Autor Tópico: Como proceder na alfândega com câmeras e lentes  (Lida 53612 vezes)

bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 17 de Setembro de 2018, 22:21:08

Em relação à falta de nota fiscal ....

NÃO , print do mercado livre , ebay ou outra coisa qualquer NÃO serve como comprovante.
Recibo tambem NÃO vale , nem mesmo de empresas com CGC .
Equipamento antigo , usado , sem nota fiscal , tem as mesmas prerrogativas do novo e atual ou seja , NECESSITA da NF , mesmo tendo 50 anos de uso como os meus .
 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 17 de Setembro de 2018, 22:28:59

DECLARAÇÃO em cartorio ...

Faça uma para cada componente do equipamento , em separado .
Uma para a câmera , outro para a lente e por ai vai .
O cartorio te cobrara cerca de 15 reais por cada um deles ... ( em media )
O modelo da DECLARAÇÃO está aqui nas paginas deste tópico , basta procurar .
Leve pronto , se o cartorio for fazer vai cobrar pelo serviço.
Reconheça sua firma e pronto , voce tem uma prova de que o equipamento é seu .
Em equipamentos muito novos , o fiscal poderá NÃO aceitar , vai depender exclusivamente dele . A argumentação será a de que , NÃO existe motivo para um equipamento tão novo assim NÃO ter nota fiscal .

NUNCA TENTE passar a perna no fiscal , alem da multa , das taxas , poderá dar cadeia .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 17 de Setembro de 2018, 22:33:46

Se voce quiser fazer do geito MAIS DIFICIL , nos centros do Rio , SP , Recife , Fortaleza e Porto Alegre , .... ( os que eu sei ) existem vendedores de notas fiscais , atestados , etc ...
Uma NF custa em media de 30 a 50 reais .

Assim como EU sei , a aduana tambem sabe .
Se pego com uma NF dessas , voce incorrerá nas taxas de importação , na multa , e em falsidade ideologica . Mais uma vez .... CADEIA
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 17 de Setembro de 2018, 22:36:33

Ja presenciei colegas de trabalho em TODAS as situações acima , e em outras que prefiro me omitir . NADA FOI DE .... ACHAR .... isso ou aquilo . Conforme falei , foram cerca de 40 anos convivendo com eles , ou seja , assisti a muitas coisas e JAMAIS tive problemas .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 17 de Setembro de 2018, 22:40:45

Com as facilidades que tenho , e com os colegas ainda trabalhando , seria muito conveniente trazer QUALQUER equipamento , POREM prezo demais pelo meu sossego , prefiro comprar aqui e ter o raios da NF , justamente para NÃO me aborrecer . Deu certo .

Um abraço à TODOS
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 17 de Setembro de 2018, 22:41:45
...

Se voce tem alguma duvida e eu puder ajudar , se assim quiser , me mande mensagem em PVT responderei com prazer , ou se  preferir poste aqui mesmo ....  :snack:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 22:49:40 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #96 Online: 17 de Setembro de 2018, 23:37:02
Gente , eu tenho 70 anos e sempre tive DUAS profissões , uma delas foi como fotógrafo , na outra convivi durante 40 anos com as aduanas , no Brasil e no exterior . Nada do que vou falar é bobagem , são fatos que presenciei e vivi nesses 40 anos .

01. Sua linguagem corporal  diz 90% do que você é , e câmeras ( principalmente com o advento das micro câmeras ) mostram aquilo que você não quer mostrar , ou tenta omitir .

02. A partir do momento em que voce põe seu pé fora da aeronave , até a cor da cueca estará sendo monitorada .

03. A tecnologia de informação ajuda demais à policia , e atrapalha em muito as desculpas .

04. Se você tem DIREITO à 500 dolares e trás 1000 , tenha certeza que se parado , será taxado . Se for parado , não argumente , pague e leve o bem consigo . Em pagando , voce estará dentro da Lei .

05. Assim como existem fotografos , médicos , atendentes , motoristas , balconistas , PMs carne de pescoço , existem aqueles boa praça.  Com os fiscais da aduana não será uma exceção.  Se voce estiver dentro da Lei , ele pode espernear a vontade pois voce vencerá sempre .

Certa vez em Heatrow , em conecção indo para a India , eu estava com 6 ( seis ) câmeras . Fui parado e depois de revistado mostrei minha credencial de fotografo , o bilhete da volta e o porque das 6 cameras . A fiscal sempre olhando nos meus olhos . Pronto , fui liberado e acabou se o problema . NÃO dei sorte , apenas NÃO tinha nada a omitir

06. NUNCA pense que o fiscal é pouco esclarecido ( bobo ) pois NÃO é , e eles fazem reciclagem a cada 3 meses .

07. Se voce estiver CERTO , fale , discuta ( sem agredir ) pondere . Se voce estiver ERRADO aceite , pague o que deve e fique feliz . Esta SEMPRE SERÁ a melhor politica .


Endosso 100% a manifestação do colega bjorn   :ok:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 23:37:55 por Vinicius Lima »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #97 Online: 18 de Setembro de 2018, 08:30:36
Gente , eu tenho 70 anos e sempre tive DUAS profissões , uma delas foi como fotógrafo , na outra convivi durante 40 anos com as aduanas , no Brasil e no exterior . Nada do que vou falar é bobagem , são fatos que presenciei e vivi nesses 40 anos .

01. Sua linguagem corporal  diz 90% do que você é , e câmeras ( principalmente com o advento das micro câmeras ) mostram aquilo que você não quer mostrar , ou tenta omitir .

02. A partir do momento em que voce põe seu pé fora da aeronave , até a cor da cueca estará sendo monitorada .

03. A tecnologia de informação ajuda demais à policia , e atrapalha em muito as desculpas .

04. Se você tem DIREITO à 500 dolares e trás 1000 , tenha certeza que se parado , será taxado . Se for parado , não argumente , pague e leve o bem consigo . Em pagando , voce estará dentro da Lei .

05. Assim como existem fotografos , médicos , atendentes , motoristas , balconistas , PMs carne de pescoço , existem aqueles boa praça.  Com os fiscais da aduana não será uma exceção.  Se voce estiver dentro da Lei , ele pode espernear a vontade pois voce vencerá sempre .

Certa vez em Heatrow , em conecção indo para a India , eu estava com 6 ( seis ) câmeras . Fui parado e depois de revistado mostrei minha credencial de fotografo , o bilhete da volta e o porque das 6 cameras . A fiscal sempre olhando nos meus olhos . Pronto , fui liberado e acabou se o problema . NÃO dei sorte , apenas NÃO tinha nada a omitir

06. NUNCA pense que o fiscal é pouco esclarecido ( bobo ) pois NÃO é , e eles fazem reciclagem a cada 3 meses .

07. Se voce estiver CERTO , fale , discuta ( sem agredir ) pondere . Se voce estiver ERRADO aceite , pague o que deve e fique feliz . Esta SEMPRE SERÁ a melhor politica .

É isso.
não querendo fazer brasileirice, tem tudo pra dar certo.
Sempre delcaro o que trago além dos 500 dólares, até assim já tentaram me pegar, e claro, não conseguiram.
Já falei aqui, mas tá lá atrás... teve uma moça que tava olhando a minha mochila pelo RX, e cismou que eu tinha um "notebook modelo novo".  :hysterical:  (queria saber baseado em quê ela chegou a essa brilhante conclusão). Passou a informação para o fiscal.
Saquei meu samsung que na época tinha uns 2-3 anos de uso, com selinho da Anatel, e pronto, tudo ok. Nessa mesma mochila havia câmera fotográfica e várias lentes, e não recebi qualquer questionamento referente a isso. Aliás, nunca recebi, nas viagens que fiz carregando minha Olympus e as lentes m4/3 (sempre 3 ou 4 lentes, pelo menos). Já viajei duas vezes passando na parte de declaração (voltando dos EUA), e uma vez no "nada a declarar" (voltando da Europa). Será que pode ter a ver com o tipo de câmera? Será que tem mais marcação em cima de DSLR??
« Última modificação: 18 de Setembro de 2018, 08:39:32 por Helena Bsb »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #98 Online: 18 de Setembro de 2018, 09:42:44
Iapereira,

Está 40% abaixo do valor médio praticado no eBay, onde comprei. Mas também se eles enquasquetarem eu pago os impostos devidos. Não pretendo viajar com ela.

A lente impressiona pelo tamanho grande, mas é 300mm.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2018, 09:43:59 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


ruifo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #99 Online: 05 de Setembro de 2019, 19:09:39
Olá turma, como vai?

Sou entusiasta, apaixonado por fotografia.

Moro no exterior desde a vários anos, e por aqui adiquiri 2 DSLR (Nikon D810 e Nikon D850), uma SLR (Nikon N65), e sete lentes no total. Dentre as lentes, uma Nikkor 200-500mm f/5.6, uma Tamron 70-200mm f/2.8 e outras cinco menores (18-35mm f/3.5-4.5, 24-120mm f/3.5-5.6, 14mm f/2.8, 20mm f/1.4, 85mm f/1.4).

Todo ano viajo para o Brasil com pelo menos uma das cameras, e algumas lentes, a passeio ou a trabalho para o Brasil, mas geralmente visitando a família por aí, e após 1 ou 2 semanas, retornando aqui para casa, no exterior. Sempre sem problemas na alfândega de pelo menos 4 diferentes aeroportos do Brasil. Inclusive algumas vezes que viajei com duas câmeras + lentes e tudo bem. Já fui parado algumas vezes, respondi perguntas, me liberam sem problemas e sem pgto de impostos.

Em 2020, provavelmente voltarei a residir no Brasil com minha família, e vendo esse tópico, resolvi escrever aqui com umas dúvidas.

O que devo fazer, ano que vem, para demonstrar que estou de mudança do exterior para o Brasil? De modo a porder levar esses equipamentos conosco de volta como mudança? Seguramente o levaremos no avião conosco, pois são equipamentos frágeis.

Minha esposa e eu somos cidadão brasileiros, mas ambos temos carteira de residente permanente no exterior. Temos uma filha com dupla cidadania também.

Agradeço qualquer dica que possam dar.

Super obrigado!! :ok: :ok:
ruifo



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #100 Online: 05 de Setembro de 2019, 19:30:54
Minha esposa e eu somos cidadão brasileiros, mas ambos temos carteira de residente permanente no exterior. Temos uma filha com dupla cidadania também.

Agradeço qualquer dica que possam dar.

Super obrigado!! :ok: :ok:
ruifo

Melhor consultar o site da receita.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #101 Online: 05 de Setembro de 2019, 21:51:58
Olá turma, como vai?

Sou entusiasta, apaixonado por fotografia.

Moro no exterior desde a vários anos, e por aqui adiquiri 2 DSLR (Nikon D810 e Nikon D850), uma SLR (Nikon N65), e sete lentes no total. Dentre as lentes, uma Nikkor 200-500mm f/5.6, uma Tamron 70-200mm f/2.8 e outras cinco menores (18-35mm f/3.5-4.5, 24-120mm f/3.5-5.6, 14mm f/2.8, 20mm f/1.4, 85mm f/1.4).

Todo ano viajo para o Brasil com pelo menos uma das cameras, e algumas lentes, a passeio ou a trabalho para o Brasil, mas geralmente visitando a família por aí, e após 1 ou 2 semanas, retornando aqui para casa, no exterior. Sempre sem problemas na alfândega de pelo menos 4 diferentes aeroportos do Brasil. Inclusive algumas vezes que viajei com duas câmeras + lentes e tudo bem. Já fui parado algumas vezes, respondi perguntas, me liberam sem problemas e sem pgto de impostos.

Em 2020, provavelmente voltarei a residir no Brasil com minha família, e vendo esse tópico, resolvi escrever aqui com umas dúvidas.

O que devo fazer, ano que vem, para demonstrar que estou de mudança do exterior para o Brasil? De modo a porder levar esses equipamentos conosco de volta como mudança? Seguramente o levaremos no avião conosco, pois são equipamentos frágeis.

Minha esposa e eu somos cidadão brasileiros, mas ambos temos carteira de residente permanente no exterior. Temos uma filha com dupla cidadania também.

Agradeço qualquer dica que possam dar.

Super obrigado!! :ok: :ok:
ruifo

Ao que me consta, quando vc vem de mudança pode trazer o que quiser como mudança. Não sei como seria com essas câmeras todas, acho interessante consultar a Receita mesmo, mas pra saber como proceder, já que pelo que me consta, vc pode trazer seus pertences tranquilamente. Só tem que ver a maneira adequada.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #102 Online: 05 de Setembro de 2019, 21:58:26
Gente , eu tenho 70 anos e sempre tive DUAS profissões , uma delas foi como fotógrafo , na outra convivi durante 40 anos com as aduanas , no Brasil e no exterior . Nada do que vou falar é bobagem , são fatos que presenciei e vivi nesses 40 anos .

01. Sua linguagem corporal  diz 90% do que você é , e câmeras ( principalmente com o advento das micro câmeras ) mostram aquilo que você não quer mostrar , ou tenta omitir .

02. A partir do momento em que voce põe seu pé fora da aeronave , até a cor da cueca estará sendo monitorada .

03. A tecnologia de informação ajuda demais à policia , e atrapalha em muito as desculpas .

04. Se você tem DIREITO à 500 dolares e trás 1000 , tenha certeza que se parado , será taxado . Se for parado , não argumente , pague e leve o bem consigo . Em pagando , voce estará dentro da Lei .

05. Assim como existem fotografos , médicos , atendentes , motoristas , balconistas , PMs carne de pescoço , existem aqueles boa praça.  Com os fiscais da aduana não será uma exceção.  Se voce estiver dentro da Lei , ele pode espernear a vontade pois voce vencerá sempre .

Certa vez em Heatrow , em conecção indo para a India , eu estava com 6 ( seis ) câmeras . Fui parado e depois de revistado mostrei minha credencial de fotografo , o bilhete da volta e o porque das 6 cameras . A fiscal sempre olhando nos meus olhos . Pronto , fui liberado e acabou se o problema . NÃO dei sorte , apenas NÃO tinha nada a omitir

06. NUNCA pense que o fiscal é pouco esclarecido ( bobo ) pois NÃO é , e eles fazem reciclagem a cada 3 meses .

07. Se voce estiver CERTO , fale , discuta ( sem agredir ) pondere . Se voce estiver ERRADO aceite , pague o que deve e fique feliz . Esta SEMPRE SERÁ a melhor politica .

Depois de ver o programa "Aeroporto: Área Restrita - Guarulhos", do Discovery Channel, eu vi tudo isso aí que Bjorn falou... o monitoramento é incrível. Se tem algum suspeito, o sistema de inteligência identifica e as câmeras vão acompanhando cada passo dessa pessoa, e o povo da Polícia Federal aborda mesmo, onde quer que estejam... e realmente fica difícil dar desculpas. Tem gente que finge não se conhecer mas é capturada chegando junto no aeroporto, ou conversando em alguma área... Ou a galera super nervosa na fila de check in, abordada por agentes da Polícia que têm a manha de ler a linguagem corporal. E é batata... tem droga na jogada. Mutcho louco. Amei esse programa. Vi todos os episódios de uma vez.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2019, 22:00:42 por Helena Bsb »