Autor Tópico: Dúvidas de iniciante  (Lida 1836 vezes)

Aguiar86

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 27 de Março de 2012, 16:50:12
Alô,

Desde sempre gostei de fotografar, mas só recentemente comecei a ler a respeito, e acabei adquirindo uma DSLR. Comecei com o básico (ISO, DOF, abertura, velocidade do obturador, e alguns vídeos de dicas encontrados aqui mesmo). Depois de passar um tempinho entendendo esse básico, comprei uma T3i com a 18-55mm que vem no kit. Final de semana passada fiz meu primeiro passeio, e surgiram algumas dúvidas bobas mas relevantes pra mim.

1- Eu tinha idéia, mas não sabia do incômodo de andar com uma câmera dessas pra lá e pra cá. Sei lá, fiquei um pouco envergonhado de andar com ela pendurada no pescoço. É assim mesmo? Entre uma foto e outra, é preciso pôr de volta a proteção da lente, ou posso andar com a lente aberta pra lá e pra cá (o manual não é específico sobre isso)?

2- Toda vez que ia fotografar algo, perdia muito tempo colocando as configurações manuais na câmera. As melhores fotos acabaram saindo quando eu finalmente parei em um banco, deixei tudo configurado, e comecei a clicar os assuntos que iam passando (e me interessavam, lógico).

3- Vejo muitas fotos aqui de pessoas aleatórias na rua. Acredito que, por quase não usar o flash, os assuntos nem fiquem sabendo que foram fotografados. Não sei se existe uma etiqueta pra isso, mas vocês saem pedindo permissão pra todos os estranhos que fotografam? Ou só para aqueles que vão perceber que são fotografados?

4- Usam auto-foco ou foco manual? O manual pareceu-me bem melhor, só que passo um tempo considerável acertando-o, e muitas vezes o momento da foto se perde. Por outro lado, o auto-foco também é um pouco demorado...


Enfim, muito bom ter conhecido o fórum. Gostei!!

Ps: aqui as minhas primeiras fotos com a DSLR http://www.flickr.com/photos/acaicomtapioca/


Ric4rdoXavier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2012, 21:06:16
Compartilho das dúvidas...

"Fotografei você não viu, verdade no meu olhar, felicidade não sorriu, fingiu somente que estava lá..." [Falso Retrato - Móveis Coloniais de Acaju]


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2012, 21:13:21
Alô,

Desde sempre gostei de fotografar, mas só recentemente comecei a ler a respeito, e acabei adquirindo uma DSLR. Comecei com o básico (ISO, DOF, abertura, velocidade do obturador, e alguns vídeos de dicas encontrados aqui mesmo). Depois de passar um tempinho entendendo esse básico, comprei uma T3i com a 18-55mm que vem no kit. Final de semana passada fiz meu primeiro passeio, e surgiram algumas dúvidas bobas mas relevantes pra mim.

1- Eu tinha idéia, mas não sabia do incômodo de andar com uma câmera dessas pra lá e pra cá. Sei lá, fiquei um pouco envergonhado de andar com ela pendurada no pescoço. É assim mesmo? Entre uma foto e outra, é preciso pôr de volta a proteção da lente, ou posso andar com a lente aberta pra lá e pra cá (o manual não é específico sobre isso)?
É assim mesmo. É incomoda. Se quer portabilidade compre uma camera mais compacta ou até mesmo um celular.
Não precisa tampar todas hora se nao quiser. So cuidado pra nao bater a lente em algum lugar e fique atento à poeira e dedo na lente pois pode prejudicar as suas fotos.


2- Toda vez que ia fotografar algo, perdia muito tempo colocando as configurações manuais na câmera. As melhores fotos acabaram saindo quando eu finalmente parei em um banco, deixei tudo configurado, e comecei a clicar os assuntos que iam passando (e me interessavam, lógico).
É uma opção sua. Se as fotos estão saindo da maneira que voce deseja utilizando o modo automático, vai fundo.

3- Vejo muitas fotos aqui de pessoas aleatórias na rua. Acredito que, por quase não usar o flash, os assuntos nem fiquem sabendo que foram fotografados. Não sei se existe uma etiqueta pra isso, mas vocês saem pedindo permissão pra todos os estranhos que fotografam? Ou só para aqueles que vão perceber que são fotografados?
Não é permitido o uso de imagens das pessoas sem autorização. Voce pode fazer isso se quiser. Provavelmente a maioria dessas pessoas não te levará a juizo, mas um dia isso pode ocorrer. Fica a seu criterio. O melhor é pedir permissão a pessoa.

4- Usam auto-foco ou foco manual? O manual pareceu-me bem melhor, só que passo um tempo considerável acertando-o, e muitas vezes o momento da foto se perde. Por outro lado, o auto-foco também é um pouco demorado...
Eu uso auto-foco. Fotografo crianças ariscas. Impossivel ficar fotografando em modo manual. Se o assunto for mais estático, pode usar o foco manual. Fica a seu critério. Veja o que é melhor pra voce.

Enfim, muito bom ter conhecido o fórum. Gostei!!

Ps: aqui as minhas primeiras fotos com a DSLR http://www.flickr.com/photos/acaicomtapioca/
« Última modificação: 27 de Março de 2012, 21:14:43 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2012, 21:20:55
Sábias palavras de Mr Spiderman  :clap: :clap:


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2012, 22:05:14
Só um adendo sobre o ítem 3

A questão da permissão depende basicamente da finalidade da foto. Segundo Lei nº 9.610 é garantido ao fotógrafo o direito moral e autoral sobre as fotos, ficando vedado às permissões conforme finalidade de uso. Ou seja, você como fotógrafo pode registrar qualquer situação cotidiana, incluindo as pessoas em locais públicos, mas não poderá reproduzir e/ou distribuir ou comercializar imagens sem a devida autorização delas por escrito. Caso o cidadão se manifeste contrário ao seu registro fotográfico caberá a você, por uma questão ética, não registrá-lo.

Algumas exceções ocorrem no caso do fotojornalismo, caso o registro do indivíduo seja de vital importância e isso se justifique para informação de utilidade pública sob o amparo de Lei de Imprensa e liberdade do exercício profissional.

Baixe esse DOC: www.seafesp.com.br/direitos_autorais.doc
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2012, 22:46:09
Só um adendo sobre o ítem 3

A questão da permissão depende basicamente da finalidade da foto. Segundo Lei nº 9.610 é garantido ao fotógrafo o direito moral e autoral sobre as fotos, ficando vedado às permissões conforme finalidade de uso. Ou seja, você como fotógrafo pode registrar qualquer situação cotidiana, incluindo as pessoas em locais públicos, mas não poderá reproduzir e/ou distribuir ou comercializar imagens sem a devida autorização delas por escrito. Caso o cidadão se manifeste contrário ao seu registro fotográfico caberá a você, por uma questão ética, não registrá-lo.

Algumas exceções ocorrem no caso do fotojornalismo, caso o registro do indivíduo seja de vital importância e isso se justifique para informação de utilidade pública sob o amparo de Lei de Imprensa e liberdade do exercício profissional.

Baixe esse DOC: www.seafesp.com.br/direitos_autorais.doc

Legal saber  :ok: :ok: :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 28 de Março de 2012, 00:45:28
3- Já bastante discutido nesse tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55705.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Aguiar86

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #7 Online: 28 de Março de 2012, 09:47:17
Obrigado pelas respostas. Li os links indicados. Deu pra ver que, com bom senso, dá pra saber o que você pode ou não fazer na fotografia.

Falta só vencer a timidez de sair com a máquina pendurada no pescoço.


italberto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
  • Italberto F. Dantas
Resposta #8 Online: 28 de Março de 2012, 12:53:52
Em relação ao quesito permissão para fotografar pessoas desconhecidas,  lí um livro bastante interessante de David duChemin. A Foto em Foco: uma jornada na visão fotográfica. Ele não é um livro técnico mas trás várias dicas importantes para fotógrafos, iniciantes ou não. Nesse livro ele dá ênfase, em várias partes do livro, à "etiqueta" para fotografar pessoas desconhecidas. É um livro bastante inspirador e tem um preço bem em conta, é só dar uma olhadinha lá no submarino.


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Março de 2012, 15:01:43
Em relação ao quesito permissão para fotografar pessoas desconhecidas,  lí um livro bastante interessante de David duChemin. A Foto em Foco: uma jornada na visão fotográfica. Ele não é um livro técnico mas trás várias dicas importantes para fotógrafos, iniciantes ou não. Nesse livro ele dá ênfase, em várias partes do livro, à "etiqueta" para fotografar pessoas desconhecidas. É um livro bastante inspirador e tem um preço bem em conta, é só dar uma olhadinha lá no submarino.

É um livro bom, mesmo! Vale lembrar que o nome dele no submarino está incorreto. Seque o link http://www.submarino.com.br/produto/1/23774436/foto+em+foto,+a:+uma+jornada+na+visao+fotografica


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Março de 2012, 23:07:55
Sobre perder tempo configurando a máquina, é natural pra quem esta começando, mas é assim que vc vai aprender, se quiser, lógico. Não é pq vc tem uma T3i que vc tem que ser um Às na fotografia. Uma sugestão é trabalhar nos modos de prioridade, AV ou TV, eles facilitam bastante no começo. Eu morria de vergonha também no começo de andar com a máquina, depois passa e vc sente até orgulho... Rs! Eu só tenho um pouco de vergonha de andar com o flash montado nela, não pelo tamanho, mas pq vão achar que sou o cara e quando verem minhas fotos...  :eek: :eek: :eek:

Sobre as fotos no link, achei legal os momentos capturados no parque (Ibirapuera?) e os cenários montados, achei apenas que elas estavam muito escuras. Não sei se estavam subexpostas, ou se na conversão pro P&B ela virou p&B. Mas se foram as primeiras, show, parabéns!

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua