Autor Tópico: Filtro UV. Usar ou não ??  (Lida 20842 vezes)

mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 24 de Novembro de 2014, 16:52:49
Não abro mão do filtro por nada. É o filtro, por exemplo, que me permite uma troca rápida de lentes, colocando a que tiro na bolsa, sem me preocupar em colocar a tampa e, mesmo, deixar a lente em uso sem tampa, pra ter a maior agilidade pra fotografar.

Em um trabalho onde tudo esteja em perfeita condições de controle, concordo que essa proteção pode ser dispensada, mas nas condições em que fotografo (comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas na Amazônia), é impossível.

Tem outra ainda, mesmo com parassol, a lente acaba sujando MUITO. Em campo, tiro o filtro e meto ele no rio, lavo, seco e ponho de volta, ou, então, meto a camisa suja nele e faço aquele "polimento". Estragou, jogo fora e ponho outro. Sem filtro, quero ver quem é que limpa em campo uma lente engordurada com repelente ou protetor solar.

Abs.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2014, 16:54:06 por mautorre »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #46 Online: 24 de Novembro de 2014, 17:00:26
Não abro mão do filtro por nada. É o filtro, por exemplo, que me permite uma troca rápida de lentes, colocando a que tiro na bolsa, sem me preocupar em colocar a tampa e, mesmo, deixar a lente em uso sem tampa, pra ter a maior agilidade pra fotografar.

Em um trabalho onde tudo esteja em perfeita condições de controle, concordo que essa proteção pode ser dispensada, mas nas condições em que fotografo (comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas na Amazônia), é impossível.

Tem outra ainda, mesmo com parassol, a lente acaba sujando MUITO. Em campo, tiro o filtro e meto ele no rio, lavo, seco e ponho de volta, ou, então, meto a camisa suja nele e faço aquele "polimento". Estragou, jogo fora e ponho outro. Sem filtro, quero ver quem é que limpa em campo uma lente engordurada com repelente ou protetor solar.

Abs.

Um uso bem especifico, convenhamos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 24 de Novembro de 2014, 18:02:13
Um uso bem especifico, convenhamos.

Na verdade, um uso absolutamente análogo ao que fazem os fotojornalistas ou qualquer amador em situações em que fotografe em situações em que seja necessária agilidade pra sacar a máquina e fazer o registro.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #48 Online: 24 de Novembro de 2014, 20:55:48
Uso filtros Hoya em TODAS as minhas lentes.
Sinceramente não creio que eles sejam o obstáculo entre o que almejo e o que produzo: mesmo com filtros, minhas lentes são muito melhores que eu!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #49 Online: 24 de Novembro de 2014, 21:09:25
KKKK.E o pau sempre quebra.KKKKK.
Mas, diz aí, você tinha percebido que o tópico tinha mais de 2 anos parado?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #50 Online: 24 de Novembro de 2014, 21:27:22
Eu uso parasol sempre, protege bem, filtros UV apenas em situações extremas, maresia, poeira, terra etc


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 24 de Novembro de 2014, 21:36:43
Eu uso parasol sempre, protege bem, filtros UV apenas em situações extremas, maresia, poeira, terra etc

2x
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #52 Online: 24 de Novembro de 2014, 22:42:03
Eu imagino que deva ser bem xing ling. Tenho um da kenko ( e considero xing ling) e mesmo assim não vejo ser tão degradante a ponto de parecer estar fora de foco. Confesso que tenho vontade de retirar o filtro e usar somente com o hood, mas eu tenho um outro "problema" também, pois qualquer poeirinha eu na lente eu to querendo limpar, sendo assim, ainda prefiro limpar o filtro a limpar o elemento frontal da lente....pois com o tempo isso desgasta muito o coating.
qual modelo?De segunda linha?
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #53 Online: 24 de Novembro de 2014, 23:39:53
Os da kenko é uma segunda linha da hoya


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 25 de Novembro de 2014, 09:51:57
Uso filtro UV Hoya em todas as minhas lentes. Prefiro ficar limpando o filtro do que o elemento ótico frontal da lente.

Quando vejo que o filtro pode dar flare ou ghosting, tiro ele, faço a foto, e volto a coloca-lo. É como disseram antes, a minha técnica primitiva limita mais minhas fotos do que o filtro...  :ok:
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #55 Online: 25 de Novembro de 2014, 09:55:05
Uma pena que o imageshack cagou as fotos.

O comparativo do Natão mostrava algumas coisas legais.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 26 de Novembro de 2014, 11:37:02
Há uns 8/9 anos fiz uma vez um teste com uma 28-135IS qua é uma lente que considero fraca. Fotos com e sem filtro UV Hoya comum. A diferença de contraste era gritante. Em lentes boas a diferença tente a ser maior. Descartei o filtro e comprei um multi-coated. Mesmo assim, só uso em situações específicas.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 26 de Novembro de 2014, 11:50:39
A primeira sem filtro e a segunda com filtro. Uma 24-105 f4 numa 5DmkII, nota-se que o que é preto vira cinza. De que adianta ter uma lente top se usa um filtro b*sta?

"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 26 de Novembro de 2014, 11:55:23
Esse teste foi sábado. Pra convencer um amigo que usava o filtro na lente dele.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #59 Online: 26 de Novembro de 2014, 12:40:05
Esse teste foi sábado. Pra convencer um amigo que usava o filtro na lente dele.

Qual era esse filtro B@sta ? rsrs