Autor Tópico: [Lens Hood] Parasol paralelo é confiável?  (Lida 8101 vezes)

thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Março de 2012, 20:34:11
Ok, para tudo isso há uma resposta óbvia: o melhor parasol é o indicado pela fabricante. No caso da lente 18-55mm, EW-60C AL.
O problema é que o parasol original custa caro, principalmente em relação a esta lente barata, 99 reais (fora que encontra-se indisponível).

A lente possui 58mm de diâmetro, e encontrei no mercado livre algumas opções. Fiquei em dúvida em relação ao modelo: encontrei em formato de "flor" e um em formato "três estágios". Todos os dois se diferem do original.
Portanto, qual dos modelos é o mais indicado ao uso sem que eu sofra com vinhetagem ou sombras?

Original: http://www.phottixstore.com/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/e/w/ew-60c.jpg

Formato de flor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229152019-parasol-petala-canon-58mm-450d-500d-550d-t2i-xs-t1i-para-sol-_JM

Três estágios: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230119678-parasol-3-estagios-canon-58mm-400d-450d-500d-t1i-t2i-xs-350d-_JM


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2012, 20:49:46
Prezado Thiagosantosm,
existe no mercado, talvez até no Mercado Livre, o parassol genérico para esta lente que é igualzinha a original. Só que o preço é lá embaixo.
Dê uma pesquisada.
A vantagem do parassol original e esta genérica, que eu estou falando, em relação às outras 2 que voce postou os links, é que elas são de baioneta e portanto são colocadas ou tiradas com maior rapidez.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2012, 20:55:47
Bem, vamos lá..

Cada lente teu um parassol que é apropriado. O tamanho e formato é calculado em função da distância focal e de outras características da lente. Lentes como a 18-55 que é uma GA em uma das suas extremidades, exige parassol pequeno para que o mesmo não faça vinheta. E como o elemento frontal gira enquanto se faz o foco, não se pode usar parassóis tipo pétala, que tem o formato calculado de acordo com o tamanho do sensor. Então a opção de parassol pétala está descartada.

Quanto aos parassois de borracha, uso estes parassois  (a venda por 39,00 no ML e custando menos de 3 dólares, já com frete no ebay http://www.ebay.com/itm/58mm-3in1-rubber-lens-hood-for-Canon-Nikon-Sony-Pentax-Tamron-Sigma-/320840238365?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4ab391851d) para minhas lentes antigas, para as quais não é possível encontrar os originais. Mas são lentes fixas, e neste caso, um de borracha com tres tamanhos é melhor que nada. Mas o ideal, principalmente para lentes zoom, são usar os originais ou cópias dos originais, facilmente encontrados em sites como o DealExtreme ou Ebay.

Por exemplo, o parassol para a 18-55mm do kit é este aqui:

http://www.ebay.com/itm/Lens-Hood-For-Canon-EOS-500D-550D-450D-18-55mm-EW-60C-/120662795086?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c1810234e

Cópia do original, custando menos de 2 dólares, já com frete.

Quanto à resistência, evidentemente eles não são tão resistentes quanto os originais, mas normalmente cumprem a função. Tenho parassois do DealExtreme para a 18-55 (muito pouco útil, pelo tamanho, mas pelo preço...), 28-135 e 55-250, todos de baioneta como os originais, e todos funcionam a contento, inclusive já tendo suportado algumas pancadas :)

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2012, 21:09:39
Oi!
É bem por aí mesmo. Eu como novato, sai comprando sem pesquisar e acabei comprando errado. Rosca 67mm, bati o martelo no parasol no ML e quando chegou era de rosca e causava vinheta.
Pesquisei, anotei algumas dicas de colegas daqui e comprei uma genérica para minha 18-135 por 39 dilmas e funciona que é uma beleza.
Aconteceu o mesmo com a 50mm só que desta vez, também de rosca mas não causa vinheta, portanto, vamos ficando com ele por enquanto.
Abs


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Março de 2012, 21:12:15
Então já temos a solução!
Eu bem vi que era possível conseguir um idêntico ao paralelo pelo mercado livre ou outros sites, no entanto não pensei que por ser de baioneta eu poderia colocá-lo e retirá-lo com maior rapidez, e sim o contrário: pensei que a falta de rosca o faria cair com facilidade da lente.

Se vocês indicam a baioneta, o mais correto é ir no paralelo idêntico ao original. Obrigado!


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2012, 21:16:16
Então já temos a solução!
Eu bem vi que era possível conseguir um idêntico ao paralelo pelo mercado livre ou outros sites, no entanto não pensei que por ser de baioneta eu poderia colocá-lo e retirá-lo com maior rapidez, e sim o contrário: pensei que a falta de rosca o faria cair com facilidade da lente.

Se vocês indicam a baioneta, o mais correto é ir no paralelo idêntico ao original. Obrigado!

Vai de boa. No M.L. você encontra o paralelo por um preço bastante acessível. Quando chegou o meu "baioneta" eu até apanhei um pouco mas depois acostuma.
Abs


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #6 Online: 22 de Março de 2012, 21:29:23
E só para complementar, uma das grandes diferenças também reside no material interno. Muitos paralelos não absorvem a luz deixando escapar luz para a lente dependendo do ângulo.


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2012, 22:13:04
E só para complementar, uma das grandes diferenças também reside no material interno. Muitos paralelos não absorvem a luz deixando escapar luz para a lente dependendo do ângulo.

Oi Jean,
Taí mais uma informação importante.
Valeu  :ok: :ok:


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Março de 2012, 22:29:42
E só para complementar, uma das grandes diferenças também reside no material interno. Muitos paralelos não absorvem a luz deixando escapar luz para a lente dependendo do ângulo.

E qual material é mais indicado, Jean?
É difícil ver esses aspectos comprando online, mas a física explica que quanto mais preto e quanto mais fosco for, melhor!


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2012, 22:36:44
O problema é que mesmo sendo preto e fosco às vezes a luz passa. Eu já tive um paralelo e um original (o original tenho ainda nas lentes), e testando ambos pude perceber que o original de fato cancela a luz, o paralelo, pelo menos o que tive, com densidade de material ainda deixava um pouco a luz passar, dando uma diferença de até 1ev nos cantos. Fiz o teste até em casa com uma lanterna na mesma posição.

Mas é bom ressaltar que não estou invalidando os paralelos, mas dependendo do ângulo de incidência da luz o original é muito superior. Mas para luzes que vem de lado tanto faz.


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2012, 22:53:26
Então será que a gambiarra de passar uma fita isolante em volta do parasol paralelo ajudaria? Com certeza a luz não transpassaria por ele.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 23 de Março de 2012, 09:12:40
Nunca fiz o teste que o Jean comentou, mas existe uma leve diferença entre o original e paralelo, e uma grande diferença entre os valores..

Pras minhas lentes só uso paralelo e nunca tive problema. Com relação ao encaixe é igual o original.

Então será que a gambiarra de passar uma fita isolante em volta do parasol paralelo ajudaria? Com certeza a luz não transpassaria por ele.

A luz não atravessa o plástico do parassol.. o que ele comentou, éque a parede interna é um pouco mais reflexiva que o original, e em algumas pequenas situações o original pode se sair melhor..

se interessar tenho vários modelos pra venda: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=65412.msg631494#msg631494



Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Março de 2012, 14:58:08
na minha 17-55mm 2.8 eu uso um da marca "Pearlstone" (eles possuem um modelo pra cada tipo de lente) é idêntico ao original, a única diferença é que não está escrito canon e custou menos da metade.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Março de 2012, 15:49:14
Ninguém mencionou ainda que boa parte dos paralelos, principalmente os chineses, têm o encaixe na lente bem mais apertado que os originais, por conta da menor precisão de fabricação.

Em uma lente cujo elemento frontal gira, é preciso tomar muito cuidado na hora de colocar/retirar, para não acabar danificando o mecanismo de foco.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 23 de Março de 2012, 16:07:59
Ninguém mencionou ainda que boa parte dos paralelos, principalmente os chineses, têm o encaixe na lente bem mais apertado que os originais, por conta da menor precisão de fabricação.

Em uma lente cujo elemento frontal gira, é preciso tomar muito cuidado na hora de colocar/retirar, para não acabar danificando o mecanismo de foco.

Muito bem lembrado. Neste caso, eu sempre tenho o hábito de desligar a chave de AF, desacoplando o mecanismo de foco, antes de retirar ou colocar o parasol.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460