Autor Tópico: Ajuda! - Olhos Vermelhos  (Lida 1279 vezes)

renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Online: 01 de Abril de 2012, 12:06:41
Olá!!

Queria saber se alguém aqui poderia me ajudar a entender o que acontece! Já perguntei para outros fotógrafos e eles não sabiam o porque isso estava acontecendo!
Dois eventos que fiz usando a Canon t2i com a lente 70-300mmf/4-5.6L IS USM  e o flash 430EX II. Com o flash apontado na diagonal para cima no modo Ettl
A opção de olhos vermelhos estava ligada e mesmo assim os maledetos olhos do capeta apareceriam em diversas fotos.

Ok, em uma outra até sei lá, dá para relevar, mas foram em muitas!!

Queria saber o que estou fazendo de errado!
Já fiz eventos sem usar essa tele e não apareceu nenhum olho vermelho.
Não é possível que a lente cause isso, né!??

Caso alguém possa me ajudar, já agradeço!


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2012, 20:24:38
Renata,

Como era a iluminação do local onde você fez a cobertura dos eventos?


renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2012, 20:48:52
Renata,

Como era a iluminação do local onde você fez a cobertura dos eventos?

Os dois eventos foram em um ginásio. Teto bem altoo e não estava mtooo escuro mas também não era bem iluminado


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2012, 20:59:35
Renata,

Posso até estar enganado e nesse caso, o pessoal mais experiente poderá ajudar nós dois a entender esse caso, mas imagino que a função de redução dos olhos vermelhos fique prejudicada dependendo da distancia focal que você esteja usando na 70-300...
Pode ser que as condições de iluminação tenham mantido os humanos com as pupilas bem abertas e nessa situação, qualquer iluminação direta implicaria em uma chance muito grande de ter o reflexo da iluminação no fundo dos olhos, registrado pela câmera.
Talvez uma inclinação maior do flash possa melhorar um pouco esse efeito. Ou até mesmo, quando for possível, não use o flash. A T2i te dá um bom range de ISO, que pode ajudar também.

Abraço,


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2012, 21:39:31
Se as fotos foram distantes (ou seja, com muito zoom sendo usado), não há para onde correr, o flash montado na câmera sempre resultará em olhos vermelhos.

Com o fotografado próximo da câmera, o ângulo formado entre o flash, os olhos da pessoa e a lente é mais aberto, portanto o reflexo vermelho não fica visível. Porém, quanto maior a distância, menor é este ângulo, e maior a chance de ocorrer o problema. Nestes casos, a solução é não usar flash ou, se não for possível, utilizá-lo fora da câmera, de modo que a iluminação não provenha da mesma direção da lente.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2012, 22:43:37
Se as fotos foram distantes (ou seja, com muito zoom sendo usado), não há para onde correr, o flash montado na câmera sempre resultará em olhos vermelhos.

Com o fotografado próximo da câmera, o ângulo formado entre o flash, os olhos da pessoa e a lente é mais aberto, portanto o reflexo vermelho não fica visível. Porém, quanto maior a distância, menor é este ângulo, e maior a chance de ocorrer o problema. Nestes casos, a solução é não usar flash ou, se não for possível, utilizá-lo fora da câmera, de modo que a iluminação não provenha da mesma direção da lente.

Nossa.. então pelo que entendi a combinação de fotografar distante usando o zoom e com o flash apenas inclinado vai ser esse meu resultado.

O ISO da t2i acima de 800 eu acho que já fica com muito ruído. Não dá para ficar sem o flash.
O jeito seria então rebater ele em algum lugar e não usar a luz direta...
Difusor no flash seria uma solução, talvez?

Obrigada pela ajuda!! =)


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2012, 01:02:05
Nossa.. então pelo que entendi a combinação de fotografar distante usando o zoom e com o flash apenas inclinado vai ser esse meu resultado.

O ISO da t2i acima de 800 eu acho que já fica com muito ruído. Não dá para ficar sem o flash.
O jeito seria então rebater ele em algum lugar e não usar a luz direta...
Difusor no flash seria uma solução, talvez?

Obrigada pela ajuda!! =)

Renata,

Usar o flash inclinado em ginásio é simplesmente jogar luz fora. O objetivo da inclinação da cabeça é que parte da luz não atinja o assunto diretamente, mas seja rebatida em algum lugar, o que obviamente não acontece em um ginásio. Se não há onde rebater, não faz sentido inclinar a cabeça, é mais produtivo direcioná-la para o assunto e diminuir a potência, assim pelo menos você economiza baterias.

O difusor serve para suavizar as sombras, mas se o assunto estiver muito distante não surtirá o efeito desejado, sendo novamente apenas desperdício de luz, e possivelmente os olhos vermelhos continuarão existindo.

É claro que estou falando de maneira genérica, fica difícil opinar sem conhecer mais detalhes de como foram feitas as fotos, se havia ação ou não, se você poderia se aproximar mais ou não, se poderia posicionar iluminação previamente, etc.

Se você descrever mais detalhadamente a situação, poderemos dar palpites mais precisos :)
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 01:04:32 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


renata_lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2012, 10:55:30
Renata,

Usar o flash inclinado em ginásio é simplesmente jogar luz fora. O objetivo da inclinação da cabeça é que parte da luz não atinja o assunto diretamente, mas seja rebatida em algum lugar, o que obviamente não acontece em um ginásio. Se não há onde rebater, não faz sentido inclinar a cabeça, é mais produtivo direcioná-la para o assunto e diminuir a potência, assim pelo menos você economiza baterias.

O difusor serve para suavizar as sombras, mas se o assunto estiver muito distante não surtirá o efeito desejado, sendo novamente apenas desperdício de luz, e possivelmente os olhos vermelhos continuarão existindo.

É claro que estou falando de maneira genérica, fica difícil opinar sem conhecer mais detalhes de como foram feitas as fotos, se havia ação ou não, se você poderia se aproximar mais ou não, se poderia posicionar iluminação previamente, etc.

Se você descrever mais detalhadamente a situação, poderemos dar palpites mais precisos :)


Era uma apresentação de dança na quadra, eu tinha que ficar nas laterais ou encima do palco.
Usei o flash inclinado, ele ilumino bem as pessoas mas causou esse efeito.

A outra fotografa que foi comigo usou como se fosse um rebatedor acoplado no flash, não sei o nome certo. E ela podia direcionar para onde quisesse, mas ela usou uma lente 18-135mm.