Autor Tópico: Filtro UV. Usar ou não ??  (Lida 20929 vezes)

Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 14 de Abril de 2012, 02:22:59
Se for fotografar numa chuva de areia sugiro filtro UV, no restante, retira o filtro, economiza, paga  o curso do LEO TERRA , usa parassol e sucesso! :ok:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #31 Online: 14 de Abril de 2012, 20:01:55
Se for fotografar numa chuva de areia sugiro filtro UV, no restante, retira o filtro, economiza, paga  o curso do LEO TERRA , usa parassol e sucesso! :ok:

Ricardo,
Qual curso vc se refere?

Abraço,
M. Rezende
http://www.flickr.com/photos/varal_sp/collections/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #32 Online: 14 de Abril de 2012, 20:07:32
Teia do Conhecimento.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 28 de Abril de 2012, 17:37:40
Eu uso filtro sempre, para proteção, mesmo que haja uma perda de qualidade. Nunca fiz o teste para saber, mas se levarmos em consideração o fato de um vidro a mais causar perda na nitidez , isso passaria a pesar na escolha de uma objetiva. Afinal, as objetivas possuem quantidade de lentes diferentes em suas estruturas. Um exemplo seria a nova Canon 24-70L que possui 2 lentes a mais que a sua antecessora. Isso significaria que a mais nova e mais cara possui menor nitidez? Eu não poderia afirmar isso. A 50mm 1.4 (prime) possui 7 lentes enquanto que a 50mm 1.2L (prime L) possui 8.
De qualquer forma, um amigo meu deixou cair a sua objetiva no chão e agora não consegue mais usar nenhum tipo de filtro, pois a rosca amassou.
Uso filtro e recomendo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #34 Online: 28 de Abril de 2012, 18:14:21
Eu uso filtro sempre, para proteção, mesmo que haja uma perda de qualidade. Nunca fiz o teste para saber, mas se levarmos em consideração o fato de um vidro a mais causar perda na nitidez , isso passaria a pesar na escolha de uma objetiva. Afinal, as objetivas possuem quantidade de lentes diferentes em suas estruturas. Um exemplo seria a nova Canon 24-70L que possui 2 lentes a mais que a sua antecessora. Isso significaria que a mais nova e mais cara possui menor nitidez? Eu não poderia afirmar isso. A 50mm 1.4 (prime) possui 7 lentes enquanto que a 50mm 1.2L (prime L) possui 8.
De qualquer forma, um amigo meu deixou cair a sua objetiva no chão e agora não consegue mais usar nenhum tipo de filtro, pois a rosca amassou.
Uso filtro e recomendo.

Cara, não se pode comparar os vidros inseridos num projeto ótico pelos engenheiros que projetaram esse projeto, de um vidro de terceiro. Simplesmente estão em categorias muitos diferentes. Por isso é sempre importante comprar os melhores filtros disponíveis e que seu dinheiro possa pagar, porque é certeza de perda de qualidade na captura. É claro que tem gente que não liga para isso, ou então prefere fazer economia nos acessórios e tals... Isso vai de cada um... EU, pessoalmente, preferiria não colocar filtro nenhum a colocar um filtro ruim.

E quanto ao seu amigo, se ele estivesse de para-sol ainda poderia plugar os filtros na lente. Para esse tipo de acidente o para-sol é bem melhor que um filtro.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 28 de Abril de 2012, 18:24:12
Cara, não se pode comparar os vidros inseridos num projeto ótico pelos engenheiros que projetaram esse projeto, de um vidro de terceiro. Simplesmente estão em categorias muitos diferentes. Por isso é sempre importante comprar os melhores filtros disponíveis e que seu dinheiro possa pagar, porque é certeza de perda de qualidade na captura. É claro que tem gente que não liga para isso, ou então prefere fazer economia nos acessórios e tals... Isso vai de cada um... EU, pessoalmente, preferiria não colocar filtro nenhum a colocar um filtro ruim.

E quanto ao seu amigo, se ele estivesse de para-sol ainda poderia plugar os filtros na lente. Para esse tipo de acidente o para-sol é bem melhor que um filtro.

Concordo com vc Mr. Hyde, de que adiantaria comprar uma objetiva da série L por ser de melhor qualidade e enfiar uma porcaria de um filtro chines vendido no mercadolivre por R$40,00? Se for para usar, só se for o melhor.
Meu amigo deu azar e a queda ocorreu ao guardar a objetiva. O parasol estava na posição inversa. :( Bad move


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 29 de Abril de 2012, 10:00:17
Oi Rezende, um outro detalhe que esqueci de mencionar.
Algumas objetivas, principalmente da serie L, possuem vedação contra mal tempo. Mas exige a utilização de filtro...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 01 de Maio de 2012, 15:34:35
Oi Rezende, um outro detalhe que esqueci de mencionar.
Algumas objetivas, principalmente da serie L, possuem vedação contra mal tempo. Mas exige a utilização de filtro...

Eu tive a 17-40mm f/4L e ela exigia o uso de um filtro para vedação completa. Mas acho que a grande maioria das L vedadas não exige filtro.

Eu costumava usar filtro UV em todas as minhas objetivas, mas aos poucos fui me desligando deles, hoje em dia acho desnecessário pro tipo de trabalho que eu faço (festas e casamentos). Um filtro UV, por melhor que seja (eu só usava Hoya S-HMC), sempre vai degradar um pouco a imagem, Na maioria das vezes pode ser imperceptível, mas em condições mais ruins de iluminação (luz do sol direta, lâmpadas fluorescentes) ele pode criar flares e diminuir o contraste da imagem.

Como meu trabalho raramente é em ambientes externos, dispensei completamente o uso do filtro. Mas eu uso o parassol em absolutamente todas as objetivas, esse eu não dispenso.

Abraços
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 15:35:00 por Humberto Teté »


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 24 de Novembro de 2014, 04:28:54
KKKK.E o pau sempre quebra.KKKKK.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #39 Online: 24 de Novembro de 2014, 16:09:49
Até hoje não vi alguém mostrar um comparativo e a pessoa identificar qual foi a imagem que ocorreu degradação....! É muito pixel peeping pra ver essa diferença (se existe a olho nú). Agora, perder um investimento de U$ 2.000,00 para algo imperceptível a olho nú ou depois de revelada, na minha opinião, vale a pena o uso do filtro sim.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 24 de Novembro de 2014, 16:13:20
Até hoje não vi alguém mostrar um comparativo e a pessoa identificar qual foi a imagem que ocorreu degradação....! É muito pixel peeping pra ver essa diferença (se existe a olho nú). Agora, perder um investimento de U$ 2.000,00 para algo imperceptível a olho nú ou depois de revelada, na minha opinião, vale a pena o uso do filtro sim.

Com filtros de qualidade, de fato a diferença é imperceptível mesmo a 100%.

Mas um filtro "xing ling" pode degradar tanto a imagem que chega a parecer estar fora de foco, e isso visualizada sem ampliação. Já tivemos no fórum um comparativo excelente há vários anos atrás, mas infelizmetne as imagens se perderam pois estavam armazenadas no ImageShack.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #41 Online: 24 de Novembro de 2014, 16:30:19
Eu imagino que deva ser bem xing ling. Tenho um da kenko ( e considero xing ling) e mesmo assim não vejo ser tão degradante a ponto de parecer estar fora de foco. Confesso que tenho vontade de retirar o filtro e usar somente com o hood, mas eu tenho um outro "problema" também, pois qualquer poeirinha eu na lente eu to querendo limpar, sendo assim, ainda prefiro limpar o filtro a limpar o elemento frontal da lente....pois com o tempo isso desgasta muito o coating.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #42 Online: 24 de Novembro de 2014, 16:36:18
quem trabalha com contra-luz, reflexos, flares controlado etc não pode utilizar filtros. Por mais caro e de marca confiável que for, ele vai atrapalhar.

E isso se complica a noite.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 24 de Novembro de 2014, 16:43:40
quem trabalha com contra-luz, reflexos, flares controlado etc não pode utilizar filtros. Por mais caro e de marca confiável que for, ele vai atrapalhar.

E isso se complica a noite.

Verdade. Além disso, flares são outro fator onde a diferença entre um filtro de qualidade e um chinês é brutal.

Eu imagino que deva ser bem xing ling. Tenho um da kenko ( e considero xing ling) e mesmo assim não vejo ser tão degradante a ponto de parecer estar fora de foco. Confesso que tenho vontade de retirar o filtro e usar somente com o hood, mas eu tenho um outro "problema" também, pois qualquer poeirinha eu na lente eu to querendo limpar, sendo assim, ainda prefiro limpar o filtro a limpar o elemento frontal da lente....pois com o tempo isso desgasta muito o coating.

Volta e meia posto isso por aqui: http://www.lenstip.com/113.4-article-UV_filters_test_Description_of_the_results_and_summary.html

O teste já é bem antiguinho, mas vale a pena ver.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #44 Online: 24 de Novembro de 2014, 16:48:52
Mto bom. Sempre gostei dos hoya mesmo!!