Autor Tópico: Trabalhando com fotografia  (Lida 3308 vezes)

lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Online: 09 de Fevereiro de 2005, 09:59:47
Bom, gostaria de perguntar uma coisa para vcs. Atualmente o meu forte profissional é informática (é o que faz $$ entrar). Porém estava pensando em talvez entrar para o mundo da fotografia (atravez da fotografia fazer $$ entrar tb) e levar os dois em paralelo. Só que não sei por onde começar e nem como funciona esse mundo profissional ($$) de fotografia. Alguém teria alguma dica ?
Tem um grande amigo meu, que trabalha junto com a mãe dele nessa área, ela fotografa em estúdio na maioria e ele eventos. Estava pensando em falar com ele e fazer tipo um estágio. Ir com eles nos eventos bater fotos também e as minhas fotos que eles pegarem, me pagarem uma porcentagem do total do projeto.

Bom.....é isso....

Abraços a todos !!
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 10:26:01
Umas das melhores maneiras de aprender é tirando fotografia mesmo .. e com esse estagio vc vai ter onde tirá-las, e ainda por cima, com algum q entende do assunto pra ficar te ajudando, ensinando ...

E outra, e poderá receber por isso ...

Na boa, vai na luta, o pior q acontecer é vc aprender pra caramba .. heheh .. oq já não o torna pior ..
 


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 10:38:43
vc tocou em um ponto importante. hj talvez falte "do que tirar foto"
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 16:14:20
Olá Lincão!

Realmente, a melhor forma de decidir por entrar na profissão é tirando fotos. Acredito que uma dica é aproveitar alguns eventos para tirar fotos (sejam eles sociais, shows) além de convidar uma amiga bonita para uma seção de fotos de graça! :-) Ah, uma coisa que me ajuda: Sempre saio com a camera. Seja uma festa, um passeio com a familia, ou uma oportunidade para fotografar algo novo! :-) Um passeio pelo parque pode abrir um grande leque de oportunidades fotográficas!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 18:45:25
É como o Fernando falou, leve sempre a câmera com vc! Para começar vale a pena fuçar tudo desde assistente para segurar flash ;) , ai vc vai pegando macetes primordiais, um bom curso tb é indicado.

Quando comecei ia para todos os eventos culturais (quase todos né!) ligava para a agência de produção e conseguia credenciais para shows, desfile de carnaval, ... no início fiquei um pouco acanhado pois os "pro" estavam lá com suas 10D, D70, D100, meia dúzia de lentes (mentira umas 2 ou 3), flash TTL externo (um sonho pra quem tem S5000) e eu com a minha Fuji S5000 cheio de vontade de ter uma delas  :rolleyes: , fui conhecendo o pessoal do ramo, fazendo amizade e ai comecei...

Bem, não chorem de nostalgia, muitos começaram assim! ESSA É A SUA VIDA!!!

ah, uma coisa boa, querm tem digital não gasta $$$$ com filmes, então senta o dedo!



Boa sorte!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 19:20:08
Pelo que dizem tem que ser meio cara de pau mesmo... Aproveita que tua câmera já é grandinha e impõe um certo ar profissional, e manda bala em eventos sociais. A idéia de fotografar alguma amiga de graça é uma boa também, afinal é preciso aprender. E fotografar modelo ao menos pra mim parece ser das coisas mais difíceis, então tem que ter paciência. Algo me diz que a idéia do estágio seria excelente, pois ainda que não paguem bem a princípio, irias ter uma boa experiência, e ganhar confiança. Abraço!
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 20:38:17
B) Oi, bem o principal, como quando vc vai fazer vestibular, é descobrir que tipo de fotografia te dá prazer, pq fazer sem gostar é péssimo. Posso falar um pouco da foto de casamentos e aniversários.
Nas grandes cidades existe uma certa "máfia" entre cerimonialistas, decoradores e outros profissionais da área. Não chamaria de parceria pq infelizmente na maioria dos casos é esquema mafioso mesmo, eles não tardam em "queimar" quem tá fora do esquema independente se vc é bom ou não. O melhor caminho é ir se entrosando devagar, sempre com profissionalismo, postura correta (nem orgulhoso nem tolo demais), mostrando a todos seu valor e buscando amizades sinceras e tendo cuidado com as falsas. Logo vc vai se identificar com alguém de buffet e podem começar a te indicar. Se for só fotografar não indique quem faz foto e filmagem, se não tomam teu cliente.
Tecnicamente o melhor caminho é começar auxiliando um grande fotógrafo para ir pegando os macetes, estilos, dicas de iluminação, e vc fica conhecendo todo pessoal da área. No meu caso, na época era um cara que começou em 1959, só usa até hoje Hasselblad, aprendeu técnicas de pose e iluminação no tempo do p/b, quando ou vc iluminava bem ou não saía do canto. vc pode tmb comprar bons livros na amazon.com (ponha na busca BOOKS e no espaço em branco : wedding photography ou digital wedding photography). Já comprei alguns ótimos livros.
Busque sempre ser honesto com o cliente. Muitos profissionais mostram um trabalho feito pelo melhor da equipe e no dia mandam um bem inferior. Frise que é vc quem vai fazer o trabalho. Converse antes para conhecer o que o cliente gosta ou não, e anote para não esquecer. Caso tenha dificuldade em memorizar poses, vc pode escanear os livros que comprar, copiar 10x15 e mostrar para os noivos na hora da foto. Fica melhor que ficar desorientado e o serviço sai mais rápido. Use flashes potentes como Metz 45 CL1 e sempre que possível rebata no teto para ficar uma luz suave, homogênea. Um outro com uma fotocélula pode iluminar o fundo ou fazer o contraste feito em estúdio (um lado mais claro que outro...vc vê nos livros). Lembre que com este flash ele deve estar com o automático em um ponto mais forte (ex. 4.0 na câmera e 5.6 no flash).
Bem depois podemos trocar mais idéias, já escrevi demais, e é mais ou menos isso aí.
Outra coisa importante, lembre que em um casamento a responsabilidade é enorme. Os caras querem pagar pouco mas se vc pisar na bola, te tacam um processo pedindo indenização milionária. CUIDADO.
Bye
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2005, 20:41:00 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


