades nas superzoom e lógico com preços acessível ..... :D :D :D
Panasonic FZ 150


EmilioMann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #2 Online: 08 de Março de 2012, 14:44:26
Valeu pelo depoimento mad666  :clap:
Com certeza vai ajudar muita gente que está em duvida sobre qual tipo de equipamento adquirir.
Mas uma opinião, eu acho que sua camera vale mais que uma hx1. E a 5100 tambem merece mais que apenas 1000,00 na volta.
Se voce colocar um anuncio aqui no forum, tenho certeza que aparecerão negocios melhores para voce.



mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2012, 15:44:19
Valeu pelo depoimento mad666  :clap:
Com certeza vai ajudar muita gente que está em duvida sobre qual tipo de equipamento adquirir.
Mas uma opinião, eu acho que sua camera vale mais que uma hx1. E a 5100 tambem merece mais que apenas 1000,00 na volta.
Se voce colocar um anuncio aqui no forum, tenho certeza que aparecerão negocios melhores para voce.

Pois, eh!!!! Uma D50 com lente basica custa uns 1000,00 no Mercado Livre e o cara queria 1000,00 na HX1 dele, jah q vinha um cartao de 8Gb e uma bolsa para superzoom.  lance de passar a D5100 nao estava nos meus planos, mas para mim, pode ser uma boa jah  vou ao PY em abril! Jah uma D5100 + 18-55mm VR semi-nova, por 2000,00 tah de bom tamanho. Dificil pegar mais q isso...
« Última modificação: 08 de Março de 2012, 15:46:16 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 08 de Março de 2012, 15:48:28
Galera, só lembrando que esse espaço não é para discussão de negócios, e sim, para discutir câmeras compactas. Negócios devem ser discutidos na sessão de classificados.  :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2012, 16:21:27
ok
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2012, 22:16:29
Mad 666 faço minhas suas palavras....uns anos átras circulou na rede (droga não achei mais..e olha que já procurei) um texto muito bom e sarcástico sobre a empurroterapia das DSLR...era uma espécie de dialogo...lembro de trechos assim eu só queria uma camera pra FAZER FOTOS DA FAMILIA NO FIM DE SEMANA E O SUJEITO TEM QUE SER UMA DSLR POR ISSO E AQUILO..... E ASSIM IA...E NO FINAL O CARA QUE FALAVA TANTO EM DSLR NEM TINHA CAMERA E NAO FAZIA FOTOS....KKKKKKK.

Concordo integralmente com vc.....inclusive cabe lembrar que profissionais...bem como fotos que saem em grande revistas as vezes são feitas com compactas avançadas (diversos fotografos profissionais as usam como alternativa em alguns locais). DSLR tem qualidade melhor é óbvio que sim, mas isso pra quem precisa, quer e tem grana pra se envolver tanto assim com a fotografia...uma minoria..a maioria é feliz com suas compactas bem faquinhas só pra fazer registro...e outros tantos... felizes com suas ultrazoms e avançadas..fazendo fotos bonitas e com qualidade, mas sem ambição comercial e profissional.

Eu tive ultrazooms e ainda tenho a Fz35..não pretendo vende-la....depois de anos explorando muito suas capacidades...as limitações me incomodaram mais e comprei minha primeira camera de lentes intercambiaveis a E-p3 ....e agora vou migrar dela pra E-M5....mas estou contente com o micro 4/3....e com essa nova que terei....nao pretendo sair do formato micro 4/3 ....e mais pra frente...quem sabe como segunda camera nao dou um up e troco a fz 35 numa futura Fz250.....hoje meu cenário ideal é estar com uma micro 4/3 avançada e um bom conjunto de lentes...e tiracolo uma ultrazoom...porque...porque dependendo da ocasáo num dá tempo de trocar de lente...e o range da ultrazoom resolve....dependendo do local..acesso dif;icil (natureza) ou riscos num bairro ou local mais complicado (shows etc) novamente...ultrazoom.

A comparação com os pcs e tablets..foi boa....
« Última modificação: 09 de Março de 2012, 22:18:06 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


montanha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
  • "cair nove vezes, levantar dez."
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2012, 09:30:12

Daria para fazer uma analogia parecida com esta:
- As super zoom são como o Windows para PC: vem pronto para usar, é intuitivo;
- As DSRL são como o linux: tem que investir tempo pra aprender, tem que ter comprometimento, curiosidade para descobrir.

Percebo que, geralmente, quem prefere uma super zoom confunde a beleza do assunto com a beleza da foto.
Quem gosta das DSLR, geralmente, aprende a gostar da composição.

Estive em uma viajem pela europa e minha mãe levou uma HX1, eu levei uma Canon T3, com a 18-55mm e uma 50mm.
A HX1 se mostrou bem flexível para tirar foto de tudo, com a T3 eu fiquei preso pelo range da lente. Sem contar que o "Apontar e fotografar" é bem assim mesmo... dá pra tirar foto praticamente sem mirar.

