Autor Tópico: Flash necessário ?  (Lida 6036 vezes)

wagnerlopes

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Março de 2012, 12:58:18
Olá pessoal,

Ontem estava em um festa em um buffet infantil. Tinha uma equipe fotografando a festa, mas uma coisa achei estranho, o lugar estava MUITO bem iluminado mas eles usavam flash para quase todas as fotos.

Eu uso flash quando nao tem jeito mesmo, quando teria que usar ISO acima de 3000, aí uso. E ainda depende da camera.

Lá a equipe usava D700, tenho uma e sei que as fotos com ISO 3200 ficam boas, lá se usasse ISO 1600 já dava tranquilo.

Sei lá , achei estranho.

[]'s
Wagner Lopes


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2012, 13:19:38
Mesmo em ISO 1600 numa D700 ha uma perda de qualidade de imagem. Acho q vale a pena usar flash nesse tipo de situaçao.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2012, 13:29:32
Flash não é utilizado somente para iluminar, é utilizado para preencher, diminuir sombras e contraste, dando mais volume e texturas às fotos. Com certeza, mesmo em ambiente bem iluminado, o flash bem utilizado irá render fotos melhores que fotos sem flash.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


wagnerlopes

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2012, 13:37:08
Sim..concordo porem um buffet infantil não é um studio com ambiente controlado e recursos para nao estourar fotos....estavam apenas usando flash, mais nada ( rebatedores, difusores, etc ), bem diferente de um ensaio em estúdio ou casamento que geralmente se usa outros recursos. Com a iluminação que tinha lá o equipamento deles só serviu para aumentar as sombras e chapar as fotos.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2012, 13:42:26
Entao eram amadores se passando por profissionais, algo muito comum numa area de atuaçao como a fotografia, q nao hah regulamentaçao alguma!!!! Cobraram barato, pelo menos!!!!???? Uma amiga contratou um fotografo q cobra R$ 7,00 a foto para  cobrir a festa de 15 anos da filha dela. Nao espero um equipamento top ou uma tecnica esmerada e nem uma pos soberba nesse caso.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2012, 13:59:23
Wagner, mas eu estava me referindo justamente aos eventos. Existem duas correntes, uma que acha que fotos sem flash usando lentes claras e ISO alto ficam melhores e que o flash é desnecessário, e outra que acha que o flash sempre é necessário para moldar as formas e fazer o preenchimento. Eu particularmente sou da segunda opinião, e aqui mesmo no MF tem vários fotógrafos profissionais que usam a D700 e não dispensam o uso do flash nos eventos. Daqui a pouco eles aparecem para opinar.

Como eu disse, com o flash vc consegue criar uma luz direcionada, que dá relevo e tridimensionalidade nas fotos. Já fotos sem flash costumam ter alto contraste já que o sensor não consegue captar toda a latitude de cena existente em um evento. Em algumas situações e fotos pode dar certo, mas nem sempre. Sem contar que como normalmente a luz nos eventos é direta de cima para baixo, formam-se sombras embaixo do pescoço, embaixo dos olhos. Eu particularmente não gosto de fotos deste tipo e acho muito mais profissionais e bonitas fotos feitas com flash, desde que, obviamente, quem esteja fotografando saiba o que está fazendo.

Saber usar bem o flash, de forma com que ele complemente a luz ambiente é um diferencial importante.  Dá uma olhada no site do Neil Van Niekerk, que é um dos grandes fotógrafos defensores do uso do flash nos eventos. E os livros dele, em especial o "On Camera Flash", que também é bem bacana.

Aqui exemplo retirado do blog, onde o flash com certeza não precisaria ter sido utilizado em função da abundante luz ambiente (facilmente dedutível pela análise do EXIF), mas o seu uso fez toda a diferença, dando volume e amenizando sombras.


EXIF:
Nikon D2H
Nikon 28-70mm f2.8
1/250th @ f4 @ 400 iso
manual; matrix metering
TTL flash: +1 exp comp
Abçs
« Última modificação: 26 de Março de 2012, 14:07:45 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


wagnerlopes

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2012, 14:06:38
Alexandre,

valeu...alias já vou ver esse livro...é legal ler uma opinião como a sua.

abracos,


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2012, 14:11:32
Wagner, fiz um complemento postando um exemplo.

Mas salientando que estou falando do uso criativo do flash. Se é para usar o flash estampado na cara das crianças e convidados, então as vezes é melhor nem usar mesmo  :D :D

Daqui a pouco aparece algum com mais condições e experiência, talvez até adepto da fotografia totalmente sem flash. De repente, pode virar uma discussão bacana.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2012, 19:45:43
O Alexandre foi muito acertado em suas colocações. Eu mesmo uso o flash em praticamente todas as situações, seja em fotos ao ar livre ou nas noturnas. EMHO, principalmente quando se aprende a usar criativamente o flash (strobist), nunca mais dá para se pensar em fotografar sem flash.
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2012, 20:13:51
Flash pra preenchimento eu nao uso, pq meu SB600 altera as cores naturais das fotos. Prefiro suavizar as sombras no LR.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 27 de Março de 2012, 07:41:46
Essa também é a minha maior dúvida atualmente na fotografia. Confesso que preciso aprender muito.....
Alguém saberia dizer se é possível, usando o flash pop-up, suavizar o contraste e as curvas e ter um resultado o mais natural possível??
Já uso o flash da câmera em TTL, procuro deixar o ISO entre 400 a 800 e velocidades não tão rápidas (entre 60 a 150).

Eu sei que vocês irão recomendar um flash SB 600, 700 ou 900 mas, por usar a minha câmera única e exclusivamente como Hobby, prefiro investir esta grana em lentes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 27 de Março de 2012, 08:33:36
sou mais um que usa flash em 99% das fotos. Mesmo bem iluminadas. Eu prefiro reduzir o ISO para 800 ou 400 ou menos, se for o caso.

Controlar a luz e dar mais nitidez é melhor para meu estilo de fotos.
« Última modificação: 27 de Março de 2012, 08:34:19 por dkfuji »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 27 de Março de 2012, 09:46:08
DK, dentro destes 99,9% sempre com flash externo? Mesmo para uso pessoal e não profissional (viagem férias, algum momento familiar, etc..)?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 27 de Março de 2012, 10:07:46
Essa também é a minha maior dúvida atualmente na fotografia. Confesso que preciso aprender muito.....
Alguém saberia dizer se é possível, usando o flash pop-up, suavizar o contraste e as curvas e ter um resultado o mais natural possível??
Já uso o flash da câmera em TTL, procuro deixar o ISO entre 400 a 800 e velocidades não tão rápidas (entre 60 a 150).

Eu sei que vocês irão recomendar um flash SB 600, 700 ou 900 mas, por usar a minha câmera única e exclusivamente como Hobby, prefiro investir esta grana em lentes.

ISO com flash? To achando alto, a nao ser q seja uma lente escura e vc bem distante do assunto, mas para retratos numa festa, entre 200 e 400 tah bom.

O problema do pop-up eh q ele eh uma fonte de luz pequena, direta e sempre aponta pra frente. Usa-lo de dia para dar nitidez e preencher as sombras, ok. Mas a noite, as faces ficam chapadas e sem volume, parecendo foto amadora de camera Mirage ou de celular com flash de LED.

Bati essa foto com uma D5100 + SB600 com difusor + 18-55mm VR em f/9, ISO 200 e 1/60. Flash em TTL:



Num olhar amador, eh uma boa foto, mas nao chega nem perto da tridimensionalidade da face da noiva provocada pela luz natural. Se tivesse um voluntario segurando o SB600 num radio flash, lateralizando um pouco a luz, a foto teria um aspecto mais natural.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Março de 2012, 10:15:59
ISO com flash? To achando alto, a nao ser q seja uma lente escura e vc bem distante do assunto, mas para retratos numa festa, entre 200 e 400 tah bom.

O problema do pop-up eh q ele eh uma fonte de luz pequena, direta e sempre aponta pra frente. Usa-lo de dia para dar nitidez e preencher as sombras, ok. Mas a noite, as faces ficam chapadas e sem volume, parecendo foto amadora de camera Mirage ou de celular com flash de LED.

Bati essa foto com uma D5100 + SB600 com difusor + 18-55mm VR em f/9, ISO 200 e 1/60. Flash em TTL:



Num olhar amador, eh uma boa foto, mas nao chega nem perto da tridimensionalidade da face da noiva provocada pela luz natural. Se tivesse um voluntario segurando o SB600 num radio flash, lateralizando um pouco a luz, a foto teria um aspecto mais natural.

Mad666, mesmo com o uso de flash, se baixar a ISO, a tendência será iluminar somente o assunto e o background ficará escuro. Na minha opinião, a melhor forma de usar o flash é justamente misturar com a luz natural de forma a garantir o máximo de suavidade quando na utilização dessa fonte de luz. O ISO dependerá basicamente de como está a luz ambiente e uso o flash mais para aumentar o contraste e cores do assunto.
« Última modificação: 27 de Março de 2012, 10:16:53 por marciocons »
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter