Autor Tópico: Mirrorless X Dslr  (Lida 124847 vezes)

Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 12 de Abril de 2012, 19:48:24
"O principal é ter a possibilidade de fazer alterações na imagem bruta, com toda a informação capturada pelo sensor. Isso melhora o tratamento da imagem em 200%, melhores cores, melhores transicões tonais, recuperacão de informação, redução de ruído, balanço de cor e uma infinidade de coisas."

Exatamente o que eu quis dizer com o Item 1: vc cria seu JPG ou TIFF à ton goût a partir do raw - ou vc por acaso salva/finaliza em raw????? ;)

Mas cá entre nós, a principal razão do uso do arquivo cru é pela marra mesmo: "sou o pica das galáxias e só fotografo em raw". Como diria aquele virgem que morreu de sífilis: Humano, demasiado humano.

Quanto a espelho, OVF, etc, vão continuar a estar presentes nas cãmeras "sérias"  pelas mesmas razões por que ainda se fabrica pickup de vinil: pra atender os que acham que "o som do LP é melhor" (e que nunca ouviram falar em FLAC)

Zecahue, as RED são câmeras de cinema, é um universo muito acima e distinto da vã fotografia.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #46 Online: 12 de Abril de 2012, 20:00:10
Mas cá entre nós, a principal razão do uso do arquivo cru é pela marra mesmo: "sou o pica das galáxias e só fotografo em raw". Como diria aquele virgem que morreu de sífilis: Humano, demasiado humano.

Cara, vc não está realmente falando sério, está ???

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #47 Online: 12 de Abril de 2012, 20:47:44
Cara, vc não está realmente falando sério, está ???

AlexandreS, vais dar bola pra tanta ladainha? O que certas pessoas falam devem ser relevado. Não alimente os trolls!

O mercado fala por si só, não é preciso ficar discutindo fatos, ainda mais quando se quer interpretá-los ao bel-prazer.



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #48 Online: 12 de Abril de 2012, 21:40:20
AlexandreS, vais dar bola pra tanta ladainha? O que certas pessoas falam devem ser relevado. Não alimente os trolls!

O mercado fala por si só, não é preciso ficar discutindo fatos, ainda mais quando se quer interpretá-los ao bel-prazer.

Natão,  :ok: :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #49 Online: 12 de Abril de 2012, 23:12:53
Quanto a espelho, OVF, etc, vão continuar a estar presentes nas cãmeras "sérias"  pelas mesmas razões por que ainda se fabrica pickup de vinil: pra atender os que acham que "o som do LP é melhor" (e que nunca ouviram falar em FLAC)

Zecahue, as RED são câmeras de cinema, é um universo muito acima e distinto da vã fotografia.

Câmera de cinema usada, muito bem usada, pra fotografia still.

Off topic... OVF x Vinil ...... FLAC em 24bits a 96khz em monitores digitais é realmente ducaralho!! Eu adoro vinil, assim como adoro fotografia em película, mas é puro saudosismo, uma delícia como hobby, mas quando o papo é sério o negócio acaba mesmo sendo o bom e novo digital.

Este velho papo do analógico era muito discutido, da mesma forma que vcs estão dizendo agora, que filme analógico era muito melhor e que nunca iriam trocar por digital. Bastou a Canon baratear a brincadeira com a 300D e a fenomenal 10D que tudo mudou de figura, e até os súditos mais leais a velha monarquia analógica, deram o braço a torcer. Nesta época, só alguns nikonzeiros ainda retrucavam ... daí veio a D70, D50 .. D200 ... e no final todo mundo acabou se prostituindo no mundo digital :)


Amigo, isso é uma camera pra filme.

Não sei onde ela se encaixa no tópico aqui....

Eu só usei o link da D3 pra mostrar o que considero como comando na ponta dos dedos.


E outra, ela custa em torno de 35 mil dólares...

Uma D4 Custa 6mil, por exemplo

É uma câmera de cinema, usada com muita eficiência, pra fotografia still, vocês não viram o link com as capas das revistas? Grandes agencias não abrem mão de usar a Epic pra fotografar, não filmar. Ou melhor, extrair um frame em RAW de alta resolução de uma sequência de quadros super rápidos.. isto é, além de nova tendência fotográfica pra certos nichos de mercado, um ótimo uso da tecnologia pra fotografia.

Se estamos falando de câmeras sub 1000 dólares e vc vem comparar com uma de 6 mil... é 6x o valor! .. 6x6=36  joguei na mesma moeda!

Mirrorless x DSLR  é como rangefinder x SLR ... Cartier Bresson usava a "leiquinha" rangefinder, mesmo depois que as DSLR estavam bombando. Um artísta fotográfico não precisa de uma D4  ou de uma 1Dsxyz mark 9, muito pelo contrário, até atrapalharia em muitos casos ter que carregar um trambolho destes ...  Assim como um fotógrafo cobrindo uma olimpíada não vai usar uma panasonic GF1, por razões mais do que óbvias!

É fato que, tecnologicamente falando, as novas levas de mirrorless, ou melhor, a nova Olympus OM-D E-M5, é superior que as DSLR de entrada. Superior em tecnologia, mas em uso não, pois sendo na mesma faixa de preço, cada um adquire a câmera que lhe agrada mais pro seu uso.

Eu relutei bastante pra trocar OVF por EVF (minha evolução de cameras foi: yashica FRII, 300D, D50, D80, A700, GH1, GF1 e GH2), é horrível no começo. A resolução é baixa e tem um delayzinho chato, e era pior nos primeiros EVF... mas depois que me acostumei, não troco mais. É mais prático e não interfere em nada na qualidade da foto, uma questão de costume. A Panasonic já anunciou que esta investindo pesado no viewfinder da GH3, ou seja, já neste ano a tecnologia dos EVF chegarão a um ponto muito satisfatório (dizem que o EVF da E-M5 é muito bom). Como os retina display da apple, que tem uma densidade enorme de pixels por área. Um bom EVF é mais pratico que um OVF porque se tem toda a "ajuda" digital nos olhos, como focus assist, histograma, exposição correta em tempo real, infos de vel. e abertura, iso.. etc.. se faz muita coisa sem tirar a câmera dos olhos. Agora, um EVF ruim da nos nervos e só atrapalha.

Enfim, toda tecnologia nova é vista com natural desconfiança pelos olhos dos mais puritanos :)  O bom é testar de tudo.. e ficar com o que mais agrada.


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 13 de Abril de 2012, 10:45:57
Pessoal,

Acho que a discussão está saindo do propósito do forum, que é trocar experiências e informações que sejam úteis, assim tanto os do grupo das "DSLR" quanto os do grupo "mirrorless" podem aprender um pouco mais sobre cada grupo.

Vejo as mirrorless como futuro das DSLR sim, mas ainda precisam de muita evolução para serem equivalentes em qualidade, e quando o forem, provavelmente já existirá outra tecnologia, e teremos outra discussão do tipo "Mirrorless X NoLens" :hysterical:

Só uma observação para acalmar os ânimos mesmo...

Eu vivo nos dois mundos, sou amador e de nivel bem baixinho, e procuro tirar o melhor dos dois mundos, as mirrorless para viagens que não posso levar muito peso e a DSLR nas outras situações.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 13 de Abril de 2012, 10:53:21
"AlexandreS, vais dar bola pra tanta ladainha? O que certas pessoas falam devem ser relevado. Não alimente os trolls!

O mercado fala por si só, não é preciso ficar discutindo fatos, ainda mais quando se quer interpretá-los ao bel-prazer."

Evidentemente não sou o dono da verdade, nem os senhores, muito menos o "mercado". Falo apenas do que vejo, ouço, e vivencio. Tenho pastas com fotos impressas em 30x20cm, fotos feitas e tratadas por mim em JPG, e cuja acurácia nas cores e nos detalhes das texturas, na reprodução das roupas e da propria pele das modelos, com seus poros e pelinhos, me convence de que JPG é suficiente pra 90% de tudo o que fazemos, profissionalmente ou não. Dizer pras pessoas que elas TÊM que fazer as fotos em raw para conseguir um resultado DE QUALIDADE é dizer algo que simplesmente NÃO É VERDADE. E nem todos estamos fotografando Ferraris e Bulovas pras páginas da Vogue que justifique o fine tuning extremo da edição em raw. Raw é uma ferramenta que se transformou em símbolo de status, em algo se separa os "profissionais" dos "amadores". É como eu vejo e muita gente vê, até mesmo inconscientemente.

Zecahue, sou fã da RED e do criador dela, o Jim Jannard, que além de genial é um marketeiro de primeira =). O objetivo dele é exatamente borrar essa distinção entre câmera de cinema e de still, entre cinema e fotografia. Acho que o grande teste da RED vai ser os filmes do "Hobbit", que o Peter Jackson está rodando com RED Epics. Mas o que rola pelos Youtubes da vida é promissor: http://www.youtube.com/watch?v=G0k3kHtyoqc

E isso com cãmeras com sensores de 2/3" ;)
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


jejemonteiro

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.851
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 13 de Abril de 2012, 14:54:40

Não entendi muito bem, tu ta dizendo que não há diferença entre tratar um raw e um jpg?


Não. Eu estou dizendo que no RAW você tem mais informação disponível, por isso o resultado é sempre melhor.
Jefferson Monteiro Oliveira

"Creio na morte, única amante absolutamente fiel. Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre.E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Ou  vice-versa." (Marco A. dos Santos)

Nikon D90+18-105mm VR+55-200mm VR+50mm AI-d f2.0, Lumix GF3+14-42mm+Zenitron 58mm f2.0, CANON A480 CHDK


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #53 Online: 13 de Abril de 2012, 15:12:54
Não. Eu estou dizendo que no RAW você tem mais informação disponível, por isso o resultado é sempre melhor.

Na verdade, a vantagem real do RAW são as possibilidades posteriores na pós. Assim como existia o laboratorista que dava um jeito nos negativos e gerar uma ampliação hoje existe os conversores de RAW para dar um jeito nos RAW e gerar uma imagem em arquivos de imagem.

Claro que nem sempre é necessário fotografar em RAW. Se o cara for bom e se não estiver se importando com a pós, JPG é mais do que suficiente. Agora se está ciente que a pós faz parte do processo eu acho burrice não usar, afinal se eu posso andar com dois carros, um mais confortável e mais potente e outro mais "carroça" e mais fraco, mas que gastam absolutamente a mesma coisa, por que escolheria justamente a "carroça"? É uma analogia, mas é cabível nesse exemplo.

Eu fotografo sempre em ambos os modos, RAW e JPG. Mas tenho em mente o que quero, quando quero e da forma que quero.



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #54 Online: 13 de Abril de 2012, 16:49:54
Bem, eu devo ser um picão das galáxias então, porque fotografo sempre em RAW. Não tenho nada contra quem fotografa em JPG, tem muita gente que acha que o que foi definido como padrão no software da câmera é suficiente para a sua exigência. Também existem situações em que o uso do JPG é prioritário, como em fotojornalismo. Nestes casos, nada melhor que deixar a câmera em JPG e se divertir assim.

Eu como gosto de obter o máximo que a câmera pode me dar, uso apenas RAW. Só o ganho de latitude que a conversão posterior do RAW te dá em relação ao JPG gerado pela câmera já me é motivo suficiente. Além disso, gosto de fotografar  usando UNIWB, expondo sempre à direita. Isso sem contar que gosto de fuçar nos meus arquivos antigos, buscando novos tratamentos e novas conversões para fotos que estão lá paradas, coisa que só fotos arquivadas em RAW pode te proporcionar.

Enfim, é gosto pessoal. Quer fotografar apenas em JPG e acha que está tudo bem assim, ótimo, o importante é que goste do que está fazendo. Mas dizer que quem usa RAW é marrento ou quer apenas passar pinta de profissional, é uma grande bobagem e contraria tudo o que já li e estudei sobre fotografia (exceção claro feita ao Ken Rockwell  :D :D).

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


jejemonteiro

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.851
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 13 de Abril de 2012, 16:56:23
...uso apenas RAW. Só o ganho de latitude que a conversão posterior do RAW te dá em relação ao JPG gerado pela câmera já me é motivo suficiente. Além disso, gosto de fotografar  usando UNIWB, expondo sempre à direita. ...
Alexandre;

Onde você ganha usando o UNIWB? E que filtro você está usando?

...a vantagem real do RAW são as possibilidades posteriores na pós...
Tem mais possibilidades porque você tem mais informações disponíveis no arquivo...

Recomendo a leitura (a todos os foristas que ainda não leram), em português:
http://123rawfotos.wordpress.com/ (ABC da fotografia em RAW)

Abraços
Jefferson Monteiro Oliveira

"Creio na morte, única amante absolutamente fiel. Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre.E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Ou  vice-versa." (Marco A. dos Santos)

Nikon D90+18-105mm VR+55-200mm VR+50mm AI-d f2.0, Lumix GF3+14-42mm+Zenitron 58mm f2.0, CANON A480 CHDK


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #56 Online: 13 de Abril de 2012, 18:13:30
Jeje, UNIBW é só para ver até aonde posso esticar o histograma sem clipping. Não uso filtro, até pensei em encomendar um magenta no ebay, mas como tenho várias lentes M42 dos mais variados diâmetros de filtros, acabei desistindo. Mas o ideal mesmo é usar um magenta para puxar o canal verde do RGB.

Esse site do Ivan é um dos responsáveis por me levar ao RAW :) Pena que ele não frequente mais o MF (assim como vários outros grandes conhecedores do processo fotográfico e que acabaram abandonando o fórum, infelizmente). O outro blog dele, o Fotografia em Palavras (http://fotografiaempalavras.wordpress.com/)  também era muito bom, mas ele também encerrou recentemente.

Existem alguns foristas de outros foruns com conhecimento nesta área e que acabam se agrupando. O Ivan é um deles, o Peri e outro. Com este último mantenho contato no DF e foi quem me levou a usar o UNIWB com mais frequência. Como curiosidade, ele usa uma A700, usa sempre UNIWB e apenas lentes M42 fixas. Também mantem alguns blogs interessantes, http://peridapituba.wordpress.com/ e http://framepictures.wordpress.com

Aqui no Digiforum tem uma longa e interessante discussão sobre isso (UNIWB): http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=77384

Abçs


« Última modificação: 13 de Abril de 2012, 18:14:58 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #57 Online: 13 de Abril de 2012, 18:39:46
Recomendo a leitura (a todos os foristas que ainda não leram), em português:
http://123rawfotos.wordpress.com/ (ABC da fotografia em RAW)

Abraços

Discuti, no bom sentido, isso pessoalmente com o Ivan, foi um belo trabalho o dele. Na verdade comecei a usar o raw propriamente depois disso.

Hoje não uso raw em algumas fotos tidas como de família por dar um pouco mais de trabalho na conversão depois, e o pessoal ficar me perturbando para eu passar a foto logo (e quando quero economizar espaço em cartão de memória).



andre_muraro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 13 de Abril de 2012, 19:45:26
Esse tópico esta dando oque falar.
Um detalhe que me atenta é o das telas de lcd, elas não possuem uma vida muito util e o Índio (elemento indispensável para o uso dessas telas), esta com os dias contados a não ser que se encontrem grandes jazidas logo. Novas soluções já estão sendo pesquisadas, mas até agora nada de palpável.

Em resumo, duvido quem troque os botoes de acesso rápido e fácil, quando se usa a maquina de maneira profissional. Vai dar muita dor de cabeça. Ou vai dizer que os primeiros smartphone vão durar para sempre? Somente se usar de vez em quando.

Do meu humilde ponto de vista, as mirrorless vão evoluir e com isso os preços e com elas continuam evoluindo as Dslr, como estamos vendo esse ano com vários lançamentos. As mirroless vão pegar a fatia das ultrazoom e das DSLR de entrada, quem quiser praticidade vai comprar, agora qualidade, vou deixar os grandes profissionais me mostrarem quando venderem as suas nikons e canons para me mostrar que essa tecnologia já esta madura.

P.S. Fazem vários anos, que ouvimos falar que carros movidos a hidrogênio seriam o futuro e que todo mundo teria um, bem estou esperando até hoje e provavelmente, quem sabe, os meus bisnetos verão eles andando por ai. Idem paras as mirrorless.
Nikon D3100 + 18-55mm e 35mm 1.8G (em breve)


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 03:57:31 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8