Autor Tópico: Fotos MACRO  (Lida 5694 vezes)

lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Online: 12 de Março de 2012, 17:21:57
Alguém já fez uma comparação entre uma foto MACRO tirada com a lente invertida e outra tirada com a mesma lente + tubo de extensão?
Se possível, gostaria que postassem as duas fotos para comparação.
Grata.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2012, 17:42:46
Lodirita, os resultados vão variar muito de acordo com a distância focal da lente e do foco mínimo da lente, não sei se tem como qualificar isso da maneira como acho que vc está tentando fazer. Cada lente pode apresentar um resultado diferente, algumas lentes serão melhores invertidas, outras serão melhores com os tubos de extensão.





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2012, 21:56:30
AlexandreS,
A minha camera é uma T2i. As lentes que eu possuo são a do kit (18~55), uma 55-250mm e uma Pentacon 50mm.f/1.8 (M42).
Para não ficar expondo as minhas lentes Canon às possíveis adversidades, eu prefiro utilizar a Pentacon com um anel de reversão. E dependendo do que for dito neste tópico, utiliza-la com um Anel de Extensão.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2012, 22:36:43
Vc tem ambos os equipos (Inversor e TE)?? Se sim, senta o dedo aí...

Eu só inverto minha 18-55mm (dá para inverter qualquer lente, basta segurar na mão, mas nunca me arrisquei). Ela rende melhor com TE do que invertendo. Mas a inversão proporciona uma ampliação muitooooo maior, com a consequente diminuição radical do DOF.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2012, 22:46:46
Mr.Hyde,
eu ainda não tenho o TE, mas fotografei com o anel de inversão e o DOF ficou curtíssimo. Dá a impressão que fica uma faixa bem no meio da foto (horizontal) com foco e o resto todo desfocado. Eu particularmente gostaria de uma foto com o DOF um pouco maior.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2012, 23:04:42
Lodirita, eu nunca usei lente invertida, mas uso o elemento óptico frontal (3 lentes em 2 grupos) que retirei de uma velha M42. Ele, de certa forma, funciona meio que como uma lente invertida. É uma versão pobre de uma Raynox DCR250.

Um TE para lentes M42 é muito barato, vc consegue no DealExtreme por uns 8 ou 9 dólares. Este é a minha forma principal de fazer macro, TE e lentes M42. Mas lembre-se o DOF é curtíssimo, então vc vai ter que usar uma fonte de luz externa para poder fechar bem a lente, e também é um exercício de paciência, com um percentual de acertos muito pequeno principalmente até pegar o jeito. Eu por exemplo, que faz tempo que não faço macro, tentei fazer alguns estes dias e não prestou.

Vou deixar alguns exemplos para vc ter uma idéia.

Essa é a foto base, feita com a Helios 58mm M42 com o elemento óptico frontal fazendo as vezes de lente invertida (doravante chamada gambilente rsrrsrs). É uma flor de grama e dá para ter uma idéia do tamanho quando comparada às folhas de grama.

Macro - Flor de grama por Alexandre.Schuster, no Flickr

Aqui com uma Jupiter-9 85mm M42 + gambilente. Nesta alcancei magnificação aproximada de 1:1

Macro - Flor de grama por Alexandre.Schuster, no Flickr

Tak 135mm M42 + gambilente. Magnificação de 1.5:1

Macro por Alexandre.Schuster, no Flickr

Tak 135mm M42 + gambilente + seções 1 e 2 do tubo de extensão. Magnificação de 1.85:1

Macro - Flor de grama por Alexandre.Schuster, no Flickr

Tak 135mm M42 + gambilente + seções 1, 2 e 3 do tubo de extensão. Magnificação de 2.3:1

Macro - Flor de grama por Alexandre.Schuster, no Flickr

Aqui só a gambilente com a 18-55mm

Macro - Flor de grama por Alexandre.Schuster, no Flickr

Aqui outra com a Tak 135mm M42 + gambilente

Macro - Flor de grama por Alexandre.Schuster, no Flickr

Mas lembre-se, em todos os casos foram utilizadas aberturas pequena, normalmente ao redor de f/16, salvo a com a lente do kit que foi utilizado f/9 em função da magnificação ser menor. Sem um flash seria quase impossível fazer estas fotos.

Se vc não quer gastar com uma lente macro, o mais barato que pode fazer é um TE para a tua M42. A segunda coisa mais barata é uma Raynox DCR250, que custa uns 60 dólares no ebay. Com ela na 55-250mm e um pouco de paciência vc terá resultados que poderão ser satisfatórios. Dá uma olhadinha neste álbum http://www.flickr.com/photos/rosanuszka/sets/72157625354052788/ de uma amiga de outro fórum, que usa esta combinação (e claro, muita dedicação e técnica).

Melhor do que isso, só com lentes macro dedicadas.

Abçs
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 23:09:18 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2012, 23:42:16
Prezado AlexandreS,
Essa explicação era tudo que eu precisava. Ainda mais com todos esses exemplos, eu acho que nao restou nenhuma dúvida, com excessão do "gambilente". Como que é esse negócio do elemento frontal fazendo às vezes de lente invertida?

É que eu tenho uma dessas lentes Helios 58mm. que eu ganhei de um amigo. Só que ela não está 100%. O último elemento estava com algum tipo de fungo e foi feita uma limpeza. Só que ficaram algumas manchas no "coating" dela, que acredito, não influencia muito na imagem captada. Está aqui "encostada". Quem sabe não posso utiliza-la para fazer uma "gambilente'?
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 23:47:33 por lodirita »


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #7 Online: 13 de Março de 2012, 07:35:19
Bela explicação, Alexandre.

Obrigado por compartilhar!

Tenho feito várias tentativas de macros com a 18-55mm invertida + anel inversor e com a 18-55mm + TE, por hora, ainda que a 18-55mm não tenham controle manual de abertura, tenho tido melhores resultados com o TE.

Depois posto alguns resultados...

Abraço.


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2012, 08:05:29
Santana,
muito obrigada pela resposta. Vou ficar no aguardo das suas fotos.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2012, 11:12:34
Lodirita, o elemento frontal que usei foi de uma tele, é um menisco composto de duas lentes juntas que funcionam como uma espécie de lente de aumento  (falei errado antes, tres lentes em dois grupos é a Raynox). Poderia ser confundido com um filtro close-up, mas não é. Um filtro close-up é feito de apenas uma lente e via de regra, introduz distorções e aberrações principalmente nas bordas. A utilização de mais de uma lente é justamente para isso, enquanto uma faz a ampliação, outra faz as correções, deixando a imagem com mais qualidade. A grosso modo é isso.

Além disso, a própria lente já vinha encaixada em um anel de rosca 42mm, que servia para atarrachar o elemento frontal dentro do tubo da lente. Foi só comprar um anel 42mm-58mm e pronto, ele se tornou rosqueável nas minhas lentes 58mm como a do kit, a 55-250mm e a Tak 135mm M42. Na realidade tudo conspirou para dar certo, eu tentei com o primeiro grupo de uma outra tele e os resultados não foram tão bons. Questão de sorte mesmo.

A Helios tem um elemento frontal simples (já desmontei a minha para limpeza), e é um vidro pequeno que é colocado "solto" no tubo. Ou seja, não tem como fazer um adaptador. Neste caso, o ideal é usar um anel macho-macho 49mm-58mm (por exemplo) e usar ela invertida mesmo. Ou então, colocar num TE M42, o que eu acho que vai te dar melhor resultado. O foco vai ser de uma distância relativamente curta, o que quase inviabiliza alguns tipos de macro, mas considerando-se que já tem a lente e o TE custa 9 dólares, vale a pena.

Estas duas foram feitas com a Helios, TE e flash

Macro por Alexandre.Schuster, no Flickr


Pistilos de Lírio por Alexandre.Schuster, no Flickr

Sempre lembrando que isso é gambiarra mesmo, não se compara o resultado com uma lente macro dedicada. Mas considerando-se que é brincadeira, e o custo envolvido, vale a pena  :ok:

Abçs





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


lucas alcalde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • XRides
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2012, 11:26:51
lodirita escutei falar de inverter a lente mas nunca arrisquei, um amigo meu tem um tubo de extensao e quando vi as fotos dele nao pensei duas vezes pra comprar o meu :) vale apena em relacao as lentes macro de verdade
www.xrides.com.br
O melhor do mountain biking no Brasil!


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 13 de Março de 2012, 12:20:39
lucas alcalde: como já respondido numa das perguntas anteriores, eu já utilizei a lente invertida, mas eu não gostei do resultado por achar que o DOF ficou muito curto. Eu gostaria de obter um DOF maior.

AlexandreS: essas 2 últimas fotos que voce postou, tiradas com uma Helios 58 + TE, está exatamente do jeito que eu queria que ficasse as minhas fotos. Vou correndo comprar um jogo de TE e utilizar com a minha Pentacon 50mm, para ver se consigo fazer algo parecido. Se chegar perto, já está muito bom. Obrigada novamente.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 13 de Março de 2012, 22:12:09
lucas alcalde: como já respondido numa das perguntas anteriores, eu já utilizei a lente invertida, mas eu não gostei do resultado por achar que o DOF ficou muito curto. Eu gostaria de obter um DOF maior.
(...)

Qual tua cam?? Vc fechou o diafragma para, pelo menos, f/11??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 14 de Março de 2012, 12:04:23
Prezado Mr.Hyde,
 a minha camera é uma Canon T2i. Quanto a abertura que eu utilizei, francamente não me lembro. Agora que voce me deu a dica sobre a abertura mínima de f/11, vou tentar novamente prá ver se consigo um resultado melhor.
Grata pela ajuda.


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #14 Online: 14 de Março de 2012, 12:15:32
Lodirita,

Não se apegue a qualidade das fotos abaixo... Ambas possuem muito a melhorar, mas já dá para você ter uma noção...

Foto 1 - Utilizado EF 18-55mm + Anel Inversor -  A Aranha em foco tem uns 0,2cm. Note que o DoF deve ter menos de 02 milimetros! :eek:


Foto 2 - Utilizado EF 18-55mm + Tubo Extensor - O Dof ainda é curto, mas já aumentou bastante. A Aranha era maior. Algo em torno de 0,8cm! A qualidade melhorou um pouco...


Abraço,