Autor Tópico: Flash necessário ?  (Lida 6044 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 27 de Março de 2012, 10:21:03
Essa foto foi tirada numa boate, sem iluminaçao alguma!!!! Essa regra tb vale, nesse caso, jah q soh temos a luz do flash?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #16 Online: 27 de Março de 2012, 10:30:53
Essa foto foi tirada numa boate, sem iluminaçao alguma!!!! Essa regra tb vale, nesse caso, jah q soh temos a luz do flash?

Ambiente sem iluminação alguma? Só se for penumbra mesmo.

Mas aí não me parece. E sim, a regra vale sempre. O ideal é sempre tentar zerar o fotômetro (isso significa, equilibrar a luz externa), claro que nem sempre é possível, mas quando mais alto for o iso mais equilíbrio se terá no resultado final. E outra, f/9? Dá pra usar f/5.6, e dependendo da posição do zoom da objetiva f/4. Muito melhor para fotografia de retrato, pois nessas aberturas os contrastes são menores assim como a nitidez, escondendo possíveis defeitos e dando um ar mais leve a foto. Além de que se economiza muita bateria e a vida útil da lampada e dos capacitores do flash, fora que recicla mais rápido por não ter que usar uma grande carga.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #17 Online: 27 de Março de 2012, 10:37:17
Era na penumbra mesmo. Tava bem escuro!

Como buscava nitidez e a 18-55mm eh bem soft em f/5.6 apos 18mm, deixava sempre em f/8 a f/9, mas percebi q a reciclagem era bem demorada no SB600. Boa dica essa de abrir mais a lente. Mais uma vez: obrigado, Natao!
« Última modificação: 27 de Março de 2012, 10:38:01 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #18 Online: 27 de Março de 2012, 11:03:12
Sim. Pq não faria para minha familia o que faço para os outros?

O que demoro muito mais é para entregar os álbuns  :D :( :ok: :assobi: :assobi: :no: :doh:

DK, dentro destes 99,9% sempre com flash externo? Mesmo para uso pessoal e não profissional (viagem férias, algum momento familiar, etc..)?


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Março de 2012, 11:09:08
Essa também é a minha maior dúvida atualmente na fotografia. Confesso que preciso aprender muito.....
Alguém saberia dizer se é possível, usando o flash pop-up, suavizar o contraste e as curvas e ter um resultado o mais natural possível??
Já uso o flash da câmera em TTL, procuro deixar o ISO entre 400 a 800 e velocidades não tão rápidas (entre 60 a 150).

Eu sei que vocês irão recomendar um flash SB 600, 700 ou 900 mas, por usar a minha câmera única e exclusivamente como Hobby, prefiro investir esta grana em lentes.

Faça um difusor caseiro para seu pop up que ira melhorar seus resultados. Ha centenas de modelos na web.  :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #20 Online: 27 de Março de 2012, 11:14:18
Concordo com o Natão e o pessoal aí em cima. Fazendo-se uma análise bem rápida das possibilidades.

- Vc usou ISO 200. Na D5100, poderia ter usado ISO 800 tranquilamente. Claro que vai ter mais ruído olhando a 100%, mas esse ruído não aparece em tamanho normal. Se não acredita, faça uma foto nessas condições em em RAW em ISO 200, outra em ISO 800, dê um tapinha na conversão do LR se necessário e imprima em 13x18 ou 20x30.. Se o ruído aparecer, será nas áreas fora de foco e não será notado.

- Como são duas pessoas apenas, e centralizadas na foto, vc poderia usar abertura de f/5.6 (vi que vc estava com DF de 50mm) tranquilamente. Na minha opinião, f/8 só quanto temos um grupo de pessoas que enche a foto (e aí, o background não é tão importante) e queremos garantir nitidez de borda que normalmente só vem em aberturas menores com as lentes mais simples.

- Vc optou por uma velocidade segura de 1/60. Neste caso, como as pessoas estavam posando e sua lente é estabilizada, eu optaria por uma velocidade de 1/30.

Fazendo uma continha rápida. De ISO 200 para 800, 2 pontos de luz. De 1/60 para 1/30 mais 1 ponto de luz. De f/9 para f/5.6 1 e 1/3 ponto de luz. No total vc ganharia 4 1/3 pontos de luz, a diferença de uma lente f/2.8 para uma lente f/11 caso velocidade e ISO fossem mantidos !!!! Isso com certeza garantiria um fundo mais claro e harmonioso, e o flash iria disparar suavemente, apenas para complementar a luz ambiente no foreground. E de quebra, como vc ainda iria usar uma abertura maior, ia conseguir desfocar um pouco o fundo (menos que o ideal, mas iria conseguir), destacando um pouco o primeiro plano.

OBS: A diminuição da velocidade não influencia na intensidade do disparo do flash, mas mudar de 1/60 para 1/30 garante que o dobro da luz ambiente seja registrada  :ok:

Abçs
« Última modificação: 27 de Março de 2012, 11:17:03 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #21 Online: 27 de Março de 2012, 11:23:28
Concordo com o Natão e o pessoal aí em cima. Fazendo-se uma análise bem rápida das possibilidades.

- Vc usou ISO 200. Na D5100, poderia ter usado ISO 800 tranquilamente. Claro que vai ter mais ruído olhando a 100%, mas esse ruído não aparece em tamanho normal. Se não acredita, faça uma foto nessas condições em em RAW em ISO 200, outra em ISO 800, dê um tapinha na conversão do LR se necessário e imprima em 13x18 ou 20x30.. Se o ruído aparecer, será nas áreas fora de foco e não será notado.

- Como são duas pessoas apenas, e centralizadas na foto, vc poderia usar abertura de f/5.6 (vi que vc estava com DF de 50mm) tranquilamente. Na minha opinião, f/8 só quanto temos um grupo de pessoas que enche a foto (e aí, o background não é tão importante) e queremos garantir nitidez de borda que normalmente só vem em aberturas menores com as lentes mais simples.

- Vc optou por uma velocidade segura de 1/60. Neste caso, como as pessoas estavam posando e sua lente é estabilizada, eu optaria por uma velocidade de 1/30.

Fazendo uma continha rápida. De ISO 200 para 800, 2 pontos de luz. De 1/60 para 1/30 mais 1 ponto de luz. De f/9 para f/5.6 1 e 1/3 ponto de luz. No total vc ganharia 4 1/3 pontos de luz, a diferença de uma lente f/2.8 para uma lente f/11 caso velocidade e ISO fossem mantidos !!!! Isso com certeza garantiria um fundo mais claro e harmonioso, e o flash iria disparar suavemente, apenas para complementar a luz ambiente no foreground. E de quebra, como vc ainda iria usar uma abertura maior, ia conseguir desfocar um pouco o fundo (menos que o ideal, mas iria conseguir), destacando um pouco o primeiro plano.

OBS: A diminuição da velocidade não influencia na intensidade do disparo do flash, mas mudar de 1/60 para 1/30 garante que o dobro da luz ambiente seja registrada  :ok:

Abçs

Exatamente isso. Com certeza, com esse ganho em stops, o fundo ficaria muito mais claro, até mesmo por causa da luz refletida pelo flash no próprio ambiente.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #22 Online: 27 de Março de 2012, 18:55:10
Concordo com o Natão e o pessoal aí em cima. Fazendo-se uma análise bem rápida das possibilidades.

- Vc usou ISO 200. Na D5100, poderia ter usado ISO 800 tranquilamente. Claro que vai ter mais ruído olhando a 100%, mas esse ruído não aparece em tamanho normal. Se não acredita, faça uma foto nessas condições em em RAW em ISO 200, outra em ISO 800, dê um tapinha na conversão do LR se necessário e imprima em 13x18 ou 20x30.. Se o ruído aparecer, será nas áreas fora de foco e não será notado.

- Como são duas pessoas apenas, e centralizadas na foto, vc poderia usar abertura de f/5.6 (vi que vc estava com DF de 50mm) tranquilamente. Na minha opinião, f/8 só quanto temos um grupo de pessoas que enche a foto (e aí, o background não é tão importante) e queremos garantir nitidez de borda que normalmente só vem em aberturas menores com as lentes mais simples.

- Vc optou por uma velocidade segura de 1/60. Neste caso, como as pessoas estavam posando e sua lente é estabilizada, eu optaria por uma velocidade de 1/30.

Fazendo uma continha rápida. De ISO 200 para 800, 2 pontos de luz. De 1/60 para 1/30 mais 1 ponto de luz. De f/9 para f/5.6 1 e 1/3 ponto de luz. No total vc ganharia 4 1/3 pontos de luz, a diferença de uma lente f/2.8 para uma lente f/11 caso velocidade e ISO fossem mantidos !!!! Isso com certeza garantiria um fundo mais claro e harmonioso, e o flash iria disparar suavemente, apenas para complementar a luz ambiente no foreground. E de quebra, como vc ainda iria usar uma abertura maior, ia conseguir desfocar um pouco o fundo (menos que o ideal, mas iria conseguir), destacando um pouco o primeiro plano.

OBS: A diminuição da velocidade não influencia na intensidade do disparo do flash, mas mudar de 1/60 para 1/30 garante que o dobro da luz ambiente seja registrada  :ok:

Abçs

Poxa!!!!! Depois de uma aula brilhante dessas, agora fico convencido de poupar mais o flash com velocidades menores e aberturas maiores. Dia 31 vou a uma festa de 15 anos munido de uma D7000 + tamron 17-50mm 2.8 + SB600 + difusor. Vou procurar deixar a abertura em f/4, velocidade entre 1/30 e 1/50 e ISO 800, com o flash em TTL. Se esse topico tiver vivo daqui pra lah, posto aqui algumas fotos como comparativo. Como a tamron tem um foco meia-boca no escuro, vou levar a 18-55mm VR como segurança. Acho q vou levar uma 35mm 1.8G para uma "panoramica" do salao, soh usando a luz ambiente. Depois comparo minhas fotos com as do fotografo contratado para cobrir a festa ( cobrando R$ 7,00 a foto, fiquei com um pé atras nesse profissional, mas a festa nao eh minha...  :assobi: ).

Obrigado pela aula, Alexandre!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 27 de Março de 2012, 19:02:06
Poxa!!!!! Depois de uma aula brilhante dessas, agora fico convencido de poupar mais o flash com velocidades menores e aberturas maiores. Dia 31 vou a uma festa de 15 anos munido de uma D7000 + tamron 17-50mm 2.8 + SB600 + difusor. Vou procurar deixar a abertura em f/4, velocidade entre 1/30 e 1/50 e ISO 800, com o flash em TTL. Se esse topico tiver vivo daqui pra lah, posto aqui algumas fotos como comparativo. Como a tamron tem um foco meia-boca no escuro, vou levar a 18-55mm VR como segurança. Acho q vou levar uma 35mm 1.8G para uma "panoramica" do salao, soh usando a luz ambiente. Depois comparo minhas fotos com as do fotografo contratado para cobrir a festa ( cobrando R$ 7,00 a foto, fiquei com um pé atras nesse profissional, mas a festa nao eh minha...  :assobi: ).

Obrigado pela aula, Alexandre!

Tamron é VC? Se não for deixe em 1/60s. E quando for foto de uma pessoa sozinha, explore um pouco da profundidade de campo, use f/2.8 algumas vezes para destacar as pessoas. Verás que o flash trabalha bem menos cansado.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 27 de Março de 2012, 19:17:21
Alexandre excelente explanação.
Você saberia dizer se no flash pop-up em modo TTL quando eu utilizar configurações que permitam mais luz (Ex.: ISO 800, 1/30 e abertura 4.0) também haverá uma compensação com bem menos intensidade do flash igual a um flash externo?

Agora, mesmo com VR eu acho que velocidade 1/60 só para fotos posadas. Em fotos do dia a dia esta velocidade pode não congelar totalmente a imagem e deixa o efeito de blur.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #25 Online: 27 de Março de 2012, 19:37:59
Tamron é VC? Se não for deixe em 1/60s. E quando for foto de uma pessoa sozinha, explore um pouco da profundidade de campo, use f/2.8 algumas vezes para destacar as pessoas. Verás que o flash trabalha bem menos cansado.

Sem VC!!!! O VC dessa tamron eh lento e problematico. Optei pela versao sem VC. Entao devo usar sempre em 1/60 nessa lente?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #26 Online: 27 de Março de 2012, 19:41:01
Sem VC!!!! O VC dessa tamron eh lento e problematico. Optei pela versao sem VC. Entao devo usar sempre em 1/60 nessa lente?

De 35mm pra cima sim, para baixo dá pra segurar até 1/40s, menos que isso é correr riscos.


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Março de 2012, 20:19:07
MAD666, foto posada dá para tirar 1/60s sem problemas. E como o Natão falou, explore o recurso de abertura de sua lente. A maioria das fotos que tiro com a Tamrom são em 2.8 e só subo para F4.0 quando necessário.
« Última modificação: 27 de Março de 2012, 20:20:59 por marciocons »
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #28 Online: 27 de Março de 2012, 21:40:32
Tsouto, sim, quanto mas luz de fora vc conseguir captar, menos potência vai ser necessária no flash, reduzindo o aquecimento e diminuindo o tempo de refresh.

Fotos posadas dá para usar 1/30, desde claro que as pessoas fiquem imóveis. Aliás, foi por isso que comprei minha Tamron na versão com VC. Mesmo sabendo, pelo menos pelos reviews, que ela é menos nítida de borda em grandes aberturas que a versão sem VC, pelo tipo de foto que eu gosto o VC é mais vantajoso. E o autofoco desta versão foi aprimorado também, em objetos que não estão em planos muito distantes, dá até para dizer que é rápido. Prá dizer a verdade, a única queixa que tenho é que na borda extrema, bem no canto mesmo, ela perde nitidez em 17mm e f/2.8. No restante, achei que tem nitidez aceitável. E em f/5.6 é bem afiada. Outro fator que me levou a escolher a versão com VC foi o fato de que eu filmo bastante, e neste caso o VC ajuda muito.

Uma consideração em relação à velocidade, se a iluminação ambiente for fluorescente, utilize sempre velocidades que captem um ciclo ou meio ciclo de luz. A luz fluorescente é estroboscópica, ela pisca na frequência da rede elétrica, no nosso caso, 60Hz. E durante seu ciclo ela também muda suas características, se não me engano, cor inclusive. Então para manter homogeneidade nas fotos, use velocidades tipo 1/30, 1/60 ou 1/125 (já que não temos velocidade de 1/120) de forma que o obturador capte a luz gerado pelo menos por meio ciclo inteiro.

E finalmente, já que não vai como fotógrafo oficial, faça o mais divertido. Tire fotos de todas as maneiras, grandes aberturas, mais fechado, mais lento, mais rápido. Fuce e descubra as caracteristicas da lente e da camera. Vai perder muitas fotos, mas é o melhor aprendizado. E não esqueça de imprimir algumas depois de tratar para confirmar que o papel é diferente do computador.

Abçs



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #29 Online: 27 de Março de 2012, 21:49:21
Independente das necessidades técnicas, e obviamente o potencial da câmera, não usar o flash mesmo que haja iluminação é uma decisão muito pessoal, depende também de que tipo de estética fotográfica você quer utilizar. Eu faço eventos e fico o tempo todo analisando a situação e muitas vezes e desligo o flash para captar alguma essência do ambiente ou da situação.

É óbvio que podemos especular sobre o profissionalismo do fotógrafo, mas usar flash, mesmo debaixo do sol ao meio-dia, é uma decisão tanto técnica quanto estética. Sendo profissional, ou não, o que importa é o seu perfil fotográfico.  :)
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.