Mas não trocaria minha DSLR. Assim como quem usa Linux não voltaria para o Windows (apenas por obrigação). É a minha opinião.

PS. fiquei pensando agora que o Linux talvez não seja um bom argumento no meio de fotógrafos, porque não é um OS bem servido em programas para edição de imagens... quem usa para outras tarefas pode perceber de maneira mais impactante a diferença.

Um grande abraço



Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2012, 15:34:44
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.336902426361620.96778.100001255961563&type=3&l=aecbc029d8 >:D Não entendo algumas pessoas, afinal a menos q se vá trabalhar com a camera(uso profissional), por que a camera tem de ser uma DSLR quando uma compacta(com ou sem muito zoom) pode suprir muito bem as nessecidades em um passeio ou viagem ou até mesmo p/ "brincar de fotografar" . Os mais exêntricos que me desculpem mas já me sinto muito satisfeito com as compactas, acho q a qualidade da imagem que elas produzem está bom p/ as fotos de final de semana:http://www.facebook.com/media/set/?set=a.336902426361620.96778.100001255961563&type=3&l=aecbc029d8  DSLR fica para o dia em q eu resolver ganhar a vida fazendo fotos!
« Última modificação: 11 de Março de 2012, 15:35:28 por Paulo666 »
FZ-150      SX-120is


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2012, 16:11:06
Bah, UZ tem suas qualidades, e como têm! O Único empecício é o Ruído em ISO Alto, encomoda demais ! Nesse ponto, a FZ150 e a HS20 são as melhores, por isso em questão de UZ sempre indico essas duas.

Montanha, nem toda UZ é simplemente Apontar e disparar, na verdade a maioria conta com controles manuais iguais as reflex. ;)  A HS20 e FZ150 inclusive tem zoom no anel da lente.

Eu ainda possuo uma UZ, mas oque esta me fazendo pender para uma micro 4/3 é somente a questão do ruído...

OPS! Montanha o GNU/Linux conta com bons softwares de manipulação de imagens....

GIMP (semelhante ao PS)
Draw (semelante ao coreal draw)
Inkscape (para diagramação)

E são super poderosos também.  :ok:
« Última modificação: 11 de Março de 2012, 16:13:26 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2012, 16:33:44
Muito boa a analogia do Ipad com o Notebook. Acho que DSLR é pra quem quer ou precisa se aprofundar no mundo da fotografia. Como fotografia não se trata de fazer apenas uma boa composição, que se faz até com celular, as compactas começam a limitar o fotografo (profissional ou não) no uso de técnicas.
Acredito que não há problema algum vc possuir uma compacta ou ultrazoom e mais uma DSLR. Não são opções excludentes. Eu migrei de uma compacta lixo (a minha era lixo, ok? tem muita compacta excelente!) para uma superzoom. Comecei a tomar gosto pela coisa e quis migrar pra DSLR. Na época eu já queria ter mantido a superzoom, mas por questão de grana, coloquei ela no rolo. Na próxima vez que for aos EUA, devo vender a minha DSLR e voltar com outra DSLR nova e uma SX40 ou G12 novas  :D
Daniel

Instagram: @danacqua


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2012, 16:39:54
d_acqua, da forma que você escreveu deu a entender que que deve-se ter uma uz (ou compacta) e uma reflex. Não sei oque tu quiz dizer com isto mas uma UZ somente, já é o bastante para muitas pessoas. :ok:
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2012, 16:52:51
Tenho uma 7d e uma sx40 da Canon.
São coisas completamente - completamente mesmo - diferentes.
A SX me encaminhou para a 7d.
Me diverti muito com ela, mas agora quem a usa é minha namorada.
Muito pequena e leve, depois que você usa uma 7d.
Não pretendo me desfazer dela, mas é mais como um apego sentimental. :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2012, 16:55:44
d_acqua, da forma que você escreveu deu a entender que que deve-se ter uma uz (ou compacta) e uma reflex. Não sei oque tu quiz dizer com isto mas uma UZ somente, já é o bastante para muitas pessoas. :ok:

Então me expressei mal Sergio. Eu quis dizer que eu quero ter as duas. :ok:

Em tempo: A G12 da Canon não é UZ e sim uma compacta.
« Última modificação: 11 de Março de 2012, 16:57:28 por d_acqua »
Daniel

Instagram: @danacqua


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2012, 18:07:26
Eu sou contra a patrulha da DSLR. Tenho compacta e DSLR e cada uma tem sua utilidade, uma compacta sempre terá seu valor. Só não curto hoje em dia as superzoom, talvez a precária qualidade dos últimos anos tenha me afastado delas e hoje não tem utilidade para mim mas, pra quem gosta de câmera de longo alcance, umaUZ basta, acho que não há necessidade de DSLR.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/