Autor Tópico: Formato RAW - Saiba o que você esta perdendo!  (Lida 17485 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 25 de Abril de 2013, 23:51:28
O mais difícil que é editar a foto eu faço. Porém a cada importação eu faço um reset no meu catálogo sem salvar as modificações feitas no LR. Preciso criar vergonha na cara e começar a organizar o meu workflow e catálogos, apesar que como sou só amador, acabo apagando os RAWs uma semana depois e só deixo o jpeg tratado.
Mas é fato que, apesar de não ser o melhor editor em termos de resultado final, o LR é muito rápido e prático.

Jamais, jamais apague os raws, a não ser que a foto seja uma porcaria.

Hoje você tem certeza que quer o jpg assim, mas o tempo passa, as tendências mudam, e você pode querer fazer uma outra versão daquela foto espetacular que você tirou há 10 anos atras e...  :aua:

O que eu não conisigo é ter um mega catalogo com todas as minhas fotos, eu crio um catalogo por cliente.


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #91 Online: 26 de Abril de 2013, 00:57:07
RAW é a melhor coisa pra iniciante  :hysterical:

Tem fotos dadas por perdidas que foi só subir a exposição q tava lah... clarinha, clarinha...


Eu reputo esse pensamento um tanto quanto limitante. ;)

Digo isso no melhor sentido...  Pq parece q RAW eh algo avançado...  O próximo passo da fotografia... Mas se o cara pode começar com esses recursos vai ter mais segurança pra errar...  E assim não desiste tão cedo...
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #92 Online: 26 de Abril de 2013, 07:31:17

Digo isso no melhor sentido...  Pq parece q RAW eh algo avançado...  O próximo passo da fotografia... Mas se o cara pode começar com esses recursos vai ter mais segurança pra errar...  E assim não desiste tão cedo...

Mas é errando que se aprende.
Uma das melhores coisas para um iniciante (não profissional. Até pq iniciante não deve fazer trabalhos profissionais. Aprendiz pode, pq vai estar coberto por um profissional capacitado... mas issso é outro papo) é fotografar em JPG, pq ele fica afiado em fotometria. Quando passar para RAW vai com muito mais bagagem e raramente errará exposição.
Eu, de quando em vez, ainda fotografo em JPG só por exercício.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #93 Online: 26 de Abril de 2013, 08:15:45
Entendi o ponto de vista...  Mas eu vejo pelo lado da frustração q eh perder uma foto e q pode desanimar o cara a continuar. Com o tempo o cara vai perceber q tudo tem jeito...  Não vejo vantagem em correr o risco de comprar uma máquina cara pra começar um hobby, q seja, e perder todas os registros de uma viagem se o cara poderia ter usado um recurso que tá ali (naquela câmera cara).
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #94 Online: 26 de Abril de 2013, 08:17:18
qse tudo*
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #95 Online: 26 de Abril de 2013, 10:07:29
O mais difícil que é editar a foto eu faço. Porém a cada importação eu faço um reset no meu catálogo sem salvar as modificações feitas no LR. Preciso criar vergonha na cara e começar a organizar o meu workflow e catálogos, apesar que como sou só amador, acabo apagando os RAWs uma semana depois e só deixo o jpeg tratado.
Mas é fato que, apesar de não ser o melhor editor em termos de resultado final, o LR é muito rápido e prático.

Eu não reseto o catalago.

Tenho alguns diferentes:
1 - 1 pra fotos gerais, cotidiano, coisas que eu faço aos fins de semana (separado por ano)
2 - 1 pra cada ensaio

Assim, sempre que quero ver uma foto "antiga" sei que está naquele catálogo geral e abro pra ver todas.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #96 Online: 26 de Abril de 2013, 10:25:17
Entendi o ponto de vista...  Mas eu vejo pelo lado da frustração q eh perder uma foto e q pode desanimar o cara a continuar. Com o tempo o cara vai perceber q tudo tem jeito...  Não vejo vantagem em correr o risco de comprar uma máquina cara pra começar um hobby, q seja, e perder todas os registros de uma viagem se o cara poderia ter usado um recurso que tá ali (naquela câmera cara).

Mas a vida é feita de frustrações tb.
O cara que compra uma cam cara a beça e não sabe operá-la por incompetencia/preguiça merece estreá-la numa viagem às Ilhas Gregas e não voltar com nenhuma foto daquele paraíso. É duro de ler isso? É! Mas é verdade. Se quer aprender a operar um equipamento qualquer é necessário "perder" um tempo aprendendo a operar.
Ou então faz como 99% dos ricaços que compram "câmeras profissionais": põe no verdinho e reza! ;)
« Última modificação: 26 de Abril de 2013, 10:25:41 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #97 Online: 26 de Abril de 2013, 11:04:35
Mas a vida é feita de frustrações tb.
O cara que compra uma cam cara a beça e não sabe operá-la por incompetencia/preguiça merece estreá-la numa viagem às Ilhas Gregas e não voltar com nenhuma foto daquele paraíso. É duro de ler isso? É! Mas é verdade. Se quer aprender a operar um equipamento qualquer é necessário "perder" um tempo aprendendo a operar.
Ou então faz como 99% dos ricaços que compram "câmeras profissionais": põe no verdinho e reza! ;)

A vida é feita de frustrações qdo não se pode/não se sabe evitar...
A pessoa sabendo que existe o RAW é saber operar o equipamento que tem..
Agora eu que sei que se ratiar no WB e um pouco da exposição pq depois vou poder melhorar no LR, vou escolher o jpeg pq eu tenho que sofrer no começo?  :doh:


Senti que uma questão que surgiu aqui na discussão foi uma ponta de preocupação com a reserva de mercado para quem faz curso... que se torna profissional (diplomado) passando por todas as etapas (iniciante... aprendiz... profissional)... Em primeiro lugar fotografia é arte, no meu entendimento, todo mundo tem o direito de experimentar... se isso vai se tornar uma profissão ou não vai depender da dedicação da pessoa e de questões diversas e particulares de cada... e em segundo lugar, o mercado que vai selecionar quem é bom ou não...  O cliente q se dispõe a pagar uma mixaria sabe o risco que tah correndo... sendo que mesmo pagando caro pode encontrar um mequetrefe aih... Só que dependendo do serviço entregue o cara vai criando sua reputação... ... a realidade é essa... Darwin explica...
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #98 Online: 26 de Abril de 2013, 11:16:57
Bem, eu dei minha opinião de preferência pelo raw, partindo do princípio que todo mundo sabe pelo menos fotografar, e um dos fundamentos básicos, triviais, é a exposição.

Pra quem não sabe expor uma foto, recomendo perder um dia de leitura e outro dia de prática, já ajuda.

Usar raw pra corrigir foto errada deve até funcionar, mas não é esse o caminho, pelo contrário, vc deve expor pensando em raw.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #99 Online: 26 de Abril de 2013, 11:16:58
A vida é feita de frustrações qdo não se pode/não se sabe evitar...

sobre jpg/raw, nem entro muito na discussão, mas tendo a concordar mais com a posição do Hyde.

mas sobre a frase acima, não concordo. faço uma analogia com um calo que surge no pé por exemplo. ele é uma proteção que surgiu por um esforço repetitivo e excessivo em um ponto específico do corpo. acho que a frustração faz parte do amadurecimento da pessoa, e ela deve passar por diversas frustrações na vida (de preferência na infância) pra depois ser feliz realmente, ter personalidade, e saber lidar com as situações diversas que a vida apresenta.

abs. :ok:
fkuhne.tumblr.com


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #100 Online: 26 de Abril de 2013, 11:20:57
Confesso q me rendi ao RAW a pouco tempo, após 1 ano de meio de hobby. Sempre gostei do .jpg por ser menor ( em espaço em disco ) e com uma aparencia jah "pronta e acabada". Quando se acerta no WB e fotometria de primeiras, isso eh legal! Quando se erra, aih ou vc tem o RAW pra editar ou tem uma ediçao muito limitada em cima do .jpg.

Vale lembrar q nem todos os fotografos amadores e profissionais curtem ediçao. Nesse caso, o jpg com suas cores mais vivas e bonitas jah te entrega uma foto acabada, sem perder tempo no PC ou Mac com editores.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #101 Online: 26 de Abril de 2013, 11:28:01
Mas é errando que se aprende.
Uma das melhores coisas para um iniciante (não profissional. Até pq iniciante não deve fazer trabalhos profissionais. Aprendiz pode, pq vai estar coberto por um profissional capacitado... mas issso é outro papo) é fotografar em JPG, pq ele fica afiado em fotometria. Quando passar para RAW vai com muito mais bagagem e raramente errará exposição.
Eu, de quando em vez, ainda fotografo em JPG só por exercício.

Lendo isso, admito que faz sentido. Eu sou SUPER iniciante e estava fotografando em RAW pela qualidade e etc, mas não tinha me tocado sobre a parte do aprendizado, o que no momento tem sido prioridade para mim. Vou voltar para o JPG pra ver como eu me saio.


lisandro

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #102 Online: 26 de Abril de 2013, 11:40:15
Mr. Hyde, entendo o que o Sccopo quer dizer e concordo com ele, pois eu como iniciante tenho estudado muito, lendo tópicos aqui do fórum, tirando dúvidas, tirando muuuitas fotos, tenho aprendido muito a cada dia que passa e não tenho preguiça de ler manuais mas tive um aniversário de 2 anos de minha sobrinha para fotografar a 3 meses atrás e como novato tive muitos erros. Hoje vejo muitas coisas que não deveria ter feito e outras que eu deveria ter feito mas o maior problema foi de  sobexposição pois eu estava com o brilho do meu lcd muito claro e quando eu olhava as fotos tiradas, pareciam que estavam boas . Se eu tivesse fotografado em RAW eu iria corrigir este problema com mais facilidade e não perderia as fotos.
Canon 6D + Canon 7D + Canon 7D Mark II
Canon 50mm f/1.4 USM + Canon 17-55 f/2.8 + Canon 24-105mm f/4 + Canon 70-200 f/2.8 L IS + Canon 16-35mm f/2.8
Vivitar 135mm f/2.8 + Hélios 44M 58mm f/2 + Zenit 28mm f/2.8
Flash Canon 430exII (2x) + Flash Yongnuo YN 600 ExRT


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #103 Online: 26 de Abril de 2013, 11:47:49
Frustrações...

Acho que o cara pode se frustrar com o RAW tb... já que consideram uma fase importante do aprendizado  :shock:
Tipo, no jornalismo, exemplo no jornalismo esportivo, que tivemos uma palestra esses dias. O fotografo que foi lá deu um exemplo.. qdo pode usa RAW pq tem maior qualidade e não pelo motivo que eu dei... Mas num jogo, onde ele tem que entregar fotos para o site, nos intervalos e finais de partida, não tem tempo de editar e o peso do arquivo atrapalha a transmissão... Então... Jpeg... se o cara for usar RAW vai se ferrar aí... se usar RAW pensando em consertar, pior ainda...

Ninguém vai deixar uma pessoa meter a mão numa panela com água fervendo para aprender que queima (ou achar bonito ver alguém de pés descalço por saber q está criando calos)... se eu vejo que um colega tah configurando a camera e a pauta comporta (tempo, princ.) tenho dado a dica de colocar em RAW...
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #104 Online: 26 de Abril de 2013, 12:35:56
SCCOPO, opinião é opinião. O que eu disser aqui não vai mudar sua forma de ver o RAW.
Mas quero insistir nisso: Ver o RAW como recurso para cobrir erro de exposição é limitador.

Veja o exemplo que vc mesmo coloca: Um profissional que tem uma pauta importante para cobrir - futebol no país do futebol - que possivelmente tenha visibilidade estadual, quiça nacional, e pouqussímo tempo para realizar o trabalho e transmitir o resultado (alguns assuntos não demoram nem 10 min entre captação da foto, edição de texto e publicação em sites). Ele necessariamente vai fotografar em JPG (talvez tb em RAW para posterior trabalho de edição mais apurada). Pense aí se o cara internaliza o pensamento "não necessito ser preciso em fotometria. clico em raw e conserto depois". Na 1ª pauta dele para o jornal ele é demitido.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova