Autor Tópico: Como proceder na alfândega com câmeras e lentes  (Lida 53756 vezes)

lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 13 de Outubro de 2017, 12:19:55
Fica muito difícil trabalhar lá fora mesmo. Pagar 50% desses equipamentos caros é uma grana muito, muito alta.
No final das contas acaba valendo mais a pena comprar aqui, nas lojas oficiais, pagando o olho da cara e não ter uma eventual dor de cabeça, mesmo que não seja na próxima viagem, porque pelo que eu entendi você pode fazer 10 viagens e se na 11 te pegarem e você não tiver a nota do equipamento fica totalmente a mercê do fiscal, mesmo que seu equipamento tenha cara de velho, seja velho, tenha fotos da sua formatura...enfim. E o valor ainda vem estipulado da cabeça do fiscal, sem nenhum parâmetro referente ao seu gasto... É muita dor de cabeça viver essa tensão toda vez que pintar uma viagem.
O pior são vários equipamentos que não vendem aqui oficialmente, só através do ML, e lá 90% das compras vem sem nota fiscal. E aí como faz? :aua:
Se a pessoa usa o equipamento para trabalhar, IMHO é melhor ter tudo com nota ou imposto pago... mais fácil e mais simples, e o equipamento se paga.

piorar a situação por que?
Pois isso dá margem a várias interpretações possíveis. Pensa só: pode ser uma maneira de "esquentar" muamba. Pode ser simplesmente uma "tentativa de passar a perna"... pode ser "jeitinho brasileiro"... nem eu nem o fiscal fazemos julgamento moral, o que importa é o que acontece ali na hora, e tem as regras no site da receita - se o caso está fora da regra (por qualquer razão... por ser coisa antiga, por ser presente - e não ter nota - por ser item de 2a não, ou mesmo algo que o governo não quis tributar) aí depende de critérios que estão fora da regra...

Imagina vc com US$ 10mil de equipamentos sem nota e o fiscal decide apreender tudo (caso a pessoa não concorde com imposto+multa), restando como alternativa processar a receita... eu não sei se vale a pena correr risco assim. Mas cada um cada um...


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 13 de Outubro de 2017, 23:04:01
Só um detalhe, a cota do duty free (do desembarque do aeroporto) é US$ 500,00 bjorn...

Quanto ao registro de equipamentos em cartorio, já vi gente que rodou com isso. Mas enfim, quem quiser arriscar, boa sorte. Cada um cada um.
 

Isso mesmo , me enganei , vc está correto
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 13 de Outubro de 2017, 23:16:18
Infelizmente não tirou. Ficou confuso! Declaração de bens no cartório de equipamentos usados e comprados aqui serve pra o que exatamente? Não serve para câmeras e lentes mas serve para por exemplo um zoom h5 e uma lapela?
Se eu for acompanhado com minha esposa e minha câmera e lá comprar uma outra para ela, acima da cota de $500 isso desconfigura a lei de uma câmera por pessoa?
É tudo tão complicado que sinceramente dá um desânimo de pegar trabalhos lá fora, mesmo que estes valham a pena economicamente...
 

Declaração de bens em cartorio servem para efeitos de aduana como comprovante de que voce JÁ POSSUIA aquele bem e o levou na viagem contigo e consequentemente o está trazendo de volta . É importante ter fabricante , modelo e numeração.

Voce como pessoa só pode ter uma , sua esposa é uma outra pessoa .
Se voce levou uma camera e ela nao , ela poderá sim trazer uma camera para ela . Se ultrapassar o limite pessoal de 500 dolares e você argumentar que a cota do casal são mil dolares , o fiscal poderá tambem argumentar que um casal só precisaria de uma camera . Voce pode trazer sim , pagando o imposto . Existem fiscal que são um pé no saco e estão  ali APENAS para perturbar o seu juizo . Em foz do Iguaçu há uma fiscal loura , que é desse tipo , já descuti diversas vezes com ela . Ganhei todas porque estava embasado em tudo . Ela já quiz inclusive implicar com a nota fiscal eletronica . Me fez perder o vôo mas passou vergonha com o chefe dela . TODAS ASVEZES que me vê ela me revista por completo ... só se ferra .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 13 de Outubro de 2017, 23:19:30
Fiquei preocupado, vou a Patagônia na Argentina fotografar vida selvagem e das quatro lentes que quero levar só uma tem nota fiscal, as outras foram compradas de segunda mão sem nota.
 

Faça a declaração de equipamento em cartorio , com fabricante , modelo e numeração , e não terá problemas
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 13 de Outubro de 2017, 23:22:10
Como é essa declaração no cartório??? Eu posso declarar tudo o que tenho e carregar essa declaração comigo? Porque eu só compro coisa de segunda mão, e não tenho nota fiscal de nada!! A única coisa que tenho feito é tirado fotos de tudo antes de sair, num local do aeroporto que o identifique como tal (vi essa dica em um site e achei bem procedente), mas se quem tiver analisando minha situação quiser me ferrar, vai me ferrar.
Essa declaração de cartório, se for como eu penso (declaro tudo e ando com ela para provar que eu já tinha tudo aqui, não comprei lá fora), vai ser de grande ajuda.
 

Isso mesmo , fabricante , modelo e numeração .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 13 de Outubro de 2017, 23:26:24
A declaração no cartório serve pra 3 coisas...
1. dar dinheiro pro cartório
2. piorar a sua situação caso vc seja parado para averiguação na alfandega.
3. caso dê certo (se vc der sorte), ajuda a dar argumento para quem defende isso ....
  ...

Se voce não tem certeza do que diz , não diga também que outros não sabem o que falam ...
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


ffxx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #51 Online: 13 de Outubro de 2017, 23:31:42
 

Isso mesmo , fabricante , modelo e numeração .

Como se faz exatamente essa declaração em cartório? É por equipamento? Eu chego no cartório e peço o que exatamente?

Pegando uma 50mm 1.8 Canon por exemplo,
Fabricante Canon, modelo 50mm 1.8 ef, e a numeração?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #52 Online: 14 de Outubro de 2017, 12:58:38
Só um detalhe, a cota do duty free (do desembarque do aeroporto) é US$ 500,00 bjorn...

Quanto ao registro de equipamentos em cartorio, já vi gente que rodou com isso. Mas enfim, quem quiser arriscar, boa sorte. Cada um cada um.

Rodou como? Como era a declaração?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 14 de Outubro de 2017, 14:44:29
Comigo aconteceu uma coisa que só no Brasil mesmo.

Comprei na Espanha uma Pentax K3-II que custou 700 euros. Quando cheguei aqui, entrei na fila especifica de quem tem coisas a declarar. Eu QUERIA pagar o imposto, afinal seria apenas 50% do excedente de US$500, uns cento e poucos dolares.

Tinha um fiscal, o cara olhou pra minha cara com aquele ar de porra voce me acordou... Ai eu disse que queria registar, o cara me perguntou se eu conhecia a legislação, falou de equipamento pessoal, bla bla bla, perguntou umas cinco vezes se eu havia usado a camera, se eu tinha mais de uma, etc.

Eu mostrei a camera na caixa lacrada e disse que tinha mais duas outras comigo, que eu levei daqui. Era uma Fuji X-E2 (com nota daqui), e uma Sigma DP-2 Merrill, fora 3 lentes, duas com nota daqui, uma sem.

O cara olhou, levantou uma sombrancelha, perguntou de novo se eu havia usado a camera ja meio que rindo. Ai eu respondi que não de novo.

Ele finalmente disse que o sistema estava fora do ar e me enxotou de lá. Provavelmente queria voltar a dormir...

Saí de la puto da vida sem a minha nota de importação.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2017, 14:44:57 por AFShalders »


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #54 Online: 14 de Outubro de 2017, 16:49:11
Viajei recentemente para os Estados Unidos e como eu estou sempre em aeroporto eu passei na receita para tirar umas dúvidas.
Para vocês terem uma ideia de como a coisa vai da cabeça do fiscal uma delas falou para mim que eu não estaria isento se trouxesse uma lente diferente das que vendem normalmente no kit. Ainda argumentei que a legislação não fala nada disso. Fala somente em uma câmera fotográfica.
A resposta: tenta a sorte...
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #55 Online: 14 de Outubro de 2017, 17:00:34
Viajei recentemente para os Estados Unidos e como eu estou sempre em aeroporto eu passei na receita para tirar umas dúvidas.
Para vocês terem uma ideia de como a coisa vai da cabeça do fiscal uma delas falou para mim que eu não estaria isento se trouxesse uma lente diferente das que vendem normalmente no kit. Ainda argumentei que a legislação não fala nada disso. Fala somente em uma câmera fotográfica.
A resposta: tenta a sorte...

Complicado, hein... complicado.


Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #56 Online: 14 de Outubro de 2017, 17:12:34
Sobre a receita alegar que um casal não precisa de duas câmeras e considerar o fato de estarem viajando juntos eu acho que não procede. A receita trata o viajante individualmente. Tanto que deixam claro que as cotas não podem ser somadas.
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 14 de Outubro de 2017, 18:46:17
Como se faz exatamente essa declaração em cartório? É por equipamento? Eu chego no cartório e peço o que exatamente?

Pegando uma 50mm 1.8 Canon por exemplo,
Fabricante Canon, modelo 50mm 1.8 ef, e a numeração?
   

EU ............................... , brasileiro , solteiro ( ou casado ) , cpf ................ , passaporte .............. , residente e domiciliado à  ................................ , numero ....... , apto ......... , bairro ....... , cidade , ................. declaro para efeito de viagem internacional , ser de minha propriedade e exclusivamente de uso pessoal , o equipamento de marca ............................... , modelo ...................... , lente tipo .................... , numeração do corpo ............................ , e numeração  da lente ..............................

Sao Paulo , ........... / ................ / ................

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fique tranquilo , para viagens internacionais resolve sem problemas .
Pela minha profissão  ( nada de fotógrafo  ) vou ao exterior em media uma vez por mes . NUNCA trago nada pois sou muito visado ( exceto UM vidro de perfume para a patroa ou para a filha , MAIS NADA ) mas sempre levo a camera com 3 lentes . Quando havia aquela ressalva da receita era otimo , com a extinção dela começaram os problemas , mas essa declaração resolve o problema .

EVIDENTEMENTE existem os fiscais e aqueles outros , mas mesmo aqueles outros tem de baixar a guarda quando voce esta dentro da lei .

Em foz do Iguaçu tem uma fiscal loira , feia , mau amada e burra , e tem alguma tara por minha pessoa NEM UM POUCO ilustre . A desgraçada sempre que vou lá me para . Perdeu em todas . Já me fez perder o vôo por causa de uma nikon Df e nota fiscal eletronica , mas perdeu assim mesmo .

APESAR DA FACILIDADE , meu material eu compro no Brasil . Pago muito mais caro mas não me aborreço  , ou se vou me aborrecer , sei que vou ganhar por causa da NF . Porem não é tudo que tenho as NFs , tenho lentes com 40 anos de uso , e ate a NF já morreu .

Fora isso , de cada 50x que passo na aduana , sou parado 1x ....
Pode parecer bobagem para muitos , mas a sua linguagem corporal diz muito de voce , e o que não faltam são cameras com fiscais muito bem treinados para isso . Aqueles que nos interpelam , geralmente são os menos instruidos
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


ffxx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #58 Online: 14 de Outubro de 2017, 19:46:49
   

EU ............................... , brasileiro , solteiro ( ou casado ) , cpf ................ , passaporte .............. , residente e domiciliado à  ................................ , numero ....... , apto ......... , bairro ....... , cidade , ................. declaro para efeito de viagem internacional , ser de minha propriedade e exclusivamente de uso pessoal , o equipamento de marca ............................... , modelo ...................... , lente tipo .................... , numeração do corpo ............................ , e numeração  da lente ..............................

Sao Paulo , ........... / ................ / ................

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fique tranquilo , para viagens internacionais resolve sem problemas .
Pela minha profissão  ( nada de fotógrafo  ) vou ao exterior em media uma vez por mes . NUNCA trago nada pois sou muito visado ( exceto UM vidro de perfume para a patroa ou para a filha , MAIS NADA ) mas sempre levo a camera com 3 lentes . Quando havia aquela ressalva da receita era otimo , com a extinção dela começaram os problemas , mas essa declaração resolve o problema .

EVIDENTEMENTE existem os fiscais e aqueles outros , mas mesmo aqueles outros tem de baixar a guarda quando voce esta dentro da lei .

Em foz do Iguaçu tem uma fiscal loira , feia , mau amada e burra , e tem alguma tara por minha pessoa NEM UM POUCO ilustre . A desgraçada sempre que vou lá me para . Perdeu em todas . Já me fez perder o vôo por causa de uma nikon Df e nota fiscal eletronica , mas perdeu assim mesmo .

APESAR DA FACILIDADE , meu material eu compro no Brasil . Pago muito mais caro mas não me aborreço  , ou se vou me aborrecer , sei que vou ganhar por causa da NF . Porem não é tudo que tenho as NFs , tenho lentes com 40 anos de uso , e ate a NF já morreu .

Fora isso , de cada 50x que passo na aduana , sou parado 1x ....
Pode parecer bobagem para muitos , mas a sua linguagem corporal diz muito de voce , e o que não faltam são cameras com fiscais muito bem treinados para isso . Aqueles que nos interpelam , geralmente são os menos instruidos

Bjorn muito obrigado pelo exemplo, muito mesmo! Tenho algumas NF mas assim como você, algumas lentes não mais.
Restaram algumas pequenas dúvidas: para cada equipamento é preciso uma declaração individual ou não? E por acaso eu preciso levar esses equipamentos no cartório a título de comprovação ou qualquer coisa assim? Imagino que cada declaração deva ter que ser autenticada no cartório, além de autenticação precisa de algo mais? Por acaso você tem ideia dos valores (por alto) que sai mais ou menos cada declaração?
Por fim, numeração do corpo é referente à câmera que a lente 'pertence', é isso?
No mais desculpe te alugar, você me ajudou demais, fico muito grato!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 14 de Outubro de 2017, 20:42:57
   

EU ............................... , brasileiro , solteiro ( ou casado ) , cpf ................ , passaporte .............. , residente e domiciliado à  ................................ , numero ....... , apto ......... , bairro ....... , cidade , ................. declaro para efeito de viagem internacional , ser de minha propriedade e exclusivamente de uso pessoal , o equipamento de marca ............................... , modelo ...................... , lente tipo .................... , numeração do corpo ............................ , e numeração  da lente ..............................

Sao Paulo , ........... / ................ / ................

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fique tranquilo , para viagens internacionais resolve sem problemas .
Pela minha profissão  ( nada de fotógrafo  ) vou ao exterior em media uma vez por mes . NUNCA trago nada pois sou muito visado ( exceto UM vidro de perfume para a patroa ou para a filha , MAIS NADA ) mas sempre levo a camera com 3 lentes . Quando havia aquela ressalva da receita era otimo , com a extinção dela começaram os problemas , mas essa declaração resolve o problema .

EVIDENTEMENTE existem os fiscais e aqueles outros , mas mesmo aqueles outros tem de baixar a guarda quando voce esta dentro da lei .

Em foz do Iguaçu tem uma fiscal loira , feia , mau amada e burra , e tem alguma tara por minha pessoa NEM UM POUCO ilustre . A desgraçada sempre que vou lá me para . Perdeu em todas . Já me fez perder o vôo por causa de uma nikon Df e nota fiscal eletronica , mas perdeu assim mesmo .

APESAR DA FACILIDADE , meu material eu compro no Brasil . Pago muito mais caro mas não me aborreço  , ou se vou me aborrecer , sei que vou ganhar por causa da NF . Porem não é tudo que tenho as NFs , tenho lentes com 40 anos de uso , e ate a NF já morreu .

Fora isso , de cada 50x que passo na aduana , sou parado 1x ....
Pode parecer bobagem para muitos , mas a sua linguagem corporal diz muito de voce , e o que não faltam são cameras com fiscais muito bem treinados para isso . Aqueles que nos interpelam , geralmente são os menos instruidos

Msm pra quem não tem nota, ajuda mto uma declaração dessas ou vai do humor do fiscal?
« Última modificação: 14 de Outubro de 2017, 20:43:23 por Rafa_Meira »