Autor Tópico: Ruídos  (Lida 3053 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 10 de Março de 2012, 22:08:45
A diferença do T-Stop é mínima, mas existente, de fabricante para fabricante (na verdade até mesmo dentro do mesmo fabricante, basta a objetiva ter uma outra engenharia de construção com a inserção de diferentes lentes e coatings, mas isso é outro papo). Jamais daria 1 ponto integral no F-Number. Se desse, a lente seria classificado em outro padrão mercadológico, porque o F-Number é padronado pelo mercado.

O "escurecimento" sentido não vai influenciar o ruído. Pode, eu disse, pode influenciar a sensação visual de ruído, mas isso é variável de indivíduo para indivíduo e não serve como "ponto de corte" científico.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #16 Online: 10 de Março de 2012, 22:33:21
é gerado pelo sensor, mas dependendo da ótica (ou no caso do exemplo esse "meio ponto") pior, vai ser mais evidente em sombras etc.

Está certo quanto ao T-stop. Está errado quanto a lentes Nikon (ou que seja Canon) serem sempre melhor.

No meu ver foi isso que o amigo pediu.
Estrá errado quanto ao amigo se se refere à Lodirita. É amiga, ou trocou de sexo na hora de se registrar no fórum. Hehe

Abraço.
« Última modificação: 10 de Março de 2012, 22:34:25 por Hector. »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #17 Online: 10 de Março de 2012, 22:39:40
O "escurecimento" sentido não vai influenciar o ruído. Pode, eu disse, pode influenciar a sensação visual de ruído, mas isso é variável de indivíduo para indivíduo e não serve como "ponto de corte" científico.

Hyde, você já fez este teste? Porque eu te diria que tenho certeza que para uma mesma fotografia, sendo uma sub-exposta, e outra exposta corretamente, a fotografia sub-exposta gerará mais ruído.

Abraço.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #18 Online: 10 de Março de 2012, 23:09:30
Hyde, você já fez este teste? Porque eu te diria que tenho certeza que para uma mesma fotografia, sendo uma sub-exposta, e outra exposta corretamente, a fotografia sub-exposta gerará mais ruído.

Abraço.

foi isso que falei, certeza que gera mais ruído também.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 10 de Março de 2012, 23:15:02
Hyde, você já fez este teste? Porque eu te diria que tenho certeza que para uma mesma fotografia, sendo uma sub-exposta, e outra exposta corretamente, a fotografia sub-exposta gerará mais ruído.

Abraço.

Hector, na verdade é pura lógica... O ruído é o mesmo, sendo super/normal/subexposta... O que muda é a nossa percepção visual dele. Nas áreas de sombra e transições de tons claro/escuro ele é mais perceptível mesmo. Então, numa foto sub (que tem muita "área de sombra", vamos assim dizer) o ruído fica mais visível, mas ele não fica mais ruído. Ele sempre será o mesmo ruído... na verdade, na verdade, ruído nem é uma boa palavra pra ele... Mas já popularizou mesmo. Seria melhor falar em 'ganho'. Acho até que só com essa terminologia 'ganho' muita coisa já seria entendida pelos interessados no assunto. Mas esse é outro papo, again...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #20 Online: 10 de Março de 2012, 23:16:19
foi isso que falei, certeza que gera mais ruído também.

Não gera!!! O ganho do sensor sempre será o mesmo, independente da quantidade de luz registrada na cena.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 11 de Março de 2012, 00:24:44
Duas fotos tiradas com a mesma câmera, ajustada com ISO 100, mas com lentes de marcas diferentes ( p.e. Canon e Sigma) de distância focal semelhante (p.e. 50 mm) podem gerar fotos com ruídos diferentes? Uma com mais e outra com menos?
Eu sei que o maior causador de ruídos numa foto é o ISO alto, mas no exemplo acima, utilizei um ISO bem baixo para poder entender melhor.
Queria a ajuda de voces.
Grata.

lodirita, o que influência o aparecimento do ruído na foto são basicamente 2 grandes grupos de 'tipos' de ruídos; os internos e os externos...
Internos são: Ruído térmico, ruído de leitura, ruído de polarização.
Externos são: Ruído cósmico, ruído atmosférico, ruído induzido por equipamento, ruído causado por software.
Fonte: http://photomysteries.com/website/Photomysteries_BR/Ruido.html

Perceba que não há ruído causado por luz... Portanto, por óbvio, a quantidade de luz não interfere no 'ganho' do sensor e não modifica a relação de sinal X ruído.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 11 de Março de 2012, 09:09:18
Prezados colegas,
primeiramente muito obrigada pelas respostas. Não pensei que haveria tanta "discussão", no bom sentido, é claro.
Acredito que, essas discussões, na verdade, acabam beneficiando a todos, pois de uma maneira geral, acabam esclarecendo pontos que ainda não estavam muito claros com relação ao assunto em discussão.
Grata.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #23 Online: 11 de Março de 2012, 09:32:08
Relaxe, fórum é exatamente isso... Discussões saudáveis para aprendizado geral. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #24 Online: 11 de Março de 2012, 19:37:33
Se estamos fotometrando a cena corretamente, não importa o t-stop da lente, ele será balanceado pelo tempo de exposição. Portanto, no quesito ruído o fato de uma lente ser mais clara ou não é irrelevante, o que interessa é a exposição. Estando a exposição correta, não interessa se a lente é mais clara ou não. Se travarmos todos os parâmetros, aí obviamente uma lente com menos transmissibilidade irá gerar uma foto mais escura, e portanto, com mais ruído. Mas esse fato não decorre da óptica, e sim da exposição errada.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460