Autor Tópico: "Regulador de ajuste dióptrico" - Roda ao lado do viewfinder  (Lida 7229 vezes)

thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Março de 2012, 16:45:23
Turma, ando meio confuso quanto à finalidade dessa roda existente ao lado do viewfinder.
No manual ela é chamada de "Regulador de ajuste dióptrico", e dão como finalidade aumentar ou diminuir a claridade do que vimos alí dentro.

No entanto, eu a acho meio (ou inteira, quase) inútil. Meu viewfinder só fica nítido quando giro-a completamente para o lado com o sinal de "menos" (-), e o desenho dos pontos de AF também aparecem. Quando girada para o lado (+), tudo fica completamente embaçado e os pontos de AF somem.

Numa boa, QUAL É A FINALIDADE DESTA COISA? Apenas "embaçar" o viewfinder?  :hysterical:

Possuo um T3i. A foto a seguir não é dela. Só busquei no google qualquer imagem para ilustrar a tal "rodinha" da qual falo. É esta, no canto superior direito do viewfinder.
http://a.img-dpreview.com/reviews/NikonD200/Images/viewfinder.jpg

***EDITADO***
3.1. As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no máximo 800 pixels em seu lado maior e 500KB.
« Última modificação: 28 de Março de 2012, 22:32:19 por Mr. Hyde »


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Março de 2012, 16:51:29
Lendo o manual da minha nikon eu tinha entendido que ele servia para corrigir a diferença entre o foco da camerâ e o da nossa vista, para quem tem algum "problema" de visão... Agora fiquei curioso pra saber mais sobre...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 28 de Março de 2012, 17:45:41
Turma, ando meio confuso quanto à finalidade dessa roda existente ao lado do viewfinder.
No manual ela é chamada de "Regulador de ajuste dióptrico", e dão como finalidade aumentar ou diminuir a claridade do que vimos alí dentro.
[/b]

isso é ajuste de dioptria pra quem tem problema de visão.

Não tem a ver com claridade, mas sim com nitidez, pra você que vai olhar por ali.

Se tá escrito dessa forma como você comentou no manual pode ser erro de tradução na minha opinião..
« Última modificação: 28 de Março de 2012, 17:49:35 por Luciano.Queiroz »


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Março de 2012, 17:56:04
Ahhh, então deve ser erro de tradução mesmo. Tá exatamente assim na página 39 do manual.
Valeu, pessoal!!  :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2012, 18:10:25
Simplificando é assim:
Quem tem miopia, (eu), coloca no "-"
Quem tem hipermetropia, coloca no "+"

Acho que é mais ou menos isso. Abraço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 28 de Março de 2012, 22:34:04
(...)Numa boa, QUAL É A FINALIDADE DESTA COISA? Apenas "embaçar" o viewfinder?  :hysterical:


Exatamente essa aí, só que ao contrário... É desembaçar a imagem.  ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


thiagosantosm

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Março de 2012, 14:59:14
Exatamente essa aí, só que ao contrário... É desembaçar a imagem.  ;)

hahahaha. Boa!
Agora já entendo a finalidade. É que como não possuo problema de visão e o próprio manual não citou corretamente a função, não enxerguei utilidade.

Obrigado pelas respostas!