Autor Tópico: Duvidas - Ajustes Manuais  (Lida 1757 vezes)

Rogerio-SJC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Março de 2012, 12:38:55
É meu primeiro post aqui então segue um breve historico:

Felizmente através deste fórum e tambem do Blog fotofacil do Rodrigo comprei recentemente uma Canon SX230 que possui os ajustes manuais e estou aprendendo muitas coisas ainda. Seguindo as recomendações já li o manual algumas vezes para me habituar com o equipamento e seus ajustes.
Minha duvida é que para tirar fotos com os ajustes manuais sem Flash estou conseguindo, pois me oriento pelo controle de nível de exposição, porem quando ao usar o Flash como devo me orientar uma vez que o nível de exposição informado irá informar apenas sobre o motivo sem o Flash? Tem alguma dica sobre como definir os ajustes manuais + uso de Flash, pois não sei como me orientar neste caso.

Me desculpem caso meu questionamento seja muito óbvio e também não achei esta referencia no manual.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2012, 14:26:58


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2012, 14:41:47
Eu costumo usar o modo P (a câmera regula abertura do diafragma e velocidade do obturador) e regular a intensidade do flash.
Mas eu tbém sou uma negação no uso do flash... muitas vezes, prefiro colocar a câmera no automático, hehehe. Nunca imaginei que usar flash pudesse ser uma coisa tão complicada.


Rogerio-SJC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2012, 14:51:56
Olá FS-ISA,

Grato pelos links, vou olhar com muita atenção.

Olá Helena,

Gostei da sua dica de fotografar em modo "P" vou fazer alguns testes aqui. Bom saber que não é somente comigo esta dificuldade com Flash nas compactas, acredito que num  estudio com sapata, etc. deve ter bem mais ajustes.

Mais uma vez agradeço muito a colaboração.  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2012, 15:00:30
meu caro, minha dificuldade não é só com compactas não... com a reflex tbém, e como vc disse, são necessários mais ajustes qdo se usa o flash externo. Eu uso a reflex no automático qdo uso flash externo. quer vergonha maior que essa? rs. deveria haver curso de como usar flash, hehe.


Rogerio-SJC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2012, 16:48:59
Helena,

Eu li o material que o FS_ISA colocou nos links e deu para perceber que nas Reflex o problema amplia, mas no caso das compactas não há muito o que fazer, no meu caso a Canon SX230  tem ajuste de intensidade do Flash e pretendo me aprofundar no assunto.

Tambem gostaria de um curso do uso correto de Flash, que ao contrário que muitos sabem seu uso não é somente em ambientes com baixa luminosidade.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Março de 2012, 16:59:34
Ei, Rogerio,

Dê uma lida nas dicas da página 99 do manual, faça algumas experiências e veja os resultados, prestando atenção à fotometria.
Achei interessante aquele recurso "Safety FE" (vide na mesma página), veja se ele está "On", faça testes também com ele ligado e desligado.  E boa sorte...   :ok:


Piatã

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #7 Online: 27 de Março de 2012, 21:36:06
dê uma olhada neste site
http://www.calabocaeclica.com/
somente com ele eu aprendí um pouco de fotografia


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2012, 22:34:55
dê uma olhada neste site
http://www.calabocaeclica.com/
somente com ele eu aprendí um pouco de fotografia

que bacana esse site!! espero que as informações sejam corretas mesmo, hehe. Porque pela passada de olho que eu dei, tem muuuuuuuuuuuuuuita informação aí. Dá pra aprender um tanto de coisa!


Rogerio-SJC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2012, 23:50:49
Poxa pessoal quanta coisa boa.

FS_ISA,
Já coloquei o ajuste em ON mas cheguei tarde do trabalho e não consegui testar ainda, assim que fizer um teste lhe informo.

Piatã,
Como a Helena disse o site é muito bom, ao menos para mim que estou iniciando, vou dar uma boa olhada em tudo.

Helena,
Grato pela sua paciencia, sinceridade e disposição, haja responder perguntas de todos.

Agradeço muito a todos voces, abraço.




Rogerio-SJC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Março de 2012, 00:34:14
FS_ISA,
Já coloquei o ajuste em ON fiz apenas um teste com o modo em ON e depois em OFF a diferença foi bem grande pois em OFF estourou o branco ao contrario do modo ON.

Achei bem interessante e comprova que junto com a dica da Helena esse ajuste funcionou no modo P com Flash.

Quando puder vou fazer mais algumas fotos e coloco aqui para voce ver o resultado.

Que vergonha, isso estava no manual mas não consegui assimilar o que dizia o texto.

Mais uma vez muiiiiito obrigado. :worship: