Autor Tópico: Mirrorless X Dslr  (Lida 124196 vezes)

Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Março de 2012, 11:53:24
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2012, 21:38:06
Comecei a ler o artigo e desisti já no início..

Citar
Neste início de 2012, as câmeras sem espelho (mirrorless) atingiram o patamar de qualidade muito superior ao de câmeras DSLR amadoras com sensor APS-C . Utilizando referências conhecidas, as duas câmeras que vou comparar aqui estão vários passos à frente da Nikon D7000 e da Canon EOS-60D. De fato, como veremos mais adiante, o patamar de comparação terá que ser com câmeras semi-profissionais bem mais caras em formato APS-C como a Nikon D300S e a Canon EOS-7D.

Primeiro, no quesito qualidade de imagem, a Canon 60D tem o mesmo sensor e apresenta o mesmo resultado que a 7D. E a D7000, neste quesito, é melhor que a D300s, então ele já começou falando errado. No final, fez a comparação de imagens em ISO 3200 geradas em JPG. Fazer comparação de resultados em JPG não faz sentido, ninguém sabe os parâmetros de cada câmera e quanto de NR foi aplicado, por exemplo. Quando fazemos a mesma comparação em RAW, ISO 6400, o resultado pode ser visto aqui, no mesmo comparativo só que com a 60D no lugar da 7D.

http://www.dpreview.com/reviews/studiocomparefullscreen.asp#baseDir=%2Freviews_data&cameraDataSubdir=boxshot&indexFileName=boxshotindex.xml&presetsFileName=boxshotpresets.xml&showDescriptions=true&headerTitle=Canon%20EOS%2060D&headerSubTitle=Standard%20studio%20scene%20comparison&masterCamera=canon_eos60d&masterSample=img_0241.acr&masterDisableCameraSelection=true&slotsCount=4&slot0Camera=canon_eos60d&slot0Sample=img_0241.acr&slot0DisableCameraSelection=true&slot0DisableSampleSelection=true&slot0LinkWithMaster=true&slot1Camera=oly_em5&slot1Sample=p1010017.acr&slot2Camera=nikon_d7000&slot2Sample=dsc1_1896.acr&slot3Camera=sony_nex7&slot3Sample=dsc03039.acr&x=0.02301468129213934&y=0.7252618025863272

Se for levado a sério as imagens do Dpreview (o que nem sempre pode ser feito), a E5 está atrás das APS-C D7000 e 60D/7D, apresentando bastante ruído, principalmente cromático. Evidente que isso é mais que normal e na realidade o esperado, já que a área do sensor é significantemente menor.

Enfim, nada que desabone a câmera, que é de outra categoria e sem dúvida faz bonito dentro da sua proposta. Mas esse pessoal devia ter mais cuidado ao propagar informações na internet. Nem de longe o patamar é superior ao das câmeras APS-C de entrada como divulgado pelo autor.


« Última modificação: 25 de Março de 2012, 21:44:06 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2012, 11:21:23
Olá Alexandre!
Olha só.....eu concordo....em parte com vc....mas só em parte.

Temos que analisar sim nos dois formatos...pois um está mais atrelado ao sensor  - RAW e o outro Jpeg -ao processador-

Em Raw a Canon 60D e a Nikon D7000 tem o mesmo desempenho que a Olympus OM-D EM-5 em ISO 200, 400, 800...começam uma vantagem... bem pequena... em ISO 1600... que continua pequena em ISO 3200 e, realmente, acentua-se bastante  em ISO 6400 e dai pra cima. Isso em Raw.

Jpeg tem vário testes..inclusive postados por mim no tópico abaixo...que mostram testes da Olympus com NR desligado...e em Jpeg ela é superior em toda gama de ISOs (a partir de ISO 1600 a vantagem vai ficando maior e em ISO 6400 ela é imensa)....existe uma discussão muito interessante sobre a capacidade de processamento desse sensor...pois isso é uma das coisas mais impressionantes nessa camera...que preserva tantos detalhes (em testes de laboratório ela preserva mais detalhes e linhas que a D7000, mas com bem menos ruído...isso com o NR desligado) . Não acho como expliquei acima que devemos nos ater somente ao Raw...pois ai exclui-se a capacidade de processamento da imagem (os algaritmos cada vez mais complexos e evoluidos de "leitura" das imagens captadas pelo sensor).  Não é coincidencia que... em qualquer condição de luz...o processamento seja capaz de achar o Autofoco correto na metade do tempo de uma D7000...e nem outro ponto surpreendente que ela tem mostrado um Range Dinãmico igual ou até acima das DSLRs...em pontos de focagem tbém possuem recursos similares  D7000 39 pontos, Olympus 35 (com a vantagem da seleção touchsreen da Olympus...muito mais prática...tanto em autofoco quanto em foco manual - onde vc tbém pode selecionar um único ponto  com um toque na tela e fechar manualmente o foco nele).

Enfim existem uma série de outros fatores...fora ISO elevado em Raw....que permitem sim.... a comparação...com algumas claras vantagens para o modelo Micro four/Thirds.

Se o critério seu ficar somente restrito a ISOs em Raw...ainda assim...vai ter cameras no formato mirrorless e sem espelhos com grande vantagem... as duas FUJI...tanto a X100 quanto a recém lançada X-Pro1...tem o sensor do mesmo tamanho que uma D7000 por exemplo...mas seu desempenho em RAW com ISOs elevados é MUITO, mas MUITO melhor...ganha de lavada...com sensor do mesmo tamanho...porque? por causa do processamento....mas mesmo assim não acho a Fuji melhor escolha..porque não gosto da tonalidade das fotos...AlexandreS ...tem muita coisa a ser levada em conta...se for pra se apegar so RAW-ISO vc teria que ter uma Fuji urgentemente.
« Última modificação: 26 de Março de 2012, 11:47:22 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2012, 12:01:04
Mas aí é que está. JPG leva em consideração processamento da câmera e parâmetros internos. Isso para um uso profissional, ou mesmo amador avançado, não interessa. Eu não fotografo absolutamente nunca em JPG, então o que me interessa na realidade é a qualidade do RAW que o sensor entrega. E neste aspecto, as DSLR's de entrada ainda são superiores.

Fiz o comentário porque logo no início já percebi uma certa "forçação de barra" do autor.  Mas como não sou usuário da marca, nem adepto do sistema, deixo as discussões para os usuários :)

Abçs

Alexandre

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2012, 12:07:04
Mas aí é que está. JPG leva em consideração processamento da câmera e parâmetros internos. Isso para um uso profissional, ou mesmo amador avançado, não interessa. Eu não fotografo absolutamente nunca em JPG, então o que me interessa na realidade é a qualidade do RAW que o sensor entrega.

Ok...dentro dessa lógica vc está correto....e eu....sou o oposto...raramente fotografo em RAW....portanto o processamento e um excelente resultado em Jpeg...muito me interessam.
 
Abraços!
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2012, 13:10:35
 :snack: :snack: :snack:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2012, 13:38:04
Alexandre, deve ser levado tb em comparaçao outros fatores alem de sensor/ISO/RAW. Uma NEX-C5 eh bacana, mas sem a ergonomia das DSRLs e sem a facilidade de se obter lentes como para as DSRLs Canon e Nikon. Usar uma D7000 eh algo bem mais pratico e agil de se alterar as configuraçoes q numa mirrorless sem grip e sem a saliencia para a mao direita.

Dizer q as mirrorless tem um otimo processador para tratar ruido em ISO alto e entregar um .jpg de qualidade eh uma coisa, mas dizer que um RAW de micro-quarto-terços serah superior a um RAW de APS-C, ambos "da mesma epoca" ( tenho uma D50 e acho q ela perde para uma mirrorless Olympus atual, portanto, esse comparativo eh injusto! ), eh fisicamente dificil de se acreditar, por ter uma area menor para captaçao de luz e ter uma densidade maior de sensores.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2012, 16:10:14
O fato das novas mirrorless tem relação sinal x ruído melhor que câmeras APS como 60D se dá simples e logicamente pelo avanço da tecnologia. Se for comparado dois sensores COM A MESMA tecnologia, obviamente, pelas leis da física, o maior terá mais sensibilidade a luz.  A 60D foi lançada em agosto de 2010, estamos em 2012!!!  A tecnologia corre.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2012, 19:59:31
A D5100 e D7000 sao de 2011 e batem qualquer mirrorless no quesito "ISO elevado". Comparar D90 ( 2009 ) com NEX-C5 ( 2011 ), nao eh justo, neh????

