Autor Tópico: Como guardar o equipamento.  (Lida 2854 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Online: 15 de Março de 2012, 18:54:00
Boa noite. Com o inverno chegando resolvi criar uma caixa pra guardar o meu equipamento....

Comprei aquelas caixas de plastico, o Hidrometro direto da china, a sílica gel azulada e fita pra vedação de portas/janelas e resultou nisso:






Alguma sugestão? Será que vai funcionar ok?

A caixa até agora parece ser 100% vedada.... (claro que nunca vai ser)

O pote possui furos laterais...
« Última modificação: 15 de Março de 2012, 19:20:30 por Carlos Ferrari »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2012, 19:30:16
qual o problema com o inverno onde você mora? umidade alta? se for isso acredito que essa caixa funcione do jeito que montou, desde que não fique abrindo e fechando com muita frequência..

aqui pra mim é seco pra burro!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2012, 19:33:52
qual o problema com o inverno onde você mora? umidade alta? se for isso acredito que essa caixa funcione do jeito que montou, desde que não fique abrindo e fechando com muita frequência..

aqui pra mim é seco pra burro!

Porto alegre... meu apartamento no geral é humido.


Turco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2012, 20:17:13
Pessoal,
me tirem uma dúvida.
Será que esse produto funcionária no caso de uma caixa ou armário para guardar os equipos?
Link do produto -  http://www.albrasil.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=599
Achei a "solução" pequena, prática e talvez eficiente pois pode ser levada para qualquer lugar, ou seja quando viajar levo o produto e o coloco nos armários de hotéis etc.
Outra pergunta...dentro da caixa/armário os equipamentos devem ficar todos abertos?
O que me dizem?
« Última modificação: 15 de Março de 2012, 20:20:24 por Turco »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 15 de Março de 2012, 21:06:03
Aparentemente sim, já que ele é basicamente um forninho que esquenta a silica dessecante depois de saturada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Turco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Março de 2012, 21:28:29
E sobre a cam e as lentes devo deixa-lás todas abertas as 2 extremidades?


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2012, 21:52:40
Carlos, pode passar pra gente onde comprou o Hidrometro?

abs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Março de 2012, 22:27:47


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 15 de Março de 2012, 22:39:51
Esqueci de perguntar, ele inspirou confiabilidade na medição? :-)


Sim, ele acerta. Todo o hidrometro sem ser os "profissionais" que custam centenas de reais tem precisão de +-5%

Ele fica dentro do padrão!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 15 de Março de 2012, 23:01:25
Carlos, o único porém que achei é que a quantidade de sílica foi pequena. Pode funcionar, mas eu acho que vai saturar depressa.

Eu tenho duas caixas semelhantes, em uma fiz uma espécie de "fundo falso" ou melhor, "fundo elevado", usando EVA grosso. Nesta, coloco sílica no fundo e consigo manter 30-40% de umidade por um bom tempo.

Acho que já postei umas 10 vezes aqui, mas vai a foto dela.

Aqui, vista de cima, na versão I ainda sem o fundo falso


Aqui a atual, de lado. Dá para ver a sílica embaixo, que já estava ficando saturada.


Vai umas 500g de sílica ou mais um pouco, mas se não ficar abrindo a toda hora, dura bastante sem saturar.

Para a outra caixa, onde não tenho as divisórias, fiz dois sacos de TNT, colados nas laterais e com velcro na parte superior, com mais ou menos umas 200g de sílica em cada um. O TNT é poroso e a sílica consegue retirar a umidade através dele. Neste não tenho higrômetro só para ele, mas nas vezes em que coloquei um, estava deixando em torno de 50% e também tem durado bastante.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 16 de Março de 2012, 00:04:17
Carlos, o único porém que achei é que a quantidade de sílica foi pequena. Pode funcionar, mas eu acho que vai saturar depressa.

Eu tenho duas caixas semelhantes, em uma fiz uma espécie de "fundo falso" ou melhor, "fundo elevado", usando EVA grosso. Nesta, coloco sílica no fundo e consigo manter 30-40% de umidade por um bom tempo.

Acho que já postei umas 10 vezes aqui, mas vai a foto dela.

Aqui, vista de cima, na versão I ainda sem o fundo falso


Aqui a atual, de lado. Dá para ver a sílica embaixo, que já estava ficando saturada.


Vai umas 500g de sílica ou mais um pouco, mas se não ficar abrindo a toda hora, dura bastante sem saturar.

Para a outra caixa, onde não tenho as divisórias, fiz dois sacos de TNT, colados nas laterais e com velcro na parte superior, com mais ou menos umas 200g de sílica em cada um. O TNT é poroso e a sílica consegue retirar a umidade através dele. Neste não tenho higrômetro só para ele, mas nas vezes em que coloquei um, estava deixando em torno de 50% e também tem durado bastante.

Abçs

Obrigado pela dica,  eu estava pensando como iria fazer a divisória.

Sobre o fundo falso, não sei ainda como fazer pra que fique legal... na minha primeira ideia que era fazer tudo de acrílico 0.5cm eu tinha feito o fundo falso.

Porém a caixa inteira queriam me cobrar 700 reais. Nunca que eu iria pagar hehehe.


E ali naquele pote tenho cerca de 300gr. (comprei 1kg) Ta medindo agora a noite 43%, durante o dia deve baixar ainda mais...

No decorrer da semana vou verificar....

obrigado!
« Última modificação: 16 de Março de 2012, 00:05:25 por Carlos Ferrari »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 16 de Março de 2012, 09:42:07
Meu fundo elevado fiz de forma tabajara mesmo, mas uma idéia é pegar uma chapa de um plástico qualquer do tamanho do box, colar uns "pés" na parte de baixo, umas alças na parte de cima para facilitar a retirada, e furadeira nela  :D :D Encha de furos, coloque a sílica por baixo, esta chapa e o equipo por cima.

A vantagem é que como a sílica fica esparramada, a área de contato dela com o ar é maior do que no caso do pote, e a retirada da umidade é mais eficiente. Tem até que cuidar para que não fique seco demais.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460