Autor Tópico: Como proceder na alfândega com câmeras e lentes  (Lida 53740 vezes)

Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #75 Online: 18 de Outubro de 2017, 06:49:55
Acontece que eu posso ter adquirido um produto em uma viagem anterior dentro da cota. E aí não preciso declarar. E aí? Posso apresentar vários "invoices" de valores abaixo dos 500 dólares, mas como são vários, vão somar mais de 500 dólares. Só que eu trouxe tudo separado, dentro da cota em outras viagens. E aí?

Eu também questionei isso. Eu tenho uma 35mm que comprei numa viagem e ela custa bem menos que 500 dólares. A fiscal que eu consultei disse que aceitaria desde que tivesse a nota comprovando que eu comprei essa lente em viagem anterior. Mas acho que esse é o típico caso que vai da interpretação e boa vontade do fiscal.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, 06:50:48 por Fábio Secioso »
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


GBJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 18 de Outubro de 2017, 08:31:24
Acontece que eu posso ter adquirido um produto em uma viagem anterior dentro da cota. E aí não preciso declarar. E aí? Posso apresentar vários "invoices" de valores abaixo dos 500 dólares, mas como são vários, vão somar mais de 500 dólares. Só que eu trouxe tudo separado, dentro da cota em outras viagens. E aí?

Correto. É exatamente sobre isso que trata o item 3.3 que mencionei acima. Em caso de bens trazidos dentro da cota, não é necessário fazer a eBDV, então você cairia na opção de comprovação "Por qualquer meio idôneo".

Você pode argumentar com o fiscal, embasando o argumento, por exemplo, nos seus invoices e nas datas das suas viagens (facilmente verificáveis no passaporte ou através de e-mails de confirmação de companhias aéreas). Nesse tipo de situação vale até mesmo uma consulta online (se aplicável) na loja onde você comprou para mostrar o histórico de compras (se disponível) e avaliar o valor do bem.

Mas, mesmo assim, como o colega Fábio Secioso pontuou, isso não é garantia de que não haverá problemas, pois ainda há uma dose de discricionariedade permitida ao fiscal.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, 08:52:05 por GBJ »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #77 Online: 18 de Outubro de 2017, 09:21:43
Acontece que eu posso ter adquirido um produto em uma viagem anterior dentro da cota. E aí não preciso declarar. E aí? Posso apresentar vários "invoices" de valores abaixo dos 500 dólares, mas como são vários, vão somar mais de 500 dólares. Só que eu trouxe tudo separado, dentro da cota em outras viagens. E aí?

O colega acima descreveu que pode tentar argumentar com o fiscal, mostrando as notas fiscais do exterior e comprovando com as datas no passaporte, mas não é garantido. Se quiser arriscar, pelo menos deixe uma grana guardada para possíveis taxas.

A cota de isenção não leva em consideração o que vc trouxe nas viagens anteriores, salvo os equipamentos declarados. Os fiscais raramente tem paciência e tempo para verificar notas fiscais de viagens anteriores e de ficar escutando argumentos. A não ser que tenha a "sorte" de se deparar com algum fiscal bonzinho...rs



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #78 Online: 22 de Dezembro de 2017, 14:56:50
Fica muito difícil trabalhar lá fora mesmo. Pagar 50% desses equipamentos caros é uma grana muito, muito alta.
No final das contas acaba valendo mais a pena comprar aqui, nas lojas oficiais, pagando o olho da cara e não ter uma eventual dor de cabeça, mesmo que não seja na próxima viagem, porque pelo que eu entendi você pode fazer 10 viagens e se na 11 te pegarem e você não tiver a nota do equipamento fica totalmente a mercê do fiscal, mesmo que seu equipamento tenha cara de velho, seja velho, tenha fotos da sua formatura...enfim. E o valor ainda vem estipulado da cabeça do fiscal, sem nenhum parâmetro referente ao seu gasto... É muita dor de cabeça viver essa tensão toda vez que pintar uma viagem.
O pior são vários equipamentos que não vendem aqui oficialmente, só através do ML, e lá 90% das compras vem sem nota fiscal. E aí como faz? :aua:
É justamente por isso que no Brasil há tanta sonegação; porque o governo (independente do partido) apenas pensa na "arrecadação" e não no desenvolvimento econômico e bem estar do povo. Por isso, há tantas ilegalidades; onde muitas vezes burlar o sistema é o meio encontrado para se pagar o valor justo. Afinal você compra e paga 100% do valor ao governo. A coisa é um absurdo por si só.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #79 Online: 16 de Abril de 2018, 17:11:30
Voltando com o tópico, já que o assunto é sempre recorrente.
Estou indo para os EUA semana que vem, e levarei comigo um corpo e várias lentes. Com exceção de uma lente que tenho nota, as demais comprei usada aqui no fórum.. sem nota portanto.
Imprimi as páginas do fórum que negociei o conjunto (segue link abaixo por curiosidade), bem como a confirmação de compra do Mercado Livre que usei para pagar com colega. Será suficiente?!?

Agora o pior: tenho um drone que custa uns 1000 USD novo (imposto relevante se for pagar, portanto). Comprei ele na China ano passado, morei 1 ano e meio lá. Na volta ao Brasil eu era isento de impostos já que estava morando mais de um ano no exterior. Tudo que tenho é uma confirmação de compra impressa de um site Chinês, totalmente em Chinês, onde só se entende o valor, o nome do produto e a data.. e a declaração de residente no exterior, emitida pelo consulado Brasileiro de Shanghai, e carimbado pela fiscal da alfandega que me inspecionou quando voltei ao Brasil da China. Nessa declaração carimbada não faz nenhum tipo de referencia ao que eu trouxe... Só tem meu nome e as datas de permanência no Exterior, que espero que o fiscal que me inspecionar na volta dos EUA mês que vem, tenha boa vontade de cruzar com a data do documento impresso em Chinês.   :aua:

Vamos ver no que vai dar... conto ao retornar.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107109.0
« Última modificação: 16 de Abril de 2018, 17:12:43 por tarcisioal »
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #80 Online: 16 de Abril de 2018, 17:12:40
Voltando com o tópico, já que o assunto é sempre recorrente.
Estou indo para os EUA semana que vem, e levarei comigo um corpo e várias lentes. Com exceção de uma lente que tenho nota, as demais comprei usada aqui no fórum.. sem nota portanto.
Imprimi as páginas do fórum que negociei o conjunto (segue link abaixo por curiosidade), bem como a confirmação de compra do Mercado Livre que usei para pagar com colega. Será suficiente?!?

Agora o pior: tenho um drone que custa uns 1000 USD novo (imposto relevante se for pagar, portanto). Comprei ele na China ano passado, morei 1 ano e meio lá. Na volta ao Brasil eu era isento de impostos já que estava morando mais de um ano no exterior. Tudo que tenho é uma confirmação de compra impressa de um site Chinês, totalmente em Chinês, onde só se entende o valor, o nome do produto e a data.. e a declaração de residente no exterior, emitida pelo consulado Brasileiro de Shanghai, e carimbado pela fiscal da alfandega que me inspecionou quando voltei ao Brasil da China. Nessa declaração carimbada não faz nenhum tipo de referencia ao que eu trouxe... Só tem meu nome e as datas de permanência no Exterior, que espero que o fiscal que me inspecionar na volta dos EUA mês que vem, tenha boa vontade de cruzar com a data do documento impresso em Chinês.   :aua:

Vamos ver no que vai dar... conto ao retornar.

Conte mesmo!!!
No caso de vc ser parado e questionado, é tudo tão relativo... INfelizmente cada fiscal age de uma maneira.
« Última modificação: 16 de Abril de 2018, 17:14:27 por Helena Bsb »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #81 Online: 16 de Abril de 2018, 22:35:14
Link de ML e do forum não serve para nada, imagino.
Sinceramente diria que trouxe tudo da China mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


iapereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 10 de Setembro de 2018, 13:25:14
Alguém já usou o formulário sugerido pelo colega? Foi aceito na receita?
abs


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 14 de Setembro de 2018, 23:34:24
A minha 75-300 passou sem nenhum questionamento e veio dentro da mala, na caixa original e nota de compra (anuncio no  ebay).
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 15 de Setembro de 2018, 00:06:49
Comprei uma lente de 300 mm usada por menos de 100 USD, não tem NF, mas tem o invoice do PayPal. Ainda assim há como isso ser taxado ?
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


iapereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 17 de Setembro de 2018, 13:09:37
Comprei uma lente de 300 mm usada por menos de 100 USD, não tem NF, mas tem o invoice do PayPal. Ainda assim há como isso ser taxado ?

Sim, pois poderia ter pedido para o vendedor gerar o valor em duas ou mais invoices, rateando o valor.

A questão é se o valor na invoice é o praticado pelo mercado para sua lente.

abs


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 17 de Setembro de 2018, 14:52:20
O valor da invoice está abaixo do de mercado, mas é o valor real que paguei pela lente.
O medo que posso ter não é ser taxado, é a lente ficar retida.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #87 Online: 17 de Setembro de 2018, 17:32:12
O valor da invoice está abaixo do de mercado, mas é o valor real que paguei pela lente.
O medo que posso ter não é ser taxado, é a lente ficar retida.

e por que seria retida?


iapereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 17 de Setembro de 2018, 21:29:00
O valor da invoice está abaixo do de mercado, mas é o valor real que paguei pela lente.
O medo que posso ter não é ser taxado, é a lente ficar retida.
Qto abaixo?
Se tiver que pagar imposto + multa... e pagar, não tem retenção.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 17 de Setembro de 2018, 22:11:35
Gente , eu tenho 70 anos e sempre tive DUAS profissões , uma delas foi como fotógrafo , na outra convivi durante 40 anos com as aduanas , no Brasil e no exterior . Nada do que vou falar é bobagem , são fatos que presenciei e vivi nesses 40 anos .

01. Sua linguagem corporal  diz 90% do que você é , e câmeras ( principalmente com o advento das micro câmeras ) mostram aquilo que você não quer mostrar , ou tenta omitir .

02. A partir do momento em que voce põe seu pé fora da aeronave , até a cor da cueca estará sendo monitorada .

03. A tecnologia de informação ajuda demais à policia , e atrapalha em muito as desculpas .

04. Se você tem DIREITO à 500 dolares e trás 1000 , tenha certeza que se parado , será taxado . Se for parado , não argumente , pague e leve o bem consigo . Em pagando , voce estará dentro da Lei .

05. Assim como existem fotografos , médicos , atendentes , motoristas , balconistas , PMs carne de pescoço , existem aqueles boa praça.  Com os fiscais da aduana não será uma exceção.  Se voce estiver dentro da Lei , ele pode espernear a vontade pois voce vencerá sempre .

Certa vez em Heatrow , em conecção indo para a India , eu estava com 6 ( seis ) câmeras . Fui parado e depois de revistado mostrei minha credencial de fotografo , o bilhete da volta e o porque das 6 cameras . A fiscal sempre olhando nos meus olhos . Pronto , fui liberado e acabou se o problema . NÃO dei sorte , apenas NÃO tinha nada a omitir

06. NUNCA pense que o fiscal é pouco esclarecido ( bobo ) pois NÃO é , e eles fazem reciclagem a cada 3 meses .

07. Se voce estiver CERTO , fale , discuta ( sem agredir ) pondere . Se voce estiver ERRADO aceite , pague o que deve e fique feliz . Esta SEMPRE SERÁ a melhor politica .
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 22:16:02 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !