Autor Tópico: Impressão / Perfis de cores - Mais dúvidas  (Lida 1596 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Online: 31 de Maio de 2012, 23:18:06
E a saga continua!

Bom, depois de muito ler e procurar nessa internet, e sem achar uma resposta que me satisfaça eu quero perguntar aqui umas coisas.

Eu tenho um perfil ICC calibrado com colormunki photo. Ele está setado como default do windows e é o padrão do sistema.

Eu fiz uma pesquisa e decidi por escolher um Minilab padrão aqui em porto alegre (sulfotos.com.br) e eles me mandaram os profiles de cada impressora para fazer o softproof de acordo com o que eu for imprimir.

Agora é o seguinte, o lightroom 4 tem a possibilidade de fazer o softproof e trabalho nativo com ProPhoto RGB. Eu fiz o softproof com o perfil de cor setado de acordo com a impressora que eu vou imprimir lá. Fiz as alterações necessárias para que as cores não fujam do gamut e a minha dúvida é na hora de exportar o .jpg

QUAL o profile que eu tenho que usar? O mesmo que eu fiz o softproof? Ou ProPhoto RGB?

Eu sei que o Pro Photo é melhor pra trabalhar com 16bits de cores, mas como vou enviar os arquivos em .jpg que é 8bits não teria o porque....


Pra ter a maior fidelidade de cor com o que eu vejo aqui no monitor e fiz o softproof, o certo mesmo é embed o profile da sulfotos? Ou tem outra coisa que devo fazer?


Obrigado :D




Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2012, 08:14:50
Eu acho que tanto faz!
Explico:
Se você fez o softproof usando o perfil da impressora, se exportar pra JPG usando um profile com "mais gamut" não vai alterar as cores. Afinal, as cores já estão definidas...

APENAS MINHA OPINIÃO DE LEIGO!  :D

Vamos aguardar as respostas das pessoas mais eruditas no assunto!   :assobi: :assobi:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2012, 18:45:08
O problema é querer manipular JPG(ou qualquer formato em 8 bits) com um espaço de cor tão largo como
o ProPhoto RGB, mas para saída final não tem problema, você tem que entrar em contato com os cabras
lá do LAB para saber como eles trabalham, a maioria é retardado mental e só trabalha com sRGB.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2012, 18:54:43
O problema é querer manipular JPG(ou qualquer formato em 8 bits) com um espaço de cor tão largo como
o ProPhoto RGB, mas para saída final não tem problema, você tem que entrar em contato com os cabras
lá do LAB para saber como eles trabalham, a maioria é retardado mental e só trabalha com sRGB.


É bem isso que acontece, falei com alguns fotógrafos que imprimem lá, e me falaram que o pessoal trabalha com sRGB. E a explicação deles é que fica mais facil explicar para o cidadão comum como essa questão de cores funciona.

Obrigado Pictus.