Autor Tópico: Botão de pré-visualização de profundidade de campo. como funciona?  (Lida 8313 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Ola pessoal!!!

li no manual sobre a utilizaçao do Botão de pré-visualização de profundidade de campo, mas nao entedi nada de como funciona, eu aperto o botao e a lente faz um barulhinho, o icone de carga de bateria da maquina some, e nada mais acontece.

pra que serve esse botao?

como funciona?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2012, 19:27:09
olha pelo visor, aperta o botão e previsualiza a profundidade de campo na abertura escolhida.. simples..

mas eu mesmo não achei utilizade prática pra ele.. não costumo usar não... só em casos muito específicos.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2012, 19:38:33
Olha no LCD. Dá pra ver melhor a profundidade de campo e a exposição mais fidedigna antes do clique.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2012, 20:59:08
entao mas o que aparece algum risco mostrando onde esta focado, aparce algum sinal na tela, bolinha risco x alguma coisa aparece na tela ou no lcd quando aperto o botao


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2012, 13:20:38
Márcio, provavelmente vc está com a lente na abertura máxima, aí não faz diferença mesmo.

Vou tentar explicar melhor.

Nas Canon quanto na maioria das câmeras, a fotometria é feita sempre com a lente toda aberta. Se vc colocar uma EF 50mm f/1.8 na câmera e setar a abertura para f/8.0, a lente não vai mudar, ela vai continuar com abertura de f/1.8. Isso funciona assim para que vc tenha um viewfinder claro, com a maior quantidade de luz possível entrando pela lente. Quando vc faz o clique, momentos antes de o espelho levantar a cãmera manda uma instrução para a lente fechar o diafragma para a abertura escolhida, f/8.0 no caso. A lente fecha o diafragma, o espelho levanta, o obturador corre, o sensor registra a foto e depois é feito o processo inverso, terminando com a lente com o diafragma todo aberto novamente.

O problema é que com o diafragma todo aberto, principalmente em lentes claras, a profundidade de campo é pequena, e não vai te dar a real noção do que vai estar na área de foco e o que vai estar fora. Assim, vc apertando este botão a lente vai fechar para a abertura que está setada, permitindo a vc ter uma idéia melhor do que vai ficar em foco quando a foto for feita.

Se não tiver uma lente clara, experimente pegar a lente do kit, deixar em 50mm e sete a abertura para f/8 ou f/11. Olhando pelo viewfinder tente focar um objeto mais ou menos próximo. A área de desfoque deverá ser aparente. Pressionando o botão de DOF preview, ainda olhando no viewfinder, vc verá que ele ficará mais escuro, e a profundidade de campo ficará mais extensa, de forma aproximada a que ficaria na foto final.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2012, 21:04:39
eu entendi o que vc disse, ai tentei fazer dessa forma, porem, se eu coloco uma abertura menor, ex a lente e uma sigma 24-70  2.8 , se eu deixo a lente em 2.8 a imagem fica clara, mas se eu fecho o diafragma tipo 8 a imagem no lcd fica escuro, da forma que ja vai sair mesmo na foto, ai continua sem efeito o tal botao.

so se ele so funciona com lente canon ne.


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2012, 07:31:05
Prezado MarcioTekila,
quando voce aperta o botão de pré visualiação de profundidade de campo a objetiva fecha o diafragma para a abertura selecionada (no caso 8.0) e é logico que a imagem fique mais escura. É nesta hora que voce vai saber o que vai sair nítido e o que vai sair desfocado. A parte da imagem que estiver mais vísível (clara) vai sair mais nítida e a parte mais escura, consequentemente, mais desfocada.
Deu prá entender?


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2012, 11:03:38
fiz outro teste , agora eu consegui ver a diferença. nao sei e em que situação usar, mas..........

obrigado a todo!!!!!