Autor Tópico: Bomba...nova mirrorless sem espelho da Canon  (Lida 5832 vezes)

Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Abril de 2012, 01:43:58
No verão europeu...julho..anuncio de uma nova mirrorless sem espelhos da Canon.........Canon IX-D
 http://www.digitalkamera.de/Meldung/Die_spiegellose_Systemkamera_von_Canon_heisst_IX-D/7664.aspx


Depos do lançamento da fantástica Olympus OM-D E-M5 esse ano ainda devem parecer essa Canon IX-D e a Panasonic GH3...pelo desempenho da Olympus....essas duas novas cameras..tbém prometem...a Sigma tbém começou a lançar lentes para o sistema micro 4/3 (Olympus e Panasonic) ..lançou 2 lentes.....a Voigtlander Nokton já fabrica....02 espetaculares...super claras F0.95....esse ano já sairão as primeiras da Tokina....já no forno....e falam da possibilidade da Nikon criar uma camera tbém no formato Micro 4/3...é... pelo jeito assistimos a uma nova era...a era das cameras sem espelhos...e em formato mais compacto...parece cada vez mais ganhar corpo!
Todos os fabricantes...estão agora correndo átras ...inicialmente havia somente a Olympus e Panasonic....que pasmem..no Japão junto com as mirrorless da  Fuji e da Sony....já superaram as vendas de DSLR tanto em corpo... quanto nas lentes....continuo afirmando...cameras sem espelhos não são uma moda...serão a nova regra...acredito na existência de sensores maiores que os da micro 4/3 ....e menores...como a linha J da Nikon....os maiores, aliás, já são empregados...vide os da Sony NEX....e tbém esse da Canon será um pouquinho maior que o Micro 4/3....os sensores ainda terão tamanhos diferentes...agora...os espelhos...em poucos anos...serão transformados....no passado da fotografia!
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, 01:58:44 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2012, 02:45:12
pois...é...vamos...esperar...pra...ver...aliás...esses...três...pontinhos...são...necessários...mesmo...???...

 :assobi: :assobi: :assobi: :hysterical:
fkuhne.tumblr.com


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2012, 11:44:02
Revolucionárias serão as mirrorless COM espelho. Essas eu quero ver.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2012, 12:40:23
Revolucionárias serão as mirrorless COM espelho. Essas eu quero ver.

Malheiros COM espelhos..em pouco tempo... serão como as analógicas, tem um ou outro que ainda vai querer ter...os saudosistas.... :hysterical: :hysterical:...mas as SEM espelhos dominarão o mercado.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2012, 13:13:40
É, mais tem sempre um porém, para usar as lentes dos sistema EOS atual, terá que usar adaptador, se é que vão lançar, já que os contatos e o diâmetro da baioneta é diferente, tem mais contatos e diâmetro menor.
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, 13:15:19 por JNelson »


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2012, 13:21:31
É, mais tem sempre um porém, para usar as lentes dos sistema EOS atual, terá que usar adaptador, se é que vão lançar, já que os contatos e o diâmetro da baioneta é diferente, tem mais contatos e diâmetro menor.
Jnelson os adaptadores já existem....pra todos os formatos...exemplo numa micro 4/3 vc pode usar adaptadores pra lentes Leica mirrorless...dslr canon e nikon...4/3 olympus etc etc....adaptadores são lançados independentemente da Canon...não precisa ser originariamente de fábrica...esse mercado de adaptadores...para todos os formatos e possíveis combinações já existe.

Recomendo a leitura desse artigo:
http://www.stuckincustoms.com/2012/01/04/dslrs-are-a-dying-breed-3rd-gen-cameras-are-the-future/
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, 13:22:08 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2012, 13:24:05
Será que já existe um adaptador para uma câmera que ainda nem foi lançada? Funcionará o autofoco?

Eu não estou questionando a tendência "Miror Less", é fato, tudo indica que será o futuro.

Questiono a necessidade de adaptadores.
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, 13:25:39 por JNelson »


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2012, 14:00:04
Será que já existe um adaptador para uma câmera que ainda nem foi lançada? Funcionará o autofoco?
Eu não estou questionando a tendência "Miror Less", é fato, tudo indica que será o futuro.
Questiono a necessidade de adaptadores.

Eu sei....eu não disse que vc estava questionando a tendencia Mirrorless...o artigo não era só pra vc lêr.... é pro pessoal do tópico lêr...deveria ter postado ele junto do 1º post.

Acredito que pra usar as lentes dslr da Canon provavelmente precise de adaptador...ainda não sabemos propriamente o formato dessa camera quanto a isso....o que eu disse...é que....se precisar de adaptador.... ele será lançado...independentemente de ser da própria Canon ou não...afinal todas as outras lançadas até agora tem seus respectivos adaptadores (originais e não originais).... os mais completos e caros vem com as conexôes para funcionamento full (inclusive AF) e os mais baratos e simples...sem interrelação com os conectores eletronicos.
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, 14:03:00 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2012, 17:40:10
 :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2012, 19:08:35
Bem, já li rumores sobre uma mirrorless da Canon, muito embora os executivos da empresa, na última entrevista que li, digam que estão apenas observando o mercado e acreditam na estabilização do mercado mirrorless no patamar atual. De certa forma, não deixa de ser verdade, embora o sistema mirrorless já exista a anos, ele é relevante basicamente no Japão, um ávido e conhecido consumidor de gadgets, e no Reino Unido. No restante do mundo, o mercado de mirrorless fazem anos que oscila ao redor dos 15% das vendas, chegando em algumas regiões localizadas a 25%, mas não mais do que isso. É muito pouco consideradas a grande variedade de fabricantes e modelos que fabricam mirrorles. Segundo os órgãos especializados, as DSLR tradicionais tiveram, no último trimestre de 2011, 78% do mercado (basicamente representados por Nikon, Canon e em menor escala, por Pentax) enquanto que DLST´s e mirrorless de todos os fabricantes representaram 22% do mercado em vendas. Ainda é uma diferença astronômica para fazer qualquer previsão.

De qualquer forma, existe um mercado de amadores que consomem câmeras de lentes intercambiáveis em ascensão, e as mirrorless tem importância neste mercado. Ainda acho que este mercado vai crescer um pouco e isso justificaria a entrada dos grandes players de mercado (muito embora a Nikon já tenha dado sua cartada com a linha J).

Em relação ao mercado profissional ou amador avançado, vai demorar muito até o espelho ser substituído, até porque nenhum fabricante (a não ser a Sony, que não é propriamente conhecida por ser um exemplo no mercado profissional) faz qualquer menção de embarcar a sério em mercados profissionais SLT ou mirrorles.

Para mim, sinceramente, o pior de uma câmera ser mirrorless é justamente... não ter espelho.. Não tendo espelho, não existe visor óptico e até agora, ainda não inventaram nada que chegue perto de um bom pentaprisma, tanto no que tange à eficiência, quanto ao prazer de fotografar.

De minha parte, vida longa ao espelho....
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, 19:21:34 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2012, 19:56:19
"De minha parte, vida longa ao espelho...."

 :ok: :clap: :ok:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2012, 17:30:41
Essa não é uma questão das DSLRs acabarem. Com a Canon lançando ou não uma mirrorless, eu duvido muito que ela e Nikon parem de fabricar câmeras com espelho por um bom tempo. Existe um mercado de consumidores onde o tamanho e peso maior do conjunto câmera/lente não é relevante, e para a maioria dos profissionais isso também é uma desvantagem que não importa -- além do visor ótico ser mais eficiente pras necessidades deles.

Se a Canon quiser ela nem precisa entrar nesse mercado, eles já nadam em rios de dinheiro com os volumes de venda dos equipamentos da linha DSLR. Quem tem que investir nisso são os fabricantes pequenos pra poderem ter um diferencial e crescerem.

Então o que acho que acontecerá é que a maioria dos fabricantes vai abandonar o espelho, a não ser aqueles que vendem muito. A Sony vai investir em SLT e mirrorless, a Olympus, Panasonic e Samsung já abandonaram o espelho. É difícil dizer sobre a Pentax, mas acho que eles vão focar mais nos sistemas sem espelho, ainda mais sob o comando da Ricoh. A Fuji eu também acho que não volta pra DSLR. No final só vai sobrar Canikon na brincadeira, além das câmeras de médio formato e quem sabe a Sigma com os pequenos volumes das DSLR com sensor Foveon.

E eu sinceramente acho que esse movimento faz sentido. Canon e Nikon já fazem tudo o que precisamos numa DSLR, não vejo o porque ter outros 5 fabricantes fazendo produtos iguais. Todo mundo fabricava DSLR iguais, com mesmo tamanho de sensor, e até mesmas distâncias focais e aberturas das lentes. 18-55mm e f/3.5-5.6 é padrão pra TODO fabricante fazer lente de kit? Ninguém pode mudar nem 1mm ou f/0.1 na especificação? Lembro quando pelo menos a Sony fez uma lente de kit diferente, mas ai voltou pra 18-55 logo depois...

Enfim, mirrorless é bom porque é diferente, se o consumidor quiser algo mais tradicional eles devem se voltar às duas marcas tradicionais que fazem DSLR. O problema é que agora todo fabricante de mirrorless está fazendo câmeras iguais umas às outras... cadê uma mirrorless full frame? Ou uma mirrorless modular onde possamos mudar o módulo do sensor, tipo o que a Ricoh deveria fazer mas não fez?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2012, 17:41:55
Concordo plenamente com a análise do amigo. Afinal, existe mercado para todos. As mirrorless se posicionam entre aqueles que preferem as DSLR, seja por necessidade ou por puro gosto mesmo, e as compactas, Premium ou não. Sistemas DSLR tradicionais, com espelho, e câmeras mirrorless devem continuar coexistindo por muito tempo ainda.

Quanto à Pentax, ela tem um market-share pequeno mas não desprezível no segmento de DSLR's tradicionais. E segundo os rumores, está saindo nos próximos dias a K3, a Full Frame da Pentax, e com espelho :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2012, 18:19:43
Vai ser fantástico a Pentax ter uma FF -- primeiro porque eles precisam diferenciar, e segundo porque com certeza a câmera vai ser fantástica. Mesma coisa a Sony desenvolver a sucessora da A900. Ainda existe muito espaço pra coisas novas na área de FF. Acho mais legal eles investirem nesse setor (como fizeram com a 645D que foi um sucesso), do que lançar mais uma APS-C que apesar de boa ninguém vai se importar, por que ela só vai ser mais uma numa mar de outras ótimas APS-C.


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2012, 20:00:13
Essa não é uma questão das DSLRs acabarem. Com a Canon lançando ou não uma mirrorless, eu duvido muito que ela e Nikon parem de fabricar câmeras com espelho por um bom tempo. Existe um mercado de consumidores onde o tamanho e peso maior do conjunto câmera/lente não é relevante, e para a maioria dos profissionais isso também é uma desvantagem que não importa --
Bem...eu não disse que Canon lançando essa Mirrorless ....estariam abandonando os espelhos....vão continuar a fabricar a maioria de suas cameras com espelhos...a pergunta é..até quando? "Por um bom tempo" como vc escreveu é subjetivo e relativo...eu realmente acredito que daqui uns 05 anos a grande maioria das cameras será sem espelhos...e com um pouco mais de tempo...menos de 10 anos ninguém mais fabricará cameras com espelhos. Espelho ou não...no que tange a qualidade...isso era uma determinante...há apenas 01 -02 ano átras....e em prol das DSLR....isso já acabou...a qualidade de imagem das novas Mirrorless... as de sensores menores que os APS-C...estão muito próximas...ainda existe vantagem do sensor APS-C -  mas somente das cameras novas (porque as de 02 anos átras já ficaram pra tras) sobre o micro 4/3 por exemplo.... mas essa vantagem é mínima.....MINIMA mesmo.....e ainda temos as mirrorless que usam APS-C e tem o mesmo desempenho ou até superior as DSLR. E não dou um ano pra sair a primeira sem espelhos Full Frame......Quanto ao tamanho...ora...se for o caso de desejo do público...o que duvído... pode-se fabricar modelos sem espelhos maiores.....o que digo é que a obrigatoriedade do espelho, perdeu sentido...vc tem a mesma qualidade de imagem sem eles...então eles perderam o sentido...é um item a menos..significa redução de custos para as fábricas...só isso já é motivo suficiente pra acreditar na superação dos espelhos..fora a questão do tamanho do corpo e até mesmo da lente (dada a vantagem de poder montar-se muito mais perto do sensor.)

O único ponto ainda não atingido é o visor..realmente o ótico ainda é superior a qualquer eletrõnico...isso em 2012...e daqui 03-04 anos? acham que essa vantagem irá continuar? eu sinceramente acho que não....
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 20:06:45 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8