Autor Tópico: desmontagem de lente para limpesa, desvaloriza ?  (Lida 6951 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Online: 10 de Março de 2012, 20:41:13
Ola pessoal!!!

comprei uma lente sigma 24-70 2.8 usada, porem quando cheguei em casa vi que ela tem um pequeno fundo na lente do fundo, liguei pra vendedor e ele disse que pagarai para limpar a lente, e retirar o fungo.

bom sera que vale a pena pagar 850,00 em uma lente que ja teve fungo e foi limpa, ou depois de desmontada a lente nunca mais e a mesma. qual a chance dela voltar a ser boa, e qual q chance de dar probelmas futuros.  lembrando que o tecinico que ira mexer e uma pessoa conseituada no mercado.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2012, 22:13:59
Se o cara sabe o que faz, não desvaloriza em nada. Ao contrário. Eu não compraria uma lente com fungo... Já uma lente limpa com um bom técnico, compro tranquilo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2012, 11:05:18
o fungo e bem pequeno, fica bem no cantinho mas tem umas ramificaçoes, ele esta na parte de traz, ja tentei identificar em fotos qual a mancha que ele deixaria, mas nao consigo ver nada, fiz como fazemos para ver manchas no sensor, com foco no infinito e fotografar um pagel branco, mas mesmo assim nao aparce.

sera que seria melhor deixar ele la? e nao abrir a lente.

ele esta no segundo elemento do fundo da lente.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2012, 12:06:17
o fungo e bem pequeno, fica bem no cantinho mas tem umas ramificaçoes, ele esta na parte de traz, ja tentei identificar em fotos qual a mancha que ele deixaria, mas nao consigo ver nada, fiz como fazemos para ver manchas no sensor, com foco no infinito e fotografar um pagel branco, mas mesmo assim nao aparce.

sera que seria melhor deixar ele la? e nao abrir a lente.

ele esta no segundo elemento do fundo da lente.

deixar ele lá a tendência é ir crescendo.. melhor limpar mesmo. Ainda mais se o vendedor dizze que paga a limpeza se foi o que eu entendi..

Agora, se ainda não atrapalha em nada de repente compensa deixar e mandar quando começar a atrapalhar... afinal o custo da limpeza imagino ser o mesmo, e o risco de passar de uma lente pra outra acho muito pequeno..
« Última modificação: 11 de Março de 2012, 12:08:53 por Luciano.Queiroz »


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2012, 12:09:25
deixar ele lá a tendência é ir crescendo.. melhor limpar mesmo. Ainda mais se o vendedor dizze que paga a limpeza se foi o que eu entendi..

Agora, se ainda não atrapalha em nada de repente compensa deixar e mandar quando começar a atrapalhar... afinal o custo da limpeza imagino ser o mesmo, e o risco de passar de uma lente pra outra acho muito pequeno..
:ok: :ok:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2012, 12:23:24
alguem que ja teve essa esperiencia de lipar lentes, poderia postar pra gente, boas ou ruins. eu estou meio traumatizado pois tinha uma 28-75 2.8 minolta e levei ela pra tirar os fungos, o tecnico disse que ela iria fica nova, mas nao foi isso que aconteceu, ela nao conseguiu mais fazer o foco correto, minha sorte que o cara ate nao era um bom tecnico, mas era um bom proficional, adimitiu que nao conseguira resolver o problema e me pagou a lente, sem reclamar.

quem ira correr o risco da limpesa e o vendedor, mas meu medo e que na hora ela nao de problema mas no futuro sim, ou que o problema seja bem sutil e difcil de identificar uma vez que nao teria parametros para comparar.
« Última modificação: 11 de Março de 2012, 12:25:02 por marciotekila »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2012, 15:16:22
cara.. se você tem dúvida não compre essa lente.. procure outra.. até mesmo um outro modelo que com esse preço praticamente pega nova..


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #7 Online: 12 de Março de 2012, 00:12:30
pessoal eu estava pensando no seguinte, a lente e redonda, e as imagens sao retangulares, o fungo esta no cantinho da lente, entao se ele nao estiver em uma das quatro pontas do retangulo, a chance e grande dele nao aparecer na imagem, estou certo?

e o fator crop do sensor ainda diminui mais isso ne, ou nao?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2012, 14:38:08
Márcio, vc tem que levar algumas coisas em consideração.

Primeiro, o fungo se propaga sim. Deixar uma lente fungada no mesmo local com outras lentes boas, tem grande chance de mais tarde começar a aparecer fungos em outras lentes, principalmente se não são tomados os devidos cuidados com o armazenamento. É como deixar uma laranja mofada em um cesto com laranjas boas. Aliás, o mofo da laranja é um fungo também. Além disso, o fungo se propaga "consumindo" material orgânico e liberando um elemento químico que provoca corrosão no coating e as vezes até mesmo na lente. Depois de um certo ponto, não adianta mais limpar porque a lente já estará definitivamente marcada.

Segundo, dependendo da lente, se o fungo está no segundo elemento traseiro não deve ser muito difícil de remontar corretamente. O brabo é quando é nos elementos intermediários, onde se tem que desmontar os barris de zoom e foco. Aí, as vezes, não se consegue mais colimar a lente na simples montagem, que provavelmente foi o que aconteceu com a sua lente anterior. Eu tenho uma Jupiter-9 russa M42 que é talvez a uma das lentes mais complicadas de se abrir e remontar, é como um cubo mágico, 1 milhões de opções e apenas 1 está correta. Esta teve um problema de diafragma e a remontagem não ficou 100% OK, mas prefiro ela assim do que mandar desmontar novamente... Vai saber...

Enfim.. Converse com seu técnico. Se achar que limpar é complicado demais, eu não compraria. Mas acho que não é tão complicado assim não.

Abçs



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #9 Online: 15 de Março de 2012, 12:30:51
alguem que ja teve essa esperiencia de lipar lentes, poderia postar pra gente, boas ou ruins. eu estou meio traumatizado pois tinha uma 28-75 2.8 minolta e levei ela pra tirar os fungos, o tecnico disse que ela iria fica nova, mas nao foi isso que aconteceu, ela nao conseguiu mais fazer o foco correto, minha sorte que o cara ate nao era um bom tecnico, mas era um bom proficional, adimitiu que nao conseguira resolver o problema e me pagou a lente, sem reclamar.

quem ira correr o risco da limpesa e o vendedor, mas meu medo e que na hora ela nao de problema mas no futuro sim, ou que o problema seja bem sutil e difcil de identificar uma vez que nao teria parametros para comparar.
Ja tive uma esperiencia igual. Levei uma lente para limpesa e quando recebi ela não coincidia a distancia focal em metros com a distancia focal otica. O "profissional" alegou defeito de fabrica, o que não era verdade pois antes eu usava ela normalmente mais não pude provar pra ele. resultado fiquei com a lente como estava e ele não cobrou pelo serviço.
Como a lente já estava perdida pensei, vou us-la como cobaia, comprei umas chaves de relojoeiro e desmontei a lente quase toda. Analizei bem a desmontagem com cuidado e percebi que um dos elementos estava encahcado errado inverti o mesmo e montei-a de novo.
Fiz o teste e pimba! A lente estava perfeita.
De lá para cá, eu mesmo faço a limpeza de minhas lentes.
O dificil é achar as chaves para desmontar.
O produto que eu uso é o mesmo para limpeza de lentes comprado pela net.
Recentemente comprei um kit da canon no mercado livre. Veio com flanela ant estatica, liquido, pincel embutido, cotonete, papel, bomba de ar, e limpador de sensor. Destes intens só não recomendo o cotonete e a flanela.
Mas, para quem não tem essa coragem toda e nem quer corre o risco, rocomendo procurar um profissional capacitado.
« Última modificação: 15 de Março de 2012, 12:37:13 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #10 Online: 15 de Março de 2012, 12:40:16
Fungos quando estão de começo quase nunca interferem na imagem, são imperceptiveis, o f*** é que tende só a aumentar, ai com o tempo ja passa a atrapalhar mesmo.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


MATEUSMMM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
  • Click this sh*t!
Resposta #11 Online: 15 de Março de 2012, 12:54:19
MUITO CUIDADO, faça com bons profissionais... Uma limpeza feita por um profissional de qualidade, mesmo pagando um pouco mais caro, no final, vai sair mais barato que comprar uma nova depois ou pagar outra limpeza!  :ok: