Autor Tópico: Ta errado, mas ta certo  (Lida 3318 vezes)

EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #15 Online: 16 de Março de 2012, 09:19:05
Eu desconstruo uma foto naturalmente, sem me esforçar.  :hysterical: :hysterical:

Quanto a foto, cada um tem uma forma de pensar mesmo, tecnicamente com os conceitos adquiridos aqui não gostei, mas gosto quando o autor se dispõe a explicar os motivos e intensão de cada ponto da foto.

Espero um dia poder explicar uma foto como o Luiz fez, isso mostra muito controle dos assuntos e ao fotografar, não apenas apontar fotometrar e clicar.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 16 de Março de 2012, 09:42:29
 :D

hehehe     Legal Ze Marcos, Santan e Edu

Vou aproveitar o gancho do Santana >>>  Foto é como vinho...

Não entendo nada de vinhos (hahahaha), mas um dia fui à uma degustação de vinhos da Nieto Senetiner. Um Sommelier explicava durante um jantar os vinhos apresentados.   Gostei muito de um vinho rose de R$12,00 a garrafa, isso mesmo, um bem baratinho,  que se toma gelado a beira da piscina (sic).  Outros vinhos mais caros vieram e em cada um uma explicação da cor dos sabores diversos e dos odores de madeira, frutas e flores e processo de fabricação, escolha do solo, das uvas, do envelhecimento e, lógico, porque custava R$600,00 a garrafa.

 Até aquele dia eu nunca que pagaria mais do que R$30,00 em um vinho.

Abra um vinho de R$600,00 e saboreie, sinta tudo que esta lá. Hoje eu não pago porque não tenho para gastar com isso, mas nunca esquecerei o sabor daquele vinho.... Poderia a principio não gostar, como foi o que aconteceu, (achei um absurdo, um descabimento um vinho custar tudo isso), mas deixei me levar pelas explicações e pelas sensações (era de graça mesmo...  hahahaha) e acabei entendendo o que aquele vinho queria me passar ( o trabalho envolvido na produção e maturação)

A minha foto não é um vinho de R$600,00, pode ser um Sangue de Boi bem docinho., mas foi pensada e estruturada para ser assim.

Imagine-se deitado em um campo de batalha, com os olhos fechados, você3 exausto, ferido e um anjo vem te chamar ou confortar, voce abre os olhos e a luz invade, voce não consegue ver corretamente a sua face..  só se sente bem e em paz...     ( gostou do cineminha?    :hysterical: )  Imagine a cena ou as sensações....


proenca.spo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.393
  • Sexo: Masculino
  • Siga na direção da Luz!
    • Flick Proença
Resposta #17 Online: 16 de Março de 2012, 09:50:55
Luiz, boa mandada!! Eu sempre gosto de causar este tipo de reação nas pessoas, exatamente para despertar coisas novas dentro das pessoas, só assim alcançamos níveis intelectuais mais amplos, tornando nos mais tolerantes as coisa minimas que impedem um crescimento mental, um amadurecimento,

Posso estar equivocado, mas vejo aqui as vezes opiniões "clonadas", conceitos engessados,  pessoas que acham que sabem, mas não sabem, e então neste momento a força do "orgulho" de assumir esta falta de arte interna, não permite a pessoa assumir que não sabe...

Fotografia é uma arte como a matemática ou musica, são infinitas possibilidades de formas, As vezes não entendo como uma fotografia com muitas possibilidades de digamos "correções" e recebem 90% a mesma critica, seria preguiça de pensar ou porque não conhece mesmo?  :ponder:

Eu gosto de fazer as pessoas pensar e de causar conflitos internos até que aprendam a se libertarem sozinhas dos paradigmas e concepções.

Bom, paro por aqui, se não se torna cansativo... :ok:

Gostei da chamada do tópico,  muito fizeram com certeza uma cara do tipo   de frente ao monitor.....rs
Marco Proença
Canon t2i Rebel
50mm 1.8 - 18-55mm - 55-250mm


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 16 de Março de 2012, 11:27:17
Luiz, concordo com você. Porém, vejo de duas formas a o post do Proença, em sua análise.

Como você disse, sua foto foi pensada e você domina perfeitamente esta técnica. Portanto sua licença poética para compor uma imagem destas, e não chamá-la de erro. Comecei a me permitir fazer fotos fora de alguns conceitos agora, primeiro, porque o curso que estou fazendo me exige esta postura, segundo, porque já domino a técnica básica (e leia bem, básica) da regra dos terços e alguma coisa de fotometria (a cravadinha, básica mesmo). Portanto começo a me permitir explorar as nuances de sub e super exposições, e composições centralizadas, desfocadas (essa já não me permito tanto). Porém, se hoje eu postar uma configuração de luz como esta sua, posso até gostar, mas terá sido um baita erro. Todo este texto foi para apontar que, alguns postam fotos com estrutura artística (já dominam a técnica e fazem a desconstrução desta técnica), outros, com o mesmo resultado, estão implodindo a técnica, posi não a dominam. neste segundo caso, classifico categoricamente como erro grosseiro.

Da mesma forma vejo a análise de uma foto. A pessoa que a vê, tem níveis diferentes de conhecimento e percepção, o que já influencia no seu comentário. Porém, mais complicado que a aplicação da técnica como erro ou não, aquí entra dois fatores subjetivos muito importantes. Gosto, que ndepende de conhecimento. Te dou um exemplo próprio. Niemeyer. Tive o prazer de conversar com ele na casa de um amigo (cujo pai é amigo de longa data do velho). Uma pessoa muito culta, que sabe o que projetou e sua parte conceitual. Conhece a técnica arquitetônica e poderia utilizar-se de qualquer outra linha arquitetônica. Tenho uma conhecimento básico de arquitetura (estudei 2 anos e namorei por 9 anos com uma arquiteta). Respeito a importância do nome e da obra, mas pessoalmente acho uma m... Nãogosto da linha modernista de baixa funcionalidade, de concreto e de isolamento e impessoalidade. Portanto, contrário à colocação do Proença, não acho que a aquisição de conhecimento pura e simples fará com que uma pessoa goste ou não de uma fotografia.

No meu caso, curto seu estilo,  mas já não acho graça em HDR. Ví uns muito elogiados, tenho conhecimento (teórico) da coisa, mas simplesmente não gosto. Respeito, mas não segue meu senso estético.
A arte mais que conhecimento técnico, remete a sensações, deve tocar a alma das pessoas. E isso é muito particular, é acumulo de vivências e emoções.  :D

Valeu pela aula.   :worship: :worship: :worship:
Proença, valeu pelo debate, é assim que crescemos. Me fez pensar.  :worship: :worship:
« Última modificação: 16 de Março de 2012, 11:28:49 por Portela 2011 »


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #19 Online: 16 de Março de 2012, 11:35:22
Luiz,

Ainda nesse paralelo entre foto e vinho...
Toda percepção e sensibilidade depende da fase de conhecimento sobre o assunto em que você se encontra.
A medida que mais conhecimento vai sendo agregado, mais fácil fica o entendimento e maior a sensibilidade.
Já tomei muito Sangue de Boi, Chapinha, Canção e tantos outros que eu não me lembro e que sempre achei que eram bons, aliás alguns, acho bom até hoje. A única coisa que mudou, é que “aprendi” a gostar do vinho seco. Só depois é que fui aprender, que vinho suave não é bom, alguns dizem até que vinho suave não é vinho, é suco de uva, outros dizem que o vinho quando não é bom o suficiente para ser seco, acrescentam açúcar e comercializam como suave. Enquanto fui aprendendo o “nada” que eu sei, fui mudando os vinhos e os gostos. Não tenho nem bala e nem conhecimento para saborear um vinho de 600 Dilmas, mas um Casillero que custa 1/6 disso, já me agrada muito o paladar e procuro ocasionalmente “me dar” um de presente, mas para cada Casillero de 100 Dilmas que tomo, existem outros 10 Finca Flichman que custam pouco mais de 20 Dilmas e que me agradam tanto quanto. Até hoje não tenho conhecimento para me importar com a estrutura do vinho, se o final é prolongado, se há uma harmonia, uma fineza, se é frutado, amadeirado, elegante, agressivo ou bem amadurecido ou se foi cultivado por camponesas norueguesas virgens. Na fase em que me encontro, estou me lixando pra isso... Sei que gosto de vinho seco e que os malbec e os cabernet sauvignon me agradam mais. Não mais que isso. Vinho bom para mim, não precisa ser explicado, precisa me agradar e pronto!
Não estou dizendo com isso, que sua explicação não seja pertinente, ela é de um valor fantástico, pois é a sua visão sobre o trabalho, calcada em todo conhecimento que você tem e sensibilidade que ele te atribuiu, Possivelmente se você não explicasse, muitos não teriam esse mesmo sentimento sobre a foto. Explicações como a sua, “ensinam e treinam” o olhar para “sentir” essa mensagem que você buscou passar. Quando esse olhar tiver informações suficientes e treino apurado, a sensibilidade virá naturalmente e uma foto como a sua, não precisará ser explicada, ela agradará e pronto! Mas isso vem com o tempo, com estudo, com pessoas generosas como você, que se dão o trabalho de explicar, porque você poderia simplesmente ignorar os comentários e pronto.
Existem algumas áreas, fotografia, vinho, whisky, excel e outras, que quando você não entende nada, pensa que sabe alguma coisa e quando você se esforça muito e aprende alguma coisa, descobre que você sabe o suficiente para saber que na verdade, você não sabe nada sobre o assunto, tamanha a abrangência do negócio. Para cada nível de conhecimento, EMHO existem um nível de sensibilidade sobre o assunto e sendo assim, as reações são as mais adversas possíveis, umas vez que existem poucos Luizes, reais conhecedores do assunto e muitos mais Santanas, leigos com vontade aprender. Portanto é normal, que uma explicação dada por um “Santana” não faça sentido e soe absurda para um “Luiz” ou que uma explicação dada por um “Luiz” não faça sentido ou soe doida para uma “Santana”, mas tudo faz parte de um aprendizado, o processo é longo, não é fácil e requer muito empenho, paciência e generosidade de quem sabe mais!

Fazendo uma última analogia, agora partindo para o whisky, entendo que sua foto é no míníno um Green Label, mas por hora, bom mesmo para mim, é o meu bom e velho amigo Jack Daniels.

Abraço,


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 16 de Março de 2012, 11:56:41
 :D

Proença, Portela e Santana

Vocês três estão corretíssimos!!  Eu não mudaria uma virgula de lugar, parabéns pelo entendimento e postura que cada um adotou.
Isso é assim mesmo, cada qual tem uma visão ou sentimento próprio. Você pode até entender a proposta da foto pelo autor, mas isso causará em você mesmo um único sentimento que somente você sabe...


Agora achei o máximo isso  " Existem algumas áreas, fotografia, vinho, whisky, excel e outras, que quando você não entende nada, pensa que sabe alguma coisa e quando você se esforça muito e aprende alguma coisa, descobre que você sabe o suficiente para saber que na verdade, você não sabe nada sobre o assunto, tamanha a abrangência do negócio."   :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #21 Online: 16 de Março de 2012, 12:02:09
:D

Proença, Portela e Santana

Vocês três estão corretíssimos!!  Eu não mudaria uma virgula de lugar, parabéns pelo entendimento e postura que cada um adotou.
Isso é assim mesmo, cada qual tem uma visão ou sentimento próprio. Você pode até entender a proposta da foto pelo autor, mas isso causará em você mesmo um único sentimento que somente você sabe...


Agora achei o máximo isso  " Existem algumas áreas, fotografia, vinho, whisky, excel e outras, que quando você não entende nada, pensa que sabe alguma coisa e quando você se esforça muito e aprende alguma coisa, descobre que você sabe o suficiente para saber que na verdade, você não sabe nada sobre o assunto, tamanha a abrangência do negócio."   :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Luiz,

Trabalho em uma empresa com aproxidamente 1200 felas... Devo estar entre os 20 que mais entendem de excel nessa bagaça e mesmo assim, ainda tem um 3 aqui, que me provam o tempo todo, que eu não sei mer@#%$  sobre esse programa!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 16 de Março de 2012, 12:07:23
BOm, tirando o rumo abaitolado que este tópico vem tomando (rasgação de seda extream), cheguei a algumas conclusões.

O Luiz não bebe, mas entende de vinho e fotografia.  :ponder:
O Santana não entende de vinho, mas bebe (pela explicação filosófica) muito, e saca de excel.  :D
Eu... não entendo de vinho, nem de foto... a acabo de descobrir que também não entendo de excel...   :aua:
O proença... antes de postar seu comentário... olhou a foto do Luiz, bebeu do wisky sugerido pelo Santana e não conseguiu abrir o excel...

Acho que é isso....   :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 16 de Março de 2012, 12:08:13
Bom, essa foto, está com uma cena interessante, mas realmente aquele vazamento de luz no canto esquerdo (ou direito da foto), não me agradou em nada, pelo contrário, acho que ele foi a única coisa que tornou a foto desarmoniosa.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #24 Online: 16 de Março de 2012, 12:20:14
BOm, tirando o rumo abaitolado que este tópico vem tomando (rasgação de seda extream), cheguei a algumas conclusões.

O Luiz não bebe, mas entende de vinho e fotografia.  :ponder:
O Santana não entende de vinho, mas bebe (pela explicação filosófica) muito, e saca de excel.  :D
Eu... não entendo de vinho, nem de foto... a acabo de descobrir que também não entendo de excel...   :aua:
O proença... antes de postar seu comentário... olhou a foto do Luiz, bebeu do wisky sugerido pelo Santana e não conseguiu abrir o excel...

Acho que é isso....   :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

  :hysterical: :hysterical:

Só estou acompanhando o tópico, mas realmente ainda não consegui chegar a uma conclusão sobre a foto do luiz.

