Autor Tópico: Fotometria para a direita...  (Lida 8766 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Março de 2012, 20:34:13
Legal Montanha. Ontem fiz umas fotos mas acabei esquecendo de de fotometrar na parte mais clara e ainda usei a medição matricial. Aí estourou tudo mesmo. Vou refazer os testes e depois posto aqui o resultado.
Daniel

Instagram: @danacqua


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Março de 2012, 23:29:27
Bom, fiz os testes conforme mencionado nos artigos. Senti uma diferença grande qdo a situação era de pouca luz. Para situações de luz normal a técnica não se mostrou vantajosa. Pra quem leu os textos, esta claro lá que é uma técnica utilizada para se buscar o maior nível de informação por pixel no arquivo RAW em situações de pouca luz, justamente para diminuir o ruído das fotos. Porém, achei interessante fazer o teste em situações de alta luz, para ver se a técnica poderia de fato se tornar um padrão fotográfico, e não apenas para ser utilizado em situações específicas. Vamos aos resultados...

Primeira sequência de fotos com luz do dia normal. Não há ruído e portanto não vi diferença. (tratamento apenas de WB e Exposição)

Iso 100 / EV 2

By d_acqua at 2012-03-27

Iso 100 / EV 1

By d_acqua at 2012-03-27

Iso 100 / EV 0

By d_acqua at 2012-03-27


Esta próxima sequência foi realizada em situações de pouca luz, onde há uma grande diferença no ruído e nas cores. (tratamento apenas de WB e Exposição)

Iso 3200 / EV 2

By d_acqua at 2012-03-27

Iso 3200 / EV 1

By d_acqua at 2012-03-27

Iso 3200 / EV 0

By d_acqua at 2012-03-27

É isso aí pessoal!  :ok:
Daniel

Instagram: @danacqua


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #17 Online: 27 de Março de 2012, 23:33:54
Também fiz esse teste e não consegui resultados satisfatórios com a minha câmera.  :( :( :(
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 28 de Março de 2012, 09:37:59
Também fiz esse teste e não consegui resultados satisfatórios com a minha câmera.  :( :( :(

Até onde pude perceber, o sucesso da técnica esta me fotometrar com medição Spot, ou pelo menos ponderada ao centro, conforme relatou o colega Montanha, e usar a área mais clara da cena. Feito este ajuste, vc recompõe e clica em RAW, sem mexer em mais nada. Logicamente depois tem que acertar a foto num editor.
Daniel

Instagram: @danacqua


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #19 Online: 28 de Março de 2012, 11:56:16
http://www.flickr.com/photos/fkuhne/7022821055/in/photostream

Fiz essa foto usando a técnica, mas não segui todos os passos necessários. Na realidade, a única coisa diferente aí é que usei o Balanço de branco do UniWB e aumentei a exposição em 1/3 ou 2/3... todo o resto fiz igual, nem medição spot usei... :no:

anyway, não tem como eu saber se obtive melhoras. pelo menos não reparei nada muito diferente. enfim... aprendendo..... :D
fkuhne.tumblr.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #20 Online: 28 de Março de 2012, 12:55:00
Fotometrar a direita permite também trabalhar melhor a latitude, pois na conversão do RAW podemos abaixar somente as altas luzes, deixando a área de baixas luzes como está.

Tenho alguns exemplos aqui, desconsiderem a qualidade geral da foto que foi convertida em JPG com pouca qualidade e ainda passou por duas publicações web...

Na foto abaixo, fiz a fotometria para que a área das sombras, na parte de baixo dos barcos, ficasse bem exposta. Com isso, o sensor não teve latitude suficiente para manter toda a cena e a área de brancos estourou fortemente. Vejam como no pescoço dos "cisnes", o branco se fundiu totalmente, deixando a foto sem nenhuma definição.



O céu também ficou muito claro, quase perdendo o azul característico. Em uma fotometria normal, ou então se estivesse fotografando em JPG, poderia me contentar com esta foto ou então, se fotometrasse para o branco, conseguiria maior definição nas áreas claras, mas perdendo informações na área escura.

Como a foto foi feita e principalmente, pensada em RAW, bastou recuperar as altas luzes na conversão para que fosse possível recuperar todas as nuances de cinza até o branco puro no pescoço dos cisnes, e o azul do céu, sem perder as informações na área de sombras




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #21 Online: 28 de Março de 2012, 13:14:10
Excelente exemplo, Alexandre!  :ok:


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 28 de Março de 2012, 17:10:52
Um ponto negativo que não mencionei, é que para composições com pessoas, essa técnica tem um efeito colateral grande. Veja, vc já esta trabalhando com ISO alto, por ser uma foto em baixa luminosidade, a abertura também já esta no máximo, então qual a opção que te resta para aumentar a exposição da imagem (fotometrar a direita)? Apenas a velocidade! Naquele exemplo da estatua que postei com EV2 a velocidade era de 0,5 segundo! Eu já tive dificuldade de segurar firme, agora imagine se ainda tivesse alguma pessoa na cena...
Não sei se estou falando besteira, mas me parece um pouco limitada a técnica. Em situações específicas, de baixa luz e objeto estático, é perfeita. Se for com iluminação adequada, não faz muito sentido. Se houver pessoas  na composição, alto risco de blur.  :ponder:

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua


montanha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
  • "cair nove vezes, levantar dez."
Resposta #23 Online: 28 de Março de 2012, 18:37:47

Fazer a fotometria para a direita tem, justamente, a intenção de manter a informação nas áreas de baixa luz.
Pelo que sei, o sensor consegue guardar mais informações sobre as áreas de altas luzes do que das áreas pouco iluminadas.

Então podemos deixar a imagem superexposta, sem estourar, jogando a fotometria mais para a direita, deixando tudo mais iluminado, e depois trazemos de volta com o tratamento, sem perda de qualidade.

Agora, se deixamos subexposta, aparecem ruidos e a qualidade se perde, sem recuperação.

O site do ivan, ABC da fotografia em RAW, mostra uns exemplos bem bacanas, mostrando como podemos fazer fotos que estourariam em jpeg, mas podem ser preservadas em RAW.

Daniel:
Acho que você está certo, se a iluminação é muito baixa, não tem jeito. O melhor seria usar um flash ou alguma luz nesse caso.


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #24 Online: 28 de Março de 2012, 19:39:25
Entendi a técnica mas para mim não serve, expondo dessa maneira eu perco velocidade no obturador e me complica no estilo de foto que gosto.

Mas o pessoal poderia exemplificar com fotos noturnas.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Março de 2012, 22:23:31
Entendi a técnica mas para mim não serve, expondo dessa maneira eu perco velocidade no obturador e me complica no estilo de foto que gosto.

Mas o pessoal poderia exemplificar com fotos noturnas.

As fotos que tem a estátua, foram feitas à noite num ambiente com baixa iluminação, tanto que usei ISO 3200 e Velocidade de 0,5seg. Se vc se refere em locais abertos, aí acho que só flash mesmo, ou até uma combinação da técnica com flash.

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 28 de Março de 2012, 22:26:53
Pô, galera. Fotografar no escuro também nao dá né? Se nao consegue aumentar mais o ISO e a velocidade ficar muito baixa, usem tripé ou flash. Não há formula milagrosa se não há luz.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #27 Online: 28 de Março de 2012, 22:30:22
Pô, galera. Fotografar no escuro também nao dá né? Se nao consegue aumentar mais o ISO e a velocidade ficar muito baixa, usem tripé ou flash. Não há formula milagrosa se não há luz.

Eu tento tirar leite de pedra, olha meu equipamento e ainda quer fotos sem ruido. kkkkkkkkkkkk
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #28 Online: 26 de Maio de 2012, 11:03:06
Eu uso a medição mais pontual da minha câmera, que no caso é o "partial metering". Eu usaria o "spot", se houvesse.

Digamos que eu queira fotografar uma pessoa:
(antes de mais nada: câmera no modo manual, fotografia em RAW)
1.  Eu procuro qual seria a parte mais clara da cena (digamos que seja a camiseta branca do sujeito);
2.  Daí eu aponto a câmera para a camiseta e então arrumo a máquina (abertura, velocidade, etc..) para que o fotometro não marque mais do que os 2,5EV que minha câmera tolera antes de estourar (muitas vezes eu uso menos, por segurança, mas com a prática você vai entendendo melhor o seu equipamento);
       
nota: fotografando normalmente, as pessoas arrumam a câmera para que a fotometria de saia zerada (0EV).

3. Com esse ajuste feito,  eu componho a foto como quero (sem mexer em mais nada, a não ser o foco), e fotografo.

De modo geral a cena vai ficar superexposta, e terei que mexer no lightroom diminuindo a exposição.

Mas é preciso cuidar para a cena não ter muita diferença de luz entre a parte mais clara e a mais escura, porque aí não tem jeito.
No começo você sempre deixa escapar uma parte da cena que é mais clara do que você achava, e a imagem estoura.. mas com o tempo você fica treinado e isso não acontece mais. Aliás, achei um ótimo método para visualizar melhor a iluminação antes de fazer a fotografia, porque você trabalha no limite do sensor e qualquer erro estraga a imagem.

Minha opinião:
É um modo meio trabalhoso de se fazer foto. No começo é legal para treinar, mas depois de um tempo você percebe que não dá pra fazer todas as fotos de sua vida assim (aquelas várias do churrasco, da festinha). Porque você tem que ajustar todas elas no lightroom. Na minha opinião isso serve mais para aquela foto especial.
Eu não gosto de sair fotografando feito uma metralhadora, então eu uso bastante esse recurso.

abraços
Montanha, sou iniciante na fotografia, mas parabens pela explicacao, simples e facil, aprendi um pouco mais com sua explicacao.


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #29 Online: 26 de Maio de 2012, 11:14:15
Expor a direita significa preencher os canais de cores por completo para reduzir o ruído. A técnica mais utilizada para isso é ajustar o WB para fazer a leitura exata do limite do canal via historiograma.
E ainda usa-se um filtro magenta, para equilibrar os canais RGB, e reduzir a sensibilidade do canal verde no sensor, podendo expor mais a direita ainda.
ola Natao:
desculpe talvez a pergunta tao simples, ou quase idiota, mas gostaria de conhecer um pouco mais de fotografia, pergunto e se voce puder me responder ficarei grato, vi sua resposta sobre expor para a direita,  entao pergunto: Expor a direita significa preencher os canais de cores por completo para reduzir o ruído ? onde consigo aprender sobre isso?. como onde encontrar material para ler sobre a leitura exata do limite do canal via historiograma e o que seriam estes canais. etc ?
obrigado, se nao puder ajudar tudo bem tbem, fica c Deus.