Autor Tópico: Mirrorless X Dslr  (Lida 126060 vezes)

Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 14 de Abril de 2012, 10:48:53

The surprising RAW Signal to Noise ration chart from Techradar. The Olympus E-M5 is the best!

And below you can find the Dynamic range test results (again on TIFF converted RAW files):


Fonte: http://www.techradar.com/reviews/cameras-and-camcorders/cameras/digital-slrs-hybrids/olympus-om-d-1075717/review/page:1#articleContent

Resultado impressionante tanto o desempenho em ISO quanto o Dinamic Range (fotografados modo Raw e convertidos pra TIFF) o teste foi feito usando o programa DXO Analyzer software, se esse teste se confirmar os resultados a OM-D são muito próximos das novas Full Frames... :eek:
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #61 Online: 21 de Abril de 2012, 12:05:11
Muito bacana gente, possuo uma 5D MKII e algumas lentes 2.8, mas como parei de fotografar e preciso de uma máquina mais discreta mas que mantenha a mesma qualidade achei interessante


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #62 Online: 25 de Abril de 2012, 18:20:53
- As mirroless vão matar as DSLR de entrada!

(Mas só as de entrada, para o usuário comum, sem grandes pretensões fotográficas, mas que quer algo mais de sua câmera!)

Porque:
1) São menores e mais leves, portanto mais fáceis de carregar e mais discretas
2) Mais fáceis de usar para o fotografo casual ou amador
3) São tão rápidas quanto (eu já usei as duas, em todas as situações e, sinceramente, não vi diferença)
4) A qualidade da imagem é bem parecida (as minhas duas tem 12 MP)
5) A foto da D90 é mais nítida mas, é por causa da lente e, o irrefutável argumento,
6) Como são mais fáceis de construir, serão inevitavelmente, no futuro, mais baratas!

Sou exatamente este tipo de usuário que o jejemonteiro havia citado. Gostaria de deixar um comentário e uma pergunta...

Comprarei uma câmera no exterior este ano e ponderei muito sobre Mirrorless vs Dslr. Primeiramente o único problema pra mim, que tenho câmera compacta, seria a ergonomia das Mirrorless (peguei um Sony Nex e achei horrível).

Porém, o ponto que me deixou mais desanimado em relação as 4/3 foi ter lido em um site/fórum de fotografia (já não me lembro a fonte) que o sensor de uma mirrorless trabalha ligado o tempo todo, como nas compactas, causando, assim, um aquecimento desnecessário, o que diminuiria drasticamente a vida útil do sensor. Enquanto numa DSLR está na casa dos 100 mil cliques, numa mirrorless ficaria na casa dos 30 mil.

Para um novato este tipo de informação faz muita diferença. Não quero investir o mesmo valor de uma DSLR e ter somente 1/3 de  sua vida...  :no:

Isso procede mesmo or this is bullshit??  :ponder:
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


jejemonteiro

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.851
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 26 de Abril de 2012, 11:35:27
Sou exatamente este tipo de usuário que o jejemonteiro havia citado. Gostaria de deixar um comentário e uma pergunta...

Comprarei uma câmera no exterior este ano e ponderei muito sobre Mirrorless vs Dslr. Primeiramente o único problema pra mim, que tenho câmera compacta, seria a ergonomia das Mirrorless (peguei um Sony Nex e achei horrível).

Porém, o ponto que me deixou mais desanimado em relação as 4/3 foi ter lido em um site/fórum de fotografia (já não me lembro a fonte) que o sensor de uma mirrorless trabalha ligado o tempo todo, como nas compactas, causando, assim, um aquecimento desnecessário, o que diminuiria drasticamente a vida útil do sensor. Enquanto numa DSLR está na casa dos 100 mil cliques, numa mirrorless ficaria na casa dos 30 mil.

Para um novato este tipo de informação faz muita diferença. Não quero investir o mesmo valor de uma DSLR e ter somente 1/3 de  sua vida...  :no:

Isso procede mesmo or this is bullshit??  :ponder:
agsantos;

As DSLR's de entrada, por exemplo da Canon (T1,2,3i etc...) não tem vida útil mecânica declarada, acredita-se que é algo em torno de 30 a 40 mil cliques... Então, não tem diferença com relação às mirroless...

Agora pense o seguinte: mesmo que uma mirroless tenha uma vida útil de 30mil cliques, e você seja um fotógrafo amador que fotografe normalmente. Provavelmente, você fará em torno de 5 mil fotos/ano, ou seja, sua câmera duraria no mínimo 6 anos... Até lá, o investimento já se pagou a muito tempo...

Eu sou engenheiro e mexo com equipamentos eletrônicos, a sensor tem uma vida útil sim, mas dúvido que seja em torno de 30mil fotos. Talvez a mecânica da máquina suporte 30 mil, mas a eletrônica, se eu fosse chutar, chutaria no mínimo umas 300 mil fotos...

[]s
Jefferson Monteiro Oliveira

"Creio na morte, única amante absolutamente fiel. Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre.E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Ou  vice-versa." (Marco A. dos Santos)

Nikon D90+18-105mm VR+55-200mm VR+50mm AI-d f2.0, Lumix GF3+14-42mm+Zenitron 58mm f2.0, CANON A480 CHDK


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #64 Online: 26 de Abril de 2012, 13:16:55
Só para corrigir, a vida útil das Rebel é, segundo o the-digital-picture (que garante ter obtido estes dados da Canon), de 100k cliques, pelo menos para XSi e T1i. Nas mais modernas não está sendo mais declarado, mas acredita-se que permaneça a mesma coisa, já que na linha xxD o valor declarado também é de 100k a partir da 40D. Entretanto, estes valores são sempre estimativas, já vi relatos de XSi abrirem o bico com 50k e de XTi com mais de 200k clques.

Model   Shutter Durability Rating
Canon EOS Rebel T3i / 600D   ???,???
Canon EOS Rebel T2i / 550D   ???,???
Canon EOS Rebel T1i / 500D   100,000
Canon EOS Rebel T3 / 1100D   ???,???
Canon EOS Rebel XSi / 450D   100,000
Canon EOS Rebel XS / 1000D   100,000
Canon EOS Rebel XTi / 400D   50,000


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 26 de Abril de 2012, 14:02:55
Porém, o ponto que me deixou mais desanimado em relação as 4/3 foi ter lido em um site/fórum de fotografia (já não me lembro a fonte) que o sensor de uma mirrorless trabalha ligado o tempo todo, como nas compactas, causando, assim, um aquecimento desnecessário, o que diminuiria drasticamente a vida útil do sensor. Enquanto numa DSLR está na casa dos 100 mil cliques, numa mirrorless ficaria na casa dos 30 mil.

Para um novato este tipo de informação faz muita diferença. Não quero investir o mesmo valor de uma DSLR e ter somente 1/3 de  sua vida...  :no:

Isso procede mesmo or this is bullshit??  :ponder:

No caso da Olympus OM-D E-M5 não procede.

No site da olympus a informação tbém é de 100k

http://www.olympusamerica.com/cpg_section/product.asp?product=1583&page=features

SHUTTER DURABILITY
Durable shutter mechanism tested to 100,000 cycles. The pro-level shutter ensures reliability, even during extended burst shooting at nine frames per second.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 26 de Abril de 2012, 14:21:48
Dois baitas fotografos profissionais que ... atualmente...usam como base para seus trabalhos o sistema M4/3 (um deles considerado uns dos melhores fotografos da Nova Zelandia  - Amos Chapple - suas fotos são divinas - ele é fotografo da Lonely Planet e tbém do The Guardian.

Vejam a matéria e acessem os links.....as fotos são belíssimas.  :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:

Matéria e links:

http://www.43rumors.com/a-great-work-by-amos-chapple-and-sciorio-explains-why-m43-for-pros-makes-sense/





Ah e tem tbém o http://www.damianmcgillicuddy.com/journal/   já citado aqui anteriormente.
« Última modificação: 26 de Abril de 2012, 14:22:21 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #67 Online: 26 de Abril de 2012, 14:35:37
Coisa maluca... Durabilidade em ciclos se mede para shutter mecânico, como o das DSLR. Shutter eletrônico em teoria não tem durabilidade, ele dura enquanto o próprio sensor durar já que não existe mecanismo mecânico e o "shutter" em si se resume na leitura dos dados do sensor. E aí a medição deveria ser feita em termos de tempo de vida do sensor, não de ciclos de shutter. Mas tudo bem...


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 26 de Abril de 2012, 15:02:53
Coisa maluca... Durabilidade em ciclos se mede para shutter mecânico, como o das DSLR. Shutter eletrônico em teoria não tem durabilidade, ele dura enquanto o próprio sensor durar já que não existe mecanismo mecânico e o "shutter" em si se resume na leitura dos dados do sensor. E aí a medição deveria ser feita em termos de tempo de vida do sensor, não de ciclos de shutter. Mas tudo bem...

Alexandre a informação pro sensor é liberada ou interrompida de maneira mecanica...sim....como nas DSLR...obviamente que por não ter os espelhos..não há a "dança" dos espelhos....mas o mecanismo é mecanico tbém...creio que eles estão se referindo a durabilidade desse mecanismo: http://www.youtube.com/watch?v=LUwoLAH1GP0
« Última modificação: 26 de Abril de 2012, 15:03:29 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #69 Online: 26 de Abril de 2012, 15:11:20
Hum... Então eu não estou entendendo uma coisa.. Claro que não sou nenhum expert neste tipo de câmera, e talvez por isso meu engano. Mas vamos lá..

Se o shutter é mecânico e fica tapando o sensor, correndo apenas no momento do click como nas DSLR, de onde sai a informação que vai alimentar o LCD ??? Se o sensor está coberto, não é por ele. Como não existe espelho, não pode existir outro sensor que vá formar a imagem do LCD. Afinal, como então é formada essa imagem enquanto o obturador está fechado ???

Ou então o obturador na realidade não tapa o sensor, mas daí não consigo imaginar a vantagem sobre um sistema totalmente eletrônico como das compactas por exemplo, já que o sensor vai ficar ligado o tempo inteiro de qualquer forma.

Fiquei curioso....
« Última modificação: 26 de Abril de 2012, 15:14:18 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 26 de Abril de 2012, 15:19:26
Vou te explicar de maneira leiga....leigo que sou....rs.....o o sensor fica descoberto...full time....captando...mas pra captação final...pro "fechamento" de uma foto .... início de outra... o shutter mecanico entra em ação...parece que para "apagar" a captção anterior...deu pra entender? É como uma pinhole..no momento do fechamento...mas que no caso...pudesse em centesimos de segundo iniciar outra captação como nas M4/3.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 26 de Abril de 2012, 15:31:42
Complementando...pro "registro" final...não deve haver exposição sobre o sensor..diferentemente do sistema puramente eletronico das copmpactas. Agora o porque disso....não sei propriamente...mas creio que isso se deva as diferenças de captação e registro...do sensor micro 4/3 em relação as compactas eletronicas.  Outro vídeo impressionante... em camera lenta...dessa sincronização:
http://www.youtube.com/watch?v=T7Mg5Y3pZSE
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #72 Online: 26 de Abril de 2012, 16:30:58
agsantos;

As DSLR's de entrada, por exemplo da Canon (T1,2,3i etc...) não tem vida útil mecânica declarada, acredita-se que é algo em torno de 30 a 40 mil cliques... Então, não tem diferença com relação às mirroless...

Agora pense o seguinte: mesmo que uma mirroless tenha uma vida útil de 30mil cliques, e você seja um fotógrafo amador que fotografe normalmente. Provavelmente, você fará em torno de 5 mil fotos/ano, ou seja, sua câmera duraria no mínimo 6 anos... Até lá, o investimento já se pagou a muito tempo...

Eu sou engenheiro e mexo com equipamentos eletrônicos, a sensor tem uma vida útil sim, mas dúvido que seja em torno de 30mil fotos. Talvez a mecânica da máquina suporte 30 mil, mas a eletrônica, se eu fosse chutar, chutaria no mínimo umas 300 mil fotos...

[]s

Opa, minha pergunta gerou um bate papo bacana, já aprendi mais algumas coisas  :D

Jejemonteiro, não sou engenheiro mas também trabalhei com eletrônica e você tem razão, os componentes eletrônicos, quando bem construídos, aguentam repetições absurdas (trocava bga de motherboard a 250ºC ). Só não tinha me atentado ao fato de que, independente da comparação entra a vida útil de A ou B, o investimento se paga a longo prazo.

Oliberal, muito bacana sua explicação e os vídeos também. Achei sensacional esta frase no link do Damian: "its NEVER about the size of the dog in the fight but all about the size of the fight in the dog!"

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal!   :ok:
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 26 de Abril de 2012, 18:00:59
Hum... Então eu não estou entendendo uma coisa.. Claro que não sou nenhum expert neste tipo de câmera, e talvez por isso meu engano. Mas vamos lá..

Se o shutter é mecânico e fica tapando o sensor, correndo apenas no momento do click como nas DSLR, de onde sai a informação que vai alimentar o LCD ??? Se o sensor está coberto, não é por ele. Como não existe espelho, não pode existir outro sensor que vá formar a imagem do LCD. Afinal, como então é formada essa imagem enquanto o obturador está fechado ???

Ou então o obturador na realidade não tapa o sensor, mas daí não consigo imaginar a vantagem sobre um sistema totalmente eletrônico como das compactas por exemplo, já que o sensor vai ficar ligado o tempo inteiro de qualquer forma.

Fiquei curioso....

Na realidade as mirrorless possuem cortina mecânica, e ela fica recuada e expondo o sensor todo o tempo todo (fornecendo a alimentação pro liveview). Durante o disparo a cortina se fecha, o sensor começa a capturar a imagem, a cortina se abre, logo em seguida se fecha novamente (dependendo do seu tempo de exposição), e o sensor interrompe a captura da imagem. Mesmo processo das DSLRs.

Um obturador eletrônico até poderia ser usado, mas a desvantagem dele é que esse sistema causaria uns efeitos indesejáveis na imagem final. Normalmente esses defeitos são toleráveis pra um amador, mas pro entusiasta avançado é melhor adotar o obturador mecânico.


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #74 Online: 27 de Abril de 2012, 18:04:19
Obrigado a todos pelas respostas  :ok:

Alguém saberia me dizer se há algum tópico específico para indicações de Mirrorless aqui no fórum??
Não encontrei nenhum...
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/