Autor Tópico: Peça lente rosca M42 - Soligor 80-200  (Lida 2947 vezes)

luisaugvasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Março de 2012, 12:55:05
Bom dia a todos.

Eu tenho uma lente com rosca M42, e comprei também um adaptador de M42 para EOS.

Porém estou procurando a peça do fundo da lente, para encaixar o adaptador, alguém saberia o nome ou ainda alguém que possa reparar isso?

O link com fotos, está exatamente como a da foto. Apesar do leilão ter encerrado dá para ver as fotos,

http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&_trksid=p4340.l2557&rt=nc&nma=true&item=380407075444&si=QVk84kQqXKM0TbhcMbvOZ%252Bf5FNo%253D&viewitem=&sspagename=ADME%3AL%3AOU%3AUS%3A1123&orig_cvip=true&rt=nc#ht_778wt_1270

Desde já agradeço a todos!


luisaugvasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2012, 18:23:26
Ninguem respondeu, mas para os que viram e ficaram curiosos na verdade esse encaixe é FD.
Estou procurando a peça sobressalente (baioneta) se alguém souber de algum lugar que possa ter por favor me avise.

Obrigado


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2012, 19:07:24
Afinal, o que você quer?

Vai usar a lente em uma Canon EOS? Já tem o adaptador? Quer trocar a baioneta da lente? :ponder:

Explica melhor ae.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


luisaugvasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2012, 20:37:59
Afinal, o que você quer?

Vai usar a lente em uma Canon EOS? Já tem o adaptador? Quer trocar a baioneta da lente? :ponder:

Explica melhor ae.

Abcs

Desculpa a confusão...

Mas é isso mesmo, eu quero utilizar em uma Canon EOS, porém o que aconteceu foi um desentendimento e total falta de experiencia (é minha primeira reflex).
Eu comprei a lente e veio exatamente como a do anuncio, e o cara me disse que era M42. Eu tenho adaptador de M42 para EOS, mas nessa baioneta não encaixa. Eu fiquei com a impressão de que está faltando a baioneta da lente e depois de muito revirar a internet e olhar milhões de fotos de lentes das mais diversas possíveis achei que a baioneta está muito semelhante a de uma lente FD mas sem uma parte terminal (?)

Olhei vários adaptadores FD para EOS mas não sei se vai encaixar ou não.

São várias questões:
     1. Está faltando "um pedaço" (baioneta) da lente?
     2. Se sim, alguma sugestão - porque no ML não encontrei, nem no Ebay ou Amazon (ou talvez não esteja procurando certo)
     3. Afinal, é M42 mount ou FD mount?
     
Na verdade tudo se resume a uma única pergunta: Como tornar a lente utilizável com encaixe EOS?

Muito obrigado!!! :ok:


luisaugvasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Março de 2012, 20:44:42
Achei esse link, é a mesma lente

Repare na diferença da baioneta, fica muito mais fácil de entender
[imagem vale mil palavras mesmo... :hysterical: ]

http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&_trksid=p4340.l2557&item=380221788427&nma=true&rt=nc&si=QVk84kQqXKM0TbhcMbvOZ%252Bf5FNo%253D&orig_cvip=true&rt=nc#ht_8541wt_1343

Obrigado


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


luisaugvasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Março de 2012, 09:51:43
Esse é um mount M42: http://www.ebay.com/itm/HELIOS-44-2-2-58-m42-/320866069798?pt=Camera_Lenses&hash=item4ab51bad26

Vc comprou um mount FD.
É necessário um adaptador com elemento ótico para conseguir focar no infinito, como esse: http://www.ebay.com/itm/Canon-FD-Lens-Mount-Adapter-for-Canon-EOS-60D-600D-1100D-7D-50D-550D-40D-500D-/160762173835?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item256e2c198b

Valeu Mr. Hyde

Vou providenciar esse adaptador assim que possível e posto o resultado.

O adaptador sem o elemento óptico torna possível foto macro né? Pesquisei um pouco e li sobre isso.

Mas mesmo assim acho que pela diferença de preço não compensa muito, embora eu tenha adquirido a lente na intenção de brincar com macro mesmo, inclusive com um tubo extensor. Por isso comprei a lente "mecânica" pois meu tubo não tem conexões -dessa vez o orçamento não permitiu  :hysterical: .

E minha dúvida com relação a esse adaptador e se serviria pois como disse anteriormente tinha a impressão de que estava faltando um pedaço da baioneta...  :assobi:

Obrigado!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 15 de Março de 2012, 08:34:17
De maneira geral, os adaptadores que tem elemento ótico degradam a imagem final por acrescentar mais vidro ao conjunto.
Os sem elemento não fazem foco no infinito, restringindo o uso da lente. Não sei se ela se torna exclusivamente macro, penso que não, mas é interessante checar essa informação.

Não estou recomendando a compra daquele produto com aquele vendedor. Foi só um link para mostrar as diferenças de baioneta e existência de um adaptador, OK?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


luisaugvasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Março de 2012, 09:43:10
Exatamente por essa degradação da imagem final que eu "escolhi" uma lente M42, mas o vendedor anunciou errado. Agora estou negociando dele me mandar um adaptador FD para EOS.

Faltou experiência e principalmente conhecimento para a compra, mas fazer o que, vivendo e aprendendo.

Confesso que estou bem ansioso para comprar logo o adaptador e testar.

Com relação ao anúncio entendi que você não indicou o produto nem o vendedor e sim só o citou com intuitos informativos. Vou pesquisar mais sobre o assunto e decidir o que faço, até porque existem adaptadores dos mais variados preços.

Obrigado pela ajuda Mr. Hyde.