Autor Tópico: Duvidas: Fotografia externa.  (Lida 13995 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #30 Online: 09 de Junho de 2012, 09:31:57
Se alguém deixar de ir atrás de uma sonho por causa de algumas críticas em fórum de fotografia é porque não se tratava exatamente de um sonho mas de um "fogo de palha".
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 09 de Junho de 2012, 10:34:52
Se alguém deixar de ir atrás de uma sonho por causa de algumas críticas em fórum de fotografia é porque não se tratava exatamente de um sonho mas de um "fogo de palha".
Concordo plenamente!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #32 Online: 09 de Junho de 2012, 10:46:17
Juro que tentei me controlar...
Sai do tópico e tudo, mas não deu...

Seguinte...

Estou vendo cada vez mais pessoas acessarem o fórum e pedir "conselhos" e "dicas" de como realizar um determinado trabalho. Isso denota desqualificação para trabalho. É exatamente a espécie de profissional que desqualifica o mercado, fazendo concorrência predatória e que em 1 ou 2 anos estará fora do mercado, deixando para trás apenas a marca da cobrança de preços irrisórios, o que afeta a médio e longo prazo todo o mercado em efeito cascata, iniciando do mais simples retratista da praça pública até os TOP profissionais de editoriais de moda.

De forma análoga, a pessoa que acessa um fórum e posta fotos, ainda que na forma apenas de um link, está exibindo sua produção e está sujeita a toda espécie de crítica. Ainda mais se for iniciante no "mercado".

A colega Emiliana diz claramente que conhece estilos (fotografia de moda sem flash e utilizando ISO alto), fotógrafos profissionais de revista de moda, que não é profissional nem tem a intenção de se tornar porque tem profissão definida, mas começa sua exposição de motivos assim:

(...) vou comprar meu flas sb800 mes que vem pra eventos....

Depois fala:

(...) me apareceu um monte de gente querendo fazer book, apareceu festas tmb, por isso decidi pega o sb800, pra niver e casamento....

E segue:

(...)sou nova aqui...depois vou fazer algumas perguntinhas...pois necessito muito de suas ajudas....pra nikon d90...

E acrescenta:

(...) pois sou diferente, sou muito nova no ramo, to comecando agorinha mesmo, (...)

Então PRA MIM você não sabe exatamente o que é. Ou é uma farmacêutica ou é uma fotógrafa.
Porque você se colocou como fotógrafa iniciante no seu 1º posts e depois é que veio dizer que não é bem assim, que tem uma profissão, que o ato de fotografar seria apenas nos fins de semana ou quando desse, afinal não vê mal em cobrar pelo uso de suas horas de descanso (o que pessoalmente acho corretíssimo).
Então, baseando minha opinião no fato de que você é uma fotógrafa iniciante, até porque você coloca seu telefone de contato nas fotos lá no FB, o que denota a fotografia como profissão, e casado com o que você já disse aqui no tópico:

(...) depois vou fazer algumas perguntinhas...pois necessito muito de suas ajudas....pra nikon d90... (...) jamais negaria dicas e ajuda pra alguem... tenho uma amiga que me ajuda muito, mas ela usa canon e nao pode me ajudar sempre....

E principalmente com:

(...)encontro muita dificuldade da parte dos fotografos em compartilhar dicas, configuraçoes etc....

A única coisa que posso lhe dizer é: estude! Não há dica, truque, macete, receita de bolo que qualquer forista possa lhe passar para você acertar nos seus books, eventos, niver, casamentos, etc... É que cada situação é única e cada solução lá na hora tb. Basear qualquer aprendizado no que um colega passa no fórum é de tal simplicidade que denota preguiça. Qualquer coisa que alguém fale aqui, e vão aparecer vários só para ser do contra e dizer que há sim dicas úteis a serem passadas, vai ser limitadora. Porque, pelo seu discurso inicial e pelas razões já antes ditas, você vai pegar essa "dica" e utilizá-la e vai obter um resultado melhor do que antes e vai achar que essa "dica" é um fim em si mesma e não é. Em fotografia nada é pior que o cara encontrar uma dada configuração e achar que ela é a salvação da lavoura.

Sinto muito por você não ter a humildade de reconhecer que é apenas uma fotógrafa iniciante que entrou no fórum em busca de dicas para melhorar suas fotos. Com esse tipo de atitude não vai conseguir ir muito longe.

E ninguém criticou suas fotos por um simples motivo: são as fotos de uma mãe dedicada a eternizar sua filha.
Essas são fotos que não merecem críticas, porque elas calam fundo no coração de uma mãe. Elas estão em uma outra esfera de aceitação, tanto de quem fotografa quanto de quem observa.

Mas o Paulo Arruda já deu a dica... Veja o que ele diz sobre o que os outros, não ele diretamente (e veja como o que eu disse sobre nível de aceitação se encaixa aqui), sobre as falhas técnicas existentes nas suas fotos postadas. Pense bem se é esse tipo de comportamento que vc quer ter como fotógrafa e como forista. Críticas são suas melhores amigas. Lhe faz muito mais bem quem crítica suas fotos do que aqueles que passam a mão sobre sua cabeça e diz que tudo tá lindo e maravilhoso.

Repito, se não quer críticas, não poste as fotos. Vai ser menos sofrido pra vc.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 09 de Junho de 2012, 11:38:44
Primeiro: nao foram vizinhos que elogiaram o meu trabalho, foi uma grande fotografa muiiiiito.....
...Deixo para os que estão começando no ramo, ou querem começar.
Jamais desistam dos seus sonhos, nao dêem ouvidos a criticas, lutem, sonhe, inove, busque, faca tudo que for possível...

Genteeeee.... tô lesado ou essa revolta toda foi por conta da minha postagem????
Emiliana.... se é uma resposta ao que postei, por favor me avise, pq creio que vc não entendeu o que disse... e aliás, nem vi suas fotos, pq aqui pra mim estavam indisponíveis.

O que disse está exatamente de acordo com o posição do Hyde... "
Estou vendo cada vez mais pessoas acessarem o fórum e pedir "conselhos" e "dicas" de como realizar um determinado trabalho. Isso denota desqualificação para trabalho. É exatamente a espécie de profissional que desqualifica o mercado, fazendo concorrência predatória e que em 1 ou 2 anos estará fora do mercado, deixando para trás apenas a marca da cobrança de preços irrisórios, o que afeta a médio e longo prazo todo o mercado em efeito cascata, iniciando do mais simples retratista da praça pública até os TOP profissionais de editoriais de moda."

EM RELAÇÃO A MERCADO DE TRABALHO... pq as dúvidas são de INICIANTES que estão se propondo a TRABALHAR sem ter competência técnica suficiente... senão não postariam dúvidas básicas. Isso para o MERCADO e para os fotógrafos que VIVEM da PROFISSÃO  é uma verdadeira PORCARIA pq joga os conceitos de valores monetários lá pra baixo... e ressaltando o que eu postei... se alguém pretende VIVER DE FOTOGRAFIA COMO PROFISSÃO num futuro próximo ou imediato, então não ajude a bagunçar o mercado no qual pretende atuar... estude cada vez mais, domine as técnicas, mesmo que o que se sobreponha seja sua veia conceitual... como por exemplo, fotos sem flash... ou superexposições... que podem ser consideradas conceituais, desde que seja propositais com conhecimento das técnicas... e não ao acaso.

Qualquer outra dúvida, caso eu não tenha me feito entender, é só perguntar, ok?
Abs.





mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #34 Online: 09 de Junho de 2012, 11:50:16


E ninguém criticou suas fotos por um simples motivo: são as fotos de uma mãe dedicada a eternizar sua filha.
Essas são fotos que não merecem críticas, porque elas calam fundo no coração de uma mãe. Elas estão em uma outra esfera de aceitação, tanto de quem fotografa quanto de quem observa.



Repito, se não quer críticas, não poste as fotos. Vai ser menos sofrido pra vc.

Tenho mais de 1000 fotos do meu filho. Nao posto pq nao tenho interesse em analise tecnica sobre as fotos de um ente querido. Nao estou interessado em arte, discurso e rigor tecnico. Desejo simplesmente "eternizar o momento". Poderia usar a minha W530 para isso, mas como tenho uma D7000 com boas lentes, meu filho merece o melhor!!! Nao sou apto a avaliar se as fotos do meu filho sao boas ou ruins, pois ha em mim um viés fortissimo chamado "amor". Nao vou expor essas fotos a analise e critica na Galeria e muito menos no Corredor Polones.

Agradar familiares com fotos de entes queridos e pets, cavalos de raça carissimos e muito bem quistos e seu dono com aquele Camaro q eh seu sonho de consumo eh muito fácil. Quero ver agradar a foristas q nao te conhecem e nao tem pudor em dizer a verdade. Ninguem daqui do forum vai apontar defeitos q nao existem. Mas faz parte do jogo as criticas.

Receber elogios de vizinhos e "amigos fotografos", vizinhos e "italianos q nao usam flash" eh facil quase q automatico. Sao validos? Pode ser... Sao elogios honestos? Vai saber... Existe aih o viés chamado "amizade". Nao vao te machucar dizendo q estah ruim. Quem tem jogo de cintura, trato social e for verdeiro, pode dizer: "Tah lindo, mas pode ficar melhor..." ou coisas do tipo.

Tenho books aqui de amigas minhas q por serem de meses atras, quando nao sabia de nada sobre flashs, retratos, difusores, rebatedores, modo FP, luz incidente,... nao representam mais a minha tecnica fotografia hj. Nao faz sentido posta-las!!!! Jah fiz minha auto-critica: sao fotos ruins! Ponto final!!! Eh como um amigo artista plástico me disse: "Nao se retoca quadro antigo, mesmo q tenham erros crassos de tecnica, ideia ou composiçao. Errou, tah errado! Jah era!!! Vamos para uma nova tela e fazemos algo melhor e aquilo q tah errado representa o q eramos no passado, artisticamente falando."

Vc eh a novata q pede ajuda mais tb eh a "rainha da cocada preta com trabalhos fotograficos belissimos e elogiadissima por fotografos renomados". Essa eh velha por aqui e nao cola! Um doido aparece aqui, pede ajuda, recebe criticas, bate no peito dizendo q trabalha profissinalmente ha 5 anos, q tem seu proprio estudio, q ralou pra isso e atribui "fotos tremidas" a posiçao errada de iluminaçao artificial???!!!! Sem comentarios.... Seu caso nao eh diferente do q acabei de citar.

Humildade eh uma coisa tah te faltando! Se quiser compartilhar dicas de fotografia por aqui, por mim, vc eh muito bem vinda.

Thais criou um topico querendo dicas de fotos de uma festa de 15 anos q ela cobriu ontem profissionalmente e todos foram muito solícitos com ela. Estou torcendo pelo seu sucesso como fotografa!!! Dizer q nós somos pedantes, q nao queremos ensinar, q "escondemos o ouro" eh algo muito injusto...

Um cara perguntou se uma lente mount F tipo AF-S servia numa D7000. :doh: Respondi: sim. Ponto final! Um amador perguntar isso eh uma coisa. Uma "profissional" querer entrar no ramo querendo dicas num forum e nao sabe se seu equipamento serve ou nao, tah muito complicado o seu caso! :no:



"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 09 de Junho de 2012, 11:54:09
haha  :hysterical: eu sabia que alguém iria estourar, não ia aguentar em falar o que pensa ...hehe , eu também comcordo com o Hyde plenamente e com o que o spiderman falaou sobre criticas...eu tentei amenizar dando meu parecer como novato também , mas não tem jeito , a moça  forçou a barra com algum ponto de vista dela ...mas acredito pode ter sido mais um desabafo de alguma coisa que ela não gostou de ouvir , ou seja, ainda bem que dizem a realidade do mundo fotografico aqui no fórum...foi como disse a ela , criticas sempre vão ter e também não podemos se deixar levar pelos elogios de amigos e familiares que não entendem nada...todos acham bonitas as fotos...mas o pessoal aqui do fórum são do ramo , muitos profissionais...eu sabia que iria ter diferenças de opnião aqui no fórum... mas tolerei a moça , quando li o que ela escreveu , confesso que fiquei pasmo e também nervoso com algumas coisas , mas esperei , respirei e analisei e percebi que ela está iniciando e houve um desabafo...mas é isso Emiliana , ouça o que todos aqui e em fóruns de FOTOGRAFIA, dizem , aqui vc aprende e verá que essa arte é muito complexa vc nem imagina quanto estudo técnico a fotografia tem , lá na frente se vc se aprofundar vc entenderá o que estou dizendo... temos muito que aprender com eles aqui...e lembre-se o que o Spider falou...se alguém se aborrece com críticas , é sinal que não tem certeza do que quer...a crítica aqui no fórum é construtiva...

um grande abraço e obrigado por esse pessoal do fórum serem sinceros e darem cada um a sua opnião, cada vez admiro mais o fórum e o pessoal daqui...
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #36 Online: 09 de Junho de 2012, 12:05:23
Ainda bem q alguem de bom senso concorda com a postura dos foristas. Aproveitando o topico:

Alguem pode me indicar um bom livro de iluminaçao em estudio em idioma portugues? Pelo q senti com o dono da escola de fotografia daqui, o curso de "Fotografia Avançada" nao vai sair tao cedo... :(
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #37 Online: 09 de Junho de 2012, 12:07:04
É por isso que eu gosto tanto desse fórum!  :clap: :clap:

Emiliana, não leva pro lado ruim não, é assim que funciona o aprendizado, tudo que você pensa ser por fotografia vai mudar se você continuar estudando o assunto...

Recomendo que você leia esse tópico aqui, ele é muito rico e resume tudo e mais um pouco do que a comunidade fotográfica pensa e discute

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=38189.0
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #38 Online: 09 de Junho de 2012, 12:28:00
Vocês tão animadinhos hoje, hein!  :clap:

Nesse tipo de tópico eu fico com dó do autor, vê sua questão sendo transformada em chiliquinhos.  :doh:

Bora falar menos e fotografar mais (e melhor), galera!

[]s


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #39 Online: 09 de Junho de 2012, 12:40:34
Vocês tão animadinhos hoje, hein!  :clap:

Nesse tipo de tópico eu fico com dó do autor, vê sua questão sendo transformada em chiliquinhos.  :doh:

Bora falar menos e fotografar mais (e melhor), galera!

[]s

E pior q as vezes em tópicos desses de tanto chilique que a galera dá o autor some! rsrs
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


decarlos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 09 de Junho de 2012, 13:29:25
Caraca vei!!!!!!!!!!!!Que doido.

Fernando meu amigo, nao sou fotografo profissional e acredito que 90% do pessoal aqui tambem nao e.  fotografo casamentos ha mais de um ano apenas como aprendizado, (pretendo me tornar pro) sem responsabiliade alguma. e mesmo ja tendo algum conhecimento sempre encontro dificuldades para fotografar. nao e por falta de equipamento, pois tenho um material de dar inveja mas por falta de pratica em diferentes situacoes. tenho muita teoria mas nao tenho pratica suficiente para cobrar por um trabalho.
 O que tenho a lhe dizer e que se voce quizer fazer um bom trabalho e cobrar por isso, estude, pratique muito. Conheca seu equipamento, improvise. Posso te dizer que nao e a maquina ou a lente ou o flash top de linha que ira fazer a foto mas sim seu conhecimento.
« Última modificação: 09 de Junho de 2012, 13:32:18 por decarlos »
5D MARKII
CANON 24-105
OLYMPUS EP1
ZUIKO 14-42
PANASONIC 45-200


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #41 Online: 09 de Junho de 2012, 13:53:37
Caramba!!!!
Nem sabia que tava rolando isso aqui!!!
O Hyde ja falou tudo!!!



Fernando_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #42 Online: 09 de Junho de 2012, 15:25:54
Poxa galera...até ontem tinha nem 15 repostas....rsrsr...não sumi não...
Eu comprei o livro "Estudio na pratica" e ainda estou lendo...ele mostra alguns esquemas de iluminação,deste ponto voce pode tirar outras idéias....
Sou bem bovato ainda...clico varias vezes um motivo e nunca me agrada 100%...por isso o tópico...mas como disse nossos amigos...não há uma "receita de bolo",procurava algumas dicas de iluminação e tal...
Mas vlw pelas dicas.


Emiliana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #43 Online: 10 de Junho de 2012, 01:10:51
Por enquanto uso sò nikon d90 e lente 18-105 mm, vou comprar meu flas sb800 mes que vem pra eventos....
conversei com varios amigos fotografos e muitos deles inclusive uma fotografa que trabalha pra uma revista de moda, diz que nao usa flash em books externos... controla o iso na camera,( claro faz as fotos de dia)rsrsrs
eu fiz um book de minha bebezinha aqui em casa mesmo, na varanda , usei a parede para fundo, todo mundo amoooou perguntaram se tinha feito em estudio rsrrs, foi meu primeiro trabalho fotografico, fiz sem flash, controlei tudo na camera mesmo....
e fiz um outro aqui no condominio, la pelas 15,30 da tarde.... ficou otimo!!! eu ameeeei!!! me apareceu um monte de gente querendo fazer book, apareceu festas tmb, por isso decidi pega o sb800, pra niver e casamento....
sou nova aqui...depois vou fazer algumas perguntinhas...pois necessito muito de suas ajudas....pra nikon d90...
encontro muita dificuldade da parte dos fotografos em compartilhar dicas, configuraçoes etc.... pois sou diferente, sou muito nova no ramo, to comecando agorinha mesmo, mas jamais negaria dicas e ajuda pra alguem... tenho uma amiga que me ajuda muito, mas ela usa canon e nao pode me ajudar sempre....

gente ia postar algumas fotos aqui...mas nao deu....mas estao aqui nesse link no meu face o album com todas as fotos...

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.27752123879184.97225.1822905130&type=3

beijo gente......atè


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #44 Online: 10 de Junho de 2012, 11:03:12
Poxa galera...até ontem tinha nem 15 repostas....rsrsr...não sumi não...
Eu comprei o livro "Estudio na pratica" e ainda estou lendo...ele mostra alguns esquemas de iluminação,deste ponto voce pode tirar outras idéias....
Sou bem bovato ainda...clico varias vezes um motivo e nunca me agrada 100%...por isso o tópico...mas como disse nossos amigos...não há uma "receita de bolo",procurava algumas dicas de iluminação e tal...
Mas vlw pelas dicas.

To procurando um bom livro sobre fotografia em estudio e iluminaçao artificial. Esse livro eh bom? Daixei um .pdf desse livro e veio um arquivo de 22 paginas com receitas de bolo de esquemas de iluminaçao, mais uma foto ao lado do esquema mostrando o resultado. Esse livro explica principios da iluminaçao ou tem somente esses esquemas prontos, sem muita explicaçao sobre os fundamentos da finalidade de cada elemento utilizado ( flash de preenchimento, anteparos, difusores, flash iluminando o fundo,... )?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!