jbfilizzola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 22:38:58
Olha! O Zeiss falou tudo. Só acrescentaria que vale a pena fazer um bom curso, direcionado para seus objetivos, ou seja, após a escolha do caminho que voce tomará.
Veja também muitas fotos, quadros, cinema, etc. Assim voce educa seu olhar, aprende composição. Analise a foto. Tente entender onde está a luz, que intensidade tinha, que horas eram, se é artificial ou natural, se usou filtro, qual a velocidade usada, o que voce faria de diferente, que lente usou, planos comprimidos (tele ou semi-tele), planos separados (normal ou grande angular)etc....etc.
Estude. Temos vários bons livros também em portugues.


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 23:09:07
caraca.....fiquei de boca aberta aqui !!!

vou pensar nas possibilidades, uma coisa que naum me agrada é tirar foto de casamento, sei lá, talvez seje uma coisa que irá dar mais certo de inicio, preciso conversar com esse meu amigo pq atualmente sou da area de informatica e naum posso simplesmente acordar um dia a falar, pronto, de agora em diante vou ser fotografo...vou ver a possibilidade nos fins de semana por exemplo dele me carregar junto, nem se for pra segurar o flash...

mais, valeu pelas dicas !!! estou maravilhado
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 10:28:22
Citar

vou pensar nas possibilidades, uma coisa que naum me agrada é tirar foto de casamento
Não gosta porque?

Eu não gosto do resultado da maioria das otos de casamento que vejo, mas acho que seria legal fotografar casamentos.

Pense no porque não gosta de fotografia de casamento, e faça diferente.
Faça uma pesquisa no google e veja o que encontra por ai de estilos diferentes. Eu já encontrei alguns que me deixaram de boca aberta e com vontade de fazer o mesmo.
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 11:51:57
Acho que os profissionais poderiam compartilhar aqui como foi sua entrada no mercado, as dificuldades, e os caminhos percorridos.

O que acham da ideia?

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 13:18:01
Hehehehehe se eu contar a minha a maioria aqui vai desistir...
Heheheheheh!
Melhor deixar que pessoas que trilharam caminhos mais fáceis contem :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 14:10:41
Heheheh!!

 :o  :o  :o

Léo, Quem sabe voce poderia fazer uma introdução sobre a fotografia como profissão no Workshop.... Está animado para vir a SP?
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 14:37:28
Estou sim Fernando... :) Dia 19 estaremos ai para ajudar o pessoal :)

Posso falar um pouco de como foi minha entrada na profissão, apesar de não ser uma boa referência, devido às dificuldades da área que eu escolhi (que é praticamente uma máfia).
Por ser um workshop ele será bem mais dinâmico do que um curso travado, poderemos discutir vários assuntos que os participantes julgarem interessantes, é lógico que estou indo com uma linha de raciocínio pronta, mas estou esperando que o assunto caminhe para onde o público desejar, a partir desta linha de raciocínio.
:)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 17:09:16
Eu também estou cheio de expectativas. O Dalton se inscreveu, junto com a namorada, e acredito que vamos ter uma boa turma lá.
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!