Autor Tópico: Formato RAW - Saiba o que você esta perdendo!  (Lida 17331 vezes)

durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #45 Online: 21 de Março de 2012, 20:31:04
Quanto tempo se leva,em média para se editar uma foto em raw?

Explicando:
Eu só uso filme. :assobi:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #46 Online: 21 de Março de 2012, 20:40:27
Quanto tempo se leva,em média para se editar uma foto em raw?

Explicando:
Eu só uso filme. :assobi:
Depende da foto de de quem trata, Durante. Pra fazer o basico, uns 5 minutos. Pra fazer algo diferenciado, algo em torno de 20 minutos de tratamento mais algum tempo olhando e "reolhando" a foto.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


billrivas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #47 Online: 21 de Março de 2012, 22:32:51
bem esclarecedor. Tenho uma 5D MkII e tava tirando com ela sempre em jpg, apesar de trabalhar com lightroom e photoshop ha anos.... mas vou me esforçar mesmo para tirar só em RAW e poder aproveitar os beneficios desse formato.

Obrigado!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 21 de Março de 2012, 22:41:52
(...)Pra fazer o basico, uns 5 minutos.
:shock: :shock:
Para fazer o básico messssmo, faço menos de 2mins (se a foto já estiver prontinha, em menos de 1min).  Dá para mexer em exposição, recovery, fill light, curves, contraste, clarity, niveis de saturação e luminância de cada canal de cor, vinheta, crop... mas isso para tratamentos mais convencionais, o que não é o seu caso  :ok:
Agora, o problema é que recentemente eu tenho feito isso para deixar a minha foto pronta para começar o tratamento em outro plugin rs
« Última modificação: 21 de Março de 2012, 22:43:07 por pedro_raythz »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #49 Online: 21 de Março de 2012, 22:51:42
:shock: :shock:
Para fazer o básico messssmo, faço menos de 2mins (se a foto já estiver prontinha, em menos de 1min).  Dá para mexer em exposição, recovery, fill light, curves, contraste, clarity, niveis de saturação e luminância de cada canal de cor, vinheta, crop... mas isso para tratamentos mais convencionais, o que não é o seu caso  :ok:
Agora, o problema é que recentemente eu tenho feito isso para deixar a minha foto pronta para começar o tratamento em outro plugin rs
A juventude costuma ser mais rápida. Quando se tem as "ites" da vida, tudo fica mais devagar.  :D

Arredondei pra 5 mas dependendo dá pra fazer em 2 se nao for muito fresco. Eu passo bastante tempo ajustando mesmo o básico até me satisfazer. E isso ( o basico) nunca dura apenas dois minutos.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 21 de Março de 2012, 22:53:05
Tempo pra tratar??? Depende da importância da foto... e da paciência.  :assobi:


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 21 de Março de 2012, 23:01:03
A juventude costuma ser mais rápida. Quando se tem as "ites" da vida, tudo fica mais devagar.  :D

Arredondei pra 5 mas dependendo dá pra fazer em 2 se nao for muito fresco. Eu passo bastante tempo ajustando mesmo o básico até me satisfazer. E isso ( o basico) nunca dura apenas dois minutos.

Além de não ser fresco, eu não tenho muita paciência também rs

Mas no seu caso é completamente diferente. Você não faz tratamentos convencionais, elas fogem bastante do que sai da câmera. No caso das fotos de paisagem que eu tiro, por exemplo, tem fotos que requerem tempo e um tratamento mais refinado. Já tem outras que vem bem prontinhas, depende do local, da luz, do contraste, da visibilidade... Mas nada impede também de fazer um tratamento diferente, é claro...


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 22 de Março de 2012, 08:16:49
Fiz as fotos da minha última saída em RAW, mas ainda não atingi um resultado legal no pós... Vcs tem algum tutorial do que seria esta edição básica? Ou mesmo um preset que daria um direcionamento da edição... Fiquei perdido no lightroom...


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #53 Online: 22 de Março de 2012, 13:50:33
Fiz as fotos da minha última saída em RAW, mas ainda não atingi um resultado legal no pós... Vcs tem algum tutorial do que seria esta edição básica? Ou mesmo um preset que daria um direcionamento da edição... Fiquei perdido no lightroom...

no meu caso, eu assisti alguns videos deste site: http://www.slrlounge.com/.

mas sinceramente não agregou muito. o que mais fez eu aprender foi mexer, mexer, mexer... e experimentar os resultados.
fkuhne.tumblr.com


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 22 de Março de 2012, 16:11:35
no meu caso, eu assisti alguns videos deste site: http://www.slrlounge.com/.

mas sinceramente não agregou muito. o que mais fez eu aprender foi mexer, mexer, mexer... e experimentar os resultados.

Irei assistir pra ter uma idéia, Obrigado!


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #55 Online: 22 de Março de 2012, 17:58:47
Só uso raw, salvo raras exceções quando entrego a câmera pra alguém brincar. Nesse caso coloco jpg basic. A demora no tratamento depende do que eu quero de resultado final. Geralmente meia hora, trabalhando sem parar, testando, refazendo alguns passos. Tem foto que eu fico em cima quase uma hora e não chego a um resultado ideal. Nesses casos eu salvo o psd(aliás, sempre salvo o psd) e deixo pra terminar outro dia, com a cabeça mais tranquila.


proenca.spo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.393
  • Sexo: Masculino
  • Siga na direção da Luz!
    • Flick Proença
Resposta #56 Online: 22 de Março de 2012, 18:02:15
Só uso raw, salvo raras exceções quando entrego a câmera pra alguém brincar. Nesse caso coloco jpg basic. A demora no tratamento depende do que eu quero de resultado final. Geralmente meia hora, trabalhando sem parar, testando, refazendo alguns passos. Tem foto que eu fico em cima quase uma hora e não chego a um resultado ideal. Nesses casos eu salvo o psd(aliás, sempre salvo o psd) e deixo pra terminar outro dia, com a cabeça mais tranquila.

Po ontem eu gatei 20 minutos em cada foto, das 10 as 1:30 da manha, tratei apenas 3 fotos, o pior foi ter que acordar hoje pra vir trampar...  :shock:

To dormindo em pé hoje! hehehehe

Mas estou gostando dos resultados das fotos em RAW.
Marco Proença
Canon t2i Rebel
50mm 1.8 - 18-55mm - 55-250mm


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #57 Online: 22 de Março de 2012, 21:25:27
Desde que comprei minha DSLR tiro fotos em RAW e JPEG, como não tenho muita paciência e muitas vezes as pessoas querem as fotos logo entrego as JPEG. Mas uma coisa que aprendi com o RAW é que a cada dia você tem uma visão diferente do resultado final, não perco muito tempo editando, salvo e no outro dia faço de novo. Acho que as experiências passadas aqui no fórum tem me ajudado a mudar o meu modo de ver minhas fotografias e facilitando a utilização do LR, nunca tinha visto essa ferramenta, comecei do zero e ainda tenho muito que aprender mas já começo a ver resultado nos tratamentos das fotos.

Outra coisa, quando descarrego o cartão, o grau de rejeição as fotos é de 95%, achei que era excesso de auto critica mas vejo que é pura inexperiência, ainda tenho uma cultura de apontar e atirar, mas aos poucos sinto melhoras no meu olhar fotográfico.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #58 Online: 23 de Março de 2012, 16:39:54
RAW sempre!  :ok:
A primeira vez que se usa tem muita gente que não vê diferença... Agora tire uma foto com o WB errado e tenta consertar em um JPG e em um RAW...

Raw sempre!!!  :ok:

Só nao uso raw se a camera nao tiver...
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


proenca.spo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.393
  • Sexo: Masculino
  • Siga na direção da Luz!
    • Flick Proença
Resposta #59 Online: 23 de Março de 2012, 16:44:17
Raw sempre!!!  :ok:

Só nao uso raw se a camera nao tiver...

Tudo bom Davi, se me permitir de perguntar, você usa PS ou LR para edição em RAW?

Vi seu portal, achei muito boa as suas series!  :ok:
Marco Proença
Canon t2i Rebel
50mm 1.8 - 18-55mm - 55-250mm