Autor Tópico: VELOCIDADE DE OBTURADOR  (Lida 3829 vezes)

thomaz.pires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • Caixa de Luz
Online: 02 de Abril de 2012, 11:44:22
Pessoal,

tem sido difícil fotografar pessoas em movimentos rápidos. E olha que eu não tenho equipamento tão ruim.
Num trabalho fotografando B Boys dançando não consegui cravar nenhuma foto. Sempre saindo aquele rastro de movimento. Tá certo que o ambiente estava um pouco escuro. Mas Joguei para ISO 3200 fotografando com uma CANON 50D numa EF 17-40mm F4. no modo Manual. Ainda assim o resultado final não foi dos melhores. Quando tentei prioridade em velocidade não deu certo. Usei Auto Foco e a Velocidade tava ficando em torno de 40. Seria aquele lance de tipo de focagem (Matricial etc ...) o segrego? Usar flash? Foco manual? ONDE ESTOU ERRANDO? Não é possível que esse meu equipamento não dê conta do recado!
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 11:47:42 por thomaz.pires »
Canon EOS 7D - 10-22mm / 24-70mm 2.8 / 28mm 1.8 / 50mm 1.4 / 70-200mm f4


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2012, 11:55:20
Acho que seu problema é a velocidade do obturador, se utilizar acima de 1/150 vai conseguir os resultados que quer, o problema é que nesta velocidade você vai precisar de mais luz, então pode tentar uma abertura maior ou até um flash...

Tente acertar a câmera no modo manual com velocidade de 1/150 ou mais e abertura máxima da lente, ai veja como fica a fotometria, se ainda sim ficar escuro tente com flash...

Ontem eu estava vendo uns tutoriais de lightroom e as imagens de exemplo eram parecidas com o que você quer fotografar, ele ensinava como tratar a falta de luz no pós e a foto ficou ótima...


abs
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 11:56:28 por dmirrha »


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2012, 12:28:30
 :snack: :snack: :snack: :snack:
Muito me interessa


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2012, 13:03:45


Flavio Ferrer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Blog
Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2012, 14:45:28
Também acho o mesmo, tente aumentar a velocidade do obturador para 1/150+ que certeza
que dará certo. Contudo, com esse aumento se o ambiente for escuro como você disse, será necessário
a utilização do FLASH, isso é inevitável. Como o parceiro acima disse, tem o lance do pós no light, ele muitas
vezes melhora e muito o resultado final. Experimente fotografar em RAW e depois de uma recauchutada no LIGHTROOM :)
"As pessoas que vencem neste mundo sao as que buscam as circunstancias de que
precisam e quando nao as encontram, as criam"

Nikon D5000 l  AF-S 18-55 f 3.5-5.6 l  AF-S 70-300 f 4.0-5.6 l SB-700 l AF-S 50 mm f 1.8G


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2012, 15:25:13
O seu único problema é não estar usando velocidade alta u suficiente para congelar a cena com a luz disponível.
Não existe receita de bolo, por mais q possa parecer batida esta frase. TEm tantas possibilidade q fica até difícil falar algo de forma genérica. O ideal é q vc soubesse bem como funcionam as regulagens e os resultados q elas oferecem em determinadas situações. Assim vc teia como escolher a melhor regulagem e estratégia  para o tipo de foto q vc quer fazer ou a q  seja POSSÍVEL Então, o melhor q tem a fazer é estudar mas...
Faça o seguinte, preste atenção. é algo be gnérico e deve servir só para quebrar um galho: Coloque a MEDIÇÂO de luz e Pontual se a luz for mais concentrada no objeto de desejo e ponderda cenral se o q vc quer fotografar estiver mais amplamente iluminado. (chega doere ter de falar ssim kkkk), deixe a máquina em prioridade de abertura, AF simples e ponto cenral. Vá regulando a abertura para baixo e veja q velocidade a máquina tá te oferecendo. O ideal é q fique acima de 1/150 para mais, como disse o colega. Se com a regulagem da abertura vc não conseguir esta velocidade vc terá de aumentar o ISO. Vá aumentando até conseguir a velocidade adequada, mas lembre-se q quanto maior for o ISO pior será a qualidade da imagem. O quanto de pio depende de cada CAM e o objetivo da foto.
Se depois disso tudo vc não conseguir a velocidade adequada vc terá algumas alternativas q, de forma genérica, seguem a seguir>

Fotografe em momentos q e onde a luz esteja adeuada ou o movimento do fotografado esteja mímimo, assim vc poderá trabalhar com vel masi baixas sem problemas. Mais uma vez: Dicas genéricas. Vc tem q ir fazendo as fotos, veificando o rsultado e adpatando a estratégia de acordo.
Em shows sempre tem momentosonde a luz ajuda um pouco. Tem de ficar com o olho grudado no visor e disparar sempre q for possível e adequado.
Observação: Nesats situaçãoes o aproveitamento PERCENTUAL é baixo, mesmo para profissional expeiente. Faz parte do jogo.
Obsrvação 2; Em velocidades altas onde o assunto principal esteja bem iluminado e o fundo menos o fundo vai ficar escuro. Pode se clarear ele um pouco na edição e até aplicar algum efeito criativo. Mas isso depende muito e foi só um toque sobre as possibilidades.
Mesmo sabendo q ISO muito alto pode degradar a imagem, existe a possibilidade de usar fotos assim de forma artísticas, fazendo nelas uma edição no PhotoShop. PBs com ruído ficam bonitos e mesmo coloridas dá para salaar muitas com efeitos e filtros.

Possibildade última : Use flash se possível, mas de prferência a cam terá de estar no manua - minha preferÊncial. Coloca a velocidade dentro do estipulado acima e o flash em TTL (legal seria o manal também mas aí é mais história). Tente regular a pot~encia do flash para q a cena seja iluminada mas tentando captar a luz ambiente. Dá uma olhada no monitor da cam (regulado, sabe disso né?) e avalie mesmo q de forma meia boca. Se matou muito a luz ambiente tente compensa o flash para um pouco menos até vc conseguir um resultado satisfatório entre congelar, clarear e preservar a luz do show. Não precisa ficar tão perfeito, pois neste tipo de situação é quase obrigatório, ao meu modo de ver, a edição no computador onde vc poderá incrementar a foto corrigindo os detalhes de luz, com alguma flexibilidade. Só não esqueça q vc deverá fotografar em RAW para conseguir esta flexibilidade de pós ajuste.

Cansei de escrever e sei q sso não engloba  todas as possibilidade já q as variávei técnicas são muitas e também tem relação com o tipo de foto q vc quer fazer e as possibilidades de edição das mesmas.
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 15:27:49 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


thomaz.pires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • Caixa de Luz
Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2012, 20:35:47
Agradeço a atenção de todos. Mas o que eu fico me perguntando é se eu não comprar uma EF 24-70 mm se meus problemas não estariam resolvidos. Sinto que falta falta técnica para mim. Mas o equipamento nessas horas ajuda muito.
Canon EOS 7D - 10-22mm / 24-70mm 2.8 / 28mm 1.8 / 50mm 1.4 / 70-200mm f4


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2012, 21:22:25
A lente 24-70 2.8 é mais clara que a sua 17-40. Ajuda sim.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2012, 21:25:58
Agradeço a atenção de todos. Mas o que eu fico me perguntando é se eu não comprar uma EF 24-70 mm se meus problemas não estariam resolvidos. Sinto que falta falta técnica para mim. Mas o equipamento nessas horas ajuda muito.

Neste caso oq vai te fazer diferença é a abertura, e não a distância focal da lente. Pra compensar na lente, vc precisaria de algo como f2,5 pra baixo, mas aí sai caro. Ainda assim vc precisa ter certeza de que essa abertura da conta do recado. Eu não sei ao certo, mas se vc tiver a fotometria da cena que vc fotografou, dá pra fazer uma estimativa pelos stops da abertura e do obturador.
Daniel

Instagram: @danacqua


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2012, 22:01:11
não precisa comprar a 24-70.


Tu tem é que treinar com o equipamento que tens.

Pra movimento congelado é preciso de velocidades acima de 1/125.


Coloque em 1/125, f/4 e ISO avonte.


E TREINE. para conseguir a melhor foto, a melhor luz etc


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2012, 23:17:41
Deixe em f/4, velocidade 1/125 como a galera disse, ISO 800 e use o flash ( externo, de preferencia ).
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2012, 08:11:01
Agradeço a atenção de todos. Mas o que eu fico me perguntando é se eu não comprar uma EF 24-70 mm se meus problemas não estariam resolvidos. Sinto que falta falta técnica para mim. Mas o equipamento nessas horas ajuda muito.

Ajuda mas não resolve...

Você mesmo já observou que o que falta é técnica. Treine com as informações que já te passaram acima.

Não existe milagre. Sem luz não há FOTO-GRAFIA. Com pouco luz você tem que tentar contornar os problemas com o que sua câmera lhe oferece.


thomaz.pires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • Caixa de Luz
Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2012, 12:05:21
OK,

vou testar todas as dicas dadas pelos colegas aqui. Principalmente o recurso do flash, ISO e a velocidade. Mas tem um enorme problema. O flash tira aquela luz natural. Como resolver isso e ainda assim congelar o movimento ???
Canon EOS 7D - 10-22mm / 24-70mm 2.8 / 28mm 1.8 / 50mm 1.4 / 70-200mm f4


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2012, 12:07:49
OK,

vou testar todas as dicas dadas pelos colegas aqui. Principalmente o recurso do flash, ISO e a velocidade. Mas tem um enorme problema. O flash tira aquela luz natural. Como resolver isso e ainda assim congelar o movimento ???

Acho que você deveria testar com e sem o flash, depois coloca as fotos RAW no lightroom ou similar e trabalha elas, eu tenho bastante dificuldade em deixar fotos com flash mais naturais por não conhecer muito de pós produção no LR e também por utilizar flash popup, então sempre dou preferencia para fotos sem flash mesmo que fiquem um pouco mais escuras, pq ai eu consigo compensar a exposição, cores e etc...

abs


thomaz.pires

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • Caixa de Luz
Resposta #14 Online: 03 de Abril de 2012, 12:17:01
Mas o meu flash é externo.
Canon EOS 7D - 10-22mm / 24-70mm 2.8 / 28mm 1.8 / 50mm 1.4 / 70-200mm f4