Autor Tópico: Fotos MACRO  (Lida 5726 vezes)

lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 14 de Março de 2012, 12:55:49
Prezado Santana,
como eu já havia respondido para o Mr.Hyde, vou tentar fazer uma macro uitlizando a minha Pentacon 50mm. f/1.8 invertida e com a abertura mínima possível. Também estou esperando a chegada de um Tubo de extensão para fazer a experiencia.
Grata pela resposta.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 14 de Março de 2012, 14:42:30
Não tente fechar muito o diafragma. Isso causa difração que derruba a nitidez da imagem. Feche para algo como f11, um pouco mais, um pouco menos, de acordo com os testes (que obrigatoriamente vc terá que realizar) e com sua necessidade do momento da captura.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #17 Online: 14 de Março de 2012, 15:12:18
Não tente fechar muito o diafragma. Isso causa difração que derruba a nitidez da imagem. Feche para algo como f11, um pouco mais, um pouco menos, de acordo com os testes (que obrigatoriamente vc terá que realizar) e com sua necessidade do momento da captura.

Dica importantíssima! Eu destrui uma Yashica antiga, que tinha lente fixa, mas abertura manual, só para testar. A abertura dela ia de 2.8 a 16 e realmente até 11 ia bem! A partir de 11 começava a aparecer umas aberrações e o escambau... Fiz apenas como teste, fotografando uma moeda de 50 centavos! Depois posto o resultado aqui!


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 15 de Março de 2012, 08:33:00
Prezado Santana,
era isso mesmo que eu estava pensando em fazer. Começar a fotografar com a abertura 11 e depois ir mudando para mais ou para menos até achar uma abertura que atendesse as minhas expectativas. Pode ser que essa abertura precise ser alterada em outras ocasiões, dependendo também das circunstancias do local, objeto etc...
Mais uma vez, obrigada pela ajuda.


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 15 de Março de 2012, 11:52:46
Hoje pela manhã resolvi tirar algumas fotos MACRO utilizando as informações que eu recebi dos queridos colegas ( AlexandreS, Mr.Hyde, Santana, etc...) e estou postando aqui.
Só agora, eu percebo, quanto eu era ingênua com relação a este tipo de foto. Como o anel de foco não tem (ou se tiver é muito pouco) influencia, eu achava que com o anel de abertura acontecia a mesma coisa. Então deixava a abertura num "f" qualquer e disparava a camera.
As fotos foram tiradas com uma EOS T1i (do meu marido) + lente Pentacon 50mm. f/ 1.8 (invertida) e flash.
O foco foi sempre no nº 17.

Foto 1= abertura 2.0
Foto 2= abertura 5.6
Foto 3= abertura 11

1


2


3


Podem comentar e criticar à vontade.

Obs: fiquei tão contente com o resultado que eu já estou me achando a MEGAVET de saia. :hysterical:


« Última modificação: 15 de Março de 2012, 11:53:37 por lodirita »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #20 Online: 15 de Março de 2012, 13:25:35
Puxa, tá com a mão firme e o olho bom rsrsrs. É isso aí, está no caminho. A magnificação conseguida não foi muito grande, não chegou a 1:1, mas já dá para brincar. O negócio agora é ir se aperfeiçoando !

Abçs

Alexandre

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 15 de Março de 2012, 15:59:44
Obrigada AlexandreS,
graças a voces que me deram dicas muito importantes.
Quanto ao olho tudo bem, mas a mão...:
...eu acho que não tinha outro jeito. Como a régua estava em cima da cama, encostei o corpo na lateral da cama e apoiei os 2 cotovelos sobre o colchão, que me serviu como um tripé. Só quero ver a hora que não tiver nenhum apoio...

Aproveitando a oportunidade: o que é magnificação 1:1 (ponto de interrogação)

Obs:Estou no meu netbook e não estou achando a tecla do ponto de interrogação. Não me pergunte a marca dessa "droga" que eu não vou falar. Morro de vergonha. :hysterical:
« Última modificação: 15 de Março de 2012, 16:11:55 por lodirita »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 15 de Março de 2012, 20:53:38
Magnificação é a projeção de um objeto no sensor da cam. 1:1 significa que o tamanho real foi projetado igual no sensor. Portanto, um objeto de 1cm, ocupou 1cm do sensor, na projeção. Como um sensor FF tem 36X24mm, 1cm ocupa aproximadamente 1/4 do sensor. 1:2 o objeto real ocupa metade de seu tamanho. 2:1 o obejeto real ocupa o dobro de seu tamanho no sensor. Assim, 1cm viram 2cm em cima do sensor, ocupando mais da metade de um sensor FF.

Estude aqui: http://www.macrofotografia.com.br/artigos/macrofotografia.shtml

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Resposta #23 Online: 15 de Março de 2012, 21:14:12
Esse tópico me interessa. To fazendo vários testes com meu equipamento. Uma macro pentax 100mm 2,8 1:1 - Pentax macro 50mm 2,8 1:2  - Pentax 24mm 2,8 com M42 de inveresão - tubo de extensão 3 seções - trilho para foco macro - Os resultados ainda estão meia boca. Quase todos os dias que sai para fotografar a luz não ajudou. Mas em breve vou postar meus trabalhos aqui.
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 15 de Março de 2012, 22:04:32


Estou postando esta foto que eu acabei de tirar. Está sem crop, sem nada. Do jeitinho que saiu. Apenas reduzi o tamanho para 800 do lado maior para ser aceito no tópico.
Eu não sei se vendo a foto dá para dizer se é 1:1, 1:2, 2:1, etc... porque voces falam uma linguagem técnica muito apurada e eu sou bem "lerda" neste ponto.
A moeda é de 1 real. A parte branca ficou meio avermelhada, eu acho, por causa do flash.
Obrigada pela ajuda.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #25 Online: 15 de Março de 2012, 22:29:33
A forma mais fácil de medir a magnificação obtida é fotografar uma régua, colocando ela no mesmo plano do sensor e o 0cm bem no cantinho do frame. Não pode cropar na pós, senão perde a medida da projeção. É recomendável o uso de tripé. Se não tiver, vai ser meio na tentativa e erro.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 15 de Março de 2012, 22:58:00
A forma mais fácil de medir a magnificação obtida é fotografar uma régua, colocando ela no mesmo plano do sensor e o 0cm bem no cantinho do frame. Não pode cropar na pós, senão perde a medida da projeção. É recomendável o uso de tripé. Se não tiver, vai ser meio na tentativa e erro.


Taí, Mr.Hyde!
Do jeitinho que saiu. Sem crop, sem nada.




Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 16 de Março de 2012, 00:01:46
Tua magnificação é de, aproximadamente, 0,5X ou 1:2.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 16 de Março de 2012, 08:23:26
Prezado Mr.Hyde,
ontem à noite, antes mesmo de ler esta sua última resposta, tirei esta foto que estou postando agora, utilizando uma lente Sigma 28mm. f/2.8 invertida. Como a rosca desta lente é de 52mm e a rosca do inversor é 49mm., tive de usar um anel step-up que tem mais ou menos 4mm. de espessura.
Olha só o que saiu?
Na foto anterior, a foto pegou mais ou menos 34mm. da regua. Nesta pegou mais ou menos 11mm.
Qual a magnificação desta lente?
Tem uma coisa que eu não gostei desta lente. Para se conseguir ficar no foco é preciso aproximar-se muito do objeto. Imagine só se eu tenho coragem de chegar muito perto, por exemplo, de uma aranha?



Mais uma vez, obrigada pela ajuda.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #29 Online: 16 de Março de 2012, 11:43:04
tenho feito umas tentativas com Tubo Extensor.. Mas tá bem complicado a profundidade de campo muito curta..

Como só uso lentes automáticas não consigo controlar a abertura pra diminuir o DOF.. alguma solução? Será que o tubo com confirmação AF controla a abertura??? ou tem alguma outra forma de fazer isso?