Autor Tópico: Flash necessário ?  (Lida 6041 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #30 Online: 27 de Março de 2012, 22:12:42
eu falei sobre reduzir o ISO, mas na realidade acabo aumentando a velocidade, para potencializar o congelamento das crianças (falando em bom facebookês: "as mães piram" - no bom sentido).


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #31 Online: 27 de Março de 2012, 22:49:45

Uma consideração em relação à velocidade, se a iluminação ambiente for fluorescente, utilize sempre velocidades que captem um ciclo ou meio ciclo de luz. A luz fluorescente é estroboscópica, ela pisca na frequência da rede elétrica, no nosso caso, 60Hz. E durante seu ciclo ela também muda suas características, se não me engano, cor inclusive. Então para manter homogeneidade nas fotos, use velocidades tipo 1/30, 1/60 ou 1/125 (já que não temos velocidade de 1/120) de forma que o obturador capte a luz gerado pelo menos por meio ciclo inteiro.

E finalmente, já que não vai como fotógrafo oficial, faça o mais divertido. Tire fotos de todas as maneiras, grandes aberturas, mais fechado, mais lento, mais rápido. Fuce e descubra as caracteristicas da lente e da camera. Vai perder muitas fotos, mas é o melhor aprendizado. E não esqueça de imprimir algumas depois de tratar para confirmar que o papel é diferente do computador.

Abçs

Sao 2 bons conselhos! Vou procurar segui-los...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #32 Online: 28 de Março de 2012, 09:08:16
Alexandre, muito interessante este seu comentário sobre a frequência das lâmpadas (60Hz).

DK, eu também concordo com você e tenho o mesmo perfil nas minhas fotos: gosto de usar velocidades acima de 1/100 pois tenho um filho de um ano e meio e, congelar o momento, dá um efeito muito bacana.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales