Autor Tópico: fotografia p&b  (Lida 1578 vezes)

silvio cesar dos s. franz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 27 de Março de 2012, 11:09:27
Olá colegas do mundo fotografico. Tenho buscado entender como melhorar a qualidade da fotografia p&b no mundo digital. Sou iniciante nas pesquisas, já percebi que o caminho esta relacionado com os ajustes nos programas de manipulação da imagem.
Mas fica aqui então minhas perguntas:
Existe ou ainda esta para existir uma tecnologia que permita direto na maquina fotografica vc ter uma foto p&b com qualidade de grãos como na fotografia analógica?
Enquanto isso não acontece, quais os atalhos para se ter uma melhor qualidade do p&b digital?


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2012, 11:16:02

Olá colegas do mundo fotografico. Tenho buscado entender como melhorar a qualidade da fotografia p&b no mundo digital. Sou iniciante nas pesquisas, já percebi que o caminho esta relacionado com os ajustes nos programas de manipulação da imagem.
Mas fica aqui então minhas perguntas:
Existe ou ainda esta para existir uma tecnologia que permita direto na maquina fotografica vc ter uma foto p&b com qualidade de grãos como na fotografia analógica?
Não. Não entro nem no merito da qualidade mas das distintas linguagens. Voce não consegue igualar o processo analogico na fotografia digital.
Enquanto isso não acontece, quais os atalhos para se ter uma melhor qualidade do p&b digital?
Tratamentos foto a foto e utilização de plugins que te ajudam a chegar a um resultado mais proximo do analogico.
« Última modificação: 27 de Março de 2012, 11:17:13 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2012, 11:16:28
OPa, blz?

Fotografia digital com GRÃO não existe (ou quase não existe)! O que existe é RUÍDO e isso não é bonito.

Já tivemos uma discução aqui, mas não encontrei o tópico. Pode-se conseguir excelentes tons de cinza em uma fotografia digital e com qualidade.
Direto na câmera, fotografe em RAW e coloque o modo monocromático. Com isso, você poderá ver na hora um exemplo P&B da fotografia final.

Abcs e boa sorte!
« Última modificação: 27 de Março de 2012, 11:16:57 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2012, 13:45:42
(...)
Existe ou ainda esta para existir uma tecnologia que permita direto na maquina fotografica vc ter uma foto p&b com qualidade de grãos como na fotografia analógica?
(...)

Não. O sensor digital, seja qual for, até o presente momento só grava os dados em cor. É impossível a gravação direta em P&B. A matriz de Bayer para os CCD's e os CMOS's e o Foveon tem sítios que gravam os dados de cor. Para reproduzir uma foto P&B, seja na cam ou seja no software de PP deverá haver uma conversão. Nos softwares de PP é melhor do que no firmeware da cam.

(...)Enquanto isso não acontece, quais os atalhos para se ter uma melhor qualidade do p&b digital?

Atalho pronto em fotografia não existe. Existe estudo, estudo, estudo e descobrir seus atalhos. Um bom começo são os softwares próprios para as conversões. O PS é bom. O LR é ótimo. O Silver Efex PRO II é excleente. Dizem que o conversor da DxO tb é excelente mas eu não conheço.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2012, 18:17:42
O PS é bom. O LR é ótimo.

Engraçado, eu acho justamente o contrário. Mas essas são ferramentas, cada um usa as suas e, obviamente, usa as que julga melhor para suas necessidades.

Quanto às perguntas do tópico, comprei um livro legal recentemente:



O autor explica a forma como ele trabalha as fotografias em pb, no phostoshop, sempre usando mascaras e diversas camadas. É legal, também, a discussão sobre os assuntos que funcionam bem e pb e a necessidade de sempre se fazer a análise: essa foto precisa mesmo estar em pb?