Autor Tópico: Recortar/ Redimensionar Fotos  (Lida 8638 vezes)

tayzin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 30 de Março de 2012, 16:11:56
Oi pessoal, eu comprei uma Canon T3i recentemente e estou aprendendo sobre fotografia. Já consigo tirar boas fotos no modo manual e chegar em bons resultados na edição (cor, exposição, reparos...) visto q já trabalhava com design e já dominava bem os softwares de edição. Minha dúvida porém é: Se recorta ou se redimensiona fotos? Visto q vc perderia o tamanho e composição originais da mesma? Por exemplo: fotografei um saxofonista recentemente e abaixo pode se ver duas cabeças q fazem parte da plateia. Eu gostaria de recortar a imagem matando a parte de baixo para não aparecer a plateia e manter  atenção/foco no saxofonista. Este tipo de edição está correto ou jamais se deve recortar ou redimensionar as fotografías? Se for uma prática comum, quais são as regras? Obrigado desde já!


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2012, 17:04:12
Olá, pode recortar sim. Recortar é fazer o tal Crop. É um processo muito comum na pós edição de fotos.
Daniel

Instagram: @danacqua


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2012, 17:15:00
muito difícil alguma foto minha não levar um crop  :D
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2012, 20:22:08
Também tenho essa dúvida em relação ás regras.
Faço crop nas fotos de vez em quando, porém, fico meio na dúvida do quanto pode-se cortar. Existe uma proporção a ser mantida ou máximo a ser cropado?

Valeu!
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2012, 20:47:07
Mas é claro que se recorta, contudo...

Há que se ter cuidado ao fazer isso. Algumas pessoas, ao se iniciar na fotografia e começar a estudar composição, ficam obcecadas nisso e esquecem dos formatos da imagem digital.
Basicamente existem alguns formatos padrões (razões de equivalência) para as medidas do frame fotográfico.
1X1
4X5
8,5X11
5X7
2X3
8X6
16X9

Alguns são mais utilizados do que outros... 3X2 por conta da fotografia analógica (formato 35mm) e formato das FF. 4:3 formato da maioria das compactas. 16X9 por conta da visualização nas telas com essa proporção.
Portanto, ao cortar, respeite as proporções.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2012, 22:01:48
Mas é claro que se recorta, contudo...

Há que se ter cuidado ao fazer isso. Algumas pessoas, ao se iniciar na fotografia e começar a estudar composição, ficam obcecadas nisso e esquecem dos formatos da imagem digital.
Basicamente existem alguns formatos padrões (razões de equivalência) para as medidas do frame fotográfico.
1X1
4X5
8,5X11
5X7
2X3
8X6
16X9

Alguns são mais utilizados do que outros... 3X2 por conta da fotografia analógica (formato 35mm) e formato das FF. 4:3 formato da maioria das compactas. 16X9 por conta da visualização nas telas com essa proporção.
Portanto, ao cortar, respeite as proporções.

valeu a dica.


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2012, 22:07:06
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2012, 23:29:32
Mas é claro que se recorta, contudo...

Há que se ter cuidado ao fazer isso. Algumas pessoas, ao se iniciar na fotografia e começar a estudar composição, ficam obcecadas nisso e esquecem dos formatos da imagem digital.
Basicamente existem alguns formatos padrões (razões de equivalência) para as medidas do frame fotográfico.
1X1
4X5
8,5X11
5X7
2X3
8X6
16X9

Alguns são mais utilizados do que outros... 3X2 por conta da fotografia analógica (formato 35mm) e formato das FF. 4:3 formato da maioria das compactas. 16X9 por conta da visualização nas telas com essa proporção.
Portanto, ao cortar, respeite as proporções.

Hyde, tenho uma dúvida grande em relação a isso! Meu programa de edição (AfterShot Pro) me dá todas essas opções e mais algumas na opção de crop. Porém sempre fico na dúvida da relação dessas medidas com os tamanhos de impressão. Por exemplo, se eu quero fazer um crop e depois imprimir no tamanho 21x15, qual opção devo escolher? Existe essa relação com esses formatos que vc apresentou? Se não, como calcular qtos pixels representam tantos centímetros?
Daniel

Instagram: @danacqua


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2012, 00:18:15
Hyde, tenho uma dúvida grande em relação a isso! Meu programa de edição (AfterShot Pro) me dá todas essas opções e mais algumas na opção de crop. Porém sempre fico na dúvida da relação dessas medidas com os tamanhos de impressão. Por exemplo, se eu quero fazer um crop e depois imprimir no tamanho 21x15, qual opção devo escolher? Existe essa relação com esses formatos que vc apresentou? Se não, como calcular qtos pixels representam tantos centímetros?

A idéia é simples: Pegue as proporções indicadas e multiplique-as por um mesmo fator. 21x15 fica assim:

21x15 = 15x21 = 5x7

7x3=21
5x3=15
« Última modificação: 09 de Maio de 2012, 00:20:36 por hbrandao »
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2012, 00:37:01
A idéia é simples: Pegue as proporções indicadas e multiplique-as por um mesmo fator. 21x15 fica assim:

21x15 = 15x21 = 5x7

7x3=21
5x3=15

Exato, d_acqua!
É deduzivel por regra de 3 simples para ampliação.
Ou, como quer vc, por simplificação para a redução.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2012, 10:44:22
Entendido!  :ok:
Daniel

Instagram: @danacqua


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2012, 11:04:26
Mas o crop nessas proporções pode cortar algo além do que se deseja né? Corta-se assim mesmo (desde que não atrapalhe a composição)?
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2012, 12:16:45
Mas o crop nessas proporções pode cortar algo além do que se deseja né? Corta-se assim mesmo (desde que não atrapalhe a composição)?

Evita-se ao máximo, porque aí o cidadão passa recido de que não pensou no arranjo composicional dos elementos no frame. É sinal de desleixo e/ou inexperiência.
Pode cortar? Claro que pode. Mas ficar o tempo todo só criando frames atípicos não é coisa muito "séria".

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova