Autor Tópico: Comprei minha 300D  (Lida 8639 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Online: 09 de Fevereiro de 2005, 14:45:40
Olá amigos!

Eu já imaginava que isso aconteceria...

Bom, semana passada comprei uma 300D usada para entrar no mundo das SLR. Com isso, decidi subir um degrau na área. No entanto, me peguei com diversos problemas de voce sair de uma compacta para uma DSLR:

1) Problemas com as fotos muito escuras.

Eu li muito sobre isso nos foruns e sites por aí, mas sempre imaginei que fosse frescura do pessoal que troca de equipamento reclama das fotos sub-expostas, mas me vi com o mesmo problema. Como todos dizem, essa mudança assusta. Tirei umas 200 fotos nesse Carnaval e a maioria com o mesmo problema: muitas fotos saíram escuras demais. Um problema é que só bati fotos internas (dentro de um ginásio, num evento que estava participando, e em uma festa). Confesso que fiquei frustrado com a primeira impressão.

2) Fotos com pouca nitidez.

Interessante: Quando a gente vê essas fotos maravilhosas dos reviews na Internet a gente acha que a camera realmente faz milagres, mas eu percebi que não é bem assim. A maioria das fotos que eu tirei saíram com um desfoque chato, que me incomodou. Minha S5000 faz fotos maravilhosamente nítidas, e de repente, sou pego por essa surpresa. Bom, já li aqui e em tutoriais, que agora preciso aprender a usar o tal UnSharp Mask, que já andei fuçando no PS, mas não consegui bons resultados

3) A lente 35-80mm 4.5-6 II

Como a moça que estava vendendo só tinha essa lente e eu consegui um preço razoável nela, resolvi ir com ela. Eu não sei se eu é que preciso reaprender fotografia, mas me deu vontade de voltar à minha S5000 que me trouxe tantas alegrias... (dramático! :-))

4) Eita auto-focus triste!!

Nossa, minha primeira impressão foi a de estranheza: O que acontece com esse bendito Auto-Focus?!?! Toda hora tenho impressão que a foto ficou desfocada. Quando descarrego no micro, aí é que eu tenho mesmo certeza. Como estava acostumado com a outra, poucas fotos saíram nítidas como eu queria. Eu estou muito sismado a pensar que é a lente, já que eu havia testado um 18-55 numa loja com a 300D e não senti esse probl. Pode ser que eu esteja enganado, mas talvez essa lente mereça uma aposentadoria breve!

Na realidade eu sei que muitos de voces aqui tem a 300D ou já tiveram e estão satisfeitos, e por isso gostaria de uns toques para melhorar o meu uso com ela.

Vamos lá, quando achamos que estamos aprendendo algo, aí é que vemos que não sabemos nada! :-)

Abraço a todos!

Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 18:29:31
Fernando, vou tentar dar um help.

Citar
1) Problemas com as fotos muito escuras.

Realmente acontece, mas se resolve rapidamente com um ajuste de histograma. Nos fóruns o pessoal diz que isto é uma solução da Canon para preservar as altas luzes da foto, que dá para corrigir uma foto sub-exposta, mas uma estourada já era. E voce disse que tirou fotos em interior, aí pode ser por causa da baixa potência do flash da máquina. Se voce colocar o hack de firmware pode fazer um FEC em até +2 pontos. Tente umas externas com modo P e modo manual e se possível coloque em algum site em tamanho real com o exif para a gente dar uma olhada. Voce pode também colocar a compensação de exposição em +2/3 que melhora.

Citar
2) Fotos com pouca nitidez.

Esta aí eu nunca vi. As fotos em geral são muito nítidas, só precisando de unsharp de leve no PS. Será que as suas fotos internas não ficaram com velocidade muito baixa e deu aquela tremida?

Citar
3) A lente 35-80mm 4.5-6 II

Não conheço, mas não tem um review lá muito bom. A única solução é usar uma outra para comparar. Uma lente muito boa e barata é a EF 50mm III, que custa nova uns 350 reais. Vale a pena. Dé uma olhada no post que fiz comparando esta lente com a lente do kit. Nem pense em voltar para a S5000, não dá nem para a saída.

Citar
4) Eita auto-focus triste!!

Também não tem jeito, só testando com outra lente.  O AF da Canon é muito bom e rápido, mesmo com a lente do kit. Se botar uma USM então...
Bem, qualquer dúvida dê um toque, mas tenha a certeza que voce tem uma excelente máquina com uma qualidade de imagem excelente, um novo nível de fotografia. E 2 sugestões. Compre uma lente 50mm e se puder uma grande angular, a do kit é a que tem a melhor relação de custo benefício. E coloque o hack de firware que tem coisas úteis como FEC, mirror lock-up e ISO 3200.
[]s
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2005, 21:30:17
Fernando antes de mais nada eu trocaria a lente.
Essa lente consegue ser muito pior que a 18-55, que ja é uma lente bem fraca.
Procure comprar uma lente melhor, a 28-105 USM II é uma lente boa e barata para começar.
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Tiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
    • http://
Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 10:28:04
;)   E ai fernando... não apovora não...  quando estava lendo seu post, estava pensando que terei as mesmas dificuldades... também pretendo migrar da S5000, que tbem faço boas fotos  para uma câmera superior... o difícil agora é escolher ... estava querendo uma DSLR-Rebel..., mas não irei ter dinheiro depois para comprar uma boa lente... então pensei em uma no nível da f-828...
gostaria de saber se possível ... quanto vale + ou - uma Rebel usada... as vezes comprensa comprar uma usada... para comprar uma lente boa com o restante da grana...  ;)  


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 11:09:28
Obrigado pelos toques.

Vamos por partes:

1) Parece realmente que a lente é bem fraca no AF. Ela demora (claro que não se compara com a S5000, é até covardia fazer comparações), mas eu imagino que uma lente melhor possa me ajudar mais.

2) Já estou me programando para a compra da 50mm 1.8 que é baratinha.

3) Léo, sua dica do 28-105 é boa. Eu gostei da idéia. Agora preciso de dinheiro para essas aquisições! :-)

4) Também pensei em comprar um flash externo, que acredito ser importante também!

Outras coisas:

Tiago, a troca te surpreende um pouco. Primeiro pelo tamanho das fotos! Nossa, demora pra descarregar (Também preciso de um leitor de cartão de memoria!). A qualidade também é boa. Uma coisa que eu percebi, é que a imagem fica um pouco embassada por conta do tamanho da foto. Quando voce vai abrindo ela no photoshop e dando zoom voce percebe que a definição é melhor. Realmente o USMask ajuda.

Paulo, eu realmente senti que não conseguia travar o FEC em algum ponto no manual. Talvez o hack me ajude (voce poderia me ajudar com isso, me passando o hack e um tutorial para faze-lo?)

Ontem fiz mais fotos. Gostei muito do baixo ruido em ISO 800 e também estou entendendo melhor os recursos manuais dela.

Agradeço as dicas de todos.

Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 11:15:29
B) Procure uma semi nova na http://www.angelfoto.com.br
É claro que às vezes a usada tá pelo preço da nova na BH, mas aparecem boas oportunidades.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 11:30:53
Meu melhor conselho para comprar uma 300D usada é de alguem que adquiriu e quer trocar pela 20D por exemplo. A pessoa que eu comprei estava comprando uma 20D e era muito cuidadosa com a camera. Eu fiquei realmente surpreso com a qualidade e o preço que eu peguei. Vale a pena pesquisar nos foruns. Lá, sempre se encontram bons negócios!

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 14:04:15
Fernando, mandei para o email do Yahoo o hack e as instruções.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2005, 14:08:08 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 14:13:54
Opa Paulo!

Muito obrigado!

Vou gravar aqui no trabalho e instalar em casa.

Me diga uma coisa: Tem o perigo de eu detonar a camera? Mesmo que eu faça alguma coisa errada, é possivel recuperar??
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 14:18:07
É possível recuperar, mas tem que voltar os valores do custom functions para o original. No pdf tem as instruções de como fazer e como voltar (acho difícil que voce queira). Eu botei no 3o dia. Só precisa de uma bateria carregada para não parar no meio, demora uns 5 minutos.
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 14:24:17
Legal Paulo! Eu vou testar e comento se funcionou ou não. A proposito, o hack funciona em ingles, não?
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 14:39:16
Acho que qualquer língua, mas antes de colocar mude no menu com o firmware original, senão trava. Acho que isto está escrito no pdf.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2005, 17:07:55
Ótimo! Vou fazer o teste e comento com voce amanhã (se eu tiver tempo hoje!)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 10:56:43
Paulo, eu ainda não tive tempo para instalar o hack. Essa semana está muito corrida. Talvez hoje eu tenha um tempinho.

Paulo, ví que voce tem uma 50mm 1.8. Estou pensando em pedir para meu cunhado trazer uma lente dessas para mim. Quais suas impressoes sobre ela?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 15:54:36
Muito boa, luminosa, com uma imagem muito nítida. Mas é todo de plástico inclusive a baioneta. Paguei 200 reais em uma usada e pelo preço, que está em uuns 350 nova, vale a pena. Tem bons reviews na net sobre ela no Fred Miranda e na Photo.net. Se voce puder achar a versão I que tem baioneta de metal e distância de foco na lente,melhor. Tenho um retrato da minha sobrinha feito com ela que depois tive que usar um blur porque dava para ver todas as espinhas e cravos da cara dela...
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2005, 15:57:38 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams