Em relação ao DOF e CROP, essas duas fotos explicam bem isso, as duas foram tiradas com a mesma lente da mesma distância, uma full frame e outra crop 1.6x...
Observe que o DOF é o MESMO nas duas, é como se vc fizesse um crop na foto da full frame, apenas isso, por isso se diz que, por exemplo, uma lente 50mm equivale a uma 80mm em uma camera com fator de crop 1.6...
Full frame: | Crop: |
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Fonte: http://www.have-camera-will-travel.com/field_reports/full_frame_vs_crop_sensor_-.html
vc citou uma coisa e me chamou atenção para outra interessante.
Uma vez que trata-se de uma foto macro
Veja, se vc tiver luz suficiente e trabalhar fotografando produtos com macro. (fotos macro de produtos sao em estudio e sempre tem luz suficiente). (produtos de embalagens mesmo, de todas as embalagens que vemos de comidas no mercado por exemplo como molhos de tomates, latas de azeitonas, azeites, frutas em embalagens de sucos em pó, ervilhas...são sempre coisas pequenas e ampliadas e em alta definição para destacar a qualidade do produto) Ou nos hamburgerers dos paineis ilumidados dentro dos Mc Donalds e Burger Kings...
Aí a escolha entre usar uma Full Frame 16Mp Nikon D4 ou uma APS-C (DX) 16MP Nikon D7000 fica curiosa
imagine as duas fotos acima com 16 MP
a vantagem vai facil para a D7000 porque o número de pixels utilizado para definir a área que está em foco é bem maior na D7000 .
Ou seja, numa ampliacão (que muitas vezes é o objetivo de macros e de fotos de produtos como os paineis iluminados dos hamburgueres dentro dos McDonalds e Burger Kings) a D7000 ganha de longe e vc nao precisa das vantagens da Nikon D4 em ISO baixo porque vc fotografa produtos e tem luz suficiente e eles sao imóveis.
Neste caso a DX APS-C D7000 fica uma opção mais batara e MELHOR de longe em qualidade também. Logo não dá pra usar a regra de que full frame é sempre "mais"profissional e melhor e que APS-C é sempre "amadora".
Para o "mundo macro de estudio de fotografia de produtos" a regra do que é profissional e do que é amador inverte. A regra para super teleobjetivas também é curiosa e similar mas neste caso só se vc nao tver grana para uma 600mm e comprar uma 400mm para simular 600mm. A densidade de pixels da sua foto de 16MP numa 400mm simulando 600mm é maior do que um CROP de 400mm com uma fullframe. Enfim, ou seja, no mundo tele é mais questao de grana mesmo e no mundo macro citado é questao de qualidade mesmo