Acho que não vou sair tão cedo do "Hmmmmmmmmmm  :ponder:"
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #25 Online: 16 de Março de 2012, 12:24:24
BOm, tirando o rumo abaitolado que este tópico vem tomando (rasgação de seda extream), cheguei a algumas conclusões.

O Luiz não bebe, mas entende de vinho e fotografia.  :ponder:
O Santana não entende de vinho, mas bebe (pela explicação filosófica) muito, e saca de excel.  :D
Eu... não entendo de vinho, nem de foto... a acabo de descobrir que também não entendo de excel...   :aua:
O proença... antes de postar seu comentário... olhou a foto do Luiz, bebeu do wisky sugerido pelo Santana e não conseguiu abrir o excel...

Acho que é isso....   :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Eu ri muito!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


proenca.spo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.393
  • Sexo: Masculino
  • Siga na direção da Luz!
    • Flick Proença
Resposta #26 Online: 16 de Março de 2012, 12:31:35
BOm, tirando o rumo abaitolado que este tópico vem tomando (rasgação de seda extream), cheguei a algumas conclusões.

O Luiz não bebe, mas entende de vinho e fotografia.  :ponder:
O Santana não entende de vinho, mas bebe (pela explicação filosófica) muito, e saca de excel.  :D
Eu... não entendo de vinho, nem de foto... a acabo de descobrir que também não entendo de excel...   :aua:
O proença... antes de postar seu comentário... olhou a foto do Luiz, bebeu do wisky sugerido pelo Santana e não conseguiu abrir o excel...

Acho que é isso....   :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Auahuahaa,

To parecendo um louco aqui rindo pra tela do PC... Caramba Portela...foi muito profundo isso....Daria um bom filme narrado!! Muito Show! 

                                                                                           :clap:

Pensei aqui....Um teste que é possível de fazer, para descobrir que estamos no meio de um caminho no qual pretendemos chegar, mas ainda não sabemos o caminho e nem o que há nesse lugar, porém nos enganamos quando achamos que, quando chegar lá sera aquilo que imaginamos perfeito, mas sera o Oposto de nossa imaginação, porque nossa imaginação não tem ideia nem conhecimento de algo que não existe, mesmo se quisesse.

Bom, proponho o seguinte, a quem estiver apto,  Pegue a câmera, retrate alguém conhecido de casa, somente o rosto,  pega a mesma câmera, peça para uma pessoa leiga no assunto que esteja junto, que você conheça é claro, peça para fazer o retrato do rosto da mesma pessoa, Poste as 2 fotos.

Pronto, você ira descobrir que a nossa intuição analística ou dedução é o maior inimigos que temos se não soubermos doma-lo e doutrina-lo.

É teria muita coisa para expor aqui, mas tenho dificuldade em organizar minhas linhas de pensamentos

 racionais vs logico vs emocional, portanto, vou continuar a RIR do comentário do Portela,

 que trás uma reflexão profunda, embora comediante, mas que é o elemento dos mais importantes que já esta em falta na Humanidade!

 :ok:






Marco Proença
Canon t2i Rebel
50mm 1.8 - 18-55mm - 55-250mm


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 16 de Março de 2012, 12:37:55
BOm, tirando o rumo abaitolado que este tópico vem tomando (rasgação de seda extream), cheguei a algumas conclusões.

O Luiz não bebe, mas entende de vinho e fotografia.  :ponder:
O Santana não entende de vinho, mas bebe (pela explicação filosófica) muito, e saca de excel.  :D
Eu... não entendo de vinho, nem de foto... a acabo de descobrir que também não entendo de excel...   :aua:
O proença... antes de postar seu comentário... olhou a foto do Luiz, bebeu do wisky sugerido pelo Santana e não conseguiu abrir o excel...

Acho que é isso....   :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:


Eu ri muito!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: Caramba! Vocês perceberam que estamos no início da tarde? O que vocês já beberam / fumaram / outra opção, até agora?? :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Saindo da brincadeira, uma das coisas que mais aprecio neste forum é o nível da conversa... como é bom pensar em fotografia e em todas as possibilidades que ela nos traz! Filosofar, viajar na maionese, com bons amigos :) , um ótimo papo, ótimas fotos, isso não tem preço! ;)


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 16 de Março de 2012, 13:02:27
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 16 de Março de 2012, 13:03:23
 :D

Portela tu é um nó cego du car@*3#..    :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:




BANDO DE VAGABUNDOS...   13:40 E ESCREVENDO TEXTOS DE 20 MINUTOS.....    :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 16 de Março de 2012, 13:04:50 por Luiz L. »