Autor Tópico: Filtro UV. Usar ou não ??  (Lida 20841 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 21 de Março de 2012, 16:22:52
 Boa tarde à todos,

 Gostaria de ouvir opiniões sobre o uso dos filtros UV com a finalidade de proteção. Eu uso sempre o para-sol oque já garante uma boa proteção, mas estou pensando em comprar filtros para minhas lentes 24x70 2.8L e 100m 2.8L. Penso nisso pois são lentes caras e gostaria de estar sempre com elas muito bem protegidas.  Essas duas lentes eu comprei recentemente e por isso ainda nao tenho filtros, para as outras lentes que possuo a mais tempo, eu uso filtro e nunca percebi um perda da qualidade...se bem que sou meio miope....  :D,  mas sei que há quem discorde e afirme que há perda....isto posto, pergunto:

 Se essa perda existe, ela já foi perceptivel para vocês?
 Impossibilitou o uso da foto?
 Hoya é a melhor marca?

 Abraço e obrigado!
 M. Rezende
 http://www.flickr.com/photos/varal_sp/sets/

 


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #1 Online: 21 de Março de 2012, 16:41:07
Não acho que filtro valhea pena... Ainda mais usados em lentes prime como tu ta colocando.
Filtros só tem utilidade em fotografia de natureza pra longas exposições e o pessoal que não gosta de edição pesada em raw.


No mais, o filtro é mais um "vidro" na frente pra tirar qualidade.


E quanto a proteção, é só ter cuidado... filtro não vai adiantar muito em quedas de qualquer maneira.


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2012, 16:58:42
Olha, realmente é uma discussão interessante. Pra uso em estúdio ela não tem o menor valor, mas pra quem trabalha com fotojornalismo é interessante sim.
Pense: sua câmera estará na rua diariamente, pegando sol, chuva, garoa, poeira, areia, e tudo isso com o efeito do vento pode se tornar uma desgraça, além de ter que se deparar com momentos de muitas pessoas em determinado lugar. Imagine uma multidão, não é difícil alguém meter o dedo na sua lente, mesmo usando para-sol.
Na cobertura jornalística a troca de objetivas acontece muito rápido: troca a lente, coloca no máximo os protetores e joga na bolsa. Eu não arriscaria usar uma 24-70 (2.8) desprevenida de um UV. Quanto a queda, todos sabemos que se cair é um abraço.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2012, 17:50:33
Eu uso filtros nas objetivas iguais as tuas só que na versão nikon. Não tiro um minuto sequer eles da objetiva. Trabalho com isso, a ótica é cara, se riscar é preferível perder um filtro do que uma objetiva. E outra, eu uso Hoya HMC, que é segundo alguns reviews uns do que menos degradam a imagem.

Se tiver interesse em ver reviews de filtros UV, aqui tem um site interessante

http://www.lenstip.com/113.1-article-UV_filters_test.html

comprei os meus depois de ver esses reviews e posso te dizer que com ou sem ele a qualidade final é praticamente a mesma. Não compensa deixar objetivas de mais de 1000 dólares sem. Pq se der kaka, vais se arrepender de não ter.

Se alguém duvidar da qualidade dos filtros, depois eu faço um teste nas mesmas condições, com e sem filtro.


Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2012, 17:55:02
Bom saber sobre os reviews Natão, darei uma olhada com certeza.
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2012, 20:15:24
Natão,
Com certeza verei os reviews dos filtros, obrigado! Seria interessante se você pudesse enriquecer essa discussão com os testes!  :worship: :worship:

Zaca,
Concordo que um fotojornalista esta exposto a mais situações \ agentes que podem causar danos as lentes...já estive em alguns eventos na rua e a coisa foi meio punk...fácil acontecer algum acidente com o equipamento. Sou um amador e a maioria das vezes estou em situações mais "controladas", se é que podemos assim chama-las. Em relação a queda vc esta certo...é sem chance! minha esposa derrubou minha T2i com uma 50mm macro e a lente se desfez em uns 10 pedaços no minimo  :aua:

Carlos,
Eu costumo ser bem cuidadoso quando estou em ação com o equipamento, mas cada vez que eu pego essas duas "meninas" e lembro da conta do cartão de credito, nao tem jeito....quero filtros,  capas, caixas...rsrsrsrs

 Abraço à todos!
 M. Rezende


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 21 de Março de 2012, 21:55:21
aqui o teste

Câmera: D7000, iso 100
Metodologia: Foco manual, via live view, com luz de flash



Objetiva AF-S Nikkor 24-70mm f/2.8G ED N
Filtro Hoya HMC 77mm
crop 100% centro da imagem


Objetiva AF-S Nikkor 24-70mm f/2.8G ED N
sem filtro
crop 100% centro da imagem


Objetiva AF-S Micro-Nikkor 105mm f/2.8G ED N VR
Filtro Hoya HMC 62mm


Objetiva AF-S Micro-Nikkor 105mm f/2.8G ED N VR
sem filtro


Objetiva AF-S Nikkor 50mm f/1.8G
filtro Hoya HMC 58mm


Objetiva AF-S Nikkor 50mm f/1.8G
sem filtro


No final não se percebe quase diferença entre uma e outra foto, talvez na 105mm seja o mais visível, mas também porque é a mais crítica para focar, então qualquer diferença no foco se torna bem visível.

Mas no geral é bom sempre utilizar pois não há praticamente diferença!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #7 Online: 21 de Março de 2012, 21:58:39
aqui o teste

Câmera: D7000, iso 100
Metodologia: Foco manual, via live view, com luz de flash



Objetiva AF-S Nikkor 24-70mm f/2.8G ED N
Filtro Hoya HMC 77mm
crop 100% centro da imagem


Objetiva AF-S Nikkor 24-70mm f/2.8G ED N
sem filtro
crop 100% centro da imagem


Objetiva AF-S Micro-Nikkor 105mm f/2.8G ED N VR
Filtro Hoya HMC 62mm


Objetiva AF-S Micro-Nikkor 105mm f/2.8G ED N VR
sem filtro


Objetiva AF-S Nikkor 50mm f/1.8G
filtro Hoya HMC 58mm


Objetiva AF-S Nikkor 50mm f/1.8G
sem filtro


No final não se percebe quase diferença entre uma e outra foto, talvez na 105mm seja o mais visível, mas também porque é a mais crítica para focar, então qualquer diferença no foco se torna bem visível.

Mas no geral é bom sempre utilizar pois não há praticamente diferença!

realmente esses filtros são bons... o problema pode ser o preço. Eu gastaria mais de 600 reais em filtros.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 21 de Março de 2012, 22:02:42
realmente esses filtros são bons... o problema pode ser o preço. Eu gastaria mais de 600 reais em filtros.

Eu gastei 110 reais com esses comprando no ebay (OS 3 POR 110)!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Março de 2012, 22:51:42
Natão, infelizmente em seu teste faltou um elemento básico, que é consistência de foco.

No primeiro par a foto com filtro está mais nítida, no segundo par a mais nítida é a sem filtro, no terceiro não notei diferença.

O problema é que se não houver como cravar exatamente o foco em todas, o teste não diz nada :(

Particularmente, só uso filtro em caso de necessidade, quando há possibilidade de sujar a lente (praia/crianças/água).
« Última modificação: 21 de Março de 2012, 22:54:07 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #10 Online: 21 de Março de 2012, 22:52:59
Eu gastei 110 reais com esses comprando no ebay (OS 3 POR 110)!

tava olhando os preços agora... vale a pena mesmo.


mas to juntando a grana pra compra uma 35mm (mês que vem)  depois eu penso nos filtros haha


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #11 Online: 21 de Março de 2012, 22:59:01
Natão, infelizmente em seu teste faltou um elemento básico, que é consistência de foco.

No primeiro par a foto com filtro está mais nítida, no segundo par a mais nítida é a sem filtro, no terceiro não notei diferença.

O problema é que se não houver como cravar exatamente o foco em todas, o teste não diz nada :(
Bom, eu fiquei mais de uma hora pra fazer 6 fotos focando e testando pelo LCD e tu me falar que faltou consistência de foco? Qualquer sistema de AF erra muito mais do que isso na grande maioria das situações. A primeira está exatamente igual, aqui pra mim, no meu LR. A segunda que apareceu uma maior diferença mesmo, até mesmo por ser uma objetiva prime com uma resolução muito maior do que as outras, então, notadamente um filtro, mesmo que de boa qualidade, evidenciará essa diferença.

Pra tu saber, eu foquei, fotografei com filtro, ranquei e fotografei novamente.

Agora dizer que faltou consistência, e assumir isso dessa forma categórica.

Não estavas aqui para ver meus métodos, então acho que não podes dizer nada a respeito disso. Acho que se for pra criticar assim, faça e faça melhor, e não venha dizer que faltou isso ou aquilo.



« Última modificação: 21 de Março de 2012, 23:00:55 por Natão »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Março de 2012, 23:36:50
Bom, eu fiquei mais de uma hora pra fazer 6 fotos focando e testando pelo LCD e tu me falar que faltou consistência de foco? Qualquer sistema de AF erra muito mais do que isso na grande maioria das situações. A primeira está exatamente igual, aqui pra mim, no meu LR. A segunda que apareceu uma maior diferença mesmo, até mesmo por ser uma objetiva prime com uma resolução muito maior do que as outras, então, notadamente um filtro, mesmo que de boa qualidade, evidenciará essa diferença.

Pra tu saber, eu foquei, fotografei com filtro, ranquei e fotografei novamente.

Agora dizer que faltou consistência, e assumir isso dessa forma categórica.

Não estavas aqui para ver meus métodos, então acho que não podes dizer nada a respeito disso. Acho que se for pra criticar assim, faça e faça melhor, e não venha dizer que faltou isso ou aquilo.

Caramba, desculpa aí por ter nascido :(

Só falei o que percebi, e pensei estar fazendo uma crítica construtiva, mas se você se ofendeu, retiro o que disse, e certamente tomarei cuidado para não emitir mais opiniões em seus tópicos :(

Só finalizando: o LCD é péssimo para avaliar foco. Fui.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 22 de Março de 2012, 06:11:29
Caramba, desculpa aí por ter nascido :(

Só falei o que percebi, e pensei estar fazendo uma crítica construtiva, mas se você se ofendeu, retiro o que disse, e certamente tomarei cuidado para não emitir mais opiniões em seus tópicos :(

Só finalizando: o LCD é péssimo para avaliar foco. Fui.

Não é o caso, tu chegaste falando que está errado. Eu fiquei um tempo tenando encontrar o melhor método para o teste, pois AF não é justo, afinal a objetiva pode errar facilmente.

Quanto ao LCD ainda é o melhor metodo, se não tiver um despolido com microprisma ou bipartido. Eu usei ampliação de x10 no Live View a justei conforme os micro contrates. E outra não mexi no foco só tirei o filtro, então a diferença se ficar evidente é justamente por causa do filtro ou sem o filtro.

Ah sim, eu não acho besteira usar filtro. Compre uma objetiva de 4mil e fique desfilando com ela sem filtro. É meio arriscado, é como ter carro e não ter seguro, podes nunca usar, mas se precisar é melhor ter.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Março de 2012, 13:03:25
Não é o caso, tu chegaste falando que está errado. Eu fiquei um tempo tenando encontrar o melhor método para o teste, pois AF não é justo, afinal a objetiva pode errar facilmente.

Natão, em momento algum mencionei "errado", esta interpretação foi sua. Falei em inconsistência de foco, um problema que pode ter inúmeras causas. Aparentemente, você assumiu que eu tivesse dito que você era a causa, e já se colocou na defensiva.

Citar
Quanto ao LCD ainda é o melhor metodo, se não tiver um despolido com microprisma ou bipartido. Eu usei ampliação de x10 no Live View a justei conforme os micro contrates.

Experimente ligar a câmera no computador e utilizar a visualização remota. É um mundo totalmente novo, para still.

Citar
E outra não mexi no foco só tirei o filtro, então a diferença se ficar evidente é justamente por causa do filtro ou sem o filtro.

Ah sim, eu não acho besteira usar filtro. Compre uma objetiva de 4mil e fique desfilando com ela sem filtro. É meio arriscado, é como ter carro e não ter seguro, podes nunca usar, mas se precisar é melhor ter.

Eu até já havia começado a comentar da melhor maneira possível estes últimos pontos, mas preferi não correr o risco de ser mal interpretado novamente. Melhor deixar como está. Peço desculpas por qualquer coisa.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!