Autor Tópico: Formato RAW - Saiba o que você esta perdendo!  (Lida 17220 vezes)

dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 12 de Março de 2012, 20:08:25
So estou usando raw, mas uma pergunta,voces deletam as fotos que nao vao tratar ou convertem tudo pra jpeg pra guardar? Ou guardam tudo em raw mesmo? Eu to fotografando tudo em raw+jpeg, mas so pq as vezes tem amigos que querem ver as fotos na hora sem tratamento. . . Mas to vendo que nesse ritmo vou ter q comprar mais um hd externo :hysterical:

O que não vou usar eu apago.
Fico ocupando HD com coisa atoa não. (exceto meus negativos digitalizados)
Outra coisa: só mostro a foto final, depois de tratada.
Abcs
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 20:11:45 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 12 de Março de 2012, 20:56:51
Eu gravo RAW + jpeg , ao baixar já faço uma pré seleção visualizando o jpeg, o que acho que não vale o trabalho de tratar, já deleto os dois arquivos...no final, selecionados, agora deleto todos os jpeg, guardo os RAWs... mas...não tem HD que aguente um kricador compulsivo...  :assobi: :aua: vou ter que passar a vassoura valendo, sem dó.... :(


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Março de 2012, 20:57:22
RAW sempre!  :ok:
A primeira vez que se usa tem muita gente que não vê diferença... Agora tire uma foto com o WB errado e tenta consertar em um JPG e em um RAW...


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #18 Online: 12 de Março de 2012, 21:16:07
Desde o momento em que comprei a minha primeira DSRL com suporte a raw, não fotografo em outra coisa.

A não ser eventos etc em que fica combinado só o registro e entrega sem pós, ai eu faço RAW + jpg, se caso precise recuperar alguma foto que vá fazer a diferença.


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 12 de Março de 2012, 22:40:49
Perfeito!!!!  :clap: :clap:
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 12 de Março de 2012, 23:19:11
RAW sempre!  :ok:
A primeira vez que se usa tem muita gente que não vê diferença... Agora tire uma foto com o WB errado e tenta consertar em um JPG e em um RAW...

Em RAW é só Auto WB depois arruma.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Março de 2012, 23:22:07
Em RAW é só Auto WB depois arruma.

Abcs

Exato, demora uns 3 segundos para arrumar  :D

Já em um JPG...  :no:


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #22 Online: 12 de Março de 2012, 23:27:09
Eu gravo RAW + jpeg , ao baixar já faço uma pré seleção visualizando o jpeg, o que acho que não vale o trabalho de tratar, já deleto os dois arquivos...no final, selecionados, agora deleto todos os jpeg, guardo os RAWs... mas...não tem HD que aguente um kricador compulsivo...  :assobi: :aua: vou ter que passar a vassoura valendo, sem dó.... :(

 :ok:

E principalmente quando a mãe pede as fotos do churrasco, do findi na praia, do natal..., aí passo os jpegs pra ela e depois transformo os RAWs no Ligthroom.

Pra fazer isso, procuro deixar uma configuração o mais próxima possivel da que eu gosto, na câmera (baixa saturação e alto contraste).
fkuhne.tumblr.com


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #23 Online: 12 de Março de 2012, 23:44:33
Eu fotografo apenas em RAW e depois ainda importo como DNG.


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 13 de Março de 2012, 10:24:39
Depois de ler as respostas aqui me convenci a utilizar RAW e aprender a arrumar as fotos quando necessário...

No meu caso, tenho um HD de backup já configurado no ViewNX2, ele copia pra pasta de trabalho e backup "ao mesmo tempo", então posso deixar o RAW no backup e na pasta de trabalho fica só os JPEG já tratados das fotos que eu decidi tratar...

Vou postar algumas fotos tratadas por mim no fórum pra pra vcs criticarem, acho que assim vou aprender... hehehe

Pelo que entendi do que vocês falaram, tratar um JPEG vindo da câmera é perda de tempo, certo?

Abs
« Última modificação: 13 de Março de 2012, 10:25:42 por dmirrha »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #25 Online: 13 de Março de 2012, 10:48:45
Depois de ler as respostas aqui me convenci a utilizar RAW e aprender a arrumar as fotos quando necessário...

No meu caso, tenho um HD de backup já configurado no ViewNX2, ele copia pra pasta de trabalho e backup "ao mesmo tempo", então posso deixar o RAW no backup e na pasta de trabalho fica só os JPEG já tratados das fotos que eu decidi tratar...

Vou postar algumas fotos tratadas por mim no fórum pra pra vcs criticarem, acho que assim vou aprender... hehehe

Pelo que entendi do que vocês falaram, tratar um JPEG vindo da câmera é perda de tempo, certo?

Abs
Não é não. Se voce só tem o jpeg, pode tentar algum tratamento. Eu só aconselho a não "puxar" demais pois o jpeg não resiste a tratamentos mais intensos.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Março de 2012, 10:50:25
Não é não. Se voce só tem o jpeg, pode tentar algum tratamento. Eu só aconselho a não "puxar" demais pois o jpeg não resiste a tratamentos mais intensos.

Entendi. Daqui pra frente vou tentar o RAW e ver se levo jeito pra coisa... hehehehe

Abs e obrigado!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #27 Online: 13 de Março de 2012, 10:57:34
Acho q depende. Por enquanto q sou um zero a esquerda em ediçao de imagens, fico clicando em .jpg e corrigindo basicamente iluminaçao e cores. Sempre eh bom puxar pro sub quando se fotografa em .jpg e eh isso q faço. Dificilmente uma foto fica superexposta, jah q soh tenho uma lente mecanica e a D90 nao faz fotometria em lentes AI-S.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #28 Online: 13 de Março de 2012, 10:59:41
Exato, demora uns 3 segundos para arrumar  :D

Já em um JPG...  :no:


Adilson Junior curtiu isso

sofri muito com o WB errado no começo, e o pessoal aqui me convenceu a usar o RAW e nunca mais deixei de utilizá-lo

 :hysterical: :hysterical:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 13 de Março de 2012, 11:04:18

Adilson Junior curtiu isso

sofri muito com o WB errado no começo, e o pessoal aqui me convenceu a usar o RAW e nunca mais deixei de utilizá-lo

 :hysterical: :hysterical:

Dúvida: É só colocar a câmera para salvar em formato RAW ou devo configurar algo mais?