Autor Tópico: Como fotometrar com flash?  (Lida 11766 vezes)

fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Online: 19 de Março de 2012, 10:49:25
Fala ae galera, blz!

Gostaria de saber como posso fotometrar com o flash ligado...
Sem o flash, eu consigo ver a média de luz de que preciso, calibrando o obturador, a abertura do diafragma e o ISO.
Mas, com o flash ligado, eu perco essa noção, porque acho que a câmera não calcula essa média com o flash original da câmera.
Uso um D7000.

Valeu!!!
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2012, 12:17:58
Fala ae galera, blz!

Gostaria de saber como posso fotometrar com o flash ligado...
Sem o flash, eu consigo ver a média de luz de que preciso, calibrando o obturador, a abertura do diafragma e o ISO.
Mas, com o flash ligado, eu perco essa noção, porque acho que a câmera não calcula essa média com o flash original da câmera.
Uso um D7000.

Valeu!!!

Isso é bem complicado.

Tudo vai depender do resultado esperado. Normalmente se conseguir zerar o fotômetro e souber onde fotometrar, ou usar TTL-BL com modo de medição matrix, só fazer uns testes e mexer na compensação do flash.

Mas o jeito é sempre tentar aproveitar mais a luz do ambiente (zerar o fotômetro), e daí se preocupar só em compensar o flash (normalmente em TTL-BL os resultados são bons sem precisar compensar).


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2012, 12:41:52
Natão é possível colocar uma configuração standard para tirar fotos com flash? Vou tentar ser mais claro com o exemplo de um ambiente interno com luminosidade residencial normal.

Tenho uma D3100 com lente do kit.
FLASH DESLIGADO: para zerar o fotômetro seria necessário colocar ISO 3200, velocidade 1/10 e abertura 5.6 (o ideal seria uns 8 para proporcionar melhor nitidez), DF = 35mm
FLASH LIGADO: não enxergo o fotômetro e deixaria ISO 400 (amenizar o contraste das sombras), velocidade 1/150 (garantir o congelamento das imagens - pessoas) e abertura 8.0 (garantir a nitidez).

O que acha?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2012, 13:06:27
Natão é possível colocar uma configuração standard para tirar fotos com flash? Vou tentar ser mais claro com o exemplo de um ambiente interno com luminosidade residencial normal.

Tenho uma D3100 com lente do kit.
FLASH DESLIGADO: para zerar o fotômetro seria necessário colocar ISO 3200, velocidade 1/10 e abertura 5.6 (o ideal seria uns 8 para proporcionar melhor nitidez), DF = 35mm
FLASH LIGADO: não enxergo o fotômetro e deixaria ISO 400 (amenizar o contraste das sombras), velocidade 1/150 (garantir o congelamento das imagens - pessoas) e abertura 8.0 (garantir a nitidez).

O que acha?

Existe uma receita padrão de flash, que é f/8 1/60s. O grande problema é que os resultados não serão naturais, não se terá uma uma luz homogênea em toda a cena, a não ser que seja uma foto bem pontual. Uma foto de ambiente então é complicadíssimo usar assim, pois só expõe o primeiro plano deixando o fundo todo escuro.

Mas daí se opta entre uma e outra situação, ou aparecer mais ruído numa cena mais equilibrada, ou esquecer do equilíbrio mas não ter ruído evidente. O ideal é estipular um iso máximo para a câmera e trabalhar com ele, sempre tanto aproveitar o máximo de luz ambiente possível. É assim que normalmente trabalho.


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2012, 13:35:14
Isso é bem complicado.

Tudo vai depender do resultado esperado. Normalmente se conseguir zerar o fotômetro e souber onde fotometrar, ou usar TTL-BL com modo de medição matrix, só fazer uns testes e mexer na compensação do flash.

Mas o jeito é sempre tentar aproveitar mais a luz do ambiente (zerar o fotômetro), e daí se preocupar só em compensar o flash (normalmente em TTL-BL os resultados são bons sem precisar compensar).

Esses flashs TTL conseguem fazer essa medição no visor?
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2012, 13:39:36
Esses flashs TTL conseguem fazer essa medição no visor?

Não tem medição de flash no visor da câmera, é simplesmente no escuro. Digamos que quanto melhor o sistema de TTL melhor o acerto. O que eu indico é colocar o flash no modo TTL que a câmera passará para o próprio flash a quantidade de luz a ser emitida para iluminar a cena no ponto de foco.


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2012, 14:09:19
Não tem medição de flash no visor da câmera, é simplesmente no escuro. Digamos que quanto melhor o sistema de TTL melhor o acerto. O que eu indico é colocar o flash no modo TTL que a câmera passará para o próprio flash a quantidade de luz a ser emitida para iluminar a cena no ponto de foco.

Entendi.
Valeu Natão!
Obrigado pela ajuda.
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2012, 14:24:10
Natão, então você é adepto 99,99% de fotos sem flash correto!?!?

Eu também prefiro fotos nestas condições (sem flash) mas muitas vezes o flash acaba se tornando indispensável.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2012, 14:40:29
Natão, então você é adepto 99,99% de fotos sem flash correto!?!?

Eu também prefiro fotos nestas condições (sem flash) mas muitas vezes o flash acaba se tornando indispensável.

Pois é, minha preferência tb é por fotos sem flash... mas para festas infantis, que geralmente ocorrem em lugares com baixa luminosidade, acho que sem o flash fica bem difícil.
Tem uns caras que estão ministrando um curso sobre o uso da iluminação artificial - oficina do flash - http://caliberarectron.tumblr.com/
Vendo as fotos desse blog, a iluminação artificial cai muito bem.
Fica a dica.
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2012, 14:54:47
Natão, então você é adepto 99,99% de fotos sem flash correto!?!?

Eu também prefiro fotos nestas condições (sem flash) mas muitas vezes o flash acaba se tornando indispensável.

Não disse isso não. Acho que o flash é essencial na grande maioria das vezes, poucas vezes não uso flash nas minhas fotos. Pra foto de pessoas, bem, sempre, mas sempre uso flash ou algum tipo de iluminação... assim, o que eu quero dizer é que utilizando o máximo de luz ambiente o flash simplesmente complementa o resto, elimina sombras e deixa as fotos com uma característica mais viva, além de de diminuir o ruído.

O flash é necessário para a grande maioria das situações em eventos. Aquele povo que trabalha sem flash em eventos e com objetivas de grande abertura e iso's astronômicos, sempre, sempre tem um auxiliar de iluminação. Daí é interessante, mas se quiser praticidade o flash é sempre a melhor pedida.
« Última modificação: 19 de Março de 2012, 14:57:31 por Natão »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2012, 21:24:08
Natão ainda não consegui ajustar o flash pop-up de uma maneira que ficasse homogêneo igual a quando é usado rebatedor/papel vegetal.

Eu uso TTL e já coloquei -1.3 para tentar diminuir aquele brilho característico do flash mas acabou ficando escuras as fotos.

Você tem alguma dica?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2012, 23:40:23
Soh se vc fizer alguma gambiarra e colocar um difusor caseiro na frente do flash pop-up. Rebatedor nao dah pq ele sempre aponta pra frente, sem opçao de angulo como os flashs externos. Tenho um difusor aqui feito de plastico branco meio transparente. Acho q uma embalagem plastica branca ( sacola ) de supermercado vc pode ter um resultado melhor q sem nada na frente do flash pop-up.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2012, 23:53:17
Flash pop-up não tem potência suficiente para gerar uma luz difusa através do rebatimento em paredes e teto, então não tem muita solução. Isso sem contar que, de acordo com o tamanho do "difusor" que vc fizer, o flash vai esquentar muito além das especificações e a chance de queimá-lo é grande. Um exemplo é o tradicional difusor feito de embalagem de filme.
É diferente de um flash de sapata que foi projetado para utilizar difusores.

Quanto à fotometria, o ideal é usar sempre o flash como preenchimento da luz ambiente, e nunca como luz principal. Para isso vale aumentar o ISO até o limite que a saída que vc vai dar na foto permite e usar aberturas e velocidade de acordo com o tipo de foto que vai fazer, tudo para ter um fundo claro e uma foto com iluminação homogênea. A melhor foto com flash é aquela em que o flash parece que não foi usado.

Fotos com ISO muito baixo, aberturas muito pequenas e velocidades muito altas ficam as chamadas "foto caverna", onde apenas o que é iluminado pelo flash fica bem exposto e o restante fica escuro, a típica foto feita com câmera compacta. Este tipo de foto deve ser evitado, sempre que possível.

Luz de flash rebatido lateralmente, com o uso de half-snoot muitas vezes dá bom resultados, mas tem que se ter conhecimento da técnica.

Um bom lugar para ver como usar o flash corretamente é o blog do Nell Van Niekerk, http://neilvn.com/tangents/flash-photography-techniques/

O livro, On Camera Flash também é bem interessante.

« Última modificação: 20 de Março de 2012, 00:01:57 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #13 Online: 20 de Março de 2012, 10:16:47
Flash pop-up não tem potência suficiente para gerar uma luz difusa através do rebatimento em paredes e teto, então não tem muita solução. Isso sem contar que, de acordo com o tamanho do "difusor" que vc fizer, o flash vai esquentar muito além das especificações e a chance de queimá-lo é grande. Um exemplo é o tradicional difusor feito de embalagem de filme.
É diferente de um flash de sapata que foi projetado para utilizar difusores.

Quanto à fotometria, o ideal é usar sempre o flash como preenchimento da luz ambiente, e nunca como luz principal. Para isso vale aumentar o ISO até o limite que a saída que vc vai dar na foto permite e usar aberturas e velocidade de acordo com o tipo de foto que vai fazer, tudo para ter um fundo claro e uma foto com iluminação homogênea. A melhor foto com flash é aquela em que o flash parece que não foi usado.

Fotos com ISO muito baixo, aberturas muito pequenas e velocidades muito altas ficam as chamadas "foto caverna", onde apenas o que é iluminado pelo flash fica bem exposto e o restante fica escuro, a típica foto feita com câmera compacta. Este tipo de foto deve ser evitado, sempre que possível.

Luz de flash rebatido lateralmente, com o uso de half-snoot muitas vezes dá bom resultados, mas tem que se ter conhecimento da técnica.

Um bom lugar para ver como usar o flash corretamente é o blog do Nell Van Niekerk, http://neilvn.com/tangents/flash-photography-techniques/

O livro, On Camera Flash também é bem interessante.

Excelentes dicas... eu não sabia que o flash pop-up podia queimar assim.
Quero comprar um flash, mas ainda tenho muito a aprender sobre ele pra poder comprá-lo... valeu  pela explicação!
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 20 de Março de 2012, 12:40:02
Alexandre, muito grato pelas suas explicações.... gostei muito do termo "foto caverna". Realmente o meu desafio é tentar desenvolver a habilidade dos controles manuais para quando usar o flash, não ter este efeito que lembra muito uma foto de câmera compacta.

Irei fazer alguns testes deixando a velocidade próxima de 1/60 (VR ligado), abertura de 8 e ISO de 800 e mexer nas intensidades do flash pop-up e tentar achar o ajuste que deixe a foto o mais natural possível.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales