Autor Tópico: A Razão e a Emoção na Fotografia  (Lida 1970 vezes)

Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Março de 2012, 13:07:37
 Razão e emoção na fotografia

Achei interessante este texto, para pensar.

Vivemos em uma cultura que valoriza a razão, o pensamento, a ordem, em detrimento da emoção, da intuição e tem dificuldades em lidar com a natureza caótica das coisas. Quando nos envolvemos com uma atividade, como a fotografia, tentamos organizá-la, mentalmente, utilizando os recursos racionais que empregamos diariamente para lidar com o mundo. Isso nos leva a priorizar ...

http://camaraobscura.fot.br/2012/03/18/razao-e-emocao-na-fotografia/


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2012, 16:55:55
Pois é!
Ótimo artigo...


Zé Luis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2012, 18:27:53
Taí. Sempre me perguntei isso.
E o sentimento na hora "H" da foto?
Gostei mundo.
Excelente material compartilhado.
Obrigado Portela. :ok:
abs


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2012, 19:53:37
Portela,

Como sempre, compartilhando materiais que acrescentam demais! Muito obrigado pela generosidade, Portela!  :worship:
Sobre o assunto, seja lá qual for a resposta ou entendimento de qualquer um, nada será definitivo pois não existe regras que definam onde começa uma coisa e termina a outra. Nada garante que uma foto será reconhecida como boa por racionalidade ou sensibilidade. Tudo isso é muito subjetivo e texto algum explicará ou dará um norte sobre o assunto.

Entre a emoção e a razão, opto pela segunda, que me dá chance de dosar a primeira. O inverso não me permitiria o mesmo!

Abraço,


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2012, 10:44:39
Na minha visão, não existe limite ou embate entre razão e emoção. O cuidado que devemos tomar e não ficarmos só limitados a uma coisa. Fotografar baseado exclusivamente na razão, pode tirar o foco principal de uma imagem, que e transmitir o que se passa em um determinado momento. Na famosa foto da menina fugindo na guerra do Vietnã, por exemplo. E uma foto com composição jornalística, mas com elementos de emoção de grande extensão.

Da mesma forma, vejo fotografias “artísticas” (coloco entre aspas porque tem tido no fórum uma divisão entre artístico e realista. Pessoalmente não acho que uma coisa elimina a outra, mas enfim, fica mais fácil de determinar a forma da foto em meu raciocínio) sem nenhuma emoção inserida.

O problema que vejo e justamente este. Temos passado a procurar a técnica perfeita, e muitas vezes, nos atemos somente a ela, esquecendo este componente emotivo. Incluo ai ate mesmo, e principalmente, fotos de produtos. Estas sim, precisam transmitir emoções.