Autor Tópico: como sei a exposição correta ao fotografar cenas externas!  (Lida 3597 vezes)

danilo j. l. de moura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Fazendo das sua imagens, sua melhor lembrança!
Online: 18 de Março de 2012, 12:05:33
boa tarde galera! gostaria de saber se tem algum truque para eu tirar uma foto sem precisar ficar ajustando a maqina, as vezes eu saio para fotografar paisagens aí pra mim conseguir uma foto perfeita, aí vai Eu! tiro uma, e fica superexposta, aí eu fecho a abertura em f16 que é ideal para paisagens pela profundidade de campo e aumento um pouco a velocidade, então tiro outra foto, aí fica subexposta, a minha pergunta é? existe algum truque ou cálculo para fazer, na hora de tirar uma foto em cenas externas para mim bater uma foto e já sair correta sem precisar ficar ajustando meu equipamento, eu imagino os fotojornalistas, quando saem para fotografar algum criminiso que foi capturado, aí o fotografo sai correndo consegue a foto dele entrando na delegacia, ja pensou se ele tivesse que ficar procurando a exposição correta ele estaria ferrado
talvez ele não conseguiria foto alguma e sim fotos estouradas ou muito escuras, o que eu faço, no sistema auto da maquina não dá pra trabalhar tem que ser no manual, o que faço para conseguir a exposição correta, meu equipamento é uma canon 50D, uma rebel XTI ,uma lente 70-200 2.8L, uma 15-30, um flash 580 ex II e um 430 ex. alguem pode me ajudar por favor ,obrigado!!
DSLR CANON 6D /  DSLR CANON 60D/  GRIP BG-E13/ CANON 5D MARK I / CANON EOS 50D / EF 50mm 1.4 USM / EF 50mm 1.8 II /  EF 28-135 IS / Ef-s 18-200 IS /24 -105 IS USM /  FLASH 580 EXII / FLASH 430 EX. RADIO FLASH YONGNUO, POLARIZADOR HOYA.MONOPÉ MANFROTTO 561BHDV / MONOPÉ BENRO / RODE C/ ESTABILIZADOR / /LAPELA / GRAVADOR DE ÁUDIO / SLIDER DINTEC C/ CABEÇA MANFROTTO...


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2012, 12:32:15
Uma coisa que me ajudou:
a) Bate uma foto no Auto
B) dê uma olhada
C) Faça os ajustes no P
D) faça a foto final
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


José Marcos de Morais

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.046
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2012, 12:34:03
Oi Danilo, em fotografia , como é aqui o nosso caso, depende do que voce quer... é sempre bom ter um conhecimento básico, conhecer os princípios e fundamentos, ler bastante material do assunto, desenvolver intimidade com o equipamento..enfim, ..estamos o tempo todo estudando e praticando, aplicando conhecimentos, trocando experiencias e desenvolvendo a arte... vejo que sua maquina é uma 50D que já dá para estudar e comçar a "brincar"bem ... ou voce pode esquecer toda a teoria e conhecimento e  usar a máquina em modo automático...  não recomendo     :ok:  abraço
Aprendendo sempre !!

Nikon D7000 / Nikon 50mm f/1.8   /Nikon 18-105  /Nikon 70-300  /SB700  
http://www.flickr.com/photos/marcos_mm/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2012, 12:54:40
Que modo de fotometra vc está usando ?? Modos evaluative e ponderado ao centro usam rotinas internas da câmera, comparando a luminosidade das zonas com um banco de dados interno, assim "adivinhando" a fotometria correta. Em câmeras mais novas, como da T2i para diante, que usam sistemas dual-layer de 63 zonas, esse processo já é bem melhor do que o de câmeras mais antigas, mas mesmo assim muitas vezes é necessária uma compensação. Com o passar do tempo e depois de alguma prática, vc já sabe quando fazer esta compensação.

Agora, se vc quer fotometria precisa mesmo, precisa colocar a câmera em modo de medição spot ou parcial (acho que a xti não tem spot), e setar a fotometria no ponto que vc quer usando o sistema de zonas. É bem mas complexo, mas uma vez que vc domine a técnica, sempre terá a fotometria exata para o ponto que vc quer.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


danilo j. l. de moura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Fazendo das sua imagens, sua melhor lembrança!
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2012, 13:15:39
olá alexandres!eu fico meio perdido nesses modos de medição, eu estava usando a medição ponderada c/ pre. centro, que para mim isso não influenciava em nada, eu sempre deixo nesta medição, isto influençia em alguma coisa alexandres? tem como me responder por favor , obrigado!! :aua:
DSLR CANON 6D /  DSLR CANON 60D/  GRIP BG-E13/ CANON 5D MARK I / CANON EOS 50D / EF 50mm 1.4 USM / EF 50mm 1.8 II /  EF 28-135 IS / Ef-s 18-200 IS /24 -105 IS USM /  FLASH 580 EXII / FLASH 430 EX. RADIO FLASH YONGNUO, POLARIZADOR HOYA.MONOPÉ MANFROTTO 561BHDV / MONOPÉ BENRO / RODE C/ ESTABILIZADOR / /LAPELA / GRAVADOR DE ÁUDIO / SLIDER DINTEC C/ CABEÇA MANFROTTO...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2012, 18:54:57
Não faltam artigos, tutoriais, e tópicos nos fóruns (aqui no MF devem ter centenas, senão milhares) com o tema fotometria. Recomendo estudo, muito estudo, porque fotos de eventos é completamente diferentes de fotos de paisagem. Embora os fundamentos sejam os mesmos, em paisagem a fotometria tem que estar impecável para ajustar as diferentes zonas da cena. Em internas, com o flash, o sujeito começa a ficar na zona de conforto do TTL e quando vai para fora, de dia, se perde todo... Fora o lance da PP que exige outras competências tb.

Dá uma googlada sobre fotometria, modos de medição e sistemas de zonas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2012, 21:44:12
olá alexandres!eu fico meio perdido nesses modos de medição, eu estava usando a medição ponderada c/ pre. centro, que para mim isso não influenciava em nada, eu sempre deixo nesta medição, isto influençia em alguma coisa alexandres? tem como me responder por favor , obrigado!! :aua:



Olhe para o "Exposure level indicator" antes de apertar o disparador. O "zero" significa que a exposição está no ponto "certo" (cinza 18%)
Mas antes leia e compreenda o modo de medição que você vai selecionar na câmera:
http://www.flickr.com/photos/maiacoimbra/2390024188/
« Última modificação: 18 de Março de 2012, 21:45:05 por pedro_raythz »


danilo j. l. de moura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • Fazendo das sua imagens, sua melhor lembrança!
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2012, 23:27:04
brigado pedro pelas dicas, vou procurar me aprofundar mais sobre fotometria é um pouco complicado, mas nada que ler revistas ou titoriais relacionados a esse assunto para mim aprender um pouco mais, mais uma vez obrigado!! aquele abraço!!
DSLR CANON 6D /  DSLR CANON 60D/  GRIP BG-E13/ CANON 5D MARK I / CANON EOS 50D / EF 50mm 1.4 USM / EF 50mm 1.8 II /  EF 28-135 IS / Ef-s 18-200 IS /24 -105 IS USM /  FLASH 580 EXII / FLASH 430 EX. RADIO FLASH YONGNUO, POLARIZADOR HOYA.MONOPÉ MANFROTTO 561BHDV / MONOPÉ BENRO / RODE C/ ESTABILIZADOR / /LAPELA / GRAVADOR DE ÁUDIO / SLIDER DINTEC C/ CABEÇA MANFROTTO...