Autor Tópico: Fotometria para a direita...  (Lida 8765 vezes)

d_acqua

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Online: 23 de Março de 2012, 21:14:45
Pessoal, outro dia li um artigo que me pareceu bem interessante, onde o autor desenvolveu uma linha de pensamento, para mostrar que quando fotografamos em RAW, o melhor a fazer é expor ou fotometrar o histograma para a mais para direita e não zerar como costumamos fazer no JPEG. Ele defende que com isso, é possível obter uma imagem com mais detalhes e que na conversão do RAW podemos ajustar a exposição, quando em qualidade de imagem.

Gostaria de saber se vocês também fazem dessa forma e se há um ganho interessante mesmo!

Obrigado.
Daniel

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Natão

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Santana.

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Resposta #2 Online: 23 de Março de 2012, 21:25:37
Excelente pergunta... Respondendo somente para acompanhar de perto...

Uma das referências próximas que tenho na fotografia, o Jejemonteiro, defende a exposição à direita como o mais indicado para se conseguir resultados melhores em RAW.

Vou esperar o pessoal mais experiente se manifestar!


Natão

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Resposta #3 Online: 23 de Março de 2012, 21:33:14
Excelente pergunta... Respondendo somente para acompanhar de perto...

Uma das referências próximas que tenho na fotografia, o Jejemonteiro, defende a exposição à direita como o mais indicado para se conseguir resultados melhores em RAW.

Vou esperar o pessoal mais experiente se manifestar!

Expor a direita significa preencher os canais de cores por completo para reduzir o ruído. A técnica mais utilizada para isso é ajustar o WB para fazer a leitura exata do limite do canal via historiograma.
E ainda usa-se um filtro magenta, para equilibrar os canais RGB, e reduzir a sensibilidade do canal verde no sensor, podendo expor mais a direita ainda.


d_acqua

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Resposta #4 Online: 24 de Março de 2012, 12:17:12
Natão, muito bom o tópico do link! Porém, achei que vc e o autor do artigo que li, trataram do assunto sob pontos de vista, ou então de formas, o que pra ser sincero achei excelente! Vou deixar abaixo o link do artigo que menceionei, na verdade é uma série de 4 ou 5 posts num blog.

http://123rawfotos.wordpress.com/1-headroom/

Vcs falaram de resultados diferentes com câmeras diferentes. Vc acha que as lentes tbem poderiam influenciar?

Vc após realizar seus testes achou um ponto "mágico" no seu fotômetro onde vc crava a esposição, ou o tanto que se leva pra direita depende muito da situação?
Daniel

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Natão

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Resposta #5 Online: 24 de Março de 2012, 13:01:30
Natão, muito bom o tópico do link! Porém, achei que vc e o autor do artigo que li, trataram do assunto sob pontos de vista, ou então de formas, o que pra ser sincero achei excelente! Vou deixar abaixo o link do artigo que menceionei, na verdade é uma série de 4 ou 5 posts num blog.

http://123rawfotos.wordpress.com/1-headroom/

Vcs falaram de resultados diferentes com câmeras diferentes. Vc acha que as lentes tbem poderiam influenciar?

Vc após realizar seus testes achou um ponto "mágico" no seu fotômetro onde vc crava a esposição, ou o tanto que se leva pra direita depende muito da situação?

Valeu,

bom, então, eu só tentei expor de forma mais simplificada, afinal foi uma explicação bem breve. O que quis dizer é que com o ganho no preenchimento dos canais de cores, tem-se por resultado uma foto com menos ruído.

Não existe um ponto mágico no fotômetro, mas minhas câmeras sempre são em sua maioria todas ajustadas para pelo menos + 0,5 EV. A exposição correta não leva em consideração essa minha variação. Pois no final eu ajusto na Pós, para -0,5 EV só por questão de conseguir menor ruído.

Quando quero uma foto mais clara, por questão mesmo, bom daí como os 0,5 EV já estão embutidos no meu fotômetro - Minhas câmeras tem como ajustar a exposição ideal sem aparecer como compensado no fotômetro.

Então e com relação a mais ou menos, vai depender muito da cena, muito contraste, pouco contraste. Pois não adianta querer expor mais numa cena que tem uma área muito mais clara, pois ali os canais estourarão e então já era a informação.

Existe o UniWB, uma técnica utilizada por umas pessoas para expor à direita. Na verdade isso é só pra ajustar a exposição correta da câmera em RAW. Isto é, ele mostra o historiograma real da foto e não o historiograma em jpg quando setado isso.

Procure sobre essa técnica na net

Abs.


d_acqua

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Resposta #6 Online: 24 de Março de 2012, 15:51:41
Natão, vou deixar o link de uma discussão muito boa sobre a técnica de exposição para a direita e o uniwb que vc mencionou. Aiinda não li tudo pq é extenso, mas até a página  3 tava espetacular.

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=77384&postdays=0&postorder=asc&start=0

Abs
Daniel

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montanha

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Resposta #7 Online: 24 de Março de 2012, 16:32:56


fkuhne

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Resposta #8 Online: 24 de Março de 2012, 16:44:36
Excelente pergunta... Respondendo somente para acompanhar de perto...

tenho tentado sempre usar esta técnica.
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d_acqua

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Resposta #9 Online: 24 de Março de 2012, 20:42:33
tenho tentado sempre usar esta técnica.

E quais resultados vc tem conseguido?
Daniel

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Resposta #10 Online: 24 de Março de 2012, 21:20:12
E quais resultados vc tem conseguido?

não sei ainda! :hysterical: :hysterical: :hysterical: na realidade deu um erro aqui na página e minha resposta anterior saiu incompleta. eu ia dizer também que nem sempre consigo expor à direita porque fatalmente algum canal sempre acaba saturando. ok, sei que o histograma é o do JPG e não do RAW, então hoje fiz umas fotos usando a idéia do UniWB, pra ver se melhorava isso... Vou tentar tratar uma e postar aqui...
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d_acqua

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Resposta #11 Online: 24 de Março de 2012, 21:39:24
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Fiz umas fotos hoje tbem. Saiu tudo esverdeado...na segunda terei acesso ao meu computador e aí vou tratar.
Daniel

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montanha

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Resposta #12 Online: 24 de Março de 2012, 22:53:19

Um dia eu pacientemente fiz um teste com minha câmera, como citado no site do Ivan, "ABC da Fotografia em RAW".
Peguei umas toalhas coloridas e fotografei várias vezes, sempre exponto um pouco mais, pra descobrir quando a fotografia estourava (clipping). Entendo que este ponto seja o ponto máximo de tolerância.

Depois que você tem este parâmetro, não tem erro. Mire na área mais clara da sua fotografia, ajuste a câmera para o ponto mais exposto sem estouro, faça o enquadramento com este ajuste e... click! Depois é necessário recuperar as áreas de altas luzes no lightroom, por exemplo, diminuindo a exposição naquele software. Isto deve devolver a textura das areas iluminadas sem deixar ruídos nas áreas escuras.

Na minha câmera, por exemplo, eu posso fotografar com +2,5EV com uma boa margem de segurança.

Corrijam-me se eu estiver errado.

Abraços


d_acqua

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Resposta #13 Online: 25 de Março de 2012, 21:51:08
Montanha, qual tipo de medição vc usa, spot ou matricial? Vc mantem a mesma pra fotometrar e pra foto, né?
Daniel

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montanha

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Resposta #14 Online: 26 de Março de 2012, 18:33:16

Eu uso a medição mais pontual da minha câmera, que no caso é o "partial metering". Eu usaria o "spot", se houvesse.

Digamos que eu queira fotografar uma pessoa:
(antes de mais nada: câmera no modo manual, fotografia em RAW)
1.  Eu procuro qual seria a parte mais clara da cena (digamos que seja a camiseta branca do sujeito);
2.  Daí eu aponto a câmera para a camiseta e então arrumo a máquina (abertura, velocidade, etc..) para que o fotometro não marque mais do que os 2,5EV que minha câmera tolera antes de estourar (muitas vezes eu uso menos, por segurança, mas com a prática você vai entendendo melhor o seu equipamento);
       
nota: fotografando normalmente, as pessoas arrumam a câmera para que a fotometria de saia zerada (0EV).

3. Com esse ajuste feito,  eu componho a foto como quero (sem mexer em mais nada, a não ser o foco), e fotografo.

De modo geral a cena vai ficar superexposta, e terei que mexer no lightroom diminuindo a exposição.

Mas é preciso cuidar para a cena não ter muita diferença de luz entre a parte mais clara e a mais escura, porque aí não tem jeito.
No começo você sempre deixa escapar uma parte da cena que é mais clara do que você achava, e a imagem estoura.. mas com o tempo você fica treinado e isso não acontece mais. Aliás, achei um ótimo método para visualizar melhor a iluminação antes de fazer a fotografia, porque você trabalha no limite do sensor e qualquer erro estraga a imagem.

Minha opinião:
É um modo meio trabalhoso de se fazer foto. No começo é legal para treinar, mas depois de um tempo você percebe que não dá pra fazer todas as fotos de sua vida assim (aquelas várias do churrasco, da festinha). Porque você tem que ajustar todas elas no lightroom. Na minha opinião isso serve mais para aquela foto especial.
Eu não gosto de sair fotografando feito uma metralhadora, então eu uso bastante esse recurso.

abraços