Autor Tópico: 5D MKIII Será o fim da dinastia FF para vídeo da Canon?  (Lida 6340 vezes)

zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Online: 23 de Março de 2012, 01:16:34

 Alguns previews e reviews gringos estão bem desapontados com a qualidade de vídeo da MKIII.
http://philipbloom.net/2012/03/22/5dmk3/
http://www.eoshd.com/content/7551/canon-5d-mark-iii-review

 
 Teve alguns avanços em relação a ISO, som, moiré e um pouquinho em rolling shutter (menos que o esperado).

 Não veio com 1080p60, não veio com HDMI limpo, não melhorou em termos de resolução real... enfim, muito pouco em relação a qualidade do vídeo para estes quase 4 anos entre a MKII e a MKIII. A Canon não quis correr o risco da 5D abafar as vendas da C300, e limitou bastante a câmera. O novo codec de 90mbits, apesar de alto bitrate, não esta agrando muito.

 A Panasonic GH2 detonado em resolução com hack, as Nikons D800 e D4 fullframe e com HDMI limpo (a D800 custando consideravelmente menos que a 5D), a sony AF100 melhor em tudo (e só um pouco mais cara).... A GH2 apontou o início da virada da mesa no ano passado, a Sony veio com a melhor câmera de sensor grande do mercado abaixo de U$10.000, a Nikon chegou com HDMI limpo e mostrou que ta bem no jogo, e agora a MKIII chega e decepciona.

....  acho que é o início do fim da hegemonia das 5D no mundo do vídeo.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2012, 17:29:36
interessante isso!


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Março de 2012, 17:50:37
Talvez a Canon esteja separando as coisas.
Para esse ano, esse fabricante já anunciou a EOS-1D X e a C300, sendo essa última voltada especialmente para o mercado de vídeo e cinema, fazendo filmes em 1080p a 30 e 60 fps.


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2012, 01:25:14
Acredito que seja uma opção, mas é interessante quando comparada à D800. Quem sabe a Canon esteja escondendo o jogo para algum upgrade de respeito na 7D? Embora a 7D seja cropada. Enfim, se não houver uma estratégia real por trás foi um grande passo em falso. Será?  :aua:
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2012, 02:25:03
Pois é, eu acho que a Canon virá com uma "8D" melhor que a MK3 pra vídeo. O sensor com crop 1.5/1.6 é mais compatível (em tamanho da área) com o cinema de 35mm do que o FF. A 7D veio setada com uma latitude muito boa nas altas, o que nem a MK2 tem. As melhores cameras pra cinema digital tem sensores "cropados" (RED, ALEXA, C300, F3...) Acho que seja muito difícil conseguir uma qualidade de vídeo equilibrada em um sensor FF, e talvez a Canon já esteja perto do seu limite (menos provável), ou é pura proteção mercadológica mesmo (bem mais provável). Foda é que a C300 custa 19mil dólares, contra 3200 da MK3, é mais cara que a RED Scarlet, que tem resolução de 5k!

Também há muito poeira no ar ainda... parece que a D800 tem muito moiré e que a resolução da MK3 rende um pouco mais se for sharpeada em pós, e os primeiros testes com gravadores HDMI na D800 estão começando a pipocar, logo vamos saber a real potência dela. Tem opção pra todo tipo de gosto e bolso e gosto :)


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #5 Online: 25 de Março de 2012, 14:15:50
Pois é, eu acho que a Canon virá com uma "8D" melhor que a MK3 pra vídeo. O sensor com crop 1.5/1.6 é mais compatível (em tamanho da área) com o cinema de 35mm do que o FF. A 7D veio setada com uma latitude muito boa nas altas, o que nem a MK2 tem. As melhores cameras pra cinema digital tem sensores "cropados" (RED, ALEXA, C300, F3...) Acho que seja muito difícil conseguir uma qualidade de vídeo equilibrada em um sensor FF, e talvez a Canon já esteja perto do seu limite (menos provável), ou é pura proteção mercadológica mesmo (bem mais provável). Foda é que a C300 custa 19mil dólares, contra 3200 da MK3, é mais cara que a RED Scarlet, que tem resolução de 5k!

Também há muito poeira no ar ainda... parece que a D800 tem muito moiré e que a resolução da MK3 rende um pouco mais se for sharpeada em pós, e os primeiros testes com gravadores HDMI na D800 estão começando a pipocar, logo vamos saber a real potência dela. Tem opção pra todo tipo de gosto e bolso e gosto :)

Também acho que a questão seja puramente mercado. A Nikon saiu na frente com a D90, depois a Canon passou, daí chega a Sony... enfim, acho que eles não quiserem gastar munição para brigar com a D800 e vão descer um degrau com uma "8D" pois é o mercado mais abrangente e acessível em termos de preço. Até porque, pelo que vejo, essa opção pelo vídeo seria como uma espécie de câmera secundária para quem já fotorgafa com uma FF e quer filmar com uma cropada; fazer a tal dobradinha. Sei não, acho que no 2° semestre teremos uma definição de como ficou essa disputa.
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2012, 12:01:44
Até porque, pelo que vejo, essa opção pelo vídeo seria como uma espécie de câmera secundária para quem já fotorgafa com uma FF e quer filmar com uma cropada; fazer a tal dobradinha.

Não é, eu uso mais pra vídeo, assim como muita gente.
Você sabia que tem mais gente usando a 5D MKII pra vídeo do que pra foto? Esta estatística pegou a CANON de surpresa, por isto todos achavam que ela iria detonar com a MKIII, mas ao invés disto, ela veio com outra câmera de quase 20mil dólares, a C300. O mercado de video DSRL já esta bem high end, e se vende muita câmera cara para uso do vídeo mais do que para foto. Se a canon ganhou uma fatia do mercado high end de broadcasting com a C300, esta perdendo mercado em todas as outras categorias, low e mid end tem as sony mandando vê até 1080p60 e as panasonics hackeadas com super resolução.


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2012, 00:07:57
O único gargalo da GH2 é a latitude, fora isto esta câmera da show e põe todas as outras no bolso. Resolução dela esta a par com a toda poderosa C300.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #9 Online: 28 de Março de 2012, 08:47:28
http://www.definitionmagazine.com/journal/2012/3/27/canons-next-evolution.html

Resposta chegando rápido.

Rumores indicam a chegada de uma 4K da Canon, com preço entre a MK3 e a C300. Ou é a 8D. Algo grandioso será anunciado dia 16 de abril.


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2012, 15:03:02
Desculpe a ignorância, mas o que quer dizer com 'HDMI limpo'?  :shock:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2012, 13:35:55
pelo review do philip bloom eu achei que os prós valem o preço :/
quem sabe em alguns meses o preço cai um pouco devido as reclamações
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2012, 18:02:42
Desculpe a ignorância, mas o que quer dizer com 'HDMI limpo'?  :shock:

Saída do sinal de vídeo sem compressão via HDMI, para gravar em gravador externo.  :ok:


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2012, 18:14:15
pelo review do philip bloom eu achei que os prós valem o preço :/
quem sabe em alguns meses o preço cai um pouco devido as reclamações

Só vale a pena pra que já tem um enorme set de lentes canon, e provavelmente tem a MKII, e mesmo assim o Philip Bloom ainda não testou a D800  8-)

Mas não tem melhor câmera, cada uma pra sua utilidade específica...
mais resolução e mais suco pra extrair na pós -> D800
menos moiré e melhor controle de áudio -> 5D

Mas enquanto não chega nenhuma 10bit 422 de sensor grande com preço acessível, a mais barata se não me engano é a Sony F3 (10bit 444) que custa 13mil doleta, eu ainda fico com a GH2 hackeada.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460