Autor Tópico: d5000 fora de foco  (Lida 2795 vezes)

Luiz Nietto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 20 de Março de 2012, 17:22:11
Olá, Tenho uma duvida e gostaria da ajude de vcs.
Comprei 2 d5000 para fotografar aniversário infantil. Kit normal com objetiva 18-55.
Porem as imagens estão saindo aparentemente desfocadas. Uso ab8 vel60 e flash sb 600 rebatido com + 1 de EV, foco central, vr ligado.
essa mesma regulagem também utilizo numa Canon T3i mas a diferença é ""Gritante"" principalmente em 18mm .
Sempre usei equipamento Canon, não intendo nada de Nikon, pergunta...Existe alguma configuração de câmera que tem que ser alterada
para melhorar o desempenho? A d 5000 tem regulagem Front focus? 
Desde já agradeço


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2012, 22:29:31
Te digo com boa margem de acerto q o problema deve ser o uso incorreto e sabendo usar uma DSLR deveria ser fácil descobrir o problema por conta própia. De qualquer forma coloca uma foto com o problema e o EXIF completo.
Aproveita e me responda uma coisa: PQ está usando flash em +1 ??
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Luiz Nietto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2012, 10:51:41
Poxa Luzio  !!! Maneira educada de me chamar de burro..... Mas tudo bem!!!
Aceito se você me ajudar a achar o problema
Postei as duas imagens no Flickr mas ele as redimensiona, então as coloquei também em um Disco Virtual caso queira baixa-las.
Ab: 8
Vel: 60
Iso: 800
Foco: AFS, Ponto Central
Lente: (18 - 55) esta em 18mm
EV: Neste caso Zerado
Flash em TTL rebatido
Obs: Antes alegarem erro no foco antes de clicar foi conferido alem do sinal visual (acendeu foco central) também ouvido o sina sonoro (Bip)

Canon - http://flic.kr/p/bENPDX
Nikon -  http://flic.kr/p/bENRfx

Disco Virtual:  Link: http://discovirtual.terra.com.br/vd.cgi?+_wi=1332335853-10444-10471250&_we=13
                      Senha: D2B56172

Quanto a sua pergunta, estas duas imagens fotografei com EV zerado, para que de alguma forma o EV possa se o culpado pelo desfoque !!??
Mas utilizo normalmente +1 de EV pois apesar do flash ser TTL na minha opinião em  fotos rebatidas as imagens ficam um pouco escuras, então faço essa compensação.
Gradeço sua ajuda


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2012, 12:16:22
Baixei as duas fotos aqui e vistas lado a lado posso dizer que:
As duas apresentam a mesma qualidade quanto a nitidez. E NÃO EXISTE diferença GRITANTE. Mas leve em consideração q não são fotos em tamnho original, ideal  para avaliação.
A imagem da Canon está subexposta (mais escura) e a da Nikon levemente superexposta (mais clara).
A imagem da canon pode dar a impressão de mais nitidez justamente pela exposição mais escura q ressalta mais as cores e tons.
Outra coisa: Se as fotos foram feitas em JPG existe uma influência muito grande das configurações de imagem setadas nas CAMs: Nitidez, brilho, contraste... E isso tudo leva a resultado diferente quanto a impressão de foco/nitidez, qualidade de imagem no geral. O ideal é fotos feitas em RAW e editadas.
Ainda tem o fato de, nestas imagens, a foto da Nikon ter enquadramento mais aberto ficando o assunto "mais longe".

Resumindo: As imagens estão sem problemas quanto a Nitidez/foco e diria q a da Nikon (depois de corrigida a exposição) ficou até melhor.
Se vc está vendo diferença gritante com certeza tem algo errado na hora de abrir a foto no programa q vc está usando. Mas com certeza a Máquina não está com problema, muito ao contrário: A imagem da Nikon tá muito boa. diria até q melhor.

A exposição da Canon tá muito escura e diria, bem fora do ideal. A exposição da Nikon tá levemente clara e vc poderia reduzir a compensação do flash, mas tá melhor do q na Canon.

Seu monitor tá ajustado / calibrado corretamente?

« Última modificação: 21 de Março de 2012, 12:22:42 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Luiz Nietto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2012, 13:29:36
Olá Luzio, Desculpe mais uma vez a ignorância.
Mas gostaria de salientar que sim, elas foram feitas em .jpg, porém com todas as configurações da maquina zeradas (Brilho/Contrate/Nitidez).
Com relação ao tamanho, como tinha dito no Flicr elas são redimencionadas mas no disco virtual estão em resolução maxima (Fine/large).
Com relação a sua observação quanto a diferença nas densidades (exposições) concordo plenamente mas mesmo deixando a imagem da Nikon mais
""proxima"" da Canon o desfoque é muito grande.
Abri usando 3 programas diferentes PS, LR, Acdsee. e em todos tenho esse desfoque...
Tambem utilizei 3 monitores diferentes mesmo problema.....
Será que vc poderia me mandar a imagem que vc corrigiu.
meu e-mail é nirrer@terra.com.br.
Agradeço.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2012, 14:09:15
Vamos fazer melhor: Me manda a imagem original da Nikon para meu Email luzio_salles@hotmail.com. Se der mande a da Canon também. Aí eu abro as duas aqui, preparo e te mando de volta, mas já tendo certeza do resultado visto no meu sistema, calibrado e configurado corretamente.
Se vc for aqui do Rio ou tiver DDD livre me dá uma ligada : (21) 31060056. Se for do Rio e quiser ver isso pessoalmente a gente marca. Me dá um retorno.
Abraço.
Demorei a responde pq o fórum deu problema.
« Última modificação: 21 de Março de 2012, 14:14:09 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Luiz Nietto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #6 Online: 21 de Março de 2012, 14:36:16
Agradeço mais uma vez sua atenção, vou mandar então as duas para seu e-mail.
Sou do interior de São Paulo, e se a duvida persistir e você não se importar vou ligar com certeza.
Valeu mesmo a ajuda.
mais uma pergunta, e essa é "" pra acabá ""
Busquei informações junto ao maior laboratório da minha região perguntando a eles.
Se eu fotografar em RAW muda, melhora, alguma coisa na nitidez.
E a resposta foi NÃO....
Segundo eles o RAW vai somente captar informações a respeito de cores, brilhos, contrastes, ruidos.
Mas nada a ver com nitidez. Eu particularmente discordo.
E você o que acha??
Abraços


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 21 de Março de 2012, 14:51:39
Eles "de certa forma" não estão errados. Vamos fazer o seguinte: Eustou na minha outra casa/da minha mãe. A noite eu vou estar na outra casa e lá o tel é liberado para DDD. Se vc me passar o tel pelo meu Email eu te ligo a noite e assim fica mais fácil resolver a questão. Não se preocupe, pois não vai me perturbar.
« Última modificação: 21 de Março de 2012, 14:53:58 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Luiz Nietto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #8 Online: 22 de Março de 2012, 11:44:41
Enviei os arquivos ontem a tarde por e-mail

Grato



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #9 Online: 23 de Março de 2012, 15:15:45
Só para atualizar: parece q o problema é de Software. Alguma coisa errada fazendo com q o amigo Luiz ( cara muito legal, diga-se) veja a foto da D5000 embaçada.  Parece q ele tem o ACDC (oi coisa parecida) instalado e o problem é mais pronunciado quando a foto é vista nele, mas ocorre no PS também mas em menor escala, segundo ele. Em computadores de outras pessoas o problema não ocorre, no meu incluido.
Salvo erro de memória, minha, já vi algo parecido ocorrer com estes progrmas de visualização...
Alguem teria alguma sugestão do q poderia estar fazendo isso?
Abraços.
« Última modificação: 23 de Março de 2012, 15:16:47 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2012, 14:02:40
Monitor LCD fora da resolução nativa causa este tipo de "efeito".
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Luiz Nietto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #11 Online: 26 de Março de 2012, 22:13:49
Bem... Conforme orientado e combinado com o Sr. Luzio teria que efetuar a formatação e o instalação somente do windows e do Photoshop.
Então como já ia formatar, e como ele me recomendou o software Nikon NX2, decidi antes da formatação instala-lo.
Não sei oque mudou no computador, mas já pude visualizar as imagens muito melhores do que antes......
Então fiz a formatação conforme combinado, instalei somente o programa operacional, no caso windows e o PS e posso dizer..........
Problema Resolvido 
Não sei ""O QUE"" ou ""O COMO"" mas realmente era alguma coisa relacionada ao software.
Gostaria de aproveitar a oportunidade de agradecer ao Sr Luzio, por, além de analisar minhas imagens, se colocou a disposição, ligou pra mim e se comprometeu a resolver o problema.
Profissionais assim, que não medem esforços, para ajudar um colega, merecem um eterno MUITO OBRIGADO.
Valeu



progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #12 Online: 26 de Março de 2012, 22:31:45
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Parabéns aos dois.