Prefiro uma G1X q uma mirrorless micro 4/3 ou uma NEX com suas lentes imensas em relaçao ao corpo fininho.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2012, 22:41:44
Mad....no caso da sony o corpo pequeno demais e as lentes grandes é verdade....mas Micro 4/3 nao....sao bem proporcionais....e tem uma gama ampla e muito boa de lentes (inclusive algumas primes de excelente qualidade...nos reviews...em pé de igualdade com as melhores lentes DSLR....de uma olhada na 45mm 1.8  / na 12mm 2.0 da Olympus / e na 25mm 0.95 Voigtlander NoKTon...além da recém anunciada 75mm 1.8 da olympus...em todas o fator é 2x)
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2012, 23:56:17
Gosto é que nem uC,  cada um tem o seu e sabe melhor como usar :)
Eu prefiro algo discreto, que me deixe entrar sem ser notado nos lugares, que possa entrar num bolso se for usado com uma panqueca, algo meio Cartier Bresson com sua "Leiquinha".
 Como uso muito pra fazer vídeos, pra mim o fato de não ter espelho é fundamental pra compatibilidade de lentes.

Alem disto, o foco de desenvolvimento tecnológico dos fabricantes esta bastante voltado para as mirrorless, faz tempo que as DSRL não apresentam novidades, as mirrorless deram um salto enorme com as novas tecnologias de foco por contraste, aumento enorme na relação ganho x ruido... e a OMD5 com estabilizador em 5 direções no sensor mostrou o que é tecnologia atual, sem falar na ergonomia dela, com grip e manopla ela fica do tamanho de uma dsrl pra quem gosta de pegar em coisa corpulenta.

Mas lógico que tudo depende não só do gosto, mas também do tipo de fotografia... são câmeras diferentes para usos diferenciados. É a maior besteira ficar nesta de DSRL são melhores que mirrorless ou vice-versa.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 27 de Março de 2012, 07:55:20
Por isso penso numa G1X, por ter o sensor maior q micro 4/3 e em 28mm ( equivalente ), a lente fica toda retraida no corpo, melhor ateh q uma "pankake". A lente Canon f/2.8 e 28mm a 60mm equivalente "full frame" deve ter uma boa qualidade de imagem. Gosto das DSRLs pela facilidade de se encontrar lentes, ergonomia e facilidade de comandos manuais, mas sair por aih um Reflex batendo fotos, eh algo meio intimidador e varias vezes fui confundido com um profissional de fotografia. :)

Tah facil encontrar lentes para as mirrorless da olympus? Quais os preços praticados aqui no Brasil? Vai q eu mude de ideia e pegue uma mirrorless!!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Março de 2012, 10:23:14
Olá Mad!
No Brasil ainda é meio difícil acha-las e os preços sao abusivos...mas existem meios de comprar fora e nao pagar mais por isso....lhe explico numa MP se tiver interesse.
Abraços
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 27 de Março de 2012, 10:32:20
Tem ela no PY ( Cidad del Leste ). Tah entre US$ 600,00 e 700,00. Prefiro um sensor maior com uma lente "fixa" q uma mirrorless micro 4/3 com lente intercambiavel q nunca vou trocar, alem da praticidade de recolher toda a lente no corpo da camera. Soh achei 28mm um range inicial alto!!!! Bem q podia ser 18mm, como as lentes dos kits DRSL's.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #14 Online: 27 de Março de 2012, 10:36:05
Tem ela no PY ( Cidad del Leste ). Tah entre US$ 600,00 e 700,00. Prefiro um sensor maior com uma lente "fixa" q uma mirrorless micro 4/3 com lente intercambiavel q nunca vou trocar, alem da praticidade de recolher toda a lente no corpo da camera. Soh achei 28mm um range inicial alto!!!! Bem q podia ser 18mm, como as lentes dos kits DRSL's.

Mas A G1x é 28mm equivalentes, como as DSLR de entrada onde os 18mm são na verdade 27mm equivalentes.