Como cobrar é algo bem específico ao seu trabalho, não ao tipo de fotografia em si, e não vou entrar nesse detalhe. Apenas conselho que tenha um contrato especificando o que você vai fazer. Se você não tem segurança nesse tipo de trabalho e não pode garantir o nível de qualidade, deixe isso claro no contrato para evitar problemas (e se sair tudo ruim, acho que o cliente merece não pagar, a final, o único que saiu ganhando algo foi você, a experiência foi apenas educacional).
Agora vamos à parte de fotografia: já fiz um pouco de fotografia aérea, tanto de paisagem quanto de outros aviões. Aprendi o seguinte:
- Não se preocupe com o DOF (profundidade de campo). Quando você está lá em cima, tudo está praticamente no infinito e qualquer abertura da lente vai ter a profundidade que você quer (exceto se estiver com uma tele bem longa). Tente ficar por volta de F/8 apenas por que é aí que a maioria das lentes são mais nítidas.
- Se quiser que o horizonte esteja na foto, decole num dia de umidade baixa. Num dia muito nublado/chuvoso, a umidade do ar faz com que as coisas distantes fiquem azuis e com pouco contraste.
- Se quiser fotografar outro avião, boa sorte. Você precisa de uma lente com 50mm (ou menos!), diafragma mais ou menos fechado, e pilotos que saibam voar em formação. O outro avião precisa estar perigosamente próximo. Com uma tele (experimentei com a Rokinon 500mm) e um alvo distante, você vai acabar desfocando muito a paisagem, tornando a foto chata, e entra a questão da umidade novamente. De preferência, os dois aviões devem ter a mesma velocidade.
- Mais do que nunca, mantenha o olho no horizonte para mantê-lo nivelado. Na hora de enquadrar, pegue bastante chão. Tire fotos na vertical em 18mm, se for preciso. É importante mostrar o chão dessa forma para dar a sensação de voo, caso contrário parece apenas que está fotografando desde um lugar alto, como uma montanha. Experimente algumas olhando direto para baixo (só consegui fazer isso me inclinando para fora do avião, sem porta).
- Se o avião/helicóptero em que for voar treme muito, decole próximo do meio dia para poder aumentar a velocidade do obiturador. A luz não vai ser muito interessante, mas é melhor isso do que um monte de fotos borradas. Outro problema com esse horário é a turbulência. Converse com o piloto para achar um horário tranquilo, ele deve saber disso bem melhor do que eu. Quanto mais tarde, mais interessante fica a luz, mas também fica mais difícil de fotografar.
- Peça ao piloto para ir com a porta/janela aberta, se possível. Uma camada de plástico sujo e arranhado entre sua lente a paisagem não vai render fotos muito boas.