Autor Tópico: Fotos MACRO  (Lida 5725 vezes)

lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #30 Online: 16 de Março de 2012, 20:28:39
Prezado Luciano,
o que me motivou a abertura deste tópico foi justamente esse. Eu estava utilizando a lente do kit (18~55mm) invertida e como ela é automática e está sempre com a abertura máxima, o DOF ficava curtíssimo, dificultando até de achar o foco. Mesmo quando utilizava a minha lente manual ( Pentacon 50mm. f/1.8) eu não me preocupava com a abertura, achando que não ia influenciar no DOF. Puro engano. Depois que o pessoal entrou no circuito dando essas dicas valiosas, aprendi que as aberturas são fundamentais para se obter um DOF mais curto ou mais longo. Funciona da mesma maneira que a lente colocada normalmente. Quanto menor a abertura ( nº f maior) maior o DOF.
No seu caso, a solução seria comprar uma lente manual que tem aos "montes" para vender: Helios, Pentacon, Yashinon, Pentax, Olympus, Rokinon, etc...
« Última modificação: 16 de Março de 2012, 20:29:55 por lodirita »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #31 Online: 16 de Março de 2012, 20:42:28
Prezado Luciano,
o que me motivou a abertura deste tópico foi justamente esse. Eu estava utilizando a lente do kit (18~55mm) invertida e como ela é automática e está sempre com a abertura máxima, o DOF ficava curtíssimo, dificultando até de achar o foco. Mesmo quando utilizava a minha lente manual ( Pentacon 50mm. f/1.8) eu não me preocupava com a abertura, achando que não ia influenciar no DOF. Puro engano. Depois que o pessoal entrou no circuito dando essas dicas valiosas, aprendi que as aberturas são fundamentais para se obter um DOF mais curto ou mais longo. Funciona da mesma maneira que a lente colocada normalmente. Quanto menor a abertura ( nº f maior) maior o DOF.
No seu caso, a solução seria comprar uma lente manual que tem aos "montes" para vender: Helios, Pentacon, Yashinon, Pentax, Olympus, Rokinon, etc...

pois é.. não sei se você conhece mas existe um tubo extensor com confirmação de foco.. com ele eu imagino ser possivel controlar a lente automática, mas não tenho certeza.. preciso confirmar com alguém antes de comprar um...

esse é um tubo com zoom e AF.. http://www.ebay.com/itm/MeiKe-Auto-AF-Extension-tube-EXT-adjusted-for-Canon-EF-/250868663800?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a68f005f8

existem outros só com AF mais baratos também...

Se conseguir confirmar que consigo controlar abertura com eles acho que compro um...


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #32 Online: 16 de Março de 2012, 21:53:07
Oi Luciano,
eu particularmente achei este tubo muito caro. Quase U$ 100,00 + 60% de taxa se a Receita te pegar, o que é bem provável. Ou seja, vai ficar perto de U$ 160,00 ou mais ou menos R$ 290,00.

Agora, dá uma olhada neste video. Ensina como aumentar o DOF utilizando uma lente automática.
Eu peguei este link de um tópico postado pelo MEGAVET.
 http://www.youtube.com/watch?v=h8GafRgfEic



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #33 Online: 16 de Março de 2012, 22:34:13
Oi Luciano,
eu particularmente achei este tubo muito caro. Quase U$ 100,00 + 60% de taxa se a Receita te pegar, o que é bem provável. Ou seja, vai ficar perto de U$ 160,00 ou mais ou menos R$ 290,00.

Agora, dá uma olhada neste video. Ensina como aumentar o DOF utilizando uma lente automática.
Eu peguei este link de um tópico postado pelo MEGAVET.
 http://www.youtube.com/watch?v=h8GafRgfEic

Caramba! muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:

Será que não dá problema fazer isso não????????  :ponder: :ponder:


PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Resposta #34 Online: 18 de Março de 2012, 18:52:12
Alguém sabe dizer se usando a objetiva invertida, a profundidade de campo, támbém é afetada pela abertura do diafragma, ou independe de qual usar vai dar a mesma P.C
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #35 Online: 19 de Março de 2012, 19:45:16
Prezado Pentafla,
se voce ler este tópico deste o começo, com certeza, voce terá a sua pergunta respondida. Coloquei alguns exemplos de fotos macro tiradas com diversas abertura que voce poderá analisar e tirar as suas conclusões.


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 20 de Março de 2012, 01:28:51
Olha, não tive tempo de ler todo o tópico, no entanto indico aqui o tubo que o próprio MEGAVET usa para fazer macros. http://www.dealextreme.com/p/macro-lens-adapter-for-canon-2325
Ele usa esse tubo em uma Yashinon M42 50mm 1.7. Tenho uma igual, comprei na mão dele. Ainda não fiz macros pois não comprei o tubo extensor, mas pelas fotos dele dá pra ver que dá muito certo.


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #37 Online: 23 de Março de 2012, 23:48:09
No seu caso, a solução seria comprar uma lente manual que tem aos "montes" para vender: Helios, Pentacon, Yashinon, Pentax, Olympus, Rokinon, etc...
Uma lente usada antiga vc consegue fácil por menos de U$15, o problema é que igual a manha de setar a abertura com o botão de preview DOF, o viewfinder fica permanentemente escuro e vai precisar usar em lugar bem iluminado. A vantagem é também não importar que a bunda da lente ficou desprotegida

Agora sobre tubos ou inversão, dependendo da lente a resposta pode ser até os 2 ao mesmo tempo  :ok:
com a 18-55 só inverter daria conta do recado, uma 50mm eu usaria invertida com talvez 20mm de tubos
Wides dão mais ampliação invertidas, como você viu que aconteceu com a sigma 28mm